Edema pulmonar: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 27 Comentários


O que é edema pulmonar agudo?

O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo do pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil.

Na prática, um paciente com EAP tem os seus alvéolos cheios de água e comporta-se como se estivesse se afogando.

Como surge

O edema do pulmão possui o mesmo mecanismo fisiopatológico de qualquer edema em nosso corpo, surgindo sempre que há extravasamento de água dos vasos sanguíneos para algum tecido.

Ao contrário do que se possa imaginar, os nossos vasos sanguíneos não são tubos impermeáveis, eles apresentam poros que permitem a saída e entrada de células, bactérias, proteínas e água.

O edema do pulmão ocorre basicamente por dois mecanismos:

Aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos

Quando a pressão fica muito elevada dentro dos vasos do pulmão, a água do sangue tende a “sorar” através dos poros, indo se acumular dentro do tecido pulmonar, principalmente nos alvéolos, que são as estruturas que realizam as trocas gasosas.

Aumento da permeabilidade dos vasos

Algumas doenças que serão explicadas a seguir causam um aumento nos poros dos vasos sanguíneos, tornando-os mais permeáveis, o que facilita o extravasamento de água.

Para saber mais sobre a formação de edemas, leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento.

Edema pulmonar agudo
Alvéolos no edema agudo do pulmão

Causas

Insuficiência cardíaca congestiva

A causa mais comum de edema pulmonar é a insuficiência cardíaca.  Vamos descrever simplificadamente a circulação cardiopulmonar para que este mecanismo fique facilmente compreensível.

O lado esquerdo do coração é o responsável por bombear o sangue rico em oxigênio em direção ao corpo. Depois de nutrir todos os tecidos, o sangue, agora pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, retorna ao lado direito do coração, sendo imediatamente bombeado em direção aos pulmões. Nos pulmões, o sangue é novamente oxigenado e retorna para o lado esquerdo do coração, onde será bombeado em direção ao resto do corpo, reiniciando o processo.

Quando o lado esquerdo do coração torna-se fraco, ele passa a ter dificuldade para bombear adequadamente o sangue para o resto do corpo. Como é o lado esquerdo do coração o responsável por bombear o sangue vindo dos pulmões, quando a bomba cardíaca falha, há um congestionamento, provocando um acúmulo de sangue nos vasos pulmonares. Esta congestão causa um aumento da pressão sanguínea dentro dos vasos pulmonares, favorecendo o extravasamento de água.

Na insuficiência cardíaca, o edema pulmonar se desenvolve lentamente a não ser que haja algum fator que desencadeie uma piora aguda da função do coração.

Infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio, chamado popularmente de ataque cardíaco, pode causar edema pulmonar caso haja necrose de uma grande área do músculo cardíaco do lado esquerdo do coração, levando a uma insuficiência cardíaca súbita. Se grande parte músculo cardíaco morre, o coração torna-se incapaz de bombear o sangue adequadamente, provocando retenção deste nos pulmões. O edema agudo do pulmão é um dos possíveis sintomas de um infarto cardíaco.

Crise hipertensiva

O aumento da pressão arterial costuma ser uma frequente causa de edema agudo do pulmão, principalmente nos pacientes que já possuem algum grau de insuficiência cardíaca.

Em situações normais, o coração do paciente com insuficiência cardíaca moderada pode ainda ser capaz de bombear o sangue adequadamente. Porém, basta uma elevação súbita na pressão arterial para que haja um aumento na resistência ao fluxo do sangue, exigindo um maior trabalho do músculo cardíaco. Alguns pacientes não possuem um coração apto a trabalhar contra uma pressão arterial alta, o que leva à congestão pulmonar.

Doença das válvulas do coração.

Se o paciente possui uma doença das válvulas do coração esquerdo, isto é, da válvula aórtica ou mitral, o coração pode ter dificuldades em bombear o sangue através delas. A estenose aórtica e a estenose mitral são lesões da válvula que atrapalham a sua abertura. Se a válvula cardíaca não abre corretamente, o sangue não pode ser drenado através dela, causando a congestão pulmonar.

Insuficiência renal

A insuficiência renal leva ao acúmulo de água e sal no organismo, provocando um aumento do volume de líquido dentro dos vasos. Em alguns casos, principalmente se o paciente já não urinar volumes adequados, a quantidade líquido retido nos vasos se torna tão grande que este começa a extravasar, causando edemas no corpo e edema pulmonar.

Infecções

Algumas infecções pulmonares, principalmente as de origem viral, podem causar um quadro de intensa inflamação pulmonar, levando a um aumento da permeabilidade dos vasos e consequente extravasamento de líquidos para o pulmão. Este quadro é geralmente chamado de SARA ou SARS (síndrome da angústia respiratória aguda).

Altitudes elevadas

Algumas pessoas quando expostas a altitudes acima de 2500 metros podem desenvolver edema pulmonar. Não se sabe bem a causa, mas acredita-se que ocorram alterações na microvasculatura pulmonar que favoreçam o extravasamento de líquido em altas altitudes.

Os fatores de risco para esse tipo de edema agudo pulmonar são:

  • Sair do nível do mar e atingir altitudes elevadas em pouco tempo.
  • Praticar esforço físico em altas altitudes sem se dar o devido tempo de aclimatação.
  • Viajar para altitudes elevadas já tendo histórico de problemas cardíacos.
  • Ingestão excessiva de álcool sem tempo adequado de aclimatação à altitude

Drogas e medicamentos

O consumo de algumas drogas, como heroína ou cocaína podem provocar uma intensa inflamação pulmonar, causando aumento da permeabilidade dos vasos e consequente edema pulmonar agudo.

A intoxicação por Aspirina (AAS) também pode levar a um quadro de edema agudo do pulmão.

Lesão neurológica

Alguns pacientes com lesão neurológica grave, como traumatismo craniano, cirurgia cerebral, convulsões, hemorragia cerebral, etc, podem desenvolver edema do pulmão. O edema surge por alterações na hemodinâmica pulmonar, com aumento da pressão e da permeabilidade nos vasos pulmonares.

Sintomas

Dependendo da causa, o quadro de edema pulmonar pode se desenvolver lentamente ou de modo súbito, este último chamado de edema agudo do pulmão.

Nos pacientes que vão acumulando líquido no pulmão de forma lenta e progressiva, os sintomas do edema pulmonar começam com intolerância aos esforços, cansaço (mesmo em repouso), falta de ar quando se deita, havendo necessidade de usar pelo menos dois travesseiros para dormir, edemas nos pés e tornozelos e chiado no peito. Esse quadro é típico nos pacientes com insuficiência cardíaca, que apresentam piora gradual da função do coração e progressiva congestão pulmonar.

Se este mesmo paciente descrito acima apresentar um fator de descompensação da sua insuficiência cardíaca, como um infarto, um pico hipertensivo ou mesmo um infecção grave, o coração subitamente se torna incapaz de bombear adequadamente o sangue para o corpo, havendo, então, uma quadro agudo de retenção de líquidos no pulmão. Neste caso, os sintomas do edema agudo pulmonar são intensa falta de ar, sensação de afogamento, agitação, tosse com secreção espumosa, incapacidade em se deitar e taquicardia (coração acelerado).

A água no pulmão impede a oxigenação do sangue e funciona basicamente como um afogamento. O edema agudo do pulmão é uma emergência médica e se não tratado a tempo, fatalmente levará à parada cardiorrespiratória.

Tratamento

O primeiro passo no tratamento do edema pulmonar agudo é fornecer oxigênio ao paciente. Geralmente o paciente chega ao serviço de urgência em hipoxemia, ou seja, com baixos níveis de oxigenação do sangue. Em alguns casos o edema pulmonar é tão grave e a oxigenação tão baixa, que o paciente precisa ser intubado e acoplado a um ventilador mecânico para não falecer.

O objetivo do tratamento é retirar água do pulmão. Se o paciente urina, diuréticos são administrados por via venosa para terem rápida ação (leia: DIURÉTICOS | Furosemida, Hidroclorotiazida, Indapamida…) Baixar a pressão arterial também é importante para facilitar o trabalho do coração, por isso, vasodilatadores também costumam ser usados.

Se o paciente não urina ou não responde adequadamente aos diuréticos, a opção é a hemodiálise de urgência, um método capaz de remover até mais de um litro de água dos pulmões em apenas 20-30 minutos (leia: HEMODIÁLISE | Como funciona, cateter e fístulas).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


27 respostas para “Edema pulmonar: sintomas, causas e tratamento”

  1. Emily

    Queria saber qual o processo patológico do edema pulmonar? Seria edema ou congestão

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode haver edema pulmonar tanto por extravasamento de líquido por processos inflamatórios como por congestão por aumento da pressão sanguínea.

  2. Nei Ernesto Bischof

    O sistema renal pode atenuar um edema pulmonar, com a administração de diuréticos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, diuréticos é um dos tratamentos mais importantes no edema agudo pulmonar.

      1. Nei Ernesto Bischof

        Muito obrigado Dr. Parabéns pelo seu trabalho didático. Sem dúvida isso é muito importante para nós leigos. Abraço.

  3. Patrícia

    Qual alteração que o Edema agudo do pulmão causa no Sistema ESQUELÉTICO?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não consigo lembrar de nenhuma alteração relevante. Você pergunta isso por algum motivo específico?

  4. Sônia H N Noya

    Dr Pedro
    Desejo parabeniza-lo pelo modo fácil com que explica doenças bem complexas para leigos na medicina . Sou esposa de cardiologista há 38 anos e por ele estar acamado com doenças neurológicas recorri as suas explicações para ver se eu estava no caminho certo . Sônia Noya

  5. Fabiana

    Olá Dr. Pedro.
    Meu irmão faleceu a 5 meses aos 32 anos e no laudo deu que foi causa natural devido a edema agudo pulmonar.
    Ele tinha bronquite.
    Tem alguma coisa relacionada?
    Bela explicação.
    Parabéns pelo trabalho.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que eu consiga imaginar, só se ele tiver tido uma crise grave de broncospasmo, como uma hipoxemia que tenha provocado uma isquemia cardíaca. Agora, se era uma bronquite asmática leve, não deve ter havido relação.

  6. Mirian

    Eu estou com edema pulmonar, eu gostaria de saber si o líquido sai normalmente na urina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Mirian, se você estivesse com edema pulmonar agudo, você não estaria usando o computador. O EPA é uma emergência médica e se caracteriza por insuficiência respiratória. Você pode é estar com derrame pleural ou até ter algum grau de congestão pulmonar, mas edema pulmonar agudo com certeza não é.

  7. Sergio Levy Rodrigues de Oliceira

    No edema agudo do pulmão numa pessoa idosa de 88 anos com histórico de pressão alta devemos esperar o SAMU atender depois de quase 3 horas de espera ou devemos colocar num táxi depois de uma hora de espera e procurar uma UPA que atenda imediatamente e assumir o risco que ela faleça no caminho… A rapidez no atendimento é FUNDAMENTAL ??? PARABÉNS PELOS ESCLARECIMENTOS PRECISOS QUE SALVAM MUITAS VIDAS !!!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Edema agudo precisa ser visto em uma unidade de urgência, porque paciente pode precisar de ventilação mecânica e/ou hemodiálise. Eu não moro no Brasil, não sei o que é uma UPA nem se eles têm condições de atender esse tipo de quadro.
      Sim, a rapidez é fundamental.

  8. Eduardo Goulart

    Boa noite dr, o meu sogro encontra-se neste quadro teve um infarto e está sedado e entubado por causa da água no pulmão, a minha dúvida é a seguinte essa água sai sozinha ou teria que ser colocado um dreno?, desde já obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da quantidade de líquido. Depende também se o líquido está na pleura ou dentro do tecido pulmonar. Se for na pleura, dá pra ser drenado, se for mesmo nos pulmões, não.

  9. Gilmar Simplicio

    Ola, a um mes atras, uma colega veio a.falecer, e o.seu atestado.de.óbito diz edema pulmonar seguido de parada respiratória a esclarecer. Ela estava normal, sem sintomas, um dia antes ela apresentou dor na coluna, dor de.estomago e falta de ar. Ela aparentemente nao tinha nenhuma doença congênita. Estamos arrasados ela.só tinha 21 anos e era professora de.educação física.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O edema pulmonar não deve ter sido a causa principal. Provavelmente foi um problema cardíaco súbito que deu origem ao edema pulmonar.

  10. Nicolas

    E meus pesâmes Alessandra, me interessei pelo caso, mas não posso esquecer do individuo.

  11. Bruna Thaina

    Porque a AAS Causa EDEMA AGUDO DE PULMÃO ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é bem assim. O AAS pode causar uma edema agudo pulmonar de origem não cardiogênica apenas nos casos de intoxicação, ou seja, quando o paciente consome de uma só vez doses elevadíssimas deste fármaco, ou quando idosos tomam doses elevadas durante muito tempo. É um evento raro. Em doses habituais, o AAS raramente causa esse tipo de complicação.

  12. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Tá muito confusa essa explicação. A pneumonia por si só não dá edema agudo do pulmão. Também não causa AVC. Essas complicações até podem ocorrer por via indireta, mas tá faltando um pouco de contexto para para a situação poder ser interpretada.

  13. Anna

    Obrigada, Doutor. Meu pai ontem passou mal, é paciente renal e foi diagnosticado com água no pulmão e está no CTI. Sua explicação foi exata do que está sendo feito com ele e meus familiares não souberam explicar direito.

  14. Milena Sales

    Trabalho Espetacular. Parabéns!

  15. evandro fonseca

    trabalho sensacional

  16. Nadson

    meu pai esta com problema de coração e tem diabete e agora deu agua no pulmão e sofreu um avc

  17. Mariamoretto26

    muito obrigado dr.Pedro Pinheiro pelas suas explicações.Me ajudaram muito.Mamãe esta internada em um PA de Guarapari com esses sintomas que o senhor descreveu muito bem.Muito obrigada ficarei atenta.Um grande abraço.E continue ajudando a salvar vidas do jeito que o senhor esta fazendo.Parabéns Dr. Moro no Esp´rito Santo e me chamo Maria Moretto.Obrigada professor.