Doença inflamatória pélvica (DIP): sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 26 Comentários


O que é a doença inflamatória pélvica?

A doença inflamatória pélvica, também chamada DIP, é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos superiores, nomeadamente útero, trompas de Falópio e ovários, com possível extensão para outras estruturas pélvicas e até abdominais.

A DIP costuma surgir como complicação de uma doença sexualmente transmissível, principalmente da clamídia ou gonorreia. Se não forem tratadas adequadamente no momento em que ainda estão restritas à região da vagina, as bactérias causadoras dessas DST podem se proliferar e invadir a parte superior do aparelho reprodutor, provocando infecção nos órgãos internos.

Não existem dados sobre a realidade brasileira, mas nos EUA, a doença inflamatória pélvica acomete cerca de 1 milhão de mulheres todos os anos. Estima-se que a doença acometa entre 2 a 10% das mulheres sexualmente ativas.

Neste artigo explicaremos o que é a doença inflamatória pélvica, como ela surge, quais são os seus fatores de risco, os principais sintomas e as opções de tratamento.

Causas

Enquanto a vagina é uma região naturalmente rica em bactérias, principalmente da espécie Lactobacillus, os órgãos internos do aparelho reprodutor, tais como útero, trompas e ovários, são estéreis, não possuem germes no seu interior.

A flora bacteriana natural da vagina age como uma barreira protetora, pois elas criam um ecossistema que é pouco atrativo para outros tipos de bactérias. A infecção do canal vaginal por bactérias sexualmente transmissíveis pode quebrar essa barreira protetora, colocando os órgãos internos sob risco de invasão.

Infecção vaginal
Infecção vaginal

As bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, ambas transmitidas por via sexual, são as principais causas da doença inflamatória pélvica. Bactérias como Mycoplasma genitalium, Escherichia coli, Bacteroides fragilis, estreptococos do grupo B e Campylobacter spp também podem provocar DIP, mas elas são responsáveis por menos de 15% de todos os casos.

Cerca de 15% das mulheres infectadas com gonorreia ou clamídia acabam desenvolvendo doença inflamatória pélvica. Apesar de a infecção por clamídia ser mais comum, a DIP provocada pela gonorreia costuma ser mais grave.

Fatores de risco

Por ser uma infecção provocada habitualmente por bactérias de transmissão sexual, os principais fatores de risco da DIP acabam sendo parecidos com os fatores de risco das DST em geral.

Mulheres jovens e com vida sexual ativa, principalmente se com múltiplos parceiros e sem camisinha, acabam sendo o grupo mais afetado pela doença inflamatória pélvica.

As mulheres celibatárias ou as monogâmicas cujos maridos são fiéis apresentam risco quase nulo. Já as mulheres monogâmicas, mas cujos maridos ou namorados são promíscuos acabam estando também sob maior risco.

Resumindo, os principais fatores de risco para doença inflamatória pélvica são:

  • Já ter tido uma DIP anteriormente (1 em 4 mulheres voltam a ter um segundo episódio de DIP).
  • Idade entre 15 e 25 anos.
  • Vida sexual ativa.
  • Múltiplos parceiros.
  • Hábito de ter relações sexuais sem camisinha.
  • Ter um parceiro infiel.
  • Ter uma DST.
  • Hábito de fazer ducha vaginal (a ducha empurra as bactérias para o interior da vagina).
  • Ter colocado um DIU recentemente (o risco só é maior nas 3 primeiras semanas após a colocação do dispositivo).

Sintomas

Dependendo da bactéria que provoca a doença inflamatória pélvica, o quadro pode variar desde uma infecção aguda, com sintomas muito evidentes, até uma infecção mais crônica, com sintomas discretos que persistem por semanas ou até meses.

Em geral, as DIP agudas são provocadas pela Neisseria gonorrhoeae enquanto as DIP subclínicas são provocadas pela Chlamydia trachomatis.

Doença inflamatória pélvica aguda e sintomática

A DIP aguda e sintomática caracteriza-se por um quadro de dor abdominal ou pélvica de início súbito. A intensidade da dor é variável, mas é muito comum o fato dela se agravar durante as relações sexuais. A piora da dor durante ou logo após a menstruação também é bastante sugestivo.

Outros sintomas comuns são:

Duas complicações possíveis da doença inflamatória pélvica aguda são a síndrome de Fitz-Hugh Curtis, que é a inflamação da cápsula do fígado, e a formação de um abscesso tubo-ovariano, uma massa inflamatória que envolve a trompa de Falópio, ovário e, ocasionalmente, outros órgãos pélvicos adjacentes.

Doença inflamatória pélvica subclínica ou crônica

A DIP pode se apresentar com sintomas sutis, com pouca dor, sem febre e corrimento discreto. Muitas vezes, a mulher até toma conhecimento dos sintomas, mas eles incomodam pouco e ela acaba não procurando orientação médica. Estima-se que até 60% dos casos de DIP sejam subclínicas.

O fato dos sintomas serem brandos não significa que a inflamação dos órgãos seja inofensiva. Uma das principais complicações da DIP é a lesão das trompas e do útero, com consequente desenvolvimento de infertilidade.

Não é de estranhar, portanto, que muitas vezes o diagnóstico da DIP acabe sendo feito muito tempo depois, quando a mulher procura ajuda médica por ter dificuldade de engravidar. Alguns estudos mostram que até 1/3 das mulheres com infertilidade apresentam lesões das trompas ou do útero provocadas por um quadro de doença inflamatória pélvica que não foi diagnosticado.

Além da infertilidade, as lesões nas trompas provocadas pela doença inflamatória pélvica subclínica também aumentam do risco de gravidez ectópica. Outra complicação das lesões provocadas pela DIP é o desenvolvimento de dor pélvica crônica, que pode durar meses ou até anos. Essa dor costuma agravar-se no momento da ovulação e durante o ato sexual.

Diagnóstico

Não há um exame específico para diagnosticar a DIP. O diagnóstico costuma ser feito após a avaliação dos dados obtidos na história clínica, no exame ginecológico, nas análises de sangue e urina e na avaliação laboratorial do corrimento vaginal.

Em casos mais duvidosos, a ultrassonografia pélvica serve para avaliar a presença de inflamação ou abscessos nas trompas.

Tratamento

O objetivo do tratamento da doença inflamatória pélvica é curar a infecção antes que ele consiga provocar danos aos órgãos reprodutores.

O tratamento é feito de preferência com antibióticos que sejam efetivos tanto contra gonorreia quanto clamídia. Em princípio, o tratamento pode ser feito em casa, com antibióticos por via oral ou intramuscular.

Existem vários esquemas possíveis, listaremos apenas algumas opções:

  • Ceftriaxona 250 mg intramuscular em dose única + Doxiciclina 100 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias.
  • Cefoxitina 2 g intramuscular em dose única + Doxiciclina 100 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias.
  • Ceftriaxona 250 mg intramuscular em dose única + Doxiciclina 100 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias + metronidazol 500 mg 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias.
  • Cefoxitina 2 g intramuscular em dose única + Doxiciclina 100 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias + metronidazol 500 mg 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias.
  • Ceftriaxona 250 mg intramuscular em dose única + probenecida 1 g por via oral, dose única.
  • Cefoxitina 2 g intramuscular em dose única + probenecida 1 g por via oral, dose única.
  • Cefoxitina 2 g intramuscular em dose única + probenecida 1 g por via oral, dose única + Doxiciclina 100 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias.
  • Ofloxacina 400 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias + Metronidazol, 500 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias.
  • Amoxicilina + Ácido Clavulânico, 1 g, 3 vezes por dia, por 14 dias + Doxiciclina 100 mg, 2 vezes por dia, por via oral, por 14 dias.

Em alguns casos, a paciente precisa ser internada para fazer o tratamento por via intravenosa. Situações que indicam internação são:

  • DIP durante a gravidez.
  • Falta de resposta ao tratamento em casa.
  • Incapacidade de tomar medicamentos orais devido a náuseas e vômitos.
  • Doença clínica grave (febre alta, náuseas, vômitos, hipotensão ou dor abdominal intensa).
  • DIP complicada com abscesso pélvico.

Se tratada corretamente, a doença inflamatória pélvica pode ser curada sem deixar sequelas.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


26 respostas para “Doença inflamatória pélvica (DIP): sintomas e tratamento”

  1. Rosa Gonga

    Qual é a possibilidade uma jovem ser diagnosticada com DIP mas o seu organismo não mostrar sinas e sintomas da mesma doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A doença inflamatória pélvica pode ser assintomática em alguns casos.

  2. Xxx

    Fui diagnosticada com clamídia e não sei se fiz tratamento específico. Fiz exames de US e colposcopia e foram todos normais. Há chance de eu ter tido DIP? Ela deixa alguma sequela visível por transvaginal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sem sintomas e com exames normais, é pouco provável. A não ser que você esteja tendo dificuldade para engravidar, não vejo motivo para ficar investigando exaustivamente esse diagnóstico.

  3. Barbosa

    Tenho forte dores pélvicas com corrimento transparente tipo quando se está ovulando ,medicamento melhora mais sem resultados satisfatórios, volta tudo novamente. Não estou tendo relação sexual o q pode ser DR ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pra saber é preciso investigar. Existem diversos diagnósticos diferenciais para dor pélvica. Temos um artigo sobre o assunto, veja e ajuda: https://www.mdsaude.com/ginecologia/dor-pelvica-cronica/

  4. simone dos santos souza

    Estou com DIP. nao me recordo de ter DST algum dia;estou fazendo o tratamento de 14 dias .
    Gostaria de saber se a DIP e somente causada por DST

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Gonorreia e clamídia são as causas mais comuns, mas existem outras, como Mycoplasma genitalium, tuberculose, Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae, e.coli… Também não é incomum a paciente ter DIP e não ser possível identificar o germe causador.

  5. Mary

    Doutor, Eu estou com sífilis e no exame deu 1/31 Não tenho sintomas algum, a não ser o leve sangramento após a relação. Estou na segunda semana do tratamento com a bezetacil.
    Devo fazer mais alguma coisa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for mesmo sífilis, o tratamento com benzetacil é o que basta.

  6. Jessica

    Olá, estou com a inflamação pélvica. Meu namorado pode ter me passado? Pois tive uma gravidez tubária há alguns meses atras e pode ser uma causa também certo? Meu namorado precisa fazer algum exame, apresenta algum sintoma aparente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a sua DIP tiver origem em uma DST, o seu namorado precisa ser investigado.

  7. Sarita

    Estou com uma dor no pé da barriga a quase 1 mês, isso começou 3 semanas depois de ter relação não tenho corrimento só sinto dores na parte baixa da barriga oq pode ser?
    O médico me passou bactrim e profenid de 12/12 Estou no segundo dia e não vejo nenhuma melhora oq faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que fazer um exame ginecológico e de urina para saber.

  8. Jane

    Doutor a inflamação pélvica tem cura??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, doença inflamatória pélvica tem cura.

  9. Fernanda

    Ola Dr. Pedro,
    estou com coceira na região intima, dor ao e ardencia ao ter relação, e corrimento.
    fui hj ao Ginecologista ele me examinou( introduziu os dedos e apertou minha barriga) senti muita dor, o mesmo disse que estou com infeção nas trompas, passou Azitromicina 500g para mim e meu marido e Amplium g.
    Minha duvida é… da para saber se realmente é esse diagnostico só com essa avaliação? sou tentante há 5 meses e li algumas coisas sobre essa infeção nos trompas que me deixou com medo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É difícil opinar à distância, mas a história que você conta é meio esquisita mesmo.

  10. natalia

    Dr Pedro minha menstruação chega duas vez no mês e normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você provavelmente tem um ciclo menstrual muito curto, o que faz com que a menstruação possa vir 2 vezes no mesmo mês. Pode não ser nada de mais, mas o ideal é procurar o seu ginecologista para confirmar que está tudo bem.

  11. Janaina

    Estou em tratamento com ceftriaxona (mas diz 1g ev) e no segundo dia de metronidazol 250 mg 8/8 h e doxixiclina200 mg 1xdia tive vômitos pos ingesta da medicação . Devo aguardei 12 h e aqui estou, devo tentar novamente ou ir para tratamento ev?????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu não sei se entendi bem o que você quis dizer. Sua explicação ficou confusa. Mas parece que você não está tolerando a medicação por via oral, é isso? Caso positivo, essa é realmente uma das indicações para os antibióticos serem administrados por via intravenosa.

  12. Roberta Menezes

    Gostaria de fazer uma pergunta ao Dr Pedro Pinheiro: Meu namorado está com um problema na musculatura, pois está sem forças para andar e teve tb uma leve alteração na voz. Ele já fez tratamento com imunoglobulina, mas não adiantou muito. Esse problema dele pode ser consequência de uma clamídia não cuidada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não acredito que a causa seja a clamídia.

  13. Marcela saraiva

    Minha menstruação tá vindo com muito pouco fluxo fica apenas quatro dias e é quase nada o que podia ser

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Marcela, de longe é impossível eu saber. Você precisa ser avaliada por um ginecologista.