Orlistat (Xenical): como tomar e como funciona

Dr. Pedro Pinheiro

comment 114 Comentários


O que é o Orlistat?

O Orlistat (Orlistate), mais conhecido pelo nome comercial Xenical®, é um remédio para emagrecer que age impedindo a absorção de gorduras no intestino.

Ao contrário da maioria dos outros fármacos utilizados no tratamento da obesidade, o orlistat não é um supressor da fome, ele age apenas sobre as enzimas pancreáticas que digerem a gordura, conseguindo reduzir a absorção de até 1/3 das gorduras consumidas na alimentação.

O orlistat é um medicamento indicado para pessoas que precisam perder peso e não conseguem fazê-lo somente com dieta e exercícios físicos.

Como age

O fármaco exerce seu efeito anti-obesidade através da inibição de uma enzima pancreática chamada lipase.

A lipase é a enzima responsável por quebrar as gorduras ingeridas em moléculas menores, facilitando a absorção das mesmas pelo intestino. Sem a ação da lipase, a gordura que chega aos intestinos não pode ser absorvida, sendo eliminada de forma praticamente intacta pelas fezes. O orlistat, portanto, impede a digestão da gordura e, consequentemente, sua absorção pelo organismo.

Como a sua ação restringe-se ao trato gastrointestinal, sendo o medicamento pouco absorvido pelo organismo, o orlistat possui um perfil de efeitos adversos bastante aceitável. Os principais efeitos colaterais são provocados exatamente pela grande eliminação de gordura nas fezes.

É importante esclarecer que o medicamento não é capaz de impedir em 100% a absorção de gorduras, um efeito que, na verdade, não seria desejado, pois nosso organismo precisa de desta substância para funcionar.

Em geral, o Xenical impede a absorção de 25% a 30% da gordura ingerida. Isso significa que, sem uma dieta apropriada que restrinja o consumo de alimentos gordurosos, o orlistat acaba não tendo um efeito relevante, pois, se o paciente consome muito mais gorduras do que precisa, mesmo com a redução de 30% na sua absorção, uma quantidade grande ainda será assimilada.

Além de auxiliar na perda de peso, o Xenical também reduz os níveis sanguíneos de glicose, ácido úrico e colesterol LDL, além de ajudar no tratamento da esteatose hepática e no controle da pressão arterial.

Indicações

O orlistat deve ser usado como terapia complementar para a perda de peso de pacientes com índice de massa corporal maior que 30 kg/m².

O medicamento aumenta a eficácia da dieta, ajudando o paciente a perder, em média, entre 5 a 10 kg no período de 12 meses.

O orlistat também está indicado para pacientes com IMC acima de 27 kg/m² que apresentem outras doenças relacionadas ao sobrepeso, tais como diabetes mellitus tipo 2 (ou intolerância à glicose), hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol elevado) ou esteatose hepática.

Posologia – como tomar

O Xenical é vendido em comprimidos de 120 mg. A dose indicada é de 1 comprimido 3 vezes por dia, durante ou logo após cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Doses maiores que 360 mg por dia (mais de 3 comprimidos por dia) não apresentam eficácia superior, por isso, não estão indicadas.

O Xenical é considerado o orlistat de referência, mas já há no Brasil medicamentos similares, contendo orlistat em comprimidos de 120 mg. São eles: Orlistate, Lystate e Lipiblock.

O Alli (não disponível no Brasil, somente em Portugal) é vendido em cápsulas de 60 mg ou comprimidos mastigáveis de 27 mg. A dose indicada é de 1 comprimido 3 vezes por dia a cada refeição (café da manhã, almoço e jantar).

Como o orlistat atrapalha na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), sugere-se que o paciente tome um suplemento vitamínico à noite todos os dias antes de se deitar.

O uso do orlistat sem uma dieta adequada, com restrição de gorduras, compromete o resultado final do tratamento. Por isso, sugere-se a orientação de um nutricionista quanto à melhor dieta a ser feita durante o tratamento.

Orlistat / Xenical - dieta recomendada
Xenical – dieta recomendada

Preço

O Xenical é vendido em caixas com 84 comprimidos, com preços que variam de 180 a 340 reais. Também há a caixa de 42 comprimidos, com preços entre 100 e 200 reais. Em Portugal, a caixa de 84 comprimidos do Xenical custa cerca de 76 euros.

Os medicamentos similares custam um pouco mais barato.

Efeitos colaterais

O efeito colateral mais comum do tratamento com orlistat é a presença de gotas de gordura nas fezes. Outros sintomas relacionados a não digestão das gorduras são: cólicas abdominais, aumento dos gases, aumento do número de evacuações diárias e incontinência fecal. Em geral, os efeitos adversos são mais facilmente controlados se o paciente for disciplinado na sua dieta. Quanto mais gorduras forem ingeridas, mais comuns serão os efeitos indesejáveis.

Dor de cabeça ocorre em até 30% dos pacientes, dor nas costas em 14%, sintomas de gripe em 40%, cansaço em 7%, ansiedade em 5%, insônia em 4%, dor para urinar 8% e irregularidade menstrual em até 10% das mulheres.

Nos últimos 10 anos foram descritos 13 casos de lesão hepática grave, supostamente associada ao uso da droga. Até o momento, porém, não se conseguiu provar que a complicação tenha sido provocada diretamente pelo orlistat. É bom salientar que este medicamento já foi utilizado por mais de 40 milhões de pessoas em todo mundo sem que houvesse outros relatos de lesão grave do fígado.

Como qualquer droga, há casos de reação alérgica, inclusive anafilaxia, como o uso de Orlistat. Essas reações, todavia, são raras, ocorrendo em menos de 1% dos casos.

Interações medicamentosas

As seguintes drogas podem ter sua absorção alterada pelo uso do orlistat:

  • Ciclosporina: é preciso um intervalo de pelo menos 3 horas entre a administração do orlistat e da ciclosporina.
  • Levotiroxina: é preciso um intervalo de pelo menos 4 horas entre a administração do orlistat e da levotiroxina.
  • Multivitamínicos: é preciso um intervalo de pelo menos 2 horas entre a administração do orlistat e de multivitamínicos.
  • Análogos da vitamina D: é preciso um intervalo de pelo menos 2 horas entre a administração do orlistat e dos análogos da vitamina D (ex: calcitriol, paricalcitol ou colecalciferol).

Pacientes que fazem uso do anticoagulante Varfarina devem usar o orlistat com bastante cautela, pois o redução da absorção da vitamina K nos intestinos pode provocar um aumento do efeito anticoagulante, elevando o risco de hemorragias (leia: Varfarina – Marevan).

Como o orlistat favorece o controle dos níveis de glicose, nos pacientes diabéticos pode ser necessário um ajuste na dose dos antidiabéticos orais para que não ocorram episódios de hipoglicemia.

O orlistat não interfere na eficácia da pílula anticoncepcional (leia: Interações medicamentosas dos anticoncepcionais).

Contraindicações

O orlistat é contra-indicado na gravidez e em pacientes com doenças graves do fígado ou das vias biliares. O seu uso durante a amamentação também não está indicado.

Em pessoas com síndrome de má-absorção intestinal, o uso do orlistat pode agravar o quadro, por isso ele é contraindicado.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


114 respostas para “Orlistat (Xenical): como tomar e como funciona”

  1. Ivana Maria Barbosa Lima

    Tomo remédio pra ansiedade
    Olistate atrapalha?
    Olistate causa ansiedade

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Habitualmente, não.

  2. Luzia Dias Santos

    Orlistat pode causar um problema de saúde como um câncer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  3. Rosimeire da Cunha Munhoz

    Tomo oristat 2x ao dia posso tomar omega 3 junto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O orlistat pode reduzir a absorção do ômega-3. O ideal é tomar o Ômega-3 pelos menos 2 horas antes para garantir sua absorção.

      1. Paulo

        tbm estou com essa duvida doutor . teria algum artigo para leitura sobre ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          O orlistat impede a absorção de gorduras. Como o ômega-3, também chamado de óleo de peixe, é composto por gordura (ácidos graxos), a sua absorção pode ser reduzida se ambos forem tomados em horários próximos.

  4. Val Rodrigues

    Meu medico indicou tomar 1x ao dia, está correto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais adequado é 3 vezes por dia, um em cada refeição. Se você tomar só uma vez, ele só reduzirá a absorção de gordura em uma refeição do dia. O ideal é perguntar ao médico o motivo dessa posologia.

  5. Cristiane Martins

    Aonde posso comprar o verdadeiro oristat

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em qualquer farmácia.

  6. Adriene

    Faço uso das vitaminas D,E, omega 3 entre outras tbm,o uso do orlestate tira o efeito das vitaminas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, atrapalha a absorção dessas vitaminas se forem tomados com menos de 2 horas de intervalo.

  7. Leidjane da silva Santos

    Gostaria de saber se ele perde peso ou evitar ganhar peso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Os dois.

  8. Andreia Domingues

    Boa tarde
    Percebi que minha menstruação teve uma alteração pode ser uma reação do orlistat?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ter relação.

  9. Esther

    Ola ..estou tomando o orlistate a uma semana e ate hj nada mudou..posso aumentar a dose?? Tomar 2 ao invés de um??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1- Só que pode autorizar mudança de posologia do medicamento é o seu médico.
      2- Uma semana é muito pouco tempo.

  10. Marli Watanabe

    Li que não posso tomar o olistarte por mais de 2 anos e já fazem 3 anos que to tomando passado pela endocrinologista que mal pode fazer? Por favor obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Onde você leu que é contraindicado tomar o Orlistat por mais de 2 anos? Há vários estudos do Orlistat com mais de 2 anos de uso.

  11. Cintia

    Dr. Pedro, eu retirei minha vesicula biliar faz 4 anos, posso tomar o orlistat?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A colecistectomia (retirada da vesícula) não é contraindicação ao Orlistat.

  12. Ariane

    O orlistat é derivado de algum crustáceo? Pois tenho alergia grave a este último. Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que eu saiba, não. Mas você pode entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do laboratório para confirmar.

  13. Sônia

    Gostaria de saber se orlistate da dor no peito e nas costas.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dor no peito não é comum, mas dor lombar é um efeito adverso descrito.

  14. Carla Oliveira

    Boa tarde dr.

    eu gostaria de saber se o Orlistat, diminui a fome tbm ou só elimina a gordura ingerida?
    obrigada;

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só reduz a absorção das gorduras.

  15. Ana

    Olá Dr. eu só tenho um rim posso fazer uso do oristrat?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ter rim único não é contraindicação.

  16. miryane

    orlistat..O autor do blogs falar o seguinte: O ORLITATE ABSORVE APENAS 30% DA GORDURA INGERIDA. Está certo essa afirmação? Ou será assim: ORLITATE ELIMINA APENAS 30 % dá gordura? O que é totalmente diferente.. Pessoal é diferente uma informação da outra.qual o certo? Pois não estou entendendo nada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nenhuma das 2 afirmações está correta. Conforme o nosso texto explica, o orlistat impede a absorção de cerca de 30% da gordura ingerida. Ou seja, de toda gordura ingerida, você absorve 70% e os outros 30% saem nas fezes.

  17. erica

    quando paramos de tomà o medicamento ele faz com que engordamos ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Porque o medicamento impede a absorção de parte das gorduras dos alimentos ingeridos. Se você para o medicamento sem ter feito uma reeducação alimentar, vai voltar a absorver toda a gordura da dieta.

  18. Luciana

    Que tipo de distúrbio dentário? ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Gengivite e dor nos dentes. O fabricante não disponibilizou mais detalhes sobre esse efeito adverso, e eu não consegui achar nenhum estudo descrevendo com mais detalhes esses distúrbios dentários e gengivais.

  19. patricia

    Olá tem uma semana q tomo olistate E minha menstruação esta atrasada E meu marido vez vasectomia tem dois meses e os exames deu tudo ok zerado será q remédio pode fazer ela atrasar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  20. Dani

    Eu queria comprar ORLISTAT manipulado, mas vi relatos q os efeitos do medicamento são inferiores, será q é uma regra ou depende mesmo do laboratório

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nos manipulados você não tem a mesma garantia de qualidade que o orlistat tradiconal. Tem que confiar na farmácia que manipula.

  21. Karen Lopes

    Depois que atingir o peso ideal pra mim, mantendo uma dieta e a pratica de exercício fisico, posso engordar tudo novamente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se com a dieta e os exercícios você conseguir manter o consumo de calorias igual ou menor que o seu gasto diário, você não irá engordar.

  22. Thamyris da Silva Pereira

    Bom dia dr., estou tomando orlistat a 5 dias e não senti nada inclusive estou com intestino preso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, dessa forma o medicamento não está fazendo efeito.

  23. Tatiane Pereira Goncalves De O

    Tenho uma filha que é obesa, ela tem 12 anos, mede 1,68 de altura e pesa 108 kg. Posso dar orlistate 60 MG pra ela?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só com orientação médica.

  24. Carol

    Não costumo beber muito, mas eventualmente tomo uma cervejinha socialmente. Já tomo orlistate há dois meses. Minha dúvida é: O álcool pode interferir no efeito do remédio ou pode me causar algum outro transtorno?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for com moderação, não tem problema. Mas lembre-se que bebidas alcoólicas contêm calorias e podem atrapalhar no seu processo de emagrecimento.

  25. LUuu

    Bom dia, qual a melhor alimentação para maior aproveitamento do orlistat?tenho muita dificuldade em eliminar peso e tenho hipotireoidismo. Obrigada Dr. Pedro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Alimentação pobre em gorduras.

  26. Nicolle

    Uso o orlistat da Neo Química a 1 mês e não sinto nenhum dos efeitos colaterais, será que o medicamento não faz efeito em mim? O produto manipulado pode ser melhor que o de farmácia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  27. rosa

    orlistat é muito bom desde de que faça exercícios e dieta!!!

  28. Nívea

    O orlistat é um medicamento natural (fitoterápico)?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, é um medicamento de verdade.

  29. barros

    tenho colesterol e triguiceres alto, o orlistart reduz

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, ajuda.

  30. Palloma

    Olá Dr., boa tarde! Gostaria de saber se o Olistart pode causar manchas no corpo. Já tomei ele, juntamente com Bupropiona e Lanzoprazol, e estou tentando descobrir qual foi o remédio que me causou isto. Ah, também gostaria de saber se ele corta o efeito de algum anticoncepcional, como por exemplo o Diminut. Muito obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma dar manchas nem corta o efeito da pílula.

  31. Fernanda

    Ola doutor, gostaria de saber se o orlistat elimina gordura localizada ( abdomen)pois e a única região que me incomoda. Ha eu tomo chá de hibisco com gengibres tem algum problema.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Elimina gordura em geral. A gordura localizada só sai se você estiver realmente magro.

  32. simone

    Olá ouvi dizer que olistrate corta o efeito da pílulas é verdade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o texto fala sobre isso.

  33. Raisa Vieira

    Boa noite Pedeo

    Tenho alergia a diclofenaco, dipirona, ass e paracetamol, para dor só tomo arcoxia tem alguma dessas substâncias no orlistate !?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  34. ondina

    Se o orlistat tá faz bem pra esteatose hepatica; como pode prejudicar o figado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Releia o texto com calma, eu não afirmei que o orlistat faz mal para o fígado.

  35. ADENIZIA

    tomo xarelto de 20 mg dei trombose,posso tomar esse medicamento junto/

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum dos dois fabricantes relata interação medicamentosa entre o Xarelto e o orlistat, porém, não tome nada sem antes ter autorização do seu médico.

  36. vanessa

    Tenho um bb de 11 meses e amamento ele no peito posso tomar orlistat?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Enquanto a mulher está amamentando ela não deve usar orlistat nem nenhuma outra droga pra emagrecer.

  37. MARIA BEATRIZ PEREIRA

    Qual suplemento de vitaminas devo tomar em concomitancia ao uso dexenical?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente as vitaminas A, D, E e K são menos absorvidas quando o paciente usa orlistat. Converse com o seu médico para que ele avalie a necrssidade de você fazer reposição dessas vitaminas.

  38. Simone pires

    Eu tomo ablok plus de 25mg tem problemas ao usar o medicamento

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, não.

  39. lucelia

    criança de 11 anos pde tomar orlistat

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é indicado.

  40. Suzete Suzy

    Meu endócrino passou cetilistate e bupropiona. Será que faz mal? Cetilistate é igual ao Orlistat?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O Cetilistate age de forma semelhante ao orlistate. Em princípio, a associação com a bupropiona não é contraindicada.

  41. Paulina Paula

    Ola dr tomo microvilar orlistat manipulado tira o efeito dele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O orlistat não interfere com o anticoncepcional.

  42. Carla Russo

    Olá Dr. Gostaria de saber se posso tomar o Orlistat com o Belly ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Desconheço a existências de estudos científicos que tenham testado a interação entre o Belly e o Xenical para poder lhe dizer se é seguro ou não.

  43. Ana Paula Santos

    O orlistat influência no efeito do anticoncepcional Aixa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  44. RAQUEL CRISTINA Mousinho

    ola doutor, estou tomando o orlistate a sete meses, e estou satisfeita com o resultado, já consegui eliminar 22kg, tomo com orientação medica e sigo dieta e uma rotina de exercícios, porém estou preocupada pois pesquisei na internet e encontrei alguns textos dizendo que o uso continuado do orlistate pode causar câncer, isso é verdade? por quanto tempo devemos usar esse medicamento com segurança? e também gostaria de saber se ele compromete ou sobrecarrega os rins? obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Desconheço essa relação do orlistat com o câncer. Tem que ver qual foi a fonte utilizada pelo site para fazer esse tipo de afirmação.

      Em geral, o Orlisat pode ser usado por até 1 ano sem problemas. Depois desse tempo, o médico precisa reavaliar, para ver se há algum sinal de depleção de nutrientes ou vitaminas. Se ele achar que está tudo bem e que você ainda precisa do tratamento, o medicamento pode continuar a ser usado.

  45. flavia

    Oi tomei o orlistat por cinco dias mais parei pois quase fui para no hospital tive sintomas horriveis .tive dores de cabeça tonturas fraquezas e dores na nuca fiquei mto mal .vc pode me dizer pq tive essas reações.obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil dizer à distância. Tem que conversar com o médico que prescreveu a droga para tentar descobrir o que houve de errado. Não é comum isso acontecer.

  46. fatima

    Já faz 8 meses que tomo Xenical, algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se é por orientação médica, não.

  47. rosy gonçalves

    gostaria de saber se ele é vendido só com receita médica ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Teoricamente, o orlistat só deveria ser vendido sob receita médica.

  48. Paula

    Estou fazendo uso de sibutramina. Há intercorrencias em associar o Xenical?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se foi por ordem médica, não tem problema.

  49. Candida Souza

    Ola! Estou tomando Orlistat associado a topiramato e a oxitalopran. Poderei ter maiores problemas futuros?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se foi por indicação médica, a princípio não há problema.

  50. Marli Bek

    Quem toma cápsula de óleo de côco e omega 3 o olistat interfere nesses óleos ou joga fora esses óleos??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Boa pergunta. Nem os fabricantes do ômega 3 nem do orlistat referem que haja alguma interação. Porém, faz todo o sentido que haja alguma interferência na absorção. O ideal é você tomar o ômega 3 com um intervalo de pelo menos 2 horas antes do Xenical.

  51. Margareth Mendes

    Qual a diferença entre o Olistrat e Noz da India

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      São completamente diferentes. O orlistat é uma droga amplamente estudada e com comprovação científica de eficácia. A Noz da Índia é um produto que não faz parte da medicina tradicional, pois não possui estudos científicos que atestem a sua eficácia ou segurança.

  52. erica mendes

    ola! estou pesando 95k e preciso emagricer 30 para o peso ideal, o orlistate vai me ajudar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Vai, mas sozinho o orlistat não vai fazer você perder os 30 quilos. Dieta e exercícios são necessários também.

  53. Gislene

    Eu tomo inalapril será que posso tomar orlistst

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O enalapril não impede o uso do orlistat.

  54. Marilene Dos Santos

    Boa noite.
    Faço uso das cápsulas de Orlistate manipuladas há 6 meses. Li em um artigo que o tratamento é aconselhado para até 6 meses. Minha dúvida é se posso prosseguir tomando ou se há alguma restrição ao uso após esse período.?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode usar por mais de 6 meses sim.

  55. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Sim.

  56. Amanda Cristine Oliveira

    Eu estou tomando o Orlistat a uma semana e não notei diferença em relação ao meu intestino. Meu intestino continua preguiçoso..a indicação do meu medico foi de uma capsula no almoço e outra no jantar! Esse resultado é gradativo ou deveria ter notado a diferença na evacuação logo nos primeiros dias?!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Logo nos primeiros dias.

  57. Renata

    Acredite! Não precisa de prescrição médica! É só chegar na drogaria e comprar!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deveria ser assim.