Fotos de urticária (alergia na pele)

Dr. Pedro Pinheiro
Dr. Pedro Pinheiro

53 Comentários

Urticária no tronco

Tempo de leitura estimado do artigo: 1 minutos

(!) Esta é uma página de fotos com as lesões típicas da urticária. Para informações detalhadas sobre causas, sintomas e opções de tratamento, acesse o artigo: Urticária: o que é, causas, sintomas e tratamento.

O que é urticária?

A urticária é uma extensa reação da pele, com lesões caracteristicamente avermelhadas, com relevo e que provocam intensa coceira. Frequentemente, as lesões da urticária são múltiplas e as que surgem próximas umas das outras podem se juntar e formar grandes placas avermelhadas.

Habitualmente relacionada a algum tipo de reação alérgica, como alergia a medicamentos, substâncias ou alimentos, a urticária também pode desencadeada por infecções, calor, frio ou doenças de origem imunológicas.

Imagens de urticária

O local do corpo mais acometido pode variar ao longo dos dias. No primeiro dia, o abdômen pode ser o local com mais lesões, no dia seguinte as costas e no terceiro dia os membros. Nos casos mais severos, o paciente pode ter inúmeras lesões por todo o corpo de uma só vez.

Lesões típicas da urticária:

Urticária nos braços
Urticária nos braços
Urticária nas pernas
Urticária nas pernas
Urticária nas costas e ombros
Urticária nas costas e ombros
Urticária na perna
Urticária na perna
Urticária nas costas
Urticária nas costas
Urticária
Urticária
Urticária na barriga
Urticária na barriga
Urticária em close up
Urticária em close up

A urticária aguda dura poucos dias, em geral, de 1 a 5, mas há casos que podem demorar um pouco mais para sumir. Se o quadro persistir por mais de 6 semanas, classificamos a urticária como crônica.

 A urticária aguda pode melhorar, dar a impressão de estar curada e retornar subitamente.

Na maioria dos casos, a urticária vai embora sem causar maiores problemas, mas em algumas pessoas ela pode ocorrer junto com angioedema, que é uma reação alérgica mais grave que acomete as mucosas e pode causar dificuldade respiratória.


Referências


Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Leave a Comment