Como calcular IMC e descobrir o seu peso ideal

Dr. Pedro Pinheiro

comment 61 Comentários


O que é o peso ideal?

Em medicina, o conceito de peso ideal nada tem a ver com estética ou com padrões culturais. O que chamamos de peso ideal é o peso corporal que não está associado a um aumento do risco de desenvolver doenças.

Existe ampla literatura científica demonstrando que o excesso de peso aumenta o risco de problemas de saúde e reduz a expectativa de vida. Pessoas obesas ou com sobrepeso, por exemplo, apresentam uma maior incidências de problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, apneia do sono e até de alguns tipos de câncer.

Mas não é só o excesso de peso que é considerado danoso à saúde, pessoas com peso corporal abaixo do normal também apresentam maior taxa de mortalidade.

O baixo peso pode ser um sinal de transtorno psiquiátrico, como nos casos de anorexia nervosa, como também pode indicar a existência de uma doença grave que provoque perda de peso não intencional, como são os casos do câncer ou da AIDS.

O que é o índice de massa corporal (IMC)?

O conceito de peso ideal é obtido através do cálculo do índice de massa corporal (IMC). Peso ideal e IMC ideal são conceitos semelhantes. Vamos explicar.

O índice de massa corporal é um indicador adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é usado para o diagnóstico do baixo peso, sobrepeso e da obesidade. O IMC pode ser facilmente calculado a partir de dois simples dados: peso e altura. A fórmula é simples:

IMC = peso (em quilos) ÷ altura² (em metros)

Os resultados do IMC são interpretados da seguinte forma:

  • Baixo peso muito grave: abaixo de 16 kg/m².
  • Baixo peso grave: entre 16 e 16,99 kg/m².
  • Baixo peso: entre 17 e 18,49 kg/m².
  • Peso normal: entre 18,50 e 24,99 kg/m².
  • Sobrepeso: entre 25 e 29,99 kg/m².
  • Obesidade grau I: entre 30 e 34,99 kg/m².
  • Obesidade grau II: entre 35 e 39,99 kg/m².
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida): maior que 40 kg/m².

Como é fácil deduzir, você deve procurar ter um IMC na faixa normal, ou seja, entre 18,50 e 24,99 kg/m².

Os valores de IMC fornecidos acima são para a população adulta, entre 20 e 65 anos. O cálculo do IMC para idosos, crianças e adolescentes será explicado ao final do texto.

Valores acima ou abaixo da faixa de normalidade estão associados a um maior risco de doenças e uma redução na expectativa de vida. Quanto mais afastado da faixa de IMC ideal você estiver, seja para mais ou para menos, maior é o risco de você desenvolver problemas de saúde.

O índice de massa corporal é um relevante indicador de saúde, cuja utilidade já foi comprovada por vários estudos científicos.

Calculadora de IMC


Tabela de IMC

Tabela de peso ideal
Tabela de peso ideal

Além da calculadora e do cálculo feito a mão com a fórmula, outra maneira de se calcular o índice de massa corporal é através das tabelas de IMC.

A tabela fornecida acima é um dos vários exemplos disponíveis. Procure a linha que corresponde ao seu peso e altura e veja qual é a sua classificação consoante o IMC.

Cálculo do peso ideal

O conceito de um peso ideal vem sendo debatido há décadas sem que tenhamos chegado a um consenso.

O que a maioria dos médicos e nutricionistas concordam é que o peso saudável deve ser individualizado para cada pessoa, conforme o sexo, idade, altura, biotipo e existência ou não de doenças associadas.

Diversas fórmulas foram desenvolvidas ao longo dos anos, de forma a tentar encontrar um modo das pessoas saberem qual seria o peso ideal ou o peso saudável. A calculadora abaixo é uma dessas opções.

Calculadora de peso ideal


O problema da maioria das fórmulas é que elas levam pouco dados clínicos em consideração e apresentam frequentemente resultados distintos entre si.

Por exemplo: na calculadora que fornecemos acima, um homem de um metro e oitenta tem estipulado como peso ideal 72 kg. Mas as outras fórmulas existentes fornecem os seguintes resultados para esse mesmo indivíduo:

  • Pela fórmula de Hamwi (1964), o peso ideal seria 77,3 kg.
  • Pela fórmula de Devine (1974), o peso ideal seria 75,0 kg.
  • Pela fórmula de Robinson (1983), o peso ideal seria 72,6 kg.
  • Pela fórmula de Miller (1983), o peso ideal seria 71,5 kg.

Portanto, dependendo da fórmula utilizada, o peso ideal para um homem de 1,80 metro poderia variar de 71,5 kg até 77,3 kg.

Como descobrir o peso ideal?

Na verdade, apesar de fornecerem resultados que discordam em quase 6 quilos, nenhuma das fórmulas acima está complemente errada. O conceito atual de peso ideal está intimamente ligado ao IMC. O ideal é que você tente se manter dentro da faixa de IMC normal, ou seja, entre 18,50 e 24,99 kg/m². O que a maioria das fórmulas de peso ideal tenta é encontrar um peso que faça com que o paciente fique mais ou menos ao redor de 22 ou 23 kg/m².

Seguindo essa lógica, para o nosso hipotético exemplo de um homem de 1,80 m, qualquer peso entre a faixa de 60 kg e 81 kg faria com que ele se enquadrasse dentro do conceito de IMC normal. Obviamente, com algo em torno de 60 kg (IMC = 18,52 kg/m²) ou de 81 kg (25 kg/m²), o nosso exemplo estaria muito próximo do baixo peso ou do sobrepeso, respectivamente, o que de certa forma não dá para ser considerado peso ideal.

Portanto, considerando tudo o que foi discutido até agora, faz sentido considerar que o peso ideal seria aquele que mantivesse o indivíduo com um IMC normal, mas com alguma margem de segurança entre os limites. É por isso que a maioria das fórmulas mira um IMC entre 20 e 23 kg/m².

Peso ideal não é tudo

É importante destacar que estar no peso ideal é apenas um dos fatores para se ter uma vida saudável. Tão importante quanto o peso são a prática de exercícios físicos, uma dieta equilibrada, uma quantidade adequada de sono por noite e o evitamento de substâncias nocivas à saúde, tais como o cigarro, o álcool em excesso ou outras drogas.

Peso ideal na gravidez

A gravidez é uma situação especial. O ganho de peso não só é esperado como também é inevitável. Não há como uma mulher grávida não ganhar alguns quilos de peso ao longo da sua gravidez. Porém, da mesma forma que ocorre com as mulheres não grávidas, um ganho excessivo ou insuficiente de peso estão ligados a complicações de saúde (da mãe e do bebê).

A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e no 3º trimestre.

No primeiro trimestre, o ganho de peso é pequeno, variando entre 0,5 a 2,0 kg. Não só não há nenhuma necessidade de engordar nesta fase, como é difícil fazê-lo, já que é nas primeiras semanas de gravidez, a gestante costuma ter enjoos e vômitos frequentemente (leia: Enjoos e vômitos na gravidez).

A partir do segundo trimestre de gravidez, o ganho de peso acelera-se, devendo ficar em torno de 0,5 kg por semana.

O ganho de peso total durante a gravidez deve variar conforme o IMC prévio da gestante. Os valores atualmente indicados são os seguintes:

  • IMC menor que 18,5 kg/m² (baixo peso) → ganho de peso gestacional desejado entre 12,5 e 18,0 kg.
  • IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m² (peso normal) → ganho de peso gestacional desejado entre 11,5 e 16,0 kg.
  • IMC entre 25,0 e 29,9 kg/m² (sobrepeso) → ganho de peso gestacional desejado entre 7,0 e 11,5 kg.
  • IMC maior que 30,0 kg/m² (obesidade) → ganho de peso gestacional desejado entre 5,0 e 9,0 kg.

Explicamos o ganho de peso na gravidez com detalhes no seguinte artigo: Ganho de peso na gravidez.

Cálculo do IMC em idosos

Os idosos têm menos massa muscular que os adultos jovens e, por isso, o cálculo do IMC não costuma ter na população mais idosa o mesmo significado que no resto da população adulta.

Enquanto nos adultos um índice de massa corporal acima de 25 kg/m² está claramente associado a um aumento na incidência de doenças e a um maior risco de morte precoce, nos idosos isso não parece ser verdade.

Há cada vez mais estudos que mostram que os valores de peso ideal sugeridos pelo IMC não se adéquam à população idosa. Por isso, foi proposta uma nova tabela de índice de massa corporal, concebida especialmente para a população com mais de 65 anos.

A forma de calcular o IMC é exatamente igual, porém, os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

Índice de massa corporal para mulheres acima de 65 anos:

  • Baixo peso: abaixo de 21,9 kg/m².
  • Peso normal: entre 22 e 27 kg/m².
  • Sobrepeso: entre 27,1 e 32 kg/m².
  • Obesidade grau I: entre 32,1 e 37 kg/m².
  • Obesidade grau II: entre 37,1 e 41,9 kg/m².
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida): maior que 42 kg/m².

Índice de massa corporal para homens acima de 65 anos:

  • Baixo peso: abaixo de 21,9 kg/m².
  • Peso normal: entre 22 e 27 kg/m².
  • Sobrepeso: entre 27,1 e 30 kg/m².
  • Obesidade grau I: entre 30,1 e 35 kg/m².
  • Obesidade grau II: entre 35,1 e 39,9 kg/m².
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida): maior que 40 kg/m².

Cálculo do IMC nas crianças

Os valores do índice de massa corporal do adulto também não são os mais adequados para crianças e adolescentes. Assim como nos idosos, o cálculo do IMC é o mesmo, mas a interpretação dos resultados é diferente nas crianças.

O processo deve ser feito da seguinte forma: primeiro você deve calcular o IMC através da fórmula tradicional (ou pela calculadora de IMC), depois, com a tabela de idade e sexo fornecida abaixo, veja em que percentil o valor encontrado de índice de massa corporal se encaixa. Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

  • Baixo peso: abaixo do percentil 5.
  • Peso normal: entre o percentil 5 e 85.
  • Sobrepeso: entre o percentil 85 e 95.
  • Obesidade: acima do percentil 95.
Tabela de IMC para crianças
Tabela de IMC em meninos
Tabela de IMC para meninas
Tabela de IMC em meninas

Sendo o paciente criança, adolescente, adulto ou idoso, o ideal é sempre ter como alvo um IMC na faixa da normalidade. Se você estiver com IMC normal, você estará no peso ideal.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


61 respostas para “Como calcular IMC e descobrir o seu peso ideal”

  1. Perla

    Dr. Pedro, existe calculadora de IMC feminino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não existe uma calculadora de Índice de Massa Corporal (IMC) exclusiva para o sexo feminino. O cálculo do IMC é realizado da mesma maneira para homens e mulheres, utilizando a mesma fórmula: peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros (IMC = peso em kg / (altura em m)²).

      Embora a fórmula seja a mesma, as interpretações dos resultados podem variar um pouco entre os sexos. Por exemplo, as faixas de IMC consideradas normais, sobrepeso e obesidade podem ser ligeiramente diferentes para homens e mulheres, principalmente devido a diferenças na composição corporal. Mulheres tendem a ter mais gordura corporal em relação aos homens, mesmo em um IMC saudável.

      No entanto, é importante lembrar que o IMC é apenas um indicador geral e não deve ser usado isoladamente para avaliar a saúde de uma pessoa.

  2. Rafael

    Qual seria meu peso ideal?
    Meço 1,43 de altura e estou pesando 85 kilos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Seu Índice de Massa Corporal (IMC) atual é aproximadamente 41,57. Isso coloca você na categoria de obesidade grau III, segundo os padrões comuns de classificação do IMC. Para sua altura de 1,43 metros, um peso dentro da faixa de IMC considerada saudável (18,5 a 24,9) seria entre aproximadamente 37,8 e 50,9 quilogramas. Este intervalo representa o que seria considerado um peso normal para sua altura, de acordo com os padrões de IMC.

      No entanto, o seu objetivo a curto e médio prazo deve ser começar a perder e não necessariamente atingir um valor específico. Mesmo perdas de 3 a 4 quilos já devem ser comemoradas. O IMC alvo não precisa ser atingido rapidamente, o importante é você entrar em um processo lento e gradual de perda de peso.

  3. Selene

    Qual seria meu peso ideal?
    Meço 1,45 de altura e estou pesando 66 kilos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com base nos seus dados atuais (altura de 1,45 metros e peso de 66 quilogramas), o seu Índice de Massa Corporal (IMC) é aproximadamente 31,39. Isso coloca você na categoria de obesidade grau I, segundo os padrões comuns de classificação do IMC. Para sua altura, um peso dentro da faixa de IMC considerada saudável (18,5 a 24,9) seria entre aproximadamente 38,9 e 52,4 quilogramas. Este intervalo representa o que seria considerado um peso normal para sua altura, de acordo com os padrões de IMC.

  4. Rosangela Goulart Alves

    Qual seria meu peso ideal? Meço 1.58. 65 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é ter algo em torno de 58 a 60 kg. Acima de 67 kg já começa a ser sobrepeso na sua idade.

    2. José Margarido.

      Boa informação….Obrigado.

  5. Paloma Rosa Cerqueira

    Qual seria meu peso normal.

    tenho 34 anos, 1,54 de altura e 85 quilos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Para você ter um IMC normal, seu peso precisa ser abaixo de 60 kg. Atualmente, seu IMC é de 35, o que caracteriza obesidade grau II.

  6. Margarida

    Tenho 25 anos meu peso é de 47 kg gostaria saber se é ideal para minha idade.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual é a sua altura?

  7. Mariane

    Qual peso ideal para 1,60? atualmente estou com 51 kg e tenho 13 anos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Seu peso está adequado para idade.

  8. Lucineia bazani

    Qual peso ideal pra minha altura? 1,55. 57 kg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Entre 51 e 59 quilos você está com um peso adequado.

  9. Lucas Aguiar da Silva

    Tenho 24 anos e estou com 22.96 de IMC

    Está ideal ou não para minha idade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, está normal.

  10. Valdilene

    Eu tenho 50 anos, tenho hipotiroidismo e pressão alta. Peso 103 quilos e 1,59 m de altura. Qual seria o meu peso ideal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Para ter um IMC normal, você deve pesar no máximo 64 quilos.

  11. ssandrasilva706@gmail.com

    Quero saber qual é o meu peso ideal para minha altura

    tenho 146 peso 85 quilos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Para a sua altura, o peso saudável seria abaixo de 54 quilos. O seu IMC atual é 40, é quase obesidade mórbida. Nessa fase, qualquer perda de peso já é importante. Você não precisa chegar aos 54 quilos a curto prazo, mas seria ideal começar a perder um pouco de peso todo mês, nem que seja 1 quilo.

  12. Daniela

    tenho 15 anos, 1,47 de altura e tô pesando 39kilos.

    E me sinto muito magra, 2 meses atrás eu tava pesando 43kilos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você está magra, mas não é uma magreza grave, não há critério para baixo peso. Porém, com 43 kg você fica na média para sua idade, é um peso mais adequado.

  13. Rosa

    Minha filha tem 13 anos com 1,48cm pesa 45 kilos ela se acha gorda o quanto ela deveria pesar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O peso dela está absolutamente normal. Só seria sobrepeso na idade e na altura dela a partir de 50 quilos.

  14. Nazaré martiniano Camilo

    Tenho 54 anos, meu índice de massa corporal é de 24,5 porém minha cintura é de
    80cm alguns dias diminui para 75cm mas na maioria do tempo é de 80 cm . Com esta idade está no normal ou falta mais exercícios, não faço mais porquê tenho um probleminha na coluna 😃.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Seu IMC tá no limite da normalidade. Você não consegue fazer Atividade física nenhuma? Nadar, hidroginástica, bicicleta, caminhar?

  15. Raquel

    como posso calcular o IMC levando em consideração a idade

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O IMC não leva em conta a idade. Ele muda apenas para faixas etárias diferentes, como crianças, adultos e idosos. Mas se você tiver 25, 35 ou 45 anos, isso é irrelevante.

  16. Luana

    Eu estive a calcular o IMC da minha filha e deu 23.01… depois fui ver na tabela dos percentis e ela tinha aproximadamente 60 de percentil… está indicado que está no peso normal, mas fiquei na dúvida se isso é bom ou mau, pois cada vez que vou ao médico com ela, dizem me que ela está como o peso em excesso para a sua idade…. podiam-me esclarecer esta duvida …. sff.
    Ela tem 1.57m de altura e peso 53kg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual é a idade dela?

  17. dalva beatriz argolo de amorim

    Excelente as informações! Agora tenhos duvidas ainda pois estou com 80 kilos estou fazendo dieta ja estive com 82.300 e gostaria de saber na realidade quanto devo perder pois estou com 52 an e tenho 165,e sou do sexo femnio. Confesso q fiquei preocupadíssima com esse aumento pois depois q tive a chinkongunha teve esse aumento de peso. estou fazendo caminhadas de 40 minutos sempre q posso duas e ate tres vezes na semana. Gostaria de uma melhor orientação registrando ainda q nunca bebi e nunca fumei!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é você buscar um peso mais próximo de 70 quilos. Não precisa ser em pouco tempo. Se você mantiver uma perda constante, mesmo que lenta, já está bom.

  18. Renata Silva

    O IMC normal é entre 18,5 e 24,9, mas, faz diferença ficar mais próximo do 18 ou mais próximo do 25?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O melhor é estar no centro. Pessoas com IMC 18,5 estão muito próximas do baixo peso e pessoas com IMC de 24,5 estão quase ficando com sobrepeso.

  19. Xfiles

    Eu tenho 1,80m e peso de 98kg. Eu pratico esportes e musculação, tenho pouca gordura corporal. Nesse caso eu estou fora do meu peso ideal? Sou considerado obeso? Posso ter problemas de saúde por conta disso? Obrigado doutor.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o IMC é uma má ferramenta para avaliar peso de pessoas com grande massa muscular. Se você tem 98 quilos e pouca massa gorda, isso significa que sua massa muscular é bem grande.

  20. Vinicius Ribeiro

    o meu imc deu 20,22,tenho 190 e 73 quilos nao estou satisfeito com esse peso,mas nao engordo nem por reza brava

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qual é a sua idade?

      1. Vinicius Ribeiro

        boa noite!
        tenho 19 anos

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Você é muito jovem ainda. Seu metabolismo é muito ativo. Eu quando tinha 19 anos era bem magro, tinha só 5% de gordura corporal. Comia, comia, comia e não ganhava peso. Depois dos 30, a coisa descambou, ganhei mais de 15 quilos ao longo de 10 anos. Hoje eu faço força pra manter o meu IMC na faixa normal. O que acontece com você é normal, não adianta se estressar. O melhor que você pode fazer é malhar pra ganhar massa muscular, não tem porque você querer ganhar gordura.

  21. Deyse Cavalcanti

    Olá Dr.Pedro,tudo bem?
    Gostaria de saber por gentileza,como posso calcular meu gasto calórico por dia e quantas calorias devo consumir para perda de peso com saúde.
    Aguardo sua resposta,muito obrigada…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Deyse, no final do texto há uma calculadora para você calcular se gasto calórico diário e o quanto deve ingerir de calorias por dia caso queira emagrecer.

  22. Renata Silva

    Gente, conforme o doutor diz no texto, mais importante que o cálculo do peso ideal é o cálculo do IMC. Se você estiver dentro do IMC normal, tá tudo bem.

  23. Andrea

    Poxa aqui diz que meu peso ideal seria 54 kilos,mas venho de uma obesidade com 115 kilos e agora estou com 91,mas emagrecer isso tudo eu vou ficar pelanca pura,já tenho 45 anos,não concordo com esse peso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Estar dentro da faixa de IMC normal é mais importante do que perseguir o valor do peso ideal.

      1. Amanda

        Oi doutor tenho um metro e cinquenta e oite e peso sessenta e dois quilos edtou muito acima do meu peso ideal?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Você tá no limite. O seu IMC é de 24,8. Perder uns 3 ou 4 quilinhos não faria mal.

        2. Amanda

          Muito obrigado doutor fica com DEUS

  24. Bruna

    O sobrepeso masculino pode causar dificuldade ou retardo da ejaculação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter relação indireta com a impotência, mas com a ejaculação eu não consigo pensar numa forma de isso ocorrer.

  25. Bruna

    Olá, Dr.Tudo bem? Sempre tentei engordar porém até agora não consegui. Segundo o calculo o meu imc é 16,9.Tenho 1,72 e 50 quilos.Gostaria de saber quais as consequencias do peso baixo para a saúde e se isso interfere na fertilidade?Esses ultimos meses não fiz nada de diferente na alimentação, e minha barriga aumentou muito ( não estou grávida, minha mestruação está normal a meses ) parece inchaço, porém assintomático o que pode ser?Está mais rigida, será gordura ou outra coisa?Devo fazer algum exame especifico para saber o motivo, nunca tive esse barrigão.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode interferir na fertilidade. Mas se você tem uma boa alimentação, sem restrições de nutrientes, e com bom aporte de calorias, o seu IMC baixo não é tão grave. Talvez você gaste muitas calorias com exercícios. Eu sugiro que você procure um endocrinologista para ele lhe fazer uma avaliação.

  26. Gab

    Doutor, 1 kilo faz diferença? P.S você é um médico nota 10, precisamos de mais pessoas dedicadas assim

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1 quilo para mais ou para menos não faz diferença. O importante é manter o o peso dentro do IMC normal. Obrigado.

  27. Karina

    Segundo o peso ideal, meu IMC seria 16! É possível levar uma vida saudável nessa situação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, por isso o peso ideal não deve ser baseado em fórmulas, mas sim no na faixa normal de IMC.
      Qual é o seu peso e idade?

      1. Rosa vicencia de Oliveira

        Tenho 56 anos peso 84 kilos

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Rosa, para calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC), usamos a seguinte fórmula: peso (em quilogramas) dividido pela altura (em metros) ao quadrado. Você não mencionou sua altura, que é um dado essencial para esse cálculo.