Metronidazol (bula): pomada, comprimidos e creme

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 23 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é o metronidazol?

O metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários.

O metronidazol pode ser usado para tratar desde infecções gastrointestinais graves em pacientes hospitalizados até infecções vaginais relativamente simples em mulheres saudáveis.

O metronidazol pode ser encontrado sob a forma de comprimidos, creme ou gel vaginal. O benzoilmetronidazol é um derivado do metronidazol, com as mesmas funções e efeitos, que também pode ser encontrado sob as formas de comprimidos, creme ou gel.

A grande diferença entre o metronidazol e o benzoilmetronidazol é o fato deste último ser insolúvel em água, podendo, portanto, ser comercializado sob a forma de suspensão oral (xarope).

Este artigo se propõe a ser uma bula do metronidazol voltada para o público leigo. Explicaremos de forma acessível os seguintes pontos sobre o metronidazol: para que serve, nomes comerciais, apresentações disponíveis no mercado, como usar, efeitos colaterais, contraindicações e principais interações medicamentosas.

Nomes comerciais

O metronidazol e o benzoilmetronidazol são medicamentos já comercializados sob a forma genérica. Entre os nomes comerciais disponíveis no mercado, podemos citar alguns:

  • Flagyl.
  • Helmizol.
  • Meflagin.
  • Neo Metrodazol.
  • Terconazol.
  • Rozex.

O metronidazol sob a forma de creme vaginal pode ser comercializado em associação com a nistatina, um antifúngico com ação contra a candidíase vaginal. Algumas marcas disponíveis no mercado são:

  • Colpistatin.
  • Colpistar.
  • Flagyl Nistatina.
  • Kolpitrat.

Apresentações

O metronidazol em comprimidos é habitualmente comercializado nas dosagens de 250 mg, 400 mg ou 500 mg.

Para aplicação vaginal, o metronidazol pode ser encontrado em gel de 0,75% ou de 100 mg/g. Também existe a forma em creme com a mesma concentração. A eficácia do creme e do gel é igual.

Além do uso vaginal, existe também o metronidazol em creme ou gel tópicos para aplicação na pele, indicado para o tratamento da rosácea.

Na população pediátrica, o metronidazol em xarope 40 mg/ml é geralmente a forma escolhida.

Também existe o metronidazol para administração intravenosa, mas esta forma é restrita ao uso hospitalar.

Para que serve

O metronidazol tem ação contra bactérias anaeróbias, contra ameba e alguns protozoários. Entre as doenças que podem ser tratadas com metronidazol podemos citar:

Como tomar

A posologia do metronidazol depende da doença que se pretende tratar.

Comprimidos por via oral:

  • Amebíase: 500 a 750 mg por via oral de 8/8 horas por 7 a 10 dias.
  • Gardnerella: 500 mg por via oral de 12/12 horas por 7 dias ou 1 aplicação diária intravaginal de creme, ou gel a 0,75% por 5 dias.
  • Tricomoníase: 2000 mg (4 comprimidos de 500 mg) por via oral em dose única. Tratamento alternativo: 500 mg de 12/12 horas por 7 dias.
  • Giardíase: 250 a 500 mg por via oral de 8/8 horas por 5 a 10 dias.
  • Diarreia por Clostridium difficile: 500 mg por via oral de 8/8 horas por 10 a 14 dias (casos graves devem ser tratados em ambiente hospitalar).

Uso intravaginal:

  • Vaginose bacteriana: gel intravaginal (0,75%) 1 vez por dia por 5 dias.
  • Tricomoníase: Creme intravaginal (10%), 1 a 2 aplicações por dia por 10 a 20 dias.

Uso tópico:

  • Rosácea: 2 aplicações diárias na pele do creme ou gel a 0,75% ou 1 aplicação diária do creme a 1%.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do metronidazol administrados por via oral costumam estar relacionados ao trato gastrointestinal. Náuseas, anorexia, vômitos, diarreia, cólicas abdominais e constipação têm sido associados ao uso deste antibiótico. Um gosto metálico desagradável também é frequentemente relatado por aqueles que tomam metronidazol.

Os pacientes que usam doses mais elevadas de metronidazol podem apresentar efeitos neurológicos, como tontura, dor de cabeça, irritabilidade e insônia.

Outros sintomas colaterais possíveis são: escurecimento transitório da urina (cor marrom ou avermelhada), dor nas articulações, dor de garganta, rinite, prurido genital, olhos secos e vaginite.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

Contraindicações

Exceto pelos casos de alergia prévia ao metronidazol, não existem outras contraindicações absolutas ao seu uso. Existem algumas associações contraindicadas, como, por exemplo, as bebidas alcoólicas e o dissulfiram, que serão explicadas no próximo tópico.

O metronidazol pode ser usado na gravidez em determinadas situações. Ele só está proibido no primeiro trimestre de gestação (leia: ANTIBIÓTICOS NA GRAVIDEZ – Seguros ou perigosos?).

Como é uma droga que pode passar para o leite materno, sugere-se que o metronidazol seja evitado durante o aleitamento materno. Se não for possível evitá-lo, o ideal é que a amamentação seja interrompida por pelo menos até 3 dias depois da tomada do último comprimido.

Interações medicamentosas

O principal cuidado que os pacientes que estão tomando metronidazol devem ter é em relação ao consumo de álcool. Antibiótico não devem ser misturado com bebidas alcoólicas, mas no caso do metronidazol esse cuidado deve ser redobrado (leia: Misturar antibióticos com álcool: qual é o risco?).

A associação entre metronidazol e álcool pode provocar uma reação tipo dissulfiram*, que consiste na ocorrência de sintomas como palpitações, calores, vermelhidão na face, falta de ar, mal-estar intenso, náuseas e vômitos.

* O dissulfiram é uma droga usada no tratamento do alcoolismo. Os pacientes que tomam dissulfiram não conseguem beber, pois as reações que surgem são muito fortes.

A reação tipo dissulfiram é mais comum quando se toma o metronidazol por via oral, mas ela pode ocorrer também no caso da aplicação vaginal. Sugere-se que o paciente evite bebidas alcoólicas ou qualquer outro alimento que contenha álcool por pelo menos 72 horas após o fim do tratamento.

A associação do próprio medicamento dissulfiram com o metronidazol também deve ser evitada.

A associação do metronidazol com o mebendazol também costuma ser desencorajada, pois parece haver uma maior risco de aparecimento da síndrome de Stevens-Johnson.

O metronidazol pode causar elevação dos níveis sanguíneos de ciclosporina, lítio e varfarina.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


23 respostas para “Metronidazol (bula): pomada, comprimidos e creme”

  1. Lais
    Olá estou com corrimento com mau cheiro e coçeira eu poderia está usando a pomada metronidazol
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Metronidazol é um antibiótico, não se deve tomá-lo sem orientação médica, para reduzir o risco de efeitos adversos e de seleção de bactérias resistentes.
  2. Symone Nasser
    Ótimas informações! Parabéns! Também gostaria de saber mais a respeito do tratamento de doenças que geram a perda da mobilidade causada por infestações de parasitas. Vi um caso num hospital que o homem havia parado de andar e tiraram dele vidros cheios de pus, na linha da lombar e o tratamento foi com metronidazol. Aos poucos, dps de dias, ele voltou a sentar sozinho e conseguiu ficar de pé. Achei o máximo! Sei que parasitas podem infestar todo o corpo, se não eliminados. Sempre fiz a vermifugacao da minha família uma vez por ano. Mas, acabei de saber que a vermifugacao deveria ser de 6 em 6 meses. Só fazia assim qdo as crianças eram pequenas.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é preciso fazer vermifugação anual se você não vive em áreas com deficiente saneamento público e alta incidência de verminoses.
  3. MARIA SALETE PLATI

    Preciso saber se tem sulfa na fórmula do Flagyl Gel Vaginal, pois sou alérgica a sulfa.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Que eu tenha conhecimento, não há sulfa no Metronidazol gel vaginal. Os antibióticos sulfonamídicos são: sulfadiazina, sulfametoxazol, sulfacetamida, sulfisoxazol, sulfametizol, sulfametoxipiridazina, sulfadimetoxina, sulfadimetoxipirimidina, sulfametopiridazina e sulfametoxazol-trimetoprim.
  4. Eduarda

    Estou com mal cheiro,tipo peixe podre. Posso usar a metronidazol?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Você precisa antes ser examinada pelo ginecologista.
  5. Henrique Esposito Guimarães

    Qual remédio posso usar para uma infecção urinária do homem

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Infecção urinária em homem é incomum. Pode ser uma infecção da próstata, do epidídimo, uma uretrite, cistite intersticial… O ideal é fazer o diagnóstico correto primeiro.
  6. Giselle Valério

    Super Informativo. Gratidão.!

    Pergunta:

    Como proceder quando misturado álcool e sofres as reações adversas?! SUSPENSÃO?! OU ALGUM DEPURADOR Eficaz?!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se o paciente tiver uma reação grave ao misturar metronidazol com álcool, ele precisa ser internado e o tratamento é feito com tiamina, glicose e naloxona por via intravenosa.
  7. Marta de Fátima Martins

    Estou usando metronidazol pomada vaginal… mais não sei por quantos dias porque a receita ficou retida….ja estou no sexto dia continuo ou paro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O tempo de tratamento depende da causa. Se for tricomoníase, o tratamento mínimo é por 10 dias.
  8. Marcos

    Funciona para infecção urinaria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  9. GRACIELE
    O Metronidazol Pode Corta o efeito do Anticocepcional Ciclo 21?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  10. Diana da silva
    Bom eu tô com cheiro na vaginal á pomada metranidazol vai adiantar
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Depende da causa. Antes de tratar, o ideal é ter um diagnóstico para saber qual é a medicação mais apropriada.
    2. KAIANE CRIS GUILHERME
      Posso tomar os comprimidos e usar a pomada metronidazol ao mesmo tempo
      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro
        Não é necessário.
  11. Matias
    Muito bom esse sites sobre parasitas e bactérias