Posso fazer exame de urina menstruada?

Entenda quais são os riscos e problemas de se fazer um exame de urina simples durante a época da menstruação.
Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

Sem comentários

Exame de urina

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

Posso colher urina estando menstruada?

Idealmente, o exame simples de urina não deve ser colhido enquanto a mulher estiver menstruada, pois o risco de contaminação da amostra com o sangue da menstruação é muito alto.

Se não for possível adiar a coleta do exame, o médico deve ser avisado, para que ele possa interpretar corretamente eventuais achados anormais nos resultados.

Além disso, é possível tomar algumas precauções para minimizar a contaminação da amostra, como utilizar um tampão vaginal (absorvente interno) ou um coletor menstrual durante a coleta, e garantir uma higiene íntima adequada antes do procedimento. Mesmo assim, ainda existe o risco de contaminação.

Quais alterações nos resultados podem ocorrer na urina se ela for colhida durante a menstruação?

Se houver contaminação da urina por sangue, dois resultados costumam ficar alterados. O primeiro, obviamente, é que haverá detecção de células sanguíneas (hemácias) na urina. A presença de sangue na urina, chamada de hematúria, é um sinal de lesão renal que pode ocorrer em diversas doenças, incluindo infecção urinária, pedras nos rins, glomerulopatias, traumas e tumores do trato urinário. Explicamos a hematúria em detalhes no artigo: Hematúria: principais causas de sangue na urina.

A segunda alteração possível por essa contaminação é a presença de proteínas na urina, chamado de proteinúria. O sangue é rico em uma proteína chamada albumina, que é a proteína habitualmente pesquisada no exame de urina. Portanto, a presença de sangue da menstruação contaminando a urina, pode causar um falso positivo na pesquisa de proteínas na urina. Isso é um problema porque proteínas na urina também são um sinal comum de várias doenças renais diferentes. Explicamos a proteinúria no artigo: Causas de urina espumosa e proteinúria.

Além dessas alterações, a contaminação da urina pela menstruação pode levar ao aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos) na amostra, sugerindo falsamente uma infecção urinária. Também pode haver presença de células epiteliais em maior quantidade, o que pode interferir na interpretação dos resultados.

Quantos dias depois de menstruar posso fazer exame de urina?

Idealmente, a paciente deve esperar pelo menos 48 horas após o fim da menstruação para colher o exame de urina.

Esse intervalo permite que possíveis resíduos de sangue menstrual sejam eliminados, reduzindo o risco de contaminação da amostra e de resultados falsos positivos.

Como realizar a coleta de urina adequadamente durante a menstruação?

Se for inevitável realizar o exame durante a menstruação, algumas medidas podem ajudar a minimizar a contaminação:

1. Lave bem as mãos com água e sabão antes de iniciar a coleta.
Realize uma higiene íntima adequada, lavando a região genital com água e sabão neutro, enxaguando bem e secando com uma toalha limpa.
2. Utilize um tampão vaginal ou coletor menstrual para evitar que o sangue contamine a urina.
3. Afaste os lábios vaginais com uma das mãos para evitar o contato da urina com a pele.
4. Despreze o primeiro jato de urina no vaso sanitário e colete o jato médio no recipiente fornecido pelo laboratório.
5. Após a coleta, finalize a micção no vaso sanitário.
6. Entregue a amostra ao laboratório o mais rápido possível.

Mesmo seguindo essas orientações, é importante informar ao médico e ao laboratório que a coleta foi feita durante a menstruação, para que isso seja considerado na interpretação dos resultados.

É possível diferenciar o sangue da menstruação do sangue proveniente do trato urinário no exame de urina?

No exame de urina comum, não é possível distinguir a origem das hemácias (células sanguíneas) presentes na amostra. Portanto, se houver contaminação pelo sangue menstrual, o laboratório detectará a presença de sangue, mas não poderá identificar se ele vem dos rins, das vias urinárias ou do trato genital. Por isso, evitar a coleta durante a menstruação é importante para prevenir resultados ambíguos.

Por que é importante coletar o jato médio da urina?

A coleta do jato médio da urina ajuda a reduzir a contaminação da amostra por bactérias e células presentes na uretra e na região genital externa. Ao desprezar o primeiro jato, você elimina essas impurezas iniciais, garantindo que a amostra coletada seja mais representativa da urina armazenada na bexiga, o que aumenta a precisão do exame.

Onde posso encontrar mais informações sobre o exame de urina?

Temos um artigo bastante completo sobre o exame de urina, com informações sobre a forma correta de colher a urina e detalhes sobre cada um dos itens do resultado do exame: Exame de urina (EAS): como fazer e entender os resultados.

Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas