Calculadora do período fértil (calcule seus dias férteis)

O óvulo tem uma vida útil curta, cerca de 12-24 horas após ser liberado pelo ovário. Por isso, se a mulher ovular hoje, o óvulo precisa ser fecundado em um intervalo máximo de 24 horas. O espermatozoide, por sua vez, tem uma vida muito mais longa, ele consegue sobreviver de 3 a 7 dias dentro do aparelho reprodutor feminino.
Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

8 Comentários

Calculadora de período fértil

Tempo de leitura estimado do artigo: 1 minutos

Calcule o período fértil e o dia ideal para ter relações para engravidar


Explicação

O óvulo tem uma vida útil curta, cerca de 12-24 horas após ser liberado pelo ovário. Por isso, se a mulher ovular hoje, o óvulo precisa ser fecundado em um intervalo máximo de 24 horas.

O espermatozoide, por sua vez, tem uma vida muito mais longa, ele consegue sobreviver de 3 a 7 dias dentro do aparelho reprodutor feminino.

As maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual se dá 24 a 48 horas antes da ovulação. Ou seja, quando o óvulo chegar à trompa, o ideal é que já exista uma grande quantidade de espermatozoides à sua espera.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma.

Estudos mostram que as chances de engravidar de acordo com a data da relação sexual são as seguintes:

  • Relação sexual até cinco dias antes da ovulação – 4%.
  • Relação sexual até dois dias antes da ovulação – 25 a 28%.
  • Relação sexual dentro das 24 horas após a ovulação – 8 a 10%.
  • Para o restante do ciclo – 0%.

Para saber mais sobre o período fértil e sobre a ovulação, leia:


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Leave a Comment