Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 131 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

Para mulheres que querem engravidar, saber estimar o dia fértil serve para otimizar as datas das relações sexuais, aumentando as chances de fecundação.

Para as mulheres que não querem engravidar, mas que por descuido ou acidente tiveram relações sexuais desprotegidas, estimar o período fértil ajuda a saber se ato sexual foi feito em um período de elevado risco de gravidez.

Neste texto vamos explicar como calcular o período fértil, ou seja, como saber quais os dias do mês em que a mulher tem mais chance de engravidar.

Atenção: não use as informações abaixo para fazer a tabelinha, pois a mesma é considerada um método anticoncepcional com elevada taxa de falhas.

O que é o período fértil?

A definição mais simples para período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Duas informações são essenciais para entender os seus dias férteis:

  • Após a ovulação, o óvulo só permanece viável para ser fecundado por aproximadamente 24 horas.
  • Os espermatozoides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por até 5 dias, sendo as primeiras 48 horas o seu período de maior atividade.

Isso significa que o período fértil costuma ser de até 5 dias. Mesmo que a mulher só ovule 5 dias depois do ato sexual, é possível ainda haver espermatozoides viáveis na sua trompa, à espera do óvulo.

Vamos dar exemplos hipotéticos para ficar mais fácil o entendimento. Acompanhe o raciocínio junto com a tabela do período fértil fornecida para cada exemplo.

Imagine uma mulher que irá ovular no dia 7 de Outubro. Se os espermatozoides estão mais ativos nas primeiras 48 horas, e se o óvulo só sobrevive por 24 horas, isso significa que o período com maior chance dela engravidar ocorre entre os dias 5 e 8 de Outubro.

Período fértil

Estudos mostram que a chance de gravidez após relação sexual desprotegida nesse caso hipotético seria de:

  • 5% nos dias 3 e 4 de Outubro (4 a 5 dias antes da ovulação).
  • 30% nos dias 5 e 6 de Outubro (1 ou 2 dias antes da ovulação).
  • 10% nos dias 7 e 8 de Outubro (até 24 horas depois da ovulação).
  • 0% antes do dia 2 de Outubro ou depois do dia 9 de Outubro (mais de 6 dias antes da ovulação ou mais de 2 dias depois da ovulação).

Portanto, podemos concluir que o maior risco de gravidez se dá quando as relações sexuais ocorrem 48 horas antes da ovulação.

Para saber mais sobre o período mais propício para engravidar, leia os seguintes artigos: Período fértil para engravidar e Como aumentar a chance de engravidar?

Como calcular o dia da ovulação?

Bom, sabendo agora que o período fértil costuma ser de 5 dias antes até 24 horas depois da ovulação, o próximo passo é saber estimar em que dia foi ou em que dia será a próxima ovulação.

Como saber quando foi a última ovulação?

É muito mais fácil saber quando a mulher ovulou do que tentar adivinhar quando será a próxima ovulação. Geralmente a ovulação ocorre mais ou menos 14 dias antes do próximo ciclo menstrual. Portanto, se uma mulher menstruou no dia 20 de Outubro (como no nosso calendário fictício acima), isso significa que a sua ovulação ocorreu por volta do dia 7 de Outubro.

Esta informação, porém, ajuda pouco na maioria dos casos, pois se a mulher já menstruou isso significa que ela não está grávida.  As pessoas geralmente querem saber a data da ovulação antes da nova menstruação descer.

Apenas para os casais que estão tentando engravidar é que essa informação é relevante. Se o casal teve frequentes relações sexuais ao longo do mês e a mulher não engravidou, é importante olhar para trás e ver se eles realmente tiveram relações nos dias corretos. Se ao final de cada mês o casal constatar que sempre estão tendo relações nos dias mais férteis, e mesmo assim a mulher não engravida, uma consulta com um médico especializado em fertilidade pode ser de grande ajuda.

Como saber quando será a próxima ovulação?

Estimar o dia da próxima ovulação pode ser uma tarefa difícil, principalmente para aquelas mulheres com ciclos muito irregulares. Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais preciso conseguimos ser ao calcular o dia fértil.

Na prática, o que vemos é o seguinte:

  • Em 95% dos ciclos menstruais, a ovulação ocorre nos quatro dias antes ou depois do meio do ciclo (em um ciclo de 30 dias, a ovulação ocorre 4 dias antes ou depois do 15º dia).
  • Em cerca de 30% dos ciclos, a ovulação ocorre exatamente no meio do ciclo (por exemplo, no 14º dia num ciclo de 28 dias ou no 15º dia num ciclo de 30 dias).

Vamos dar exemplos de como calcular o período fértil para diferentes tamanhos de ciclos menstruais. Porém, se você tem um ciclo menstrual bem regular e previsível, você pode utilizar a calculadora abaixo para estimar o dia da sua próxima ou anterior ovulação.

Calculadora do dia da ovulação


Atenção, estamos falando de estimativas. Reforçando o que dissemos no início do texto: não use as informações deste texto para fazer uma “tabelinha” como método anticoncepcional. Cada mulher tem ciclos menstruais com características próprias. Sem fazer exames, é impossível afirmar com certeza o dia da próxima ovulação.

Como calcular período fértil

Exemplo 1: ciclo menstrual regular de 28 a 30 dias

Quando as mulheres têm ciclos bem regulares e de aproximadamente 1 mês, é bem fácil calcular o dia fértil.

Nestes casos, a ovulação habitualmente ocorre bem no meio do ciclo, 14 a 15 dias depois do primeiro dia de menstruação, o que também significa 14 a 15 dias antes da próxima menstruação.

período fértil

Portanto, se o primeiro dia da menstruação caiu no dia 2 de Outubro, a ovulação deverá vir ao redor do dia 16 de Outubro e o período fértil englobará os dias 12 a 17 de Outubro, sendo os dias 14,15 e 16 e 17 de Outubro os com maior probabilidade de gravidez.

Exemplo 2: ciclo menstrual regular maior que 30 dias ou menor que 28 dias.

As mulheres com ciclos regulares, mesmo que não entre 28 e 30 dias, também podem estimar com alguma precisão o dia da próxima ovulação.

Como já explicamos, a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação. Portanto, se o ciclo é bem regular, é possível prever o primeiro dia da próxima menstruação.

período fértil

Imagine uma mulher com ciclo de 26 dias, que menstruou no dia 2 de outubro. Sendo o seu ciclo regular, a próxima menstruação deverá vir no dia 28 de Outubro. Como a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação, a ovulação deverá ocorrer aproximadamente no dia 14 de Outubro.

Portanto, neste caso, o período fértil englobará os dias 10 a 15 de Outubro, sendo os dias 12,13 e 14 e 15 de Outubro os com maior probabilidade de gravidez.

Exemplo 3: ciclo menstrual irregular entre 26 e 32 dias

A maioria das mulheres não tem seu ciclo menstrual regular como um relógio. Em um mês o ciclo é de 29 dias, no outro 27, num terceiro 31…

Quando a menstruação não segue um padrão bem definido ao longo dos meses, calcular o período fértil e quando será a próxima ovulação não são uma tarefa fácil.

Em 95% das mulheres, a ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois da metade do ciclo. Portanto, como não é possível prever antecipadamente o tamanho do ciclo, nessas mulheres o cálculo é feito levando em conta a possibilidade de ciclos de 26 a 32 dias.

Isso significa que se ocorrer um ciclo curto de 26 dias (meio do ciclo com 13 dias), a ovulação pode se dar entre os dias 10 e 16 do ciclo. Se for um ciclo longo, com 32 dias (meio do ciclo com 16 dias), a ovulação pode ocorrer entre os dias 13 e 19 do ciclo.

Portanto, em mulheres com ciclos irregulares entre 26 e 32 dias, a ovulação pode ocorrer a qualquer momento entre o 10º e o 19º dias do ciclo (o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação). Isso significa que o período fértil pode começar tão cedo quanto o 7º ou 8º dia do ciclo ou terminar tão tarde como o 20º dia.

período fértil

No nosso exemplo, se a mulher menstruou no dia 2 de Outubro, os  5 dias férteis dela podem cair desde o dia 7 de Outubro (no caso de ciclo de 26 dias) até o dia 20 de Outubro (no caso do ciclo ser de 32 dias).

Existe uma outra maneira de calcular o período fértil nos casos de ciclos irregulares, mas é preciso que a mulher tenha anotado o tamanho dos seus ciclos nos últimos seis meses.

Como é feito este cálculo? Ao longo dos últimos 6 meses, pegamos o número de dias do menor ciclo e subtraímos 18, depois, pegamos o número de dias do maior ciclo e subtraímos 11. Por exemplo, se o menor ciclo foi 25 dias e o maior foi de 34 dias, então:

25-18 = 7
34-11 = 23

Isto indica que no próximo mês, os seus 5 dias de período fértil poderão cair a qualquer momento entre os dias 7 e 23 do ciclo.

Já deu para notar que nestes casos não há muito como antecipar os dias férteis com segurança. O intervalo é grande porque é impossível prever o dia da ovulação com muita exatidão. A cada mês a mulher ovula em um dia diferente do ciclo. E quanto maior for a diferença de dias entre o maior e o menor ciclo, mais impreciso será o cálculo.

Exemplo 3: ciclo menstrual irregular muito curto ou muito longo

A maioria das mulheres tem ciclos entre 26 e 32 dias, mas consideramos normais os ciclos entre 25 e 35 dias. Ciclos menores que 25 ou maiores que 35 dias geralmente indicam que a mulher não está ovulando.

Nos ciclos muito curtos, mesmo que haja ovulação, ela se dará tão próxima da menstruação, que o útero ainda não estará preparado para receber o óvulo fecundado, não sendo possível a progressão da gravidez.

Nestes casos, portanto, não adianta querer calcular período fértil, pois ele provavelmente não existe. O ideal é procurar ajuda do ginecologista.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


131 respostas para “Calcule seu Período Fértil e Data da Ovulação”

  1. Moisés Alberto

    É possível a mulher que já teve filho não estar ovulando?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível que uma mulher que já teve um filho não esteja ovulando atualmente, principalmente se o filho nasceu há pouco tempo.

      1. Wenia

        Dr eu menstruei no dia 25 do mês passado quando seria o meu período fértil desse mês

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Depende do tamanho do seu ciclo. Em geral a ovulação ocorre 14 dias antes do próximo ciclo menstrual. Por exemplo, se o seu ciclo é bem regular, com 28 dias, você deve menstruar no próximo dia 22 e sua ovulação terá sido ao redor do dia 8 de maio.

  2. Abreu João

    Eu não consigo engravidar minha parceira porque o período dela é irregular.

    O que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quão irregular é o período dela?

  3. Alessandra Barbosa

    Como posso regula meu ciclo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com qual objetivo? Engravidar?

  4. letas

    boa tarde, minha dúvida é como saber se meu ciclo menstrual e regular ou irregular?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a diferença entre o tamanho de cada um dos ciclos for menor que 9 dias, o ciclo é regular. Se for maior que 9 dias, é irregular. Nesse texto explicamos melhor: Sangramento uterino anormal (menstruação anormal).

  5. Maria Manuel

    É possível a mulher que já teve filho não estar ovulando?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível.

  6. Felismina

    Meu período começou no dia 18,foi embora no dia 23
    Qual é o meu período fértil

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só com essas informações não dá pra saber. Utilize a calculadora de ovulação que aparece no meio do texto, ela mostra quais são as informações necessárias pra saber o seu período fértil.

  7. Michelly

    Bom noite eu fis sexo dia 30 /07/2019
    Minha mestruação desseu dia 06/08/2019
    Meu perido fertil er dia 20 /08/2019
    Fis meu bebe dia 30 ou depois

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você menstruou no dia 6 de Agosto, não foi na relação de 30 de Julho que engravidou.

  8. Mônica

    Queria saber assim que a meatruacao vai embora sim tiver relação pode engravidar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, existe risco.

  9. Rose

    Posso menstruar e não ovular?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A mulher que não ovula também não menstrua. Pode até haver alguns eventuais escapes de sangue, mas não é menstruação propriamente dita. É só lembrar das mulheres após a menopausa, que deixam de ovular e param de menstruar.

  10. Leonardo Guerra

    Olá, minha parceira tem o ciclo de 31 dias com 5 dias de menstruação. Esse mês a menstruação chegou com um dia de atraso e durou oito dias. Os dois primeiros dias foram de sangramento fraco, já os outros foram iguais aos dos ciclos passados.
    Foi a primeira vez que isso aconteceu, então gostaria de saber se pode haver algum problema ou é algo que se adequa a normalidade.

    Outra dúvida é sobre o próximo período menstrual dela. Permanece o mesmo ou existe mudanças? Caso existam, como podemos calcular?

    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A menstruação vir um pouco diferente uma vez ou outra não significa nada. Em princípio, pode calcular.

  11. regina leal

    Boa tarde tem dificuldade em engravida por causa que fiquei sem hormônio e a tiroide não esta produzindo hormônio sera que vou poder mais engravidar tenho um filho de 3 anos e a 2 a
    nos tive um abordo espontanio

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Basta fazer reposição da levotiroxina com medicamentos. Tratar hipotireoidismo costuma ser bem simples.

  12. Rodrigo Silva Cunha

    Tomar a pílula do dia seguinte altera o período fértil e o dia da ovulação, ou permanece sendo o do ciclo em q se encontrava a mulher?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode alterar o atual ciclo e, às vezes, o seguinte. Depois, volta ao normal.

  13. Alessandra Marques

    Estava no sétimo comprimido do ante concepcional, e tive relação sexual sem camisinha,corro riscos de ter engravidado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depois de 7 dias, você já está protegida.

  14. andrea santos

    quero engravidar mestruei dia 23 qual o melhor dia fertil pra ter relacao?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende do tamanho do seu ciclo. Na verdade, se você quer mesmo engravidar, a partir do dia seguinte que a sua menstruação acabar, comece a ter relações a cada 2 ou 3 dias por pelo menos 2 semanas.

  15. Cachos da Preta

    Boa noite Dr. Gostaria de saber uma coisa ,minha M desceu dia 16/10 namorei dia 27, 01 e 02 posso ter engravidado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode.

      1. Cachos da Preta

        Muito obrigado por me responder Dr. Hj fiz um teste de farmácia sem atraso deu negativo vou esperar atrasar para fazer outro. Bjs

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O ideal é esperar pelo menos uns 3 a 4 dias de atraso.

  16. rute

    A minha ultima menstruacao foi a dia 04/12/2014
    tive relacoes com ele a dia 26/12/2014
    na ecografia diz que esta de 11semanas e 4dias
    e na realidade tinha e dar 9 semanas
    da uma diferença de 2 semanas e 4 dias
    è normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Mas, se a sua DUM foi em 4 de Dezembro,a idade gestacional atual é 23 semanas e 6 dias. Pelo ultrassom, qual seria a idade gestacional hoje, dia 20 de Maio?

  17. jamile

    Oie. gostaria de saber se tenho período fértil tenho um ciclo de 35 dias e quero muito engravidar me ajuda..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você menstrua, mesmo que somente a cada 35 dias, é porque ovula.

  18. Raissa York

    Boa tarde, gostaria de saber o seguinte.
    Tem alguns dias no mês que me sinto muito exitada e fico molhada la em baixo excessivamente. Posso considerar esses dias como férteis para me prevenir mais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente tem relação.

  19. Juliana

    Olá Dr.
    Meu ciclo é de 28 dias e esse mês, exatamente no 14º tive relação, porém meu corrimento não estava com aquele aspécto típico do período fértil, ele só ficou assim agora, no 24º. É possível que ao invés de ter ovulado no 14º dia eu esteja ovulando agora? Já que ainda é cedo pra fazer um teste de gravidez.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o seu ciclo é regular em 28 dias, é pouco provável que você só tenha ovulado no 24º dia. O teste de gravidez só deve ser feito quando há atraso menstrual. Antes disso, não adianta.

      1. Juliana

        Obrigada e com quantos dias de atraso posso fazer o teste?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          A partir do primeiro dia já é possível, mas o teste é mais confiável se for feito com 5 a 7 dias de atraso.

  20. Katiuscia Costa

    Bom dia Dr. Minha menstruação veio dia 1. No dia 17 tive uma relação com camisinha, a quantidade de semem foi bastante significativa a camisinha não estourou. Corro o risco de estar grávida.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se não houve vazamento, não há risco relevante.

  21. Renata Teodoro de Souza

    Dr. Pedro é possivel que hcg dê positivo apenas no sangue e não na urina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas apenas em fases inicias da gravidez. Conforme o o HCG se eleva, ambos ficam positivos.

  22. Edilane Santos

    boa tarde DR.PEDRO minha menstruaçao veio dia 11/02 tive relaçao no dia 13 no dia 14 foi embora e tomei a pilula do dia seguinte posso ter engravidado? obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Durante a menstruação é pouco provável que alguém engravide.

  23. Danielle Biazi

    Olá DR.Pedro, estava menstruada do dia 18 até dia 22, tive relação no dia 23 posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Poder, pode, mas é pouco provável.

  24. glaucia vanucia ferreira

    doutor qual sao os risco de gravidez quando o casal nao se cuida e o homem nao goza la dentro

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
  25. Adriana Camilo Magenta

    boa tarde Pedro sai com um rapaz dia 06.11 sem preservativo porem estava no fim da menstruação e dia 27.11 fiz diversos teste de farmácia todos deram negativos é possível ficar gravida tanto tempo depois ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você já menstruou alguma vez desde esta relação no início de Novembro? Se sim, relaxe, você não engravidou. Por outro lado, se a menstruação nunca mais veio, é melhor fazer um novo teste.

      1. Adriana Camilo Magenta

        ja sim dr. pois

      2. Adriana Camilo Magenta

        dia 05.12 fiz novo teste porem negativo também

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Então, relaxa, você não engravidou naquela relação.

  26. Helena91

    Boa tarde, Dr. Pedro. Minha dúvida é: Relação sexual sem ejaculação pode levar à gravidez? Quais as chances?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode. O coito interrompido tem uma taxa de falha de quase 30%.

  27. vanda

    Olá doutor meu periodo varia de 24 a 26 dias acha que tenho ovulacao ou nao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a menstruação vem sempre, é porque você tem ovulado.

  28. cida

    olá! Dr
    tive uma unica relação no dia 04/12 e minha menstruação começou dia 24/11 gostaria de ter uma menina mas eu fiz poucas tenyativas só uma será que corro o risco de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Risco há, mas se você tivesse tido mais relações neste período, as chances seriam muito maiores.

      1. cida

        brigadoo Dr

  29. Gilsilayne Christina

    Olá Dr.! Queria saber se é normal ficar menstruada no periodo fertil

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, isso é impossível. Ou a mulher está no período fértil ou está na fase menstrual. Não há como as duas coisas ocorrerem ao mesmo tempo.

  30. Paticia

    Nao tomo pirula e nao mestuo posso engravidar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não menstrua é porque não está ovulando. E se não ovula, não tem como engravidar. Tem que ir ao ginecologista para descobrir a causa.

  31. Mariana

    Menstruei dia 23.09. quais os dias ( em números) que estou no período fértil? corro riscos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sem saber como é o seu ciclo menstrual habitualmente é impossível estimar o período fértil.

  32. claudia santos

    doutor,minha mestruação acabou quanto estava no dezimo dia eu tive relação sem me prevenir,sera k tem algum risco de engravidar…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, tem risco.

  33. Aryane Ferreira

    Doutor,sempre que eu e meu namorado temos relações sexuais!eu sem querer acabo jogando para fora o líquido que ele ejaculou.O que esta acontecendo comigo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso é normal. O esperma ejaculado não precisa ficar dentro da vagina por muito tempo para poder engravidar.

  34. juliana

    Doutor, dia 20 de julho meu namorado ejaculou dentro.. Eu tinha mestruado dia 5 de julho… Gostaria de saber se eu estava no período fértil no dia 20?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existe um grande risco, mas não dá para ter certeza.

  35. ANA

    Doutor eu e meu namorado tivemos relação sexual sem camisinha e ele ejaculou fora e expeliu o líquido em cima da vagina,mesmo assim corro risco de engravidar?Queria saber também se meu namorado usar camisinha e ejacular dentro de mim corro o risco de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É mais seguro ele usar a camisinha o tempo todo e ejacular dentro do que não usar e ejacular em cima da vagina, do lado de fora.

  36. reuri santos ferreira

    Doutor eu e minha namorada fizemos sexo dia 01/08 e ela menstruou do dia 20 ate o dia 24 de julho… então é possível que ocorra gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível.

  37. Luana

    Oi Dr . To tentando engravidar , já faz 28 que está atrasado , fiz o teste e deu positivo , mais agora minha menstruação desceu, o que significa isso Dr.?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Primeira coisa é ter certeza que esse sangramento é menstruação. Se for, ou você nunca esteve grávida ou esteve e abortou espontaneamente. Você deve procurar o seu ginecologista.

  38. Gabriel

    Doutor, tive relação e a camisinha estourou! Para prevenir minha namorada tomou prevyol-2 cerca de 4 horas depois. Considerando que a menstruação dela veio dia 16/05 e tivemos relação no dia 31/05 as chances de engravidar são remotas? E a pílula nesse caso, é garantida? Grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pela data existe grande risco dela engravidar. Porém, como ela tomou a pílula, é provável que não tenha engravidado. A pílula não é 100% eficaz.

      1. Gabriel

        Fico muito agradecido pela resposta! Mas me enganei na data que veio a menstruação! O primeiro dia foi 23 e tivemos relação no dia 31. Sendo assim, as possibilidades mudam? Grato!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Tornar-se um pouco menos provável, mas não impossível.

  39. yolanda cristina lima lopes

    olá tomo anticoncepcional injetavel e minha menstruaçao tava vindo sem atraso,data da ultima menstruaçao foi dia 08/04 e esse mes ainda não veio.mesmo tomando anticoncepcional posso engravidar?fiz o teste de farmacia e deu negativo ele é confiavel?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Engravidar com anticoncepcional só ocorre se você estiver tomando o medicamento de forma errada. Os testes são confiáveis, mas eles podem errar. Não são 100% infalíveis.

  40. Stefany Leal

    doutor eu Menstruei dia 04 de abril tive relação no dia 8 pode ocorrer algum tipo de gravidez ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco provável, mas não é impossível.

  41. Ma

    Tenho 15 anos tive relação sexual mais não tirou a virgindade só entrou um pouquinho do pênis, tive essas relações durante 4, 5 do mês de março mais sem tirar a virgindade,mais o lubrificador do pênis estava saindo um molhadinho, e minha menstruação não é regulada ela então desceu dia 12 de março.E agora em abril desceu dia 02. Posso estar correndo o risco de gravidez? Meu ciclo mestrual nao é regulado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você menstruou é porque não engravidou.

  42. Ro

    Boa tarde. eu tomo todos os dias anticoncepcional, porem estava no periodo sem o uso,e hoje é o dia de eu voltar a toma-lo,sempre as 10:00 hs,porem pela manhã tive relação com meu namorado,tomei o antic. as 10:00, mas na duvida tomei a pilula do dia seguinte 12:00,fiz a coisa certa?!corro algum risco?!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não precisava da pílula do dia seguinte. Não havia risco.

  43. fellipe mmatheus dantas teixei

    Dr. minha namorada teve a útima menstruação dia 10/02 e tivemos relação sem proteção sábado dia 22 /02 ela pode estar gravida ???, aguardo a resposta !!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ter caído no período fértil dela.

  44. Jo

    Dr., o meu periodo veio no dia 5 de janeiro, tive relações sexuais nos dias 13, 15, 17 e 21. posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, pois provavelmente o seu período fértil foi englobado nesta janela.

  45. Beta

    Dr, é sempre com exatidão os 14 dias após a primeira menstruação. Isso em qualquer ciclo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o texto explica isso.

  46. Lídia

    Olá Dr., tive uma relação sexual sem proteção e cerca de duas horas depois minha menstruação desceu normalmente (um dia antes do previsto, se não me engano). Posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  47. al fa

    Boa noite dr. a menstruação veio no dia 15 bem a noite,ou seja o 1 dia foi mesmo no dia 16. Tive relações nós dias 20, 23, 25 de nov e dia 1 dez. Será que posso estar gravida? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

      1. al fa

        Desde já muito obrigada pela sua atenção e me ter respondido.
        A minha mestruaçao ainda não apareceu! Acha que devo esperar mais um pouco para fazer o teste, já agora quando acha que devo fazer?
        Obrigada

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Se já tiver uma semana de atraso menstrual, você já pode fazer o teste com segurança.

  48. daniela

    Bom dia Dr. minha última mestruação foi dia 06/11 e nos dias 18/11, 20/11e 22/11 tive relação sem proteção, posso ter engravidado?

  49. michele

    Olá,Doutor

    estou tentando engravidar mais nao estou conseguindo oq eu faço para engravidar pois minha menstruação e desregulada me ajudo por favor obrigado ,

  50. Aline

    Olá, Doutor!

    Eu e meu marido nos decidimos a ter um bebê e, por conta disso, já conversamos e nos orientamos com a minha GO. Mas sempre procuro me informar… Navegando na internet encontrei o seu texto. Adorei! Foi bem didático e esclarecedor. Obrigada. Abs!

  51. paloma

    minha mestruação é irregular e tenho ovários micropolicísticos, quero saber como calcular meu período fértil!
    me respondam por favor…

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O texto explica. Releia a parte onde explico como calcular o período fértil no caso de ciclo irregular.

  52. samela

    doutor é possivel aparecer sintomas como tontura no dia apos a relaçao?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não deve ter relação uma coisa com a outra.

  53. jumara alves

    boa tarde! queria saber se o tipo sanguíneo interfere em alguma coisa para engravidar. Meu tipo é o A+ e o do meu marido é O+ .Obrigada.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não.

    2. lucinéia de sousa

      oi dr .estou fazendo tratamento com clomid olha estou no quarto mês e até agora nada de gravidez, o que eu faço ??? pois não estou sabendo quando é o período fértil !

      1. Avatar de Pedro Pinheiro
        Pedro Pinheiro

        O ideal é acompanhar a evolução do ovário com ultrassom. É possível prever quando o óvulo será liberado.

  54. Jislaine

    Oi dr. voce pode me ajudar, eu tomo anticoncepcional, mais falhai por tres dias, minha mestruaçao desceu depois desses tres dias, isso foi no dia 18 de junho, então tive relação mesmo menstruada.. minha mestruação parou e não voltei a tomar o anticoncepcional, e continuei a ter relaçoes a ultima vez foi no dia 29, todas as vezes sem camisinha e ele ejaculou dentro de mim, qual o risco de estar gravida? fiz um teste de farmacia e deu negativo, mas ainda não completou os 28 dias, sendo assim, não tive ainda o atraso de mestruação..

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Há óbvio risco de você estar grávida. Os testes só são confiáveis após alguns dia de atraso menstrual.

  55. Ana Paula

    Boa tarde!!!
    dra, menstruei no dia 16/06, e tive penetração sem camisinha hoje …porém foram apenas alguns minutos…corro risco de gravidez?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim.

  56. jenifer

    ola..alguem pode me ajuda mes passado mestruei dia 24/06 ate dia 27. esse mes. mestruei dia 27/07 e parou dia 30 como. vo sabe meu periudo fertil…alguem pode me responderf bjs

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Jenifer, o texto ensina a calcular. Leia-o com calma.

  57. LidiaGomes

    Nao to conseguindo fazer a tabelinha direito,nao sei se to fazendo algo errado,mestruei 29 de maio,agora vim mestruar 23 de junho,pelas minhas contas meu ciclo e de 25 dias e isso mesmo?to contando certo? me ajudem por favor,,,

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, neste mês o seu ciclo foi de 25 dias.

  58. Sisi

    Oi dr. Estou com uma duvida cruel… minha menstruação veio no dia 27/02 e parou no dia 01/03 …. logo atrasou minha menstruação e acabei fazendo o teste e deu positivo, mas tem um porém eu faço os cálculos aqui na net do dia em que realmente fiquei gravida . Mas todos falam que minha consepção foi no dia 14.. e 15… Mas estes dias eu não tive relação . Mas sim no dia 11/03 e dia 20/03. Queria saber quando engravidei pois tenho vergonha de perguntar p/ meu GO. :( vc pode me ajudar?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não tenho como te dizer. Mas qual é a importância de saber a data correta? Para efeitos de cálculo da gravidez, a gente usa o último dia da última menstruação, portanto, 01/03

  59. Alexandre Tenorio

    “Em 95% das mulheres, a ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois da metade do ciclo. Portanto, como não é possível prever antecipadamente o tamanho do ciclo, nessas mulheres o cálculo é feito levando em conta a possibilidade de ciclos de 26 a 32 dias. Isso significa que se ocorrer um ciclo curto de 26 dias (meio do ciclo com 13 dias), a ovulação pode se dar entre os dias 10 e 16 de Outubro. Se for um ciclo longo, com 32 dias (meio do ciclo com 16 dias), a ovulação pode ocorrer entre os dias 13 e 19 do ciclo.”

    Estou tentando entender essa questão do período fértil, pois eu e minha esposa pretendemos ser pais logo. Na sua explicação acima. Na sua explicação acima, onde se lê “entre os dias 10 e 16 de outubro” não seria “entre os dias 10 e 16 do ciclo”? Pois se no exemplo a mulher menstruou no dia 02 de outubro, a conta não bate.

    Me oriente se entendi errado, pois pra mim este assunto é um pouco novo para mim.

    Obrigado.

    Alexandre