Pitiríase versicolor (pano branco)

Dr. Pedro Pinheiro & Dra. Joana Brack

Atualizado em

comment 29 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é pitiríase versicolor?

A pitiríase versicolor é uma micose de pele provocada pelo fungo do gênero Malassezia (antigamente chamado Pityrosporum ovale). A espécie mais comum é a Malassezia globosa, mas muitos casos também são causados pela Malassezia furfur.

A pitiríase versicolor também é conhecida pelos nomes pano baco, micose de praia ou tínea versicolor.

O pano branco não é uma doença contagiosa, não havendo, portanto, risco de transmissão do fungo de uma pessoa para outra. Também não há relação com falta de higiene ou contato com locais de uso público, tais como piscinas, banheiros ou vestiários.

Apesar dos nomes semelhantes, a pitiríase versicolor é uma doença completamente diferente da pitiríase rósea.

Se você procura informações sobre a pitiríase rósea, acesse o seguinte link: Pitiríase rósea – Sintomas e tratamento.

Como surge

As lesões da pitiríase versicolor costumam se apresentar como manchas hipopigmentadas (mais claras que a pele), daí da doença também ser chamada de pano branco. 

O termo micose de praia surgiu pelo fato das lesões tornarem-se mais aparentes após a exposição solar. Esse fato ocorre porque, ao contrário das lesões, a pele sadia ao seu redor consegue se bronzear normalmente, aumentando o contraste entre as duas regiões.

Todavia, o termo micose de praia não é o mais adequado, pois pode levar à falsa impressão de que a pitiríase versicolor possa ser adquirida na praia.

Na verdade, ninguém “pega” pano branco, uma vez que o fungo Malassezia costuma ser um germe da flora microbiana natural da nossa pele. Só para se ter uma ideia, a Malassezia pode ser encontrada em cerca de 20% das crianças e em mais de 90% dos adultos.

Por ser um fungo que depende de gordura para sobreviver, ele costuma ser facilmente encontrado em áreas mais oleosas da pele, tais como o tronco, pescoço, face e couro cabeludo.

Portanto, o pano branco não é uma doença que se pegue de alguém ou de algum lugar. Não é a areia da praia, a toalha que você usou ou o contato com a espreguiçadeira que lhe transmitiu o fungo. A Malassezia já existia há anos na sua pele, ela apenas passou a se manifestar clinicamente.

Fatores de risco

Os sintomas da pitiríase versicolor surgem quando por algum motivo a população do fungo Malassezia que sempre viveu pacificamente na sua pele passa a se proliferar exageradamente. Em geral, alguns fatores estão associados a essa proliferação do fungo e ao surgimento dos sintomas. Os mais comuns são:

  • Oleosidade excessiva da pele.
  • Viver em locais muito quentes e úmidos.
  • Sudorese excessiva.
  • Alterações hormonais, incluindo uso de pílula anticoncepcional.
  • Adolescência.
  • História familiar.
  • Fraqueza do sistema imunológico.

Apesar da fraqueza imunológico poder ser um gatilho para a proliferação da Malassezia, a grande maioria dos pacientes com pano branco são jovens perfeitamente saudáveis.

Sintomas do pano branco

Apesar do sinal mais comum da pitiríase versicolor ser o aparecimento de manchas brancas na pele, a verdade é que as manchas do pano branco podem ter mais de uma aparência diferente. Enquanto a maioria das lesões são hipopigmentadas, isto é, mais claras que a pele, há casos também de manchas hiperpigmentadas, ou seja, mais escuras que a pele.

As manchas do pano branco não costumam provocar sintomas, mas algumas pessoas se queixam de coceira.

As lesões da pitiríase versicolor podem ser brancas, cinzentas, cor de salmão, acastanhadas ou até avermelhadas, daí o termo versicolor. As manchas costumam ser múltiplas e ovais, apresentando, habitualmente, uma fina camada descamativa e se localizam preferencialmente na parte superior do tronco e dos braços e no pescoço. Nas crianças a face é um local frequentemente acometido. As lesões, em geral, são pequenas, mas se forem múltiplas podem se coalescer, formando uma ou mais grandes manchas na pele.

Habitualmente, as lesões do pano branco são comuns no verão, pois nesta época a maior exposição solar favorece o aumento do contraste entre as manchas e as áreas de pele sadia. Como já referido anteriormente, ao contrário do que diz o senso comum, não é a praia ou a piscina que provocam o pano branco, elas apenas intensificam os seus sinais.

Pano branco - pitiríase versicolor
Lesões do pano branco

A pitiríase versicolor é um problema basicamente estético. A infecção fúngica é muito superficial e não costuma causar maiores problemas de saúde. Em geral, os pacientes só procuram o médico por conta do incômodo estético.

Em alguns casos, as lesões podem desaparecer espontaneamente com tempo, mas muito pacientes ficam com as manchas na pele de forma persistente caso não sejam tratados.

Diagnóstico

As lesões do pano branco costumam ser bem típicas, e o diagnóstico na maioria das vezes pode ser feito clinicamente, sem necessidade de nenhum exame complementar. Se houver alguma dúvida, o dermatologista pode fazer uma raspagem das lesões e levar o material para observação no microscópio, o que facilmente identifica a presença do fungo.

Tratamento

Existe uma grande variedade de remédios disponíveis para o tratamento do pano branco. Como é uma micose superficial, a maioria dos casos de pitiríase versicolor pode ser tratada com medicação de uso tópico, como cremes, loções e shampoos. O uso de comprimidos fica geralmente restrito aos casos de lesões muito extensas ou quando o tratamento tópico não funciona.

Entre as opções de tratamento tópico do pano branco, os mais utilizados são aqueles à base de:

  • Sulfeto de selênio em solução tópica ou shampoo.
  • Ciclopirox Olamina em creme, pomada ou solução tópica.
  • Cetoconazol em creme, pomada ou shampoo.
  • Terbinafina em creme.
  • Clotrimazol em creme.

Quando as manchas são tão extensas que tornam a aplicação tópica de medicamentos um trabalho difícil, ou quando o tratamento tópico não é eficaz, o uso de antifúngicos em comprimidos costuma ser indicado. As opções mais indicadas são itraconazol ou fluconazol.

O cetoconazol também é uma opção eficaz contra o pano branco, porém, ao contrário da formulação para uso tópico, o cetoconazol em comprimidos pode ser tóxico ao fígado, motivo pelo qual atualmente damos preferência ao fluconazol ou itraconazol quando optamos por antifúngicos por via oral.

A taxa de cura da pitiríase versicolor é de cerca de 80 a 90%. É importante destacar que, em alguns casos, as lesões podem demorar meses para desaparecer, fazendo com que as manchas em si não sirvam como parâmetro para cura a curto prazo. Nos casos em que as lesões demoram para desaparecer, a eficácia do tratamento pode ser comprovada através da raspagem das lesões.

Em alguns indivíduos, a erradicação do fungo pode ser mais difícil, e o paciente pode precisar de tratamento preventivo com antifúngicos tópicos uma vez por mês, principalmente se o mesmo viver em regiões tropicais. Este tratamento impede que a população de Malassezia torne-se excessivamente grande durante o verão.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

A Dra, Joana Brack é médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Pós Graduação em Dermatologia pela UFRJ.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


29 respostas para “Pitiríase versicolor (pano branco)”

  1. Ju
    Boa noite Dr. Pinheiro, tenho a tinea versicolor a 17 anos, e já alastrou-se pelo corpo todo. No início receitavam-me ácido benzóico, ketoconszol, cetoconazol, lauroderme…em fim, usei muitos cremes e pomadas, já não sei o que fazer, já desisti de aplicar esses medicamentos. Moro em Moçambique . Bj
  2. Cristhyan
    Aguá oxigenada volume 10 trata o pano branco na pele?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  3. Isadora
    Dr, estou usando há 4 meses pomada cetoconazol e tomei o remedio sporanox, a área é extensa mas não saiu as manchas apenas ficarm mais claras e ressecadas.É possivel que o fungo tenha morrido e as manchas ficaram pq na época que peguei o sol estava com o pano branco?Essas manchas ficam pra sempre ou saem se eu não pegar mais sol?Aguardo retorno, obrigada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Vão melhorar com o tempo.
      1. Isadora
        mas a minha dúvida é se o fungo já está morto e permanceram as manchas? é possível?Obrigada
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          O fungo morre primeiro e depois as manchas somem com o tempo.
  4. Emilio
    Prezado dr, me desculpe por ter sido tão simplificado na postagem anterior. Estou tendo um fase de vários pontos de pitiriase. Sempre trato com cetoconazol pomada ou champool e o resultado é bem duradouro. Estou usando alprazolan. Há problema com interação medicamentosas. Obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode usar ambos.
  5. juliana
    oi doutor, meu filho tem um ano e 5 meses de =idade e esta com algumas manchinhas na bochecha q lembram pano branco, qual remedinho posso usar nele? cetoconazol pode usar em crianças?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Juliana, eu não posso indicar tratamentos pela Internet, ainda mais sem ver as lesões. O mais sensato é você levar o seu filho ao pediatra.
  6. Emmaneul SM
    Se eu ingerir bebidas alcoólicas ou fumar algum tipo de cigarro, pode haver dificuldades no tratamento ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim.
  7. Ana Luíza Bernardes
    E o tratamento usando como base o iodo líquido? É eficaz?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Pode ajudar, mas costuma ser menos eficaz que os tratamentos citados no texto.
  8. thiago
    Fluconazol é uma opção para pano branco que não funcionou com cetoconazol 200mg por 4 semanas juntamente com pomada do mesmo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Cetoconazol e fluconazol tem ação muito parecida. Em geral, um não é superior ao outro.
  9. Adriana
    Ola bom dia Dr. Pedro Pinheiro tenho pitiriase versicolor a quase dois anos ja fui em 02 dermatologista fiz tratamento de 06 meses com isotretinoína, pomada de cetoconazol, tomei um ano itraconazol, por utimo agora fui na famarcia por conta própria e comprei um pomada propiosol e estou usando mas ate agora nao vi nenhum resultado tem uns 15 dias q estou usando essa pomada.
  10. Jenni
    Olá, tenho pano branco no torax e nas costas na cor vermelho.A dermatologista me indicou itraconazol durante 12 dias depois de almoçar.Estou indo para o 3° dia e nada das manchas sumirem.E agora aguardo mais tempo? Ou vou em outro medico ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Calma, ainda é muito precoce para dizer que o tratamento não está funcionando.
  11. Leandro Santos
    ola doutor a prednisona serve para o tratamento da pitiríase versicolor? qual o modo de usar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não serve.
      1. Ana sousa
        E o vitiX doutor?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Não encontrei muito suporte científico para o Vitix. Há um ou outro estudo, mas nada de relevante.
  12. Hamilton
    Posso tratar Pitiríase Versicolar – Pano Branco com Clotrimazol ou Pimecrolimus? Visto que existe dificuldade de encontrar Cetoconazol em pomada?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Clotrimazol pode ser uma opção. O Pimecrolimus, não.
      1. Niina Gomes
        Ola, queria saber se o uso do cha com folhas de Aipim na pele auxilia no desaparecimento do pano branco?
      2. Robson Ribeiro santanna
        AO fazer sexo com outra pessoa pode pega
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Não, não é uma doença transmissível.