Fotos de doenças das unhas

Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

1 Comentário

Micose de unha

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

Para que serve a unha?

As unhas humanas, embora pequenas, desempenham importante pepel na proteção das extremidades dos dedos, auxiliam na manipulação de objetos pequenos e delicados, servem como ferramenta para arranhar ou pinçar, aprimoram a sensibilidade ao toque fino, proporcionam rigidez adicional aos dedos, permitindo uma força maior em tarefas que envolvem raspagem ou corte, e compõem a aparência estética da mão.

Em média, o crescimento das unhas das mãos leva cerca de 6 meses, enquanto o das unhas dos pés leva cerca de 12 meses (podendo chegar a 18 meses para o dedão do pé). O crescimento das unhas desacelera com o envelhecimento e doenças vasculares e pode ser interrompido por doenças sistêmicas, traumas ou medicamentos.

Alterações na aparência das unhas, além de serem esteticamente desagradáveis, podem ser reflexo de diversas doenças, desde carências nutritivas, até infecções e doenças sistêmicas.

Unhas com aparência estética desagradável e sintomas associados a elas, como dor ou palpitações, são fatores comuns que contribuem para a decisão de um paciente em procurar atendimento médico.

Este artigo é uma coleção de imagens das principais doenças que acometem as unhas.

Fotos de onicomicose

Onicomicose é uma infecção fúngica das unhas, comumente conhecida como micose de unha. Ela é causada principalmente por fungos dermatófitos, mas também pode ser provocada por leveduras e mofo não dermatófito. Esta condição pode afetar tanto as unhas das mãos quanto as dos pés, mas é mais comum nas unhas dos pés devido ao ambiente escuro, úmido e quente frequentemente encontrado dentro dos sapatos.

Onicomicose em ambos pés
Onicomicose das unhas dos pés

Em geral, a micose de unha costuma apresentar um ou mais dos seguintes sinais:

  • Espessamento da unha.
  • Fragilidade da unha, deixando-a quebradiça.
  • Distorções na forma da unha.
  • Perda do brilho da unha, deixando-a opaca.
  • Escurecimento da unha, ficando mais amarelada.
  • Descolamento da unha em relação ao seu leito na pele.
Onicomicose da mão
Micose em uma unha das mãos
Micose de unha
Onicomicose nas unhas do pé

Explicamos a micose de unha em detalhes no artigo: Micose de unha: sintomas, causas e tratamento.

Fotos de paroníquia (unha inflamada)

A paroníquia é uma inflamação da pele ao redor da unha, geralmente de origem bacteriana, que surge após ferimentos nesta região. A paroníquia pode ser aguda, com duração de poucos dias, ou crônica, com duração de várias semanas.

A paroníquia aguda geralmente acomete um único dedo e se caracteriza por uma inflamação, com inchaço, vermelhidão e dor, em um dos cantos da unha, na região onde houve a lesão que deu origem à invasão bacteriana. Frequentemente, há saída de pus para as bordas da unha.

Paroníquia
Paroníquia: inflamação e pus no canto da unha
Inflamação da unha
Infecção de ferida no canto da unha

Explicamos a paroníquia com mais detalhes no artigo: Unha inflamada (paroníquia): causas e tratamento.

Fotos de unha encravada (onicocriptose)

Onicocriptose é nome científico dado à unha encravada. Essa inflamação é provocada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, gerando lesão da mesma.

Geralmente, a unha encravada ocorre no primeiro dedo do pé, popularmente conhecido como dedão. Os sintomas iniciais da unha encravada são leve dor, vermelhidão e inchaço no canto do dedo onde a unha está encravada.

Unha encravada
Unha encravada

Conforme a unha vai crescendo, a pele ao redor se expande e pode cobrir totalmente o canto da unha que está a feri-la. Com o tempo, a ferida gerada pela unha se torna mais intensa, havendo agravamento dos sintomas e drenagem de pus.

Unha encravada e inflamada
Unha encravada com intensa inflamação
Unha encravada

Explicamos a unha encravada com mais detalhes no artigo: Unha encravada (onicocriptose): causas e tratamento.

Fotos de leuconiquia (manchas brancas na unha)

A presença de manchas brancas nas unhas é chamada de leuconiquia. Essas manchas brancas são na maioria dos casos inofensivas, não provocam sintomas nem evoluem para nenhum outro tipo de problema.

A leuconiquia não é uma doença em si, apenas um sinal que indica uma alteração em parte da estrutura da unha, em geral, provocada por algum trauma.

A forma mais comum é a chamada leuconiquia punctata, que consiste em um ou mais pontos brancos na unha.

leuconiquia punctata
Leuconiquia punctata

Outra apresentação relativamente comum é a leuconiquia estriada, que são curtas faixas brancas ao longo da unha.

Leuconiquia estriada
Leuconiquia estriada

Em alguns casos raros, a leuconiquia pode ser sinal de doença, como doença renal crônica, intoxicação ou doenças sintêmicas.

Explicamos essas situações no artigo: Leuconiquia: manchas brancas nas unhas.

Fotos de baqueteamento digital

O baqueteamento digital é uma alteração anatômica dos dedos das mãos e pés, caracterizada pelo alargamento e aumento da convexidade das pontas dos dedos. Essa condição também é conhecida como “dedos em baqueta de tambor” ou “hipocratismo digital”.

Esse fenômeno é normalmente um sinal de doenças subjacentes, especialmente aquelas que afetam a capacidade dos pulmões de oxigenar o sangue ou, em menor frequência, problemas cardíacos. Exemplos: câncer de pulmão, fibrose pulmonar intersticial, abscesso pulmonar, tuberculose pulmonar, linfoma pulmonar, insuficiência cardíaca congestiva, endocardite infecciosa e doença cardíaca congênita cianótica

No baqueteamento digital, os dedos tornam-se mais arredondados e bulbosos nas pontas. A unha também assume uma forma mais convexa, conhecida como “unha em vidro de relógio” ou “unhas de relojoeiro”.

baqueteamento digital
Unha em vidro de relógio
Baqueteamento digital
Baqueteamento digital

Fotos de psoríase ungueal

A psoríase ungueal é uma manifestação da psoríase que afeta as unhas das mãos e dos pés. É uma condição crônica, autoimune e inflamatória que faz parte do espectro mais amplo da psoríase, uma doença conhecida por causar placas escamosas vermelhas na pele. A psoríase ungueal pode ocorrer em conjunto com outras formas de psoríase ou isoladamente, e impacta significativamente a qualidade de vida devido à dor e ao aspecto estético das unhas.

Psoríase ungueal
Psoríase ungueal

As lesões típicas da psoríase ungueal são pequenas depressões (buraquinhos), espessamento e uma tonalidade amarelada das unhas.

Psoríase ungueal
Psoríase ungueal

Falamos da psoríase em geral no artigo: Psoríase: o que é, sintomas, tipos e tratamento.

Fotos de Onicólise (descolamento da unha)

A onicólise é a separação indolor da unha de seu leito, iniciando geralmente na ponta ou nas laterais da unha e progredindo em direção à cutícula.

Esta condição pode afetar tanto as unhas das mãos quanto dos pés e é caracterizada por uma parte branca ou amarelada na ponta da unha, que é a área onde a unha se descolou do leito ungueal.

Onicólise
Onicólise

A onicólise pode estar associada a muitas condições, incluindo trauma, trabalho em condições de elevada umidade, psoríase, líquen plano, medicamentos, onicomicose, dermatite de contato alérgica ou irritante ou síndrome da unha amarela. Nos casos de onicólise crônica, o carcinoma de células escamosas subungueal deve ser incluído no diagnóstico diferencial.

Onicólise

Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Leave a Comment