9 semanas de gravidez
Nona semana de gestação
9 semanas de gestação equivalem ao início do terceiro mês de gravidez.
O bebê já tem todas as partes essenciais do corpo, incluindo cotovelos e joelhos. No rosto, o lábio superior, o nariz e as pálpebras estão formados. E os dedinhos dos pés do seu bebê estão visíveis.
A cauda na parte inferior da medula espinhal do bebê encolheu e quase desapareceu nesta semana. Em contrapartida, a cabeça do bebê continua crescendo – ela é bem grande em comparação com o resto do corpo e se curva sobre o peito.
Desenvolvimento do bebê na 9ª semana de gravidez
Tamanho e estrutura:
- Dimensões: o feto mede aproximadamente 22 a 30 mm (2,2 a 3,0 cm), semelhante ao tamanho de uma uva grande ou azeitona.
- Formato: o corpo do feto começa a se endireitar e a cauda embrionária praticamente desaparece.
Desenvolvimento do sistema nervoso:
- Cérebro: o cérebro continua a crescer e se dividir em suas diferentes regiões. As estruturas do cérebro começam a se especializar.
- Nervos: os nervos espinhais começam a se desenvolver, aumentando os sinais de movimento.
Coração:
- Desenvolvimento: o coração está completamente formado e continua a bater de forma regular. A frequência cardíaca é forte e rápida, entre 140 a 170 batidas por minuto, e pode ser facilmente detectada no ultrassom.
Desenvolvimento dos órgãos:
- Olhos: as pálpebras estão formadas e começam a se fechar para proteger os olhos em desenvolvimento.
- Orelhas: as orelhas externas estão mais definidas e continuam a se formar.
- Intestinos: os intestinos começam a retornar da projeção no cordão umbilical para a cavidade abdominal.
- Pulmões: os brotos pulmonares continuam a se ramificar e se desenvolver.
- Rins: os rins permanentes (metanefros) estão se desenvolvendo e começam a produzir urina, que será liberada no líquido amniótico.
Desenvolvimento dos braços e pernas:
- Brotos de membros: os braços e pernas continuam a se alongar e os cotovelos e joelhos são claramente visíveis.
- Dedos: os dedos das mãos e dos pés estão completamente formados e começam a se separar, perdendo as membranas que os ligavam.
Saco vitelino:
- Função: o saco vitelino está em regressão, pois a placenta começa a assumir completamente a função de fornecer nutrientes e oxigênio ao feto.
Saco amniótico:
- Desenvolvimento: o saco amniótico envolve completamente o feto e se enche de líquido amniótico, que protege e acolchoa o feto.
Saco gestacional:
- Desenvolvimento: o saco gestacional continua a crescer e oferece um ambiente seguro para o feto. Ele é facilmente visível no ultrassom, juntamente com o feto e o saco vitelino.
Visibilidade no ultrassom:
- Saco Gestacional: visível como uma bolsa clara dentro do útero.
- Saco vitelino: pode ainda ser visível, mas está em regressão.
- Feto: mais desenvolvido e visível, com batimentos cardíacos detectáveis e movimentos espontâneos começando a ser perceptíveis.
Sintomas da gravidez na 9ª semana de gestação
Os sintomas da nona semana de gravidez são basicamente os mesmos das 2 semanas anteriores.
- Náusea e vômito: o enjoo matinal pode estar em seu pico. Para algumas mulheres, a náusea pode ser debilitante e durar o dia todo.
- Constipação: a progesterona relaxa os músculos do trato digestivo, resultando em constipação.
- Aversões e desejos alimentares: as mudanças hormonais podem causar aversões a certos alimentos e desejos intensos por outros.
- Fadiga extrema: a sensação de cansaço contínuo persiste, pois o corpo da gestante está trabalhando arduamente para sustentar o crescimento do feto.
- Sensibilidade e inchaço dos seios: os seios continuam a se preparar para a lactação, tornando-se mais sensíveis, doloridos e possivelmente maiores. As aréolas podem escurecer ainda mais.
- Micção frequente: A necessidade de urinar com frequência continua devido ao aumento do volume sanguíneo e à pressão do útero em crescimento sobre a bexiga.
- Alterações de humor: as flutuações hormonais podem causar mudanças de humor, fazendo com que a gestante se sinta emotiva, irritada ou ansiosa.
Mudanças Físicas:
- Inchaço abdominal: o útero está crescendo rapidamente, mas ainda é cedo para uma barriga de grávida visível. No entanto, a gestante pode notar um leve inchaço abdominal.
- Aumento do volume de sangue: o corpo continua a aumentar o volume de sangue para suprir as necessidades do feto em crescimento, o que pode resultar em uma sensação de calor e aumento da frequência cardíaca.
Todas as semanas de gravidez
13 semanas | 14 semanas |
15 semanas | 16 semanas |
17 semanas | 18 semanas |
19 semanas | 20 semanas |
21 semanas | 22 semanas |
23 semanas | 24 semanas |
Em breve