O que é um lipoma?
O lipoma é um tumor benigno feito de células de gordura e revestido por uma capa fibrosa.
Os lipomas surgem no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele, formando uma protuberância arredondada que é facilmente visível e palpável.
O lipoma não é câncer nem tem risco de virar câncer. Ele é sempre um tumor benigno. Não existe lipoma maligno.
Neste artigo mostraremos diversas imagens reais de lipomas. Se você procura por mais informações sobre esse tipo de tumor benigno, acesse o link: Lipoma: o que é, causas e tratamento.
Imagens de lipoma
Em qualquer local do corpo onde exista gordura subcutânea pode surgir um lipoma, porém alguns pontos são mais comuns, como: braços, ombros, pescoço, face, costas e tronco.
Na maioria dos casos, o lipoma é uma pequena protuberância arredondada que surge por baixo da pele. A maior parte dos lipomas mede entre 1,0 e 3,0 cm.
Com o passar dos anos, o lipoma pode se manter do mesmo tamanho ou pode ir crescendo. Em alguns pacientes, o tumor chega a ter mais de 10 cm de diâmetro.
À palpação, o lipoma se mostra como uma massa com bordas bem definidas, mole e com consistência elástica. Ele é facilmente comprimível com o dedo, como se pode ver na imagem abaixo.
A ocorrência de múltiplos lipomas pelo corpo costuma estar associada a algumas doenças raras, tais como: adipose dolorosa, doença de Madelung, síndrome de Cowden ou síndrome de Gardner.
Nos casos em que o lipoma cresce muito, é esteticamente indesejável ou provoca dor, a cirurgia para remoção do tumor é uma opção. O procedimento costuma ser simples e pode ser feito com anestesia local.
Referências
- Overview of benign lesions of the skin – UpToDate.
- Lipomatous Soft-tissue Tumors – J Am Acad Orthop Surg.
- What Is a Lipoma? – WebMD.
- Lipoma – Mayo Clinic.
- Shutterstock.
Autor(es)
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.
Leave a Comment