O que são carcinoma e adenocarcinoma?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 55 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

Introdução

O carcinoma é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos, podendo surgir em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.

O que é uma célula epitelial?

Como o carcinoma é um tipo de câncer que surge de uma célula epitelial, é importante entender que tipo de célula é essa.

O corpo humano é composto por basicamente quatro tipos de tecidos:

  • Tecido conjuntivo.
  • Tecido nervoso.
  • Tecido muscular.
  • Tecido epitelial.

O tecido epitelial, formado por células epiteliais, está distribuído difusamente pelo nosso organismo, pois ele é o responsável pelo revestimento da nossa pele é órgãos. O tecido epitelial é como se fosse uma capa que recobre e protege nossos órgãos. A camada mais superficial da pele, chamada de epiderme, é composta apenas por células epiteliais.

Existem vários tipos diferentes de células epiteliais, várias delas com outras funções que não apenas revestir e proteger órgãos. Por exemplo, no tecido epitelial dos intestinos há células epiteliais com capacidade de absorver nutrientes. Na boca há células epiteliais com capacidade de reconhecer sabores. O mesmo ocorre no revestimento interno do nariz, onde células neuroepiteliais reconhecem odores.

Há também células epiteliais que possuem glândulas, sendo capazes de secretar substâncias, como saliva na boca (glândulas salivares), gordura e suor na pele (glândulas sebáceas e sudoríparas), leite nas mamas (glândulas mamárias) e ácido no estômago (células parietais).

Portanto, cada órgão, incluindo a pele, tem o seu tecido epitelial próprio, muitas vezes compostos por mais de um tipo de célula epitelial, cada uma com uma função diferente no organismo.

O que é um câncer?

Todas as células do nosso têm um tempo de vida útil, sendo destruídas quando se tornam velhas ou quando sofrem lesões irreparáveis da sua estrutura. Nosso organismo é programado para que apenas células sadias sobrevivam. Se alguma célula sofre alteração do seu DNA, ela automaticamente se destrói, em um processo chamado de apoptose. A apoptose é um mecanismo de defesa que a natureza desenvolveu para evitar que células com DNA comprometido se multipliquem.

Nós temos genes, chamados  proto-oncogenes, cuja função é controlar o processo de apoptose e impedir o aparecimento de células cancerígenas. Você pode não saber, mas o tempo todo surgem no seu corpo células com potencial cancerígeno, que não se transformam em câncer por causa dos mecanismos de defesa que o organismo possui.

O câncer de pele, por exemplo, surge quando uma célula do epitélio da pele, após prolongada exposição solar, sofre uma mutação do seu DNA devido às ações deletérias dos raios ultravioleta. Se o mecanismo de apoptose não funcionar, a célula mutante não será eliminada e passará a agir por conta própria, fazendo coisas que uma célula normal da pele não faz, como formar novos tecidos, invadir outros órgãos, crescer e se multiplicar de forma descontrolada.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o câncer, leia também nossos artigos:

O que é o carcinoma?

O carcinoma é o tipo de câncer que surge quando uma célula epitelial qualquer sofre transformação maligna. Por exemplo, se a célula que sofreu mutação é uma célula epitelial do rim, o câncer que surge dela é o carcinoma de células renais; se a origem do câncer for a célula epitelial do fígado, conhecida como hepatócito, o câncer se chamará hepatocarcinoma.

Nem todo carcinoma tem sua origem facilmente reconhecida. Alguns deles sofrem uma mutação tão grande, que perdem totalmente as características da célula original. O patologista consegue reconhecer que o tumor veio de um epitélio, mas de qual é impossível afirmar. Estes tipo de célula maligna recebe o nome de carcinoma indiferenciado ou carcinoma anaplásico.

Um mesmo órgão pode ter mais de um tipo de carcinoma e mais de um tipo de câncer. Por exemplo, dos três cânceres mais comuns de pele, dois são carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular) e um não é carcinoma (melanoma) (leia: MELANOMA | Câncer de pele e CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele). Já no câncer de pulmão, os quatro tipos mais comuns de câncer são todos originados de células epiteliais: carcinoma de pequenas células do pulmão, carcinoma epidermoide do pulmão, adenocarcinoma do pulmão e carcinoma de grandes células do pulmão.

O que é o adenocarcinoma?

Se o câncer surge de um tecido epitelial que contém glândulas, como o estômago, cólon, pâncreas, próstata ou mama, o carcinoma é chamado de adenocarcinoma (adeno = pertence a uma glândula).

Na mama, o adenocarcinoma é o tipo mais comum de câncer, correspondendo a mais de 90% dos casos. O adenocarcinoma da mama é dividido em dois grupos:

  • Carcinoma ductal da mama, quando a origem do câncer são os ductos que transportam o leite.
  • Carcinoma lobular da mama, quando a origem do câncer são os bulbos, pequenos sacos que armazena o leite.

Sobre o carcinoma da mama, leia:
CÂNCER DE MAMA | Sintomas e diagnóstico.
CÂNCER DE MAMA | Fatores de risco.

Os carcinomas e adenocarcinomas mais comuns são os da pele, próstata, pulmão, mama, cólon, útero, fígado, rins e pâncreas.

Carcinoma in situ

O carcinoma in situ é a forma mais precoce de câncer, quando as células tumorais ainda estão restritas ao local de sua origem, não havendo invasão de estruturas próximas, nem disseminação da doença pelo sangue (não há  metástases). Para tratar o carcinoma in situ basta retirar cirurgicamente o tumor, pois todas as células malignas estarão restritas a este pedaço de tecido removido.

Prognóstico e tratamento dos carcinomas

Os vários tipos de carcinomas são cânceres muito diferentes entre si. De comum, apenas a origem em um tecido epitelial. Somente a informação de um câncer ser um carcinoma não é suficiente para determinar a agressividade, o prognóstico e o tipo de tratamento ideal.

Alguns carcinomas são muito agressivos, como o carcinoma do pâncreas ou os carcinomas do pulmão; outros são de evolução mais lenta, como o carcinoma da próstata ou o carcinoma basocelular da pele.

Cada carcinoma tem que ser avaliado individualmente, levando-se em cota sua agressividade e o estágio no qual o tumor se encontra no momento do diagnóstico. Um carcinoma in situ tem excelente prognóstico, enquanto a maioria dos carcinomas diagnosticados após já existirem metástases, apresentam mau prognóstico e sobrevida curta.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


55 respostas para “O que são carcinoma e adenocarcinoma?”

  1. junia martins

    O que é um carcinoma colônico em anel de sinete?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É uma variante do adenocarcinoma mucinoso. É um tipo de adenocarcinoma do cólon.
  2. LUCICLEIDE

    Tratamento para o cacinoma ductal in situ

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Depende, mas geralmente é cirurgia conservadora da mama + radioterapia ou mastectomia.
  3. Flávia Cristina Magalhães Pinheiro
    Fiz hesterectomia total,na minha biópsia deu CARCINOMA ESCAMOSO INVASIVO EXULCERADO.
    Qual a gravidade do meu problema???
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O que você tinha era um câncer. A gravidade não dá pra saber só com essa informação. É preciso saber se era um tumor restrito ao útero ou não. Se estava só no útero, a histerectomia é suficiente para curar.
  4. Andréia
    Minha irmã fez a biópsia e foi esse o resultado.
    RETO: – Carcinoma pouco diferenciado com algumas características epidermóides esparsas, podendo
    corresponder a carcinoma cloacogênico. O tumor infiltra a mucosa colônica que apresenta edema e
    glândulas hiperplásicas esparsas. Recomendamos análise imunohistoquímica para melhor definição de
    características histogenéticas e prognósticas

    Pode me esclarecer? É câncer e qual o grau?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, é um câncer. A gravidade não dá pra avaliar só com esse resultado. Mas ela tem um tumor maligno no reto.
  5. Marcio
    Boa tarde, fui diagnosticado com carcinoma papilar renal e submetido a cirurgia(HUPE) em 05/03 onde foi retirado 1/3 do rin direito. Parece que não havia metástase, mas existem pequenos nódulos no rin esquerdo, existe real possibilidades de cura?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se não havia metástases, a cirurgia deve ter sido curativa.
  6. Helenice Santos
    Fiz uma pulsão da Mama e o resultado foi : Positivo para células atípicas. Quadro citologia compatível com Carcinoma!
    Isso é grave? Estou com câncer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Helenice, carcinoma é um tipo histológico de câncer. Se foi uma biópsia da mama, o que você conta parece mesmo ser um resultado positivo para câncer de mama. A biópsia não revela a gravidade do quadro. É preciso ver agora se o tumor está localizado ou não.
  7. Pedro Abreu
    Minha avó está com um ferimento na região genital e no diagnóstico dela esta escrito ..
    Biópsia compatível com carcinoma de células escamosas moderadamente diferenciado, invasor e ulcerado .
    OQ DEVER SER AFINAL ????
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      É um carcinoma, ou seja, é um câncer na região genital.
      1. Pedro Abreu
        Mas pelo modo q esta escrito, o risco é baixo, médio ou alto ?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Risco de quê? De ser câncer?
  8. Lilian Apª. Rodrigues Farias
    Em uma mamografia é possível saber se um carcinoma invasivo é maligno?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Todo carcinoma é maligno. Mas esse diagnóstico não sai pela mamografia, mas sim pela biópsia.
  9. Leticia Mota
    Boa noite,
    Gostaria de saber se uma lesão de pele ( tecido da orelha) que foi removida e o resultado do exame foi : carcinoma epidermóide intraepitelial “in situ” necessita algum tratamento complementar além da retirada do mesmo? Surgiu a dúvida porque o dermatologista disse que não necessita de nenhum outro tratamento…preocupa por ser um tipo de câncer malígno… ele poderá voltar?? agradeço a atenção!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se é in situ, significa que ele estava restrito ao local. Basta mesmo retirá-lo.
  10. Rogério Ferreira
    Boa noite!
    Minha mãe descobriu um tumor nas vias biliares e adenocarcinoma no liquido da barriga esta com aciste…
    mas não afetou nem um outro orgão. Ela tem 60 anos será que o caso dela e grave? Colocaram um protese em sua via biliar para drenar a bile e os médicos falram que não pode ser fetio a cirugia no momento.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sem conhecer o caso de perto é impossível opinar com segurança sobre gravidade, porém, o fato de já ter células malignas no líquido da barriga geralmente é um mau sinal.
  11. Cecília F.
    O que quer dizer o termo “primário” em um carcinoma primário que foi diagnosticado no pulmão?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Que a origem do tumor é o pulmão. Não é uma metástase vinda de outro órgão.
  12. Cecília F.
    O que é um carcinoma primário que foi diagnosticado no pulmão de uma pessoa que nunca fumou?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O câncer de pulmão é muito mais comum em fumantes, mas ele também pode ocorrer em quem nunca fumou.
  13. vanessa de jesus
    minha sogra tem carcinoma pouco diferenciado, metatástico para linfonodo será que é grave. o caroço dela é no pescoço.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Quando já tem metástase costuma ser grave.
  14. Micael
    Pedro, parabéns pela disponibilidade em informar de forma tão didática temas que são de interesse geral! Tais ensinamentos servem até de conforto para quem sofre com essas doenças. Sucesso!
  15. Regina Fink
    Meu marido teve carcinoma de pulmão e teve que retirar o pulmão esquerdo inteiro a 6 anos atrás.Gostaria de saber se carcinoma pode aparecer em outra parte do corpo depois de vários anos. ele não precisou fazer quimio e nem radio.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Habitualmente, se depois de 5 anos não houver sinal algum da doença o paciente é considerado curado.
  16. Nilceia
    meu tio obteve resultado de punção com resultado de metástase de carcinoma em região submandibular e então o que pode vir a ser ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Um câncer com metástases.
  17. silvana rodrigues dos santos
    Meu pai teve um diagnóstico de carcinoma espinocelular no pênis sem sinal de metástase isso pode ser considerado um bom sinal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, não ter metástases é sempre um bom sinal.
  18. Tuanny Froehlich FashionDog
    Tem algum e-mail que eu possa estar enviando uma foto de algo estranho q apareceu a alguns anos em minha pele e nao cicatriza nunca?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não, você tem que ser vista pessoalmente por um dermatologista.
  19. Viviane Gross
    Meu cunhado descobriu um carcinoma no fígado. vesícula e intestino quais as chances dele?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Com lesão já em 3 órgãos, o prognóstico não costuma ser bom.
  20. Sabrina Couto
    Sabrina Couto
    Minha cunhada tem um carcinoma embrionário no pulmão, supra renal, e mediastino. Esta semana descobriu que o fígado tem tb um pequeno tumor. Tem feito sessões de quimioterapia. Não sente nenhuma dor , dorme normalmente e aliment-se muito bem. Quais as chances dela.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pelo que você conta, já há metástases em diversos órgãos. Isso costuma ser um sinal de mal prognóstico.
  21. Gisele Malhao
    olá minha tia esta com carcinoma de colo de utero pois ela tirou o utero ha muito tempo e agora vai ter que fazer quimeoterapia e radio !! os dois juntos é quando esta muito avançado??? os medicos disseram que não tem como fazer cirurgia!!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se os médicos disseram que não há opção cirúrgica, é porque o tumor é bastante invasivo e não pode ser removido. Não sei se é o caso, mas costuma ser um sinal de mau prognóstico.
    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Se os médicos disseram que não há opção cirúrgica, é porque o tumor é bastante invasivo e não pode ser removido. Não sei se é o caso, mas costuma ser um sinal de mau prognóstico.
  22. juliana pinho
    eu estou com carcinoma preciso tirar o ultero todo?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Carcinoma de endométrio ou do colo do útero?
  23. Diogo Cunha
    Bom Dia. Minha mãe tem um cancer chamado carcinoma no pulmão. fizemos 35 aplicações de radioterapia e 6 de quimeoterapia, portanto foi diagnosticado que as chances de metástase e de 100%, Gostaria de saber se á chances de cura ou não, e por quanto tempo ela ainda pode aguentar. Obrigado.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Câncer de pulmão com metástases não costuma ter cura.
  24. josilene
    meu pai tem adenocarcinoma maligno quantos porcento de vida ele tem seja sincero por favor OBRIGADA
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não é assim que as coisas funcionam. Para determinar prognóstico são necessários vários dados. Medicina não é adivinhação. É preciso saber que tipo de adenocarcinoma ele tem, qual o estádio do tumor, qual a idade dele, qual o estado clínico, que outras doenças ele tem…
  25. Marcilio R. Oliveira
    Esta matéria e formidável…Minha esposa está com um carcinoma no útero…onde foi feito uma Biópsia, porém será necessário…Cirurgia Radical ou Radioterapia… qual seria a melhor opção…
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Impossível responder à distância. A escolha do tratamento depende das condições clínicas do paciente e do estadiamento do tumor.
  26. neuri
    exelente matéria, tive cancer de mama in sitro (não precisa de tratamento, além da retirada do tumor), tenho acumulado grande informação, a cerca do assunto, tanto´por especialistas que consultei , como por fonte de estudos bibliográficos, e confirmo que esse artigo é claro , objetivo e bem explicativo, de fácil entendimento.
    Neuri
  27. Cleiamonica11kz
    e se esse carcinoma for no dedo, e for retirado todo até o osso ainda pode ter algum problema??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Depende do estádio que estava a doença.