Fotos de herpes zóster (cobreiro)

Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

109 Comentários

Herpes zoster

Tempo de leitura estimado do artigo: 1 minutos

(!) Esta é uma página de fotos com as lesões típicas do herpes zoster. Para informações detalhadas sobre causas, sintomas, vacina e opções de tratamento, acesse o artigo: Herpes zoster: causas, sintomas e tratamento.

O que é herpes zóster?

O herpes zóster, também chamado de cobreiro ou zona (em Portugal), é uma doença de pele provocada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que causa a catapora (varicela).

Apesar de serem provocadas pelo mesmo vírus, catapora e herpes zóster são doenças diferentes. Na verdade, o herpes zóster é uma reativação do vírus da varicela, que costuma ocorrer décadas depois do paciente ter sido infectado pela primeira vez, habitualmente na infância.

Quem já se infectou com o vírus Varicella-Zoster em algum momento fica com ele “adormecido” no organismo para o resto da vida, controlado pelo sistema imunológico. O vírus pode ficar décadas à espera de um evento que provoque enfraquecimento imunológico para “acordar” e voltar a se multiplicar.

Quando isso ocorre, a reativação do Varicella-Zoster não provoca um novo quadro de catapora, mas sim herpes zóster, que é clinicamente bem diferente.

Imagens de herpes zoster

As lesões típicas do herpes zóster são múltiplas vesículas avermelhadas que costumam ficar agrupadas e restritas a uma pequena zona do corpo, como face, tronco ou um dos membros.

Herpes zóster em close
Vesículas (bolhas) agrupadas típicas do herpes zóster
Herpes zóster nas costas
Lesão de herpes zóster no dorso.
Herpes zóster na face
Herpes zóster facial

A forma como as lesões do herpes zóster se agrupam, geralmente em “faixa” e nunca ultrapassam a linha média do corpo é a característica mais importante para o diagnóstico da infecção.

Se a lesão se desenvolve na parte esquerda do tronco, ela não se estende até o lado direito. No artigo sobre Herpes zóster explicamos por que isso ocorre.

Herpes zóster no pescoço
Herpes zóster acometendo lado direito do pescoço
Herpes zóster nas costas
Herpes zóster nas costas “em faixa”
Herpes zóster nas costas
Herpes zóster no lado direito das costas
Herpes zóster no tronco
Lesão “em faixa” de herpes zóster no flanco esquerdo
herpes zoster no peito
Herpes zóster acometendo região peitoral e axilar direita
Herpes zóster nas costas
Lesões esparsas do herpes zóster
Herpes zóster
Herpes zóster

Novas vesículas surgem ao longo de 3 a 5 dias, geralmente aliviando após 7 a 10 dias, quando as bolhas secam e começam a formar crostas. As lesões e a dor podem levar até um mês para desaparecerem completamente. Em alguns casos, a lesão causada pelo herpes-zóster pode deixar cicatrizes.

Lesões do herpes zóster em processo de cicatrização
Lesões do herpes zóster em processo de cicatrização
Extensa lesão do herpes zóster em processo de resolução
Extensa lesão do herpes zóster em processo de resolução

Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Leave a Comment