É possível tratar infecção urinária com azitromicina?
Infecção urinária é uma infecção provocada habitualmente por bactérias. A principal bactéria causadora de infecção urinária é a Escherichia coli, responsável por 75 a 95% dos casos. Eventualmente, outras bactérias podem ser a causa, como Klebsiella pneumoniae, Proteus mirabilis, Staphylococcus saprophyticus, Pseudomonas e Enterococcus faecalis.
A azitromicina não tem ação relevante contra nenhuma das principais bactérias causadoras de infecção urinária, motivo pelo qual ela não costuma ser utilizada no seu tratamento.
Para o tratamento das infecções do trato urinário, os principais antibióticos utilizados são:
- Nitrofurantoína.
- Trimetoprim-sulfametoxazol (Bactrim).
- Fosfomicina.
- Cefadroxil.
- Cefpodoxima.
- Levofloxacino.
- Ciprofloxacino.
- Norfloxacino.
- Amoxicilina + clavulanato.
Explicamos o tratamento dos diferentes tipos de infecção urinária no artigo: Remédios para infecção urinária: tratamento da cistite.
O que acontece se eu tomar azitromicina para infecção urinária?
Como a azitromicina é um antibiótico habitualmente ineficaz contra as bactérias que provocam infecção do trato urinário, o mais provável de ocorrer é não haver melhora alguma nos sintomas da infecção urinária.
Além disso, o uso inadequado deste antibiótico mantém o risco de complicações da infecção, como a progressão para pielonefrite (infecção nos rins), e acrescenta a possibilidade de efeitos adversos relacionados ao medicamento, especialmente sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, cólicas e diarreia.
Existe alguma possibilidade da azitromicina melhorar um quadro de infecção urinária?
A única hipótese plausível de haver melhora dos sintomas da infecção urinária com azitromicina é se o quadro, na verdade, for de uma uretrite por uma infecção sexualmente transmissível, como clamídia.
Uretrites podem causar sintomas parecidos com a cistite, como dor para urinar. Portanto, se os sintomas forem de uma uretrite por clamídia, e não uma infecção urinária, é possível que a azitromicina faça efeito, dado que a bactéria Chlamydia trachomatis, causadora da clamídia, é habitualmente sensível a esse antibiótico.
Para que serve a azitromicina?
A azitromicina é habitualmente indicada para o tratamento de infecções respiratórias, de garganta, de pele ou algumas infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia.
Em resumo, a azitromicina é eficaz contra uma variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas. Seu espectro inclui:
- Bactérias Gram-positivas:
- Streptococcus pneumoniae.
- Streptococcus pyogenes.
- Staphylococcus aureus (sensíveis à meticilina).
- Bactérias Gram-negativas:
- Haemophilus influenzae.
- Moraxella catarrhalis.
- Neisseria gonorrhoeae.
- Outros microorganismos:
- Chlamydia trachomatis.
- Mycoplasma pneumoniae.
- Legionella pneumophila.
Explicamos para que serve a azitromicina com mais detalhes no artigo: Azitromicina (Bula simplificada).
Para mais informações sobre a infecção do trato urinário:
- Cistite (infecção da bexiga): o que é, sintomas e tratamento.
- Pielonefrite: infecção dos rins.
- Uretrite: o que é, causas, sintomas e tratamento.
Referências
- Acute simple cystitis in adult and adolescent females – UpToDate.
- International Clinical Practice Guidelines for the Treatment of Acute Uncomplicated Cystitis and Pyelonephritis in Women: A 2010 Update by the Infectious Diseases Society of America and the European Society for Microbiology and Infectious Diseases – Clinical Infectious Diseases.
- Urinary tract infection (lower): antimicrobial prescribing – The National Institute for Health and Care Excellence (NICE).
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.