(!) Neste artigo apresentamos imagens típicas das lesões de pele da escarlatina. Se você procura informações mais detalhadas sobre a doença, incluindo causas, transmissão, sintomas e tratamento, acesso o seguinte texto: Escarlatina – sintomas, causas e tratamento.
O que é escarlatina?
A escarlatina é uma complicação associada a infecções de garganta, como faringites ou amigdalites, causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes. Essa bactéria produz toxinas que desencadeiam uma reação no organismo, resultando no surgimento de um rash cutâneo (manchas vermelhas na pele) característico, que é uma das manifestações clínicas mais típicas da escarlatina. O rash geralmente começa a aparecer a partir do segundo dia da infecção, espalhando-se pelo corpo de forma difusa.
A doença afeta principalmente crianças entre 5 e 15 anos, sendo menos comum em outros grupos etários. Esse predomínio nas crianças ocorre porque a maioria dos adolescentes e adultos já foi exposta à bactéria durante a infância, desenvolvendo imunidade contra as toxinas que causam a escarlatina. Estima-se que mais de 80% dos adolescentes já possuam anticorpos protetores, o que explica a menor frequência de casos em pessoas mais velhas.
Os sintomas da escarlatina vão além do rash e podem incluir febre, dor de garganta, inflamação das amígdalas, língua com aspecto avermelhado e descamação da pele durante a recuperação. Apesar de ser uma complicação de uma infecção bacteriana relativamente comum, a escarlatina exige atenção médica, pois, se não tratada adequadamente, pode levar a complicações mais graves, como febre reumática ou glomerulonefrite (inflação dos glomérulos dos rins).
Imagens de escarlatina
São quatro os sinais típicos da escarlatina:
- Rash cutâneo.
- Linhas de Pastia (linhas avermelhadas nas dobras cutâneas).
- Lingua em framboesa.
- Face avermelhada com palidez ao redor dos lábios (sinal de Filatov).
Fotos do rash cutâneo na escarlatina
O exantema da escarlatina é caracterizado pelo aparecimento de numerosas erupções vermelhas de 1 a 2 mm, levemente elevadas, que podem dar à pele uma textura áspera, semelhante a uma lixa.
As lesões de pele da escarlatina tipicamente começam no rosto ou pescoço e descem posteriormente para o tronco, braços e pernas.

Por volta do sexto dia de infecção, a erupção começa a desaparecer e ocorre descamação, semelhante à pele queimada pelo sol. A descamação da pele é mais proeminente nas axilas, virilha, mãos e pés e pode durar por até 6 semanas.
Fotos de linhas de Pastia
As lesões da escarlatina costumam se aglomerar nas áreas de dobras da pele, como axilas, virilhas, joelhos, pescoço e cotovelo, formando linhas bem avermelhadas nestas regiões, que recebem o nome de linhas de Pastia (ou sinal de Pastia).


Fotos de língua em framboesa na escarlatina
A língua em framboesa ou em morango é um sinal da escarlatina que surge porque a língua fica inchada, avermelhada e com as papilas gustativas muito evidentes, tornado-se parecida com as frutas que lhe dão nome.
Em alguns pacientes, a língua pode apresentar uma saburra esbranquiçada no início, tornando-se mais avermelhada somente após alguns dias.
Fotos do sinal de Filatov
Face avermelhada com pele mais pálida nas regiões ao redor dos lábios é chamada de Sinal de Filatov.


Referências
- Scarlet Fever: All You Need to Know – Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
- Scarlet Fever – StatPearls.
- Ferri FF. Scarlet fever. In: Ferri’s Clinical Advisor 2018. Philadelphia, Pa.: Elsevier; 2018.
- ShutterStock.
- Wikipedia.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.