Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

Neste texto vamos explicar como calcular o período fértil, ou seja, como saber quais os dias do mês em que a mulher tem mais chance de engravidar.
Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

131 Comentários

Período fértil

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

Para mulheres que querem engravidar, saber estimar o dia fértil serve para otimizar as datas das relações sexuais, aumentando as chances de fecundação.

Para as mulheres que não querem engravidar, mas que por descuido ou acidente tiveram relações sexuais desprotegidas, estimar o período fértil ajuda a saber se ato sexual foi feito em um período de elevado risco de gravidez.

Neste texto explicamos como calcular o período fértil, ou seja, como saber quais os dias do mês em que a mulher tem mais chance de engravidar.

Atenção: não use as informações abaixo para fazer a tabelinha, pois a mesma é considerada um método anticoncepcional com elevada taxa de falhas.

O que é o período fértil?

A definição mais simples para período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Duas informações são essenciais para entender os seus dias férteis:

  • Após a ovulação, o óvulo só permanece viável para ser fecundado por aproximadamente 24 horas.
  • Os espermatozoides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por até 5 dias, sendo as primeiras 48 horas o seu período de maior atividade.

Isso significa que o período fértil costuma ser de até 5 dias. Mesmo que a mulher só ovule 5 dias depois do ato sexual, é possível ainda haver espermatozoides viáveis na sua trompa, à espera do óvulo.

Vamos dar exemplos hipotéticos para ficar mais fácil o entendimento. Acompanhe o raciocínio junto com a tabela do período fértil fornecida para cada exemplo.

Imagine uma mulher que irá ovular no dia 7 de outubro. Se os espermatozoides estão mais ativos nas primeiras 48 horas, e se o óvulo só sobrevive por 24 horas, isso significa que o período com maior chance dela engravidar ocorre entre os dias 5 e 8 de outubro.

Período fértil

Estudos mostram que a chance de gravidez após relação sexual desprotegida nesse caso hipotético seria de:

  • 5% nos dias 3 e 4 de outubro (4 a 5 dias antes da ovulação).
  • 30% nos dias 5 e 6 de outubro (1 ou 2 dias antes da ovulação).
  • 10% nos dias 7 e 8 de outubro (até 24 horas depois da ovulação).
  • 0% antes do dia 2 de outubro ou depois do dia 9 de outubro (mais de 6 dias antes da ovulação ou mais de 2 dias depois da ovulação).

Portanto, podemos concluir que o maior risco de gravidez se dá quando as relações sexuais ocorrem 48 horas antes da ovulação.

Para saber mais sobre o período mais propício para engravidar, leia os seguintes artigos: Período fértil para engravidar e Como aumentar a chance de engravidar?

Como calcular o dia da ovulação?

Bom, sabendo agora que o período fértil costuma ser de 5 dias antes até 24 horas depois da ovulação, o próximo passo é saber estimar em que dia foi ou em que dia será a próxima ovulação.

Como saber quando foi a última ovulação?

É muito mais fácil saber quando a mulher ovulou do que tentar adivinhar quando será a próxima ovulação. Geralmente a ovulação ocorre mais ou menos 14 dias antes do próximo ciclo menstrual. Portanto, se uma mulher menstruou no dia 20 de outubro (como no nosso calendário fictício acima), isso significa que a sua ovulação ocorreu por volta do dia 7 de outubro.

Esta informação, porém, ajuda pouco na maioria dos casos, pois se a mulher já menstruou isso significa que ela não está grávida.  As pessoas geralmente querem saber a data da ovulação antes da nova menstruação descer.

Apenas para os casais que estão tentando engravidar é que essa informação é relevante. Se o casal teve frequentes relações sexuais ao longo do mês e a mulher não engravidou, é importante olhar para trás e ver se eles realmente tiveram relações nos dias corretos. Se ao final de cada mês o casal constatar que sempre estão tendo relações nos dias mais férteis, e mesmo assim a mulher não engravida, uma consulta com um médico especializado em fertilidade pode ser de grande ajuda.

Como saber quando será a próxima ovulação?

Estimar o dia da próxima ovulação pode ser uma tarefa difícil, principalmente para aquelas mulheres com ciclos muito irregulares. Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais preciso conseguimos ser ao calcular o dia fértil.

Na prática, o que vemos é o seguinte:

  • Em 95% dos ciclos menstruais, a ovulação ocorre nos quatro dias antes ou depois do meio do ciclo (em um ciclo de 30 dias, a ovulação ocorre 4 dias antes ou depois do 15º dia).
  • Em cerca de 30% dos ciclos, a ovulação ocorre exatamente no meio do ciclo (por exemplo, no 14º dia num ciclo de 28 dias ou no 15º dia num ciclo de 30 dias).

Vamos dar exemplos de como calcular o período fértil para diferentes tamanhos de ciclos menstruais. Porém, se você tem um ciclo menstrual bem regular e previsível, você pode utilizar a calculadora abaixo para estimar o dia da sua próxima ou anterior ovulação.

Calculadora do dia da ovulação


Atenção, estamos falando de estimativas. Reforçando o que dissemos no início do texto: não use as informações deste texto para fazer uma “tabelinha” como método anticoncepcional. Cada mulher tem ciclos menstruais com características próprias. Sem fazer exames, é impossível afirmar com certeza o dia da próxima ovulação.

Como calcular período fértil

Exemplo 1: ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias

Quando as mulheres têm ciclos bem regulares e de aproximadamente 1 mês, é bem fácil calcular o dia fértil.

Nestes casos, a ovulação habitualmente ocorre bem no meio do ciclo, 14 a 15 dias depois do primeiro dia de menstruação, o que também significa 14 a 15 dias antes da próxima menstruação.

Período fértil - Ciclo menstrual regular de 28 dias

Portanto, se o primeiro dia da menstruação caiu no dia 2 de outubro, a ovulação deverá vir ao redor do dia 16 de outubro e o período fértil englobará os dias 12 a 17 de outubro, sendo os dias 14,15 e 16 e 17 de outubro os com maior probabilidade de gravidez.

Exemplo 2: ciclo menstrual regular maior que 30 dias ou menor que 28 dias.

As mulheres com ciclos regulares, mesmo que não entre 28 e 30 dias, também podem estimar com alguma precisão o dia da próxima ovulação.

Como já explicamos, a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação. Portanto, se o ciclo é bem regular, é possível prever o primeiro dia da próxima menstruação.

Período fértil - Ciclo menstrual regular

Imagine uma mulher com ciclo de 26 dias, que menstruou no dia 2 de outubro. Sendo o seu ciclo regular, a próxima menstruação deverá vir no dia 28 de outubro. Como a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação, a ovulação deverá ocorrer aproximadamente no dia 14 de outubro.

Portanto, neste caso, o período fértil englobará os dias 10 a 15 de outubro, sendo os dias 12,13 e 14 e 15 de outubro os com maior probabilidade de gravidez.

Exemplo 3: ciclo menstrual irregular entre 26 e 32 dias

A maioria das mulheres não tem seu ciclo menstrual regular como um relógio. Em um mês o ciclo é de 29 dias, no outro 27, num terceiro 31…

Quando a menstruação não segue um padrão bem definido ao longo dos meses, calcular o período fértil e quando será a próxima ovulação não são uma tarefa fácil.

Em 95% das mulheres, a ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois da metade do ciclo. Portanto, como não é possível prever antecipadamente o tamanho do ciclo, nessas mulheres o cálculo é feito levando em conta a possibilidade de ciclos de 26 a 32 dias.

Isso significa que se ocorrer um ciclo curto de 26 dias (meio do ciclo com 13 dias), a ovulação pode se dar entre os dias 10 e 16 do ciclo. Se for um ciclo longo, com 32 dias (meio do ciclo com 16 dias), a ovulação pode ocorrer entre os dias 13 e 19 do ciclo.

Portanto, em mulheres com ciclos irregulares entre 26 e 32 dias, a ovulação pode ocorrer a qualquer momento entre o 10º e o 19º dias do ciclo (o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação). Isso significa que o período fértil pode começar tão cedo quanto o 7º ou 8º dia do ciclo ou terminar tão tarde como o 20º dia.

Período fértil - Ciclo menstrual irregular

No nosso exemplo, se a mulher menstruou no dia 2 de outubro, os  5 dias férteis dela podem cair desde o dia 7 de outubro (no caso de ciclo de 26 dias) até o dia 20 de outubro (no caso do ciclo ser de 32 dias).

Existe outra maneira de calcular o período fértil nos casos de ciclos irregulares, mas é preciso que a mulher tenha anotado o tamanho dos seus ciclos nos últimos seis meses.

Como é feito este cálculo? Ao longo dos últimos 6 meses, pegamos o número de dias do menor ciclo e subtraímos 18, depois, pegamos o número de dias do maior ciclo e subtraímos 11. Por exemplo, se o menor ciclo foi 25 dias e o maior foi de 34 dias, então:

25 – 18 = 7
34 – 11 = 23

Isto indica que no próximo mês, os seus 5 dias de período fértil poderão cair a qualquer momento entre os dias 7 e 23 do ciclo.

Já deu para notar que nestes casos não há muito como antecipar os dias férteis com segurança. O intervalo é grande porque é impossível prever o dia da ovulação com muita exatidão. A cada mês a mulher ovula em um dia diferente do ciclo. E quanto maior for a diferença de dias entre o maior e o menor ciclo, mais impreciso será o cálculo.

Exemplo 3: ciclo menstrual irregular muito curto ou muito longo

A maioria das mulheres tem ciclos entre 26 e 32 dias, mas consideramos normais os ciclos entre 25 e 35 dias. Ciclos menores que 25 ou maiores que 35 dias geralmente indicam que a mulher não está ovulando.

Nos ciclos muito curtos, mesmo que haja ovulação, ela se dará tão próxima da menstruação, que o útero ainda não estará preparado para receber o óvulo fecundado, não sendo possível a progressão da gravidez.

Nestes casos, portanto, não adianta querer calcular período fértil, pois ele provavelmente não existe. O ideal é procurar ajuda do ginecologista.


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Leave a Comment