Diferenças entre os sintomas de gravidez e menstruação

Dr. Pedro Pinheiro

comment 76 Comentários


Gravidez ou menstruação chegando?

Os primeiros sinais e sintomas de gravidez muitas vezes são sutis e podem facilmente ser confundidos com sintomas pré-menstruais. Para muitas mulheres, diferenciar essas duas condições pode ser desafiador. Nos primeiros dias de gravidez, é comum ocorrer um leve sangramento vaginal, resultado da implantação do embrião na parede uterina (sangramento de nidação), o que pode aumentar a confusão entre sinais de gravidez e sintomas menstruais.

Não é incomum, portanto, encontrarmos casos de mulheres que só descobrem estar grávidas após 3 ou 4 meses de gestação, simplesmente porque confundiram os sintomas iniciais de gravidez e o seu pequeno sangramento vaginal com os sintomas pré-menstruais ou com a menstruação propriamente dita.

Neste artigo tentaremos mostrar as diferenças entre os sintomas de gravidez e da menstruação. Para facilitar a leitura, redigimos o texto em forma de perguntas e respostas.

Dúvidas comuns sobre menstruação e gravidez

  1. É possível menstruar estando grávida?

    Não, a gestante pode apresentar sangramentos vaginais durante a gravidez, mas tecnicamente ela não menstrua.

  2. Existe “menstruação de gravidez”?

    Não. Existe sangramento vaginal durante a gravidez. As causas são várias, mas nenhuma delas é menstruação. Explicamos as principais causas de sangramento vaginal no início da gravidez no artigo: Sangramentos no primeiro trimestre de gestação.

  3. Por que o sangramento da gestante não pode ser considerado menstruação?

    Durante o ciclo menstrual, as células do endométrio (parede do útero) se proliferam, fazendo com que o útero fique mais espesso e com camadas altamente vascularizadas. O endométrio se expande para se tornar um local propício para receber um óvulo fecundado e iniciar uma gravidez.

    Se a mulher ovula e esse óvulo não é fecundado, o estímulo para a expansão e manutenção desta espessa parede uterina desaparece, fazendo com que todo esse tecido que cresceu durante toda a primeira metade do ciclo menstrual pare de receber suprimentos de sangue e acabe por desabar.

    A menstruação, portanto, não é exatamente uma perda de sangue, mas sim a eliminação de tecido uterino junto com vasos sanguíneos e sangue coagulado.

    Durante a gravidez, a parede do útero não desaba, caso contrário, o feto seria levado junto, caracterizando um abortamento. Logo, qualquer sangramento que ocorra na gravidez não pode ser considerado menstruação. Menstruação e gravidez são eventos incompatíveis.

  4. Quais são as causas de sangramento no início da gravidez que podem ser confundidas com menstruação?

    Entre 20 a 40% das gestantes apresentam pelo menos um episódio de sangramento vaginal durante o primeiro trimestre de gravidez. As causas são várias, incluindo implantação do ovo (óvulo fecundado) no útero, variações hormonais, lesões ou feridas na vulva, vagina ou útero, abortamento, ameaça de abortamento, gravidez ectópica, etc.

    A principal dica é uma alteração das características habituais e do tempo de sangramento menstrual. Se você está em idade fértil, teve relações sexuais recentemente sem a devida proteção anticoncepcional (seja camisinha, pílula ou qualquer outro método contraceptivo) e apresentou um sangramento vaginal diferente daquele que está habituada a ver, isso pode ser um sinal de gravidez.

    Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido. De qualquer modo, as características do sangue costumam ser bem diferentes da menstruação.

  5. Então, é fácil distinguir uma menstruação de um sangramento vaginal durante a gravidez?

    Nem sempre, principalmente se a mulher ainda não sabe que está grávida. As características do sangramento menstrual são diferentes de mulher para mulher. Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez.

    Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

    Três questões devem ser consideradas na hora de distinguir sangramentos vaginais:
    1. O sangramento está vindo na data esperada da menstruação?
    2. O sangramento tem a mesma duração e volume habituais da menstruação?
    3. As características do sangue são semelhantes às da menstruação?

    Se você respondeu sim para pelo menos 2 das 3 perguntas, a chance de ser apenas menstruação é bem grande.

  6. Se eu não souber que estou grávida e usar a pílula anticoncepcional, posso menstruar ao final da cartela?

    As pílulas contêm hormônios que simulam o ciclo menstrual. Em alguns casos, a grávida pode apresentar um sangramento mensal por causa desses hormônios, mas, tecnicamente, isso não é menstruação.

  7. Quais são os outros sintomas de gravidez que se parecem com os sintomas da menstruação?

    Alguns sintomas pré-menstruais, como cólicas, retenção de líquido, aumento dos seios, varição do humor e outros, podem ocorrer tanto em uma gestação inicial como no período pré-menstrual. A dica aqui é a mesma usada para distinguir os sangramentos: comparar as características dos sintomas.

    Habitualmente, os sintomas da gravidez podem ser parecidos, mas não são iguais aos do período pré-menstrual.

    O “feeling” ou o “sexto sentido” feminino é algo que deve ser sempre considerado. Quando a mulher sente haver algo de diferente no seu padrão menstrual ou nos sintomas pré-menstruais, a não ser que ela não tenha tido relações sexuais recentemente, o ideal é sempre fazer um teste de gravidez para tirar a dúvida, principalmente se a menstruação estiver atrasada.

    Obviamente, se a mulher não teve relações nos últimos 6 meses, não há como ela estar com uma gravidez inicial. Neste caso, as alterações no padrão menstrual devem ser avaliadas por um ginecologista.

  8. Menstruação atrasada é sempre sinal de gravidez?

    Claro que não. Se por um lado, toda gravidez obrigatoriamente causa atraso menstrual, o oposto não é verdadeiro. Nem todo atraso menstrual é sinônimo de gestação em curso. Há várias causas para o atraso menstrual, incluindo estresse emocional.

    Portanto, se a sua menstruação atrasou alguns dias, podem haver outras explicações que não uma gravidez. Porém, toda mulher sexualmente ativa com atraso menstrual maior que uma semana deve fazer um teste de gravidez para descartar uma gestação.

    Tentar saber somente pelos sintomas se você está grávida ou não costuma ser muito pouco eficiente. Vira um jogo de adivinhação. O diagnóstico de gravidez é feito com exames e não com bola de cristal.

    O mais correto é fazer o seguinte: se a sua menstruação atrasou, e você suspeita que possa estar grávida (mesmo que a suspeita seja bem ligeira), faça o teste de gravidez. Com pelo menos uma semana de atraso menstrual, a imensa maioria dos testes tem uma taxa de acerto elevadíssima, próxima de 100%

  9. Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

    Não há uma relação direta. Eventualmente, a nidação, evento que ocorre quando o embrião se implanta na parede do útero, pode causar um pequeno sangramento que ao se misturar com as secreções naturais da vagina pode parecer um corrimento marrom. No entanto, há diversas outras causas para corrimento ou menstruação de cor acastanhada, como alterações hormonais no fim do ciclo, infecção ginecológica, trauma após sexo ou exame ginecológico, sangramento de escape induzido pela pílula do dia seguinte ou em adolescentes no início do ciclo menstrual.

  10. Menstruação com coágulos pode ser gravidez?

    Coágulos na menstruação são comuns e geralmente ocorrem devido ao sangue que se acumula no útero antes de ser expelido. Em geral, não indicam nada além de uma menstruação normal. No entanto, se a menstruação for muito volumosa, tiver muito mais coágulos que o habitual e vier acompanhada de outros sintomas, como dor intensa ou febre, é aconselhável procurar orientação médica para descartar outras condições de saúde.

    Se você estiver grávida e apresentar sangramento com coágulos, isso pode ser um sinal de aborto espontâneo, especialmente se acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal intensa ou sangramento anormalmente volumoso. Durante um aborto espontâneo, o corpo expulsa o tecido do embrião, o que pode resultar em coágulos e sangramento intenso

  11. Não tenho sintomas de gravidez, mas a menstruação está atrasada. O que pode ser?

    Existem várias causas. Uma delas é a própria gravidez, pois os primeiros sintomas de gravidez podem surgir apenas semanas depois do atraso menstrual. Outras causas possíveis são estresse emocional, desequilíbrios hormonais, mudanças recentes de peso, exercício físico excessivo, uso de certos medicamentos, infecções, etc. No artigo: 15 Causas Comuns de Menstruação Atrasada explicamos os principais motivos.

  12. Corrimento branco antes da menstruação pode ser sinal de gravidez?

    Corrimento branco antes da menstruação não é um sinal típico de gravidez. Geralmente, esse tipo de corrimento, conhecido como leucorreia, é normal e pode ocorrer devido a alterações hormonais ao longo do ciclo menstrual. O corrimento branco e espesso antes da menstruação é comum e geralmente não é motivo de preocupação.

    No entanto, se houver outras razões para suspeitar de gravidez, como atraso menstrual ou outros sintomas típicos, é aconselhável fazer um teste de gravidez para esclarecer a situação. Se o corrimento apresentar odor, cor, ou textura anormais, ou se estiver acompanhado de coceira ou irritação, é importante consultar um médico para descartar infecções ou outros problemas de saúde.

    Sugerimos a leitura de: Corrimento vaginal: branco, amarelo, marrom, com cheiro…

  13. Minha menstruação veio 3 dias e parou, pode ser gravidez?

    Uma menstruação que dura apenas três dias e depois vai embora não é um indicador comum de gravidez, especialmente se o sangramento for semelhante ao seu padrão menstrual normal. Variações na duração e na intensidade da menstruação podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo estresse, mudanças de estilo de vida e condições de saúde.

    No entanto, algumas mulheres podem ter sangramento leve no início da gravidez, que pode ser confundido com um período menstrual curto. Se houver suspeita de gravidez devido a outros sintomas ou situações, como a falta de proteção durante relações sexuais recentes, é aconselhável fazer um teste de gravidez para esclarecer.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


76 respostas para “Diferenças entre os sintomas de gravidez e menstruação”

  1. Marcos

    Olá Dr. fiz com minha namorada mas não ejaculei dentro ( não tenho certeza devido o pré gozo) mas ela estava no último dia de menstruação e faltava mais de 6 dias para ela entrar na ovulação…tem possibilidade de gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Possibilidade sempre há, mas é pouco provável engravidar com relações durante a menstruação.

  2. Bru

    Doutor , estou com minha menstruação atrasada tomei a injeção por 3 meses porém acabei esquecendo de tomar , fui aconselhada a fazer um bhgc que deu negativo dia 22 de novembro tive um leve sangramento muito mas muito pouco por 4 dias , depois disso esperei minha menstruação vir dia 5 de dezembro e alguns outros dias tive relação sem proteção proteção fiz fiz 3 testes recentemente porém todos negativo , minha menstruação não veio ainda , estou com muita dor nos seios com muita ânsia e dores na lombar posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sempre que você tiver relações desprotegidas, há risco de engravidar. Não entendi muito bem os tempos que você descreveu, mas o ideal é repetir o teste de gravidez quando a menstruação estiver 1 semana atrasada. Se vier negativo de novo, é pouco provável que você esteja grávida.

  3. ALINE APARECIDA

    Injeção de contraste corta o efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  4. Patricia

    No dia 1 acordei sem sangue nenhum. Nenhum mesmo. Achei estranho pq nunca acaba do nada. Sempre fica aquele borrinha no final.. E tbm achei estranho por ter sangrado antes da data prevista. Minha menstruação NUNCA vem antes. Será que tem chance de eu estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você teve relações desprotegidas e a menstruação veio bem diferente do habitual, gravidez é uma possibilidade.

  5. Gisa cavalcanti

    Meu exame deu falso positivo, posso estar grávida. ? Menos de 25ml..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Seu exame não deu falso-positivo, ele deu negativo. Valores abaixo de 25 são negativos.

  6. Gertude

    Fiz teste de farmácia e o beta hcg e deu negativo, mas estou com sintomas de gravidez. É possível eu estar grávida? (Minha menstruação está vindo normal, apenas mais curta).

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com menstruação vindo e teste de gravidez negativo, é muito pouco provável que você esteja grávida.

  7. Claudilene

    Dr. A minha menstruação está atrasada fiz o teste de farmácia com 4 dias de atraso deu negativo, depois de 3 dias , veio uma leve cólica e desceu um sangramento meio escuro por dois dias depois cortou de vez, tem alguma possibilidade de eu estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável.

  8. Ilda

    Eu fiz sexo desprotegido no mesmo dia que a menstruação apareceu,e o meu parceiro ejaculou dentro,e possível engravidar..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Muito, muito pouco provável.

  9. Cleide

    Doctor ao tirar dui mirena e possível engravidar logo ou tem que se esperar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode engravidar já no próximo ciclo menstrual.

  10. Felipe

    Doutor, a menstruação da minha esposa está atrasada há mais de 2 meses sendo que na semana retrasada fizemos o teste de farmácia e deu negativo. Há possibilidade dela estrar grávida? A menstruação dela nunca atrasou tanto assim.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É pouco provável um teste de gravidez dar falso negativo com 2 meses de atraso menstrual.

  11. Fera

    meu namorado apenas encostou, em mim, e saiu o líquido librificador, posso está grávida? minha menstruação ja desceu,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você não está grávida.

  12. Milena

    Fiz um teste de gravidez deu positivo fiz o d sangue e estou menstruando um sangue vermelho bem vivo isso é normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, sangramento vaginal durante a gravidez não é normal, ainda mais com sangue vermelho vivo.

  13. Re

    Tive uma relaçao desprotegida no dia 22/12. Eu tomei a pilula menos de 10 horas depois. Minha menstruação veio na mesma semana e no início de Janeiro ela veio também. Mas esse mês pareceu vir bem menos e com uma cor diferente (avermelhado, mas como corrimento). Há possibilidade de estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não referente àquela relação do dia 22/12.

  14. Bela

    Dr fiz o beta e deu 25 ,porém minha menstruação desceu. Tem risco de está grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação realmente veio, você não está grávida.

  15. paloma mazui ferreira

    olá doutor meu nome é paloma fiz um teste de urina de uma lista forte e a outra estava dando bem fraca ,posso estar gravida

  16. Dani

    Não gozei, meu namorado sim. Posso tá grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, para haver gravidez, basta o homem ejacular.

  17. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Se não houve nenhum problema com a camisinha, é pouco provável.

  18. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Sim.

  19. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Se foi relação sem proteção contraceptiva, pode.

  20. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Sangramentos na gravidez nunca são “normais”. Tem que investigar.

  21. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Sim, é possível.

  22. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Quem menstrua não está grávida.

  23. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Muito pouco provável.

  24. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Então, não é gravidez.

  25. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não, se você toma o anticoncepcional de forma correta, mesmo durante a pausa você continua protegida.

  26. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Não me parece provável.

  27. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Corrimentos podem não ter relação nenhuma com atividade sexual.

  28. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Gravidez não é com certeza.

  29. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Ele lhe passou um antibiótico. Provavelmente achou que você tinha alguma infecção.

  30. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Obrigado.

  31. Jéssica

    Dr. minha menstruação atrasou duas semanas e veio pra mim durante dois dias um sangramento inicialmente escuro e após vermelho com pouco coágulo posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pouca informação para saber se alguém pode ou não estar grávida. Se você acha que possa estar grávida, o melhor é fazer um teste de gravidez.

  32. luciana

    ola minha menstruação ta com 5 dias atrasada, fiz o teste e deu negativo, posso ta gravida mesmo assim ou ainda e cedo pra ter feito o teste ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tá cedo, não. A chance de estar grávida ainda existe, mas com o teste negativo é pouco provável.

  33. Hallyne Gonçalves

    Fiz testes de farmácia e laboratório é deram positivo, estou com 2meses, porém a 4 dias atrás comecei com um corrimento arrombam pouco e ontem veio uma cor mais p o lado do vermelho e em maior quantidade e to sentindo muitas dores no corpo e cólicas. Posso estar tendo um aborto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, procure o seu obstetra imediatamente.

  34. viviane

    Dr. Pedro, fiz um teste de gravidez com oito dias de atraso e o beta deu 142,0, dois dias depois deu 290,0, acho que aumentou pouco; há cinco dias tive um corrimento marrom e ontem comecei a sangrar com coágulos, tenho retorno médico no dia 26….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O beta HCG dobrou em 2 dias. Tá normal.

  35. Natália

    Se a mulher que toma anticoncepcional engravida, ela sangrará na pausa de 7 dias?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  36. elaine

    dr. e normal durante a relaçao acontecer um sagramento no oitavo mes da gestaçao?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  37. leticia

    olá Dr, meu nome é leticia minha menstruação veio fico ums 5 dias mas sinto muito enjoos as vezes chego a vomitar, pode ser gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você realmente menstruou, é porque não está grávida.

  38. lili

    fiz uma Inseminação no dia 04/06 no dia 15/06 comecei a sangra meu marron o que seria isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Lili, tem que examinar, não tenho como opinar à distância. Procure o seu obstetra.

  39. jaqueline

    tive relaçoes e minha mestruaçao atrasou 10 dias e ontem ela veio mais muito pouco pouquissimo msm e hj veio mais que ontem isso hé mestruaçao?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu não tenho como opinar à distância. Se você tem risco de ter engravidado nesse último ciclo e acha que pode não ter menstruado, faça um teste de gravidez.

  40. Adácia

    Tive relação sem camisinha,e tomei a pílula depois de dias mestruei. Posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você menstruou é porque não está grávida.

  41. Regiane

    Quantos dias dura um sangramento de gravidez ,quero compara um de menstruação

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende da causa do sangramento.

  42. Regiane

    Dr, tomo anticoncepcional enjecao tenho que tomar no mesmo horário ou não tem nada aver ?ou só toma no mesmo dia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A injeção anticoncepcional não precisa ser exatamente na mesma hora sempre.

  43. Italo

    Se uma mulher não menstrua a dois meses e não tem sinais de gravidez nem sangramentos e nem enjoa oque pode ser ?
    Dr. Pedro Pinheiro ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que investigar. Pode ser um monte de coisas.

  44. angela

    dr pedro eu tenho 5 anos de casada e eu nunca consequi engravida eu tenho que procura genecologista?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, procure um que seja especialista em fertilidade.

  45. Camila Fonseca

    Doutor, tenho DIU de cobre há uns 4 meses! Menstruei no período esperado porém notei uma coloração diferente (vermelho vivo). Além disso, passei por episódios de dores no estômago, vômitos sem causa aparente e agora estou com infecção urinária. Será que posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deve estar. De qualquer forma, procure o seu ginecologista para ver se está tudo bem com o seu DIU.