Galeria de fotos de testes de gravidez
O teste de gravidez caseiro, amplamente disponível em farmácias, é uma ferramenta prática, acessível e confiável para identificar uma possível gestação. Esses testes funcionam detectando o hormônio beta-hCG na urina, que começa a ser produzido logo nas primeiras semanas de gravidez, permitindo um diagnóstico precoce de forma rápida e segura.
Com preços que variam entre 6 e 80 reais, os testes de farmácia atendem diferentes públicos e preferências. Apesar da variação de preço e tecnologia, como digitais ou convencionais, todos possuem alta confiabilidade quando utilizados corretamente. Em poucos minutos, você pode obter um resultado que, se positivo, deve ser confirmado por exames laboratoriais ou avaliação médica.
Neste artigo, apresentamos imagens de testes de gravidez positivos e negativos, abrangendo diversas marcas amplamente reconhecidas no mercado. Nosso objetivo é ajudá-la a entender melhor os resultados, independentemente do tipo de teste que tenha utilizado.
Se você fez um teste de gravidez e está em dúvida sobre a interpretação do resultado, compare as imagens desta galeria com o seu teste. Lembre-se, no entanto, de que é fundamental seguir as instruções da embalagem e, em caso de incerteza, buscar orientação de um profissional de saúde.
Clearblue digital
Os testes Clearblue digital são os mais objetivos, pois dão o resultado de forma descritiva, sem muita margem para interpretações. Quando o resultado é positivo, ele ainda estima o número de semanas de gestação.

Confirme em tira
O teste de gravidez Confirma em tira é um teste de farmácia clássico. Nos casos positivos, aparecem duas linhas ou listras, uma que é o controle (essa listra apenas confirma que a tira foi adequadamente molhada com urina) e outra que é da gravidez.
Se o teste for lido dentro do tempo sugerido, mesmo que a segunda listra seja bem clarinha, isso indica que o teste foi positivo. Qualquer listra que surja após o período indicado pelo fabricante não tem valor. Portanto, se a segunda linha só surgir depois dos 10 minutos indicados na bula, ela não pode ser interpretada como resultado positivo.
No teste negativo, apenas a listra controle aparece. Se nenhuma listra aparecer, é porque o teste não foi feito corretamente.


Confirme Plus
O teste Confirme Plus segue a mesma lógica do Confirme em tiras, mas é mais moderno. Duas listras, mesmo que uma delas seja bem fraca, indica resultado positivo (desde que o teste seja lido dentro do tempo indicado pelo fabricante).

Clearblue Plus
O teste de gravidez Clearblue Plus também segue a lógica das duas linhas. Porém, ele é tem uma forma mais engenhosa de apresentar o resultado. Nos casos positivos, aparece um sinal de +. Nos casos negativos, aparece um sinal de -. O resultado controle, que serve para indicar que a fita foi adequadamente molhada com urina, é apresentado em uma janela menor à parte.


Outras imagens de testes de gravidez positivo
Os resultados dos testes de gravidez de farmácia são sempre muito parecidos e seguem a mesma lógica explicada acima: uma linha apenas é negativo, duas linhas, sejam elas paralelas ou perpendiculares, indicam teste positivo. Nenhuma linha significa que a tira não foi adequadamente molhada com urina e o teste deve ser repetido.



Quando a mulher colhe o teste cedo demais, pode haver falso negativo, ou seja, ela pode estar grávida, mas a gravidez é tão inicial que ainda não há hormônios suficientes na urina para que a fita do teste reaja e apareça o resultado positivo.
Toda vez que o teste de farmácia der positivo, o correto é confirmar o resultado com a dosagem sanguínea do beta hCG, conforme explicamos no texto: Entenda o exame Beta hCG para diagnóstico da gravidez.
Caso você esteja também procurando informações sobre como fazer e interpretar o teste de gravidez, leia os seguintes artigos:
- Teste de gravidez – Saiba como e quando fazer.
- Teste de Gravidez Caseiro – Mito ou Verdade?
- Diagnóstico de gravidez (testes confiáveis).
- Como saber se estou grávida?
Referências
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.