Calorias Para Emagrecer [até 1 kg por semana]

Dr. Pedro Pinheiro

comment 135 Comentários


Introdução

O tratamento da obesidade ou do excesso de peso requer, no mínimo, uma combinação de três fatores: dieta apropriada, prática regular de exercícios físicos e mudanças nos hábitos de vida. Eventualmente, faz-se necessário o uso de remédios para emagrecer, e nos casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser indicada.

Neste texto falaremos sobre a quantidade de calorias indicada para se perder peso. Vamos ensinar a calcular o número de calorias que você precisa consumir ao longo do dia para poder emagrecer cerca de 0,5 a 1 quilo por semana (2 a 4 quilos por mês).

Ao final do artigo disponibilizamos uma calculadora para você estimar quantas calorias por dia sua dieta precisa ter para você conseguir perder peso.

Quantas calorias preciso consumir por dia?

O ganho de peso está diretamente associado à diferença entre a ingestão e o gasto de calorias ao longo dos dias. Emagrecer ou engordar é resultado de uma simples matemática. Se o indivíduo engorda é porque está ingerindo mais calorias do que gasta; se mantém o peso estável é porque ingere uma quantidade de calorias semelhantes ao seu gasto diário; se emagrece é porque está queimando mais calorias do que ingere. É simples assim, não existe outra explicação para perda ou ganho de peso.

A quantidade ideal de calorias diárias é diferente para cada indivíduo. Fatores tais como altura, idade, sexo, massa muscular, atividades diárias, etc. influenciam no gasto calórico basal do organismo. Entretanto, podemos estimar (atenção ao termo estimar) o gasto calórico médio do indivíduo ao longo do dia, de forma a indicar o consumo de calorias mais adequado para que ele consiga emagrecer.

É importante lembrar que mesmo em repouso, ou até dormindo, há consumo de calorias pelo metabolismo normal do nosso corpo, chamado de gasto energético basal. Manter nosso coração batendo, regular a temperatura corporal, manter os pulmões funcionando, etc., demandam energia. Esse gasto é chamado de taxa metabólica basal (TMB).

O gasto total de calorias ao longo do dia é, portanto, a soma da TMB mais os gastos calóricos com as atividades do dia a dia. Qualquer atividade que você faça, por menor que seja, há sempre alguma queima de calorias. Apenas como exemplos, quando dormimos, gastamos cerca de 10 a 15 kcal por hora, tomar banho gasta de 30 a 40 kcal por hora e 1 hora jogando squash gasta cerca de 100 kcal.

É importante destacar que pessoas ativas e com mais massa muscular gastam mais calorias mesmo quando em repouso. Um atleta queima mais calorias vendo TV do que uma pessoa sedentária. Uma pessoa que vai à musculação pelo menos três vezes por semana gasta mais calorias dormindo que uma pessoa sedentária. Por isso, a prática de exercícios é tão estimulada. A própria massa muscular em si gasta calorias. Quanto mais massa muscular a pessoa tem, maior é a sua taxa metabólica basal.

Para emagrecer pelo menos meio quilo por semana, o indivíduo deve gastar, em média, 500 calorias a mais do que ingere ao longo do dia (déficit calórico diário de 500 calorias). Para emagrecer 1 quilo por semana, é preciso ingerir 1000 calorias a menos que o gasto basal do organismo (déficit calórico diário de 1000 calorias). Vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento (fornecerei as fórmulas no final deste texto):

  • Um indivíduo de 50 anos, sexo feminino, 1,60 metro de altura e 100 quilos gasta, em média, 1700 calorias (kcal) por dia apenas com o funcionamento basal do seu organismo. Se essa paciente for sedentária, as pequenas atividades do dia a dia elevam esta queima para aproximadamente 2000 kcal por dia.

Caso a paciente mantenha baixo nível de atividade física e consuma 2000 calorias por dia, ela manterá seu peso estável ao longo do tempo. Se consumir mais do que 2000 calorias diárias, ela irá continuar engordando.

Portanto, se essa paciente quiser emagrecer pelo menos meio quilo por semana, ela deve ingerir no máximo 1500 calorias por dia (500 Kcal a menos que seu gasto diário). Uma opção ainda melhor do que apenas restringir a dieta, é aumentar o seu gasto calórico diário, iniciando atividades físicas.

Por exemplo, se essa mesma senhora passar a praticar exercícios 3 a 5 vezes por semana, o seu gasto calórico diário total passará a ser em torno de 2500 calorias/dia. Portanto, mesmo com uma dieta de 2000 calorias por dia, ela ainda conseguiria emagrecer. Agora, se a paciente restringe o seu consumo de calorias para 1500 por dia e ainda passa a fazer atividades físicas regularmente, ela consegue ter um déficit de até 1000 calorias por dia, o que a fará perder cerca de 1 kg por semana.

O modo ideal para se perder peso, portanto, é associar o aumento do gasto calórico diário com a restrição da ingestão de calorias.

Na teoria tudo realmente parece mais fácil. No entanto, as coisas são assim tão simples. Um fator que dificulta a manutenção do peso perdido é o fato de ao emagrecer, o nosso gasto de calorias em repouso também diminui. Pessoas mais magras queimam menos calorias basais que pessoas mais gordas, pois um corpo menor demanda menos gasto calórico para ser mantido.

A paciente sedentária do nosso exemplo acima queima por dia mais ou menos 2000 calorias enquanto pesa 100 kg.

Se ela fizer uma excelente dieta e após uns 5 meses conseguir emagrecer até 85 kg, o seu gasto diário basal de calorias cairá para 1800 kcal. Ou seja, para continuar emagrecendo 0,5 kg por semana, ela precisaria comer ainda menos calorias, reduzindo a ingestão para cerca de 1300 kcal/dia.

Pessoas sedentárias precisam comer cada vez menos calorias para que o processo de emagrecimento não pare no meio do caminho. É por isso que perder peso inicialmente é mais fácil. Os primeiros quilinhos vão embora de forma relativamente fácil. O problema é continuar a perder peso a longo prazo.

Mas há uma solução, se a mesma paciente sedentária que com 100 kg gastava 2000 calorias por dia, e agora com 85 kg gasta 1800 kcal, começar a praticar exercícios 3 vezes por semana, o seu gasto calórico diário saltará para 2300 calorias/dia, fazendo com que a dieta de 1500 kcal continue a fornecer um déficit calórico de 700 kcal, que é mais que suficiente para manter a perda de cerca de 500 gramas por semana.

Portanto, é muito mais fácil emagrecer aumentando o seu gasto diário de calorias através de exercícios físicos do que simplesmente mantendo-se sedentário, fazendo apenas dieta. Como já referido, o gasto de calorias não ocorre somente durante o momento que você está correndo ou andando na esteira ou pedalando na bicicleta. Com o passar do tempo, o seu metabolismo acelerará, e mesmo em repouso você queimará mais calorias.

Como calcular a quantidade de calorias necessárias por dia?

Se você quiser estimar suas necessidades calóricas, pode usar a fórmula de Harris-Benedict, descrita abaixo. Atenção, estamos falando de estimativas que podem não funcionar para casos individuais. Para uma perda de peso eficaz é necessário um acompanhamento profissional, seja de um nutricionista ou de um médico endocrinologista.

Não se assuste com o tamanho das fórmulas. Apesar de grandes, elas requerem apenas operações aritméticas simples, como multiplicar, somar e subtrair. Ao final, voltaremos a dar um exemplo para facilitar o entendimento. Se você tem horror de fazer cálculos, mais adiante iremos fornecer uma calculadora para facilitar o processo.

Para saber o quantas calorias você precisa ingerir por dia, o primeiro passo é calcular o gasto energético basal, que pode ser feito através das seguintes equações:

  • Homens = (13,75 x peso em quilos) + (5 x altura em centímetros) – (6,76 x idade em anos) + 66,5.
  • Mulheres = (9,56 x peso em quilos) + (1,85 x altura em centímetros) – (4,68 x idade em anos) + 665.

O resultado obtido acima fornece a TMB (Taxa Metabólica Basal), ou seja, o quanto o seu organismo gasta de energia para manter as atividades vitais básicas para o seu funcionamento. Para obtermos o gasto energético real é preciso levar em conta a quantidade e a frequência de atividades físicas que o indivíduo tem durante o dia. Portanto, após calcular o seu gasto energético basal você deve multiplicá-lo pelo fator de atividade:

  • Se você é sedentário (pouco ou nenhum exercício), multiplique a TMB por 1,2.
  • Se você é levemente ativo (exercício leve 1 a 3 dias por semana), multiplique a TMB por 1,375.
  • Se você é moderadamente ativo (pratica esportes 3 a 5 dias por semana), multiplique a TMB por 1,55.
  • Se você é muito ativo (exercícios intensos de 5 a 6 dias por semana), multiplique a TMB por 1,725.
  • Se você é extremamente ativo (exercícios intensos diariamente ou até 2 vezes por dia), multiplique a TMB por 1,9.

Exemplo: Mulher de 35 anos, 95 quilos, 1,65 metros (165 centímetros) e sedentária.

Cálculo da TMB = (9,56 x 95) + (1,85 x 165) – (4,68 x 35) + 665 ⇒ (908,2) + (305,25) – (163,8) + 665 ⇒ 1714,65 kcal por dia.

Cálculo do gasto energético real = 1714,65 x 1,2 ⇒ 2057,58 kcal por dia

Logo, se esta paciente deseja manter o seu peso sem alterações, ela precisa ingerir cerca de 2057,58 calorias por dia. Caso ela queira perder cerca de 0,5 kg por semana, ela precisa ingerir diariamente 500 calorias a menos que o seu gasto energético basal, o que significa uma ingestão de cerca de 1557,58 kcal por dia.

Para perder 1 quilo por semana, o consumo de calorias deveria ser restrito a 1057,58 kcal por dia.

Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia. Restrição de calorias entre 800 e 1200 kcal até podem ser feitas ocasionalmente, mas só sob rigoroso acompanhamento médico e nutricional. Menos que isso é pouco efetivo e ainda pode ser danoso ao organismo.

O ideal, portanto, é aumentar o deficit de calorias através de exercícios, que provocam um aumento do gasto energético real, permitindo que o paciente emagreça sem precisar recorrer a dietas muito intensas.

Se com a atividade física a paciente conseguir elevar seu gasto energético para próximo de 2500 kcal/dia, a dieta com 1500 kcal será suficiente para ela ter um déficit de 1000 kcal por dia. Desta forma ela conseguirá emagrecer cerca de 1 kg por semana de forma mais saudável e permanente.

Calculadora de calorias para emagrEcer

Se você não quiser usar as fórmulas, experimente nossa calculadora simplificada.

Atenção: os resultados são apenas uma estimativa e não substituem a avaliação médica e nutricional.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


135 respostas para “Calorias Para Emagrecer [até 1 kg por semana]”

  1. Patricio

    Dr. o que você acha do treino em zona 2 para emagrecer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Excelente para emagrecer e melhorar condicionamento cardio-respiratório. Eu mesmo faço 45 minutos de zona 2, três vezes por semana, além da musculação.

  2. Eugênio

    Na fórmula masculina, o último número está 66,5, enquanto na fórmula feminina está 665. A discrepância de valores é muito alta. Creio que uma das fórmulas precisa de ajuste.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A fórmula é essa mesmo. Os valores estão corretos.

    2. Marcia

      Excelente as explicações.

  3. Jussara Pinheiro Lourenço

    Sim.

    Preciso emagrecer 2 kgs por mês, qual tipo de alimentação devo fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem que reduzir o consumo de calorias pela dieta e aumentar o gasto com exercícios. A forma mais fácil e correta é procurando ajuda de um nutricionista.

  4. Andréa

    Como somar as calorias consumidas por dia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você precisa saber quantas calorias há em cada alimento. Há aplicativos de celular que ajudam nessa tarefa.

    2. Maria José

      Como somar ingestão de calorias para perder peso

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Dá bastante trabalho para fazer de forma precisa. Você precisa saber quantas calorias há em cada alimento e deve pesá-los para calcular o quanto tem comido. Muitas vezes, a ajuda de um nutricionista torna o processo mais fácil.

  5. Serena Costa

    Excelente artigo, conseguiu esclarecer as minhas dúvidas. Não acho bacana ficar contando calorias, mas uso um aplicativo e vou anotando o que como durante o dia, ele vai calculando as calorias do dia e isso me ajudar a não meter o pé na jaca rs rs,.Procurar um nutricionista ou um endócrino,sempre vai ser a melhor opção, mas caso alguém queira usar, aí vai o nome do aplicativo: fatsecret. Parabéns pelo trabalho Dr. Pedro.

  6. Elizeu

    Matéria muito boa, vocabulário simples e super bem explicado, parabéns!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado pelo feedback! Fico feliz em saber que pude ajudar. Se precisar de mais ajuda no futuro, não hesite em perguntar.

  7. Elisangela Brito

    Quanto de calorias eu devo consumir por dia, eu treino 5 × na semana.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do seu objetivo: é para emagrecer, manter o peso ou ganhar peso? O ideal é sempre consultar um nutricionista para que ele possa fazer esses cálculos de forma individualizada. Você precisa saber exatamente quantas calorias gasta no basal, quantas gasta com exercício e quantas consome em cada refeição. Não é um cálculo simples. A ajuda de um profissional é importante para fazer certinho.

  8. Marcelo de Nardi

    No cálculo de TMB homem é 66,5 e mulher 665? Isso mesmo? Excelente conteúdo. Parabéns!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é isso mesmo.

  9. Eloane

    Excelente matéria. Me ajudou muito. Obrigada

  10. VANESSA FERNANDES DOS SANTOS

    Gostei muito da matéria, bem explicativa!

  11. Karla

    Excelente matéria, parabéns!

    esta. E ajudando muito!

  12. Flávia

    Como calcula as calorias dos alimentos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ou você pede ajuda para um nutricionista ou precisa ver nas embalagens e fazer os cálculos.

  13. ANYELLE ROSARIO

    EXELENTE MATÉRIA !

  14. Marisete Felício Fachini

    Olá, boa noite. Poderia fazer a soma de calorias q devo ingerir? Não consegui usar a calculadora. Tenho 47 anos, 83k e 1,54 de altura… obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cerca de 1300 calorias se for sedentária ou 1700 calorias se praticar atividades físicas regularmente. Mas atenção, a calculadora é só uma estimativa. O correto é fazer essa avaliação com um nutricionista.

  15. Débora

    Eu fiz uma avaliação em uma academia e preciso perder 5 kilos de gordura,ou transforma-la em massa muscular.. tenho 160cm de altura,64kilos e 30 anos.

    Não estou sabendo fazer esses cálculos.

    Cada calculadora que eu vejo da uma soma diferente

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      As calculadoras são apenas uma orientação. Se você quiser informações precisas e personalizadas, o ideal é procurar um nutricionista. De qualquer forma, se você estiver malhando pelo menos 3 vezes por semana, você deve evitar consumir mais de 1700 calorias por dia. Mas tenha cuidado para não consumir poucas proteínas, pois isso o impedirá de ganhar músculos. Um nutricionista pode ajudar no seu objetivo de perder gordura e ganhar massa muscular.

  16. Ana Lúcia Milioni Moscon

    Obrigada por sua explicação dr. Foi muitíssimo claro.

  17. Maiana faria

    Muito bom, consegui fazer um cálculo para alcançar meu objetivo, parabéns pela página

  18. Vânia Reis

    Obrigada pelas informações dr. Vc foi claro e objetivo!

  19. Camila

    Olá!

    Com base na calculadora minha ingestão é de 2271.9 calorias por dia! Mas eu como cerca de 1125 por dia, isso pode me prejudicar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quais são seus dados, Camila? Para eu calcular quantas calorias você deve comer aproximadamente.

  20. Fernando Ferreira

    Parabéns pela matéria doutor,tenho 15 anos tenho 96,80 kilo tenho que perder no mínimo 8 kilos qual o melhor exercício físico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qualquer exercício físico serve. Andar, correr, musculação, natação, futebol… Na sua idade, o importante é estar fisicamente ativo e fazer exercícios regularmente. Escolha o tipo de exercício que você mais gosta, para ser mais fácil torná-lo uma rotina. A perda de peso não precisa ser rápida. É mais fácil manter se manter no peso se a perda for lenta e gradual, mas associada a mudanças definitivas de hábitos de vida.

  21. Renilson

    Se arroz e feijão e frango pode na dieta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas depende da quantidade e da frequência com que você come cada um deles.

  22. Daniella Porgete

    Dr. tem Instagram com suas reportagens?
    Desejo acompanhar suas postagens.
    Adorei este artigo, inclusive as referências.

  23. Fernando chagas

    Parabens pela materia doutor,tenho 57 anos transplantado renal estou na dieta para perder 8 kilos mas o unico exercicio q posso fazer é caminhar devida á uma sequela da cirurgia quero saber se a caminhada vai fazer efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, caminhar ajuda.

  24. gilberto

    Muito bom, me esclareceu muita coisa, bem objetivo e de fácil entendimento, parabens!

  25. Deyvid Ferreira

    Gostei do artigo,deu uma boa explicação do consumo e gasto de calorias. Eu chego no máximo a consumir em média 2.200 calorias diarias entre verduras,legumes,raizes de carboidratos com baixo teor glicemico(mandioca e batata)
    At.:1,72
    Tinha 108kg e estou com 97kg
    Corro todos os dias media 5km .

  26. hilda nunes

    Parabéns muito bom .gostei da explicação

  27. hilda nunes

    Muito bem explicado. .amei vou começar a fazer

  28. Robson

    Muito bom artigo,tirei minhas dúvidas!
    Estou fazendo dieta sempre somando tudo certinho estou consumindo 800 calorias por dia, mas meu pesso é 90 kl e altura 175 pelo que vi no artigo estou consumindo poucas calorias
    Mas estou satisfeito sem fome pois como coisas veganas perco 2,300 kl por semana

  29. Paulo Robero

    Simplesmente sensacional

  30. Luciene

    Muito, muito bem explicado Parabéns amei esse artigo ♡.

  31. suelen

    muito obrigada pelas dicias, foram muito úteis.

  32. Paulo

    quer dizer que se comer 2 pacotes de bolachas recheadas ou consumir o mesmo numero de calorias em vegetais como folhas verdes, cogumelos, frutas, não fará diferença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      2 pacotes de bolacha recheada, daqueles bem ricos em açúcar, têm quase 1000 calorias. Você precisaria comer 5 quilos de cogumelos (22 calorias por 100 g) pra chegar ao mesmo consumo calórico. Se fosse alface (15 calorias por 100 g), precisaria comer 6,5 quilos. Não dá para equiparar.

  33. Deborah Lino

    Fui para um spa e lá fazia muita atividade física e o consumo diário era de 600 calorias, fiquei uma semana lá, obedecendo tudo, direitinho… Enquanto as pessoas perderam cerca de 2 quilos, eu engordei 400 gramas. O que poderia ser, sendo que já verifiquei minha tireóide e tudo ok?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito estranho você consumir 600 calorias por dia, fazer atividade física e ainda engordar. Algo não fecha na sua história.

      1. Deborah Lino

        Pois é… Reli o que escrevi e é isso mesmo o que ocorreu. A história fecha, mas o fato não… Como consumir pouco, gastar muito e ganhar peso ao invés de perder?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          É muito estranho, até porque 600 calorias é muito pouco. E o sal? Não será retenção de líquido?

  34. Carla Afonso

    Eu tenho 17 anos, meço 154 cm e atualmente peso 60 kg, perdi 8 kg em dois meses, tenho medo de os voltar a recuperar! A minha meta são os 55 kg! Corro 2 a 3 km por dia, 5 dias por semana, consumo em media 700 a 800 calorias por dia. Estarei a ir bem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O consumo de calorias está muito baixo. Como faltam só 5 quilos para a sua meta, você pode aumentar o aporte de calorias. Se você mantiver a atividade física, vai continuar perdendo peso.

  35. Loren B

    Excelente explicação! gostei bastante, tenho um aplicativo que calcula aproximadamente as calorias de cada alimento*,ficou bem prático agora para eu conseguir eliminar o sobrepeso. Obrigada!!!
    *S Health.

  36. luiz

    Parabens, Dr. Pedro Pinheiro tenho uma duvida, meu personal trainer mandou eu so corre 3x na semana e manter a musculação todo dia, segunda a sexta, eu gasto 2458.9 (sedentario) comecei essa segunda na academia se eu ingerir 1500 calorias por dia co um gasto de 3073.6 treinando pela logica perderei 1,5 kg por semana mais relaçao aos treinos corro todo dia ou não? ja passei pela nutricionista e estou seguindo a dienta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, a conta é mais ou menos essa. Mas pra você aguentar uma carga de exercícios tão pesada, o ideal é que consuma mais calorias.

  37. Will Mackenzie

    Parabens pelo post, muito bem explicado e completo! Era exatamente o que estava procurando. Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado, fico feliz de ter ajudado.

  38. Valéria Andrade

    Tenho 17 anos ,1,70 de altura e peso 51 kg . é gostaria de manter o peso. Se eu comer 1.200 calorias por dia, corro o risco de engordar? (sou sedentária)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, ninguém engorda comendo apenas 1200 calorias por dia. No seu caso , o seu gasto enérgico está por volta de 1700 calorias por dia. Se você consumir somente 1200, vai emagrecer ainda mais.

  39. Bruno Peluso

    Eu estava fazendo as contas aqui e consumo por dia 900 calorias . no caso se eu engerir somente essas colarias eu vou emagrecer ou engordar ?

    Estou querendo emagrecer rapido

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      900 calorias é bem pouco. Não faça esse tipo de dieta sem orientação de um médico ou nutricionista.

  40. Abimael Eugenio

    Iniciei dieta de 1500 cal,mais 10 km diários de ergométrica a a 4 meses,6 dias por semana,baixei de 170 para 157,2 quilos em 04 meses, esse rítimo esta bom ou preciso intensificar mais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tá ótimo.

  41. ELIANE

    Comecei academia e iniciei uma dieta de 1700 a 2000 e p complementar o
    treino comecei a correr, acredito q consigo fazer 1 a 2km por dia, corro
    umas 3 a 4 vezes na semana. Perdi 6 kg em 2 meses, porem preciso
    reduzir mais 10 p q o IMC seja normal. Me ajude!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      6k g em 2 meses é ótimo. Eu acho que você está no caminho certo. Já já você está aguentando correr 4 ou 5 km por dia. E conforme for ganhando massa muscular, vai ficar ainda mais fácil emagrecer. Em 4 ou 5 meses você deve estar no peso ideal.

  42. Amanda

    Muito boa a informação! Consegui entender e depois que comecei a observar em todos os alimentos o valor Calorico de cada um, foi fácil… reeducação e entendimento do processo é a chave! Apenas um mês perdi pouco mais de cinco quilos. Parabéns aos criadores! Espero que faça mais pessoas felizes como eu!

  43. suelen

    eu tenho 27 anos e peso 76 kilos estou fazendo dieta de 1200, kcal por dia e to fazendo atividade fisica que gastam no minimo 750 kcal por dia e mesmo assim não estou conseguindo perder peso. porque sera?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A primeira coisa a fazer é ver com um nutricionista se a sua dieta é realmente de apenas 1200 kcal..

  44. Rafaela Lafei

    Ótimo artigo! Parabéns!

  45. Fabiana Sandes

    Olá boa noite. Peso 84kg tenho 1,71 ,ja faz um abo que estou com este peso,quero perder 6kg de começo,caminho 3x n
    a semana, mas o PÃO me percegue. Rsrsrs

    1. Ezequiel Leal

      coma light ou integral

  46. daniele alves de gusmão reis

    Ola. Meu gasto calórico é de 1900 calorias diárias(sedentária ), estou na academia 6 vezes por semana com o frequencímetro marca que a perda é de 1100 calorias diárias (em 2 horas de academia ). Quantos quilos consigo perder em 1 sémana?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende do quanto você ingere de calorias. Com gasto calórico diário de cerca de 3000 calorias e uma dieta de 1500 calorias por dia, você deve conseguir perder pelo menos 1 a 1,5 kg por semana.

  47. Gisele Brenner

    Muito bom o post. Realmente é exatamente assim que funciona o organismo. É questão de matemática mesmo!
    Tenho 107 kg atualmente, minha altura é 1,66 e tenho 31 anos. Tinha há 1 mês e 1 semana 114 kg! Emagreci 7 kg em 1 mês e 1 semana!
    Nunca tinha feito dieta na minha vida, na verdade nunca consegui, eu me apavorava quando ouvia a palavra dieta. Mas quando fui ao endocrinologista e tive de me pesar fiquei absurdamente assustada com o peso de 114 kg com apenas 1,66 de altura. A partir desse dia decidi mudar a minha vida. Estou fazendo uma reeducação alimentar, não consumo mais do que 1.000 calorias por dia. Cortei doces, massas, refrigerantes, gordura trans por frutas, legumes, cereais, integrais muita fibra e bebo 2 litros de água por dia e faço exercícios físicos de segunda a sexta. Ando de bicicleta todos os dias, ando 13 km e musculação leve tb todos os dias. No sábado não dispenso a cerveja, mas manero na alimentação. E mesmo com hipotireoidismo consegui perder 7 kg em 1 mês e 1 semana.
    Estou muito feliz e entusiasmada com a perca de peso, afinal estou me esforçando demais, e largar todos os hábitos de anos e sedentarismo não foi fácil. Mas vejo como meu corpo melhorou depois da dieta e exercícios. Não tenho mais dor nas pernas, tenho mais disposição, durmo bem. Antes vivia triste, com sono o dia inteiro, cansaço e mal humor o tempo todo.
    Sei que tenho muito pela frente ainda, mas vou até o final. Afinal saúde é vida, não é só beleza. Saúde e se sentir bem com boa auto estima é viver mais feliz e com mais vontade de viver!
    Boa sorte a todos! E pra mim que quero chegar aos 65 kg!

    1. João Ricardo Silva

      Muitos Parabens. Como vao esses progressos?

  48. maria

    ola sou maria tenho 62 anos pesso 88k tenho 1.53cm começei uma dieta quero tirar 25 k quero saber se é muito para mim

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      63 quilos para uma pessoa de 1,53m daria um IMC de 26, o que não é de todo mal para a sua idade. Agora, não é qualquer um que perde 25 quilos, ainda mais se for só com dieta, sem associar exercícios físicos. Acho que antes de estabelecer uma meta tão ambiciosa, você deveria focar em perder pouco peso de cada vez. Se você perder 10 quilos já será excelente e trará vários benéficos para a saúde. Depois dos 10 quilos, pense em perder mais 10 e assim por diante. Perca peso em etapas, mas de forma consistente.

      1. Amanda De Luca

        ta querendo ficar anorexica tá doido 25 kg é mta coisa eu tenho seu tamanho ,minha meta é chegar no 47 ..ja ta bom

  49. Adelaine Silva

    oi presiso perder peso o mais rapido possivel estou ingerindo por dia 500 kaloria e faco exercio 5x por semana cerca de 50 minutos quanto quilo eu conseguiria perder em 2 semanas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      500 kcal por dia é muito pouco. Você está tendo acompanhamento profissional?

  50. Raitisa Boneli

    Bom dia! Só queria elogiar esse post, realmente emagrecer é pura matemática, e se não entendermos essa lógica voltamos a engordar, já tinha feito de tudo, tomado sibutramina, porém, como não fiz R.A e Exercícios físicos depois que parei de tomar engordei de novo, cheguei nos 115 kg com 22 anos! Iniciei minha reeducação em novembro e em 3 meses eliminei 10 kg, há duas semanas inclui exercícios físicos, estou fazendo 40 minutos de esteira todo dia, minha dieta é de 1500 calorias, e detalhe, eu só não emagreci mais porque no final de ano dei uma abusadinha, mas depois já voltei ao ritmo normal, pretendo entrar na academia assim que sair dos 3 digitos, porque por enquanto ainda sinto muita dor no joelho só de fazer esteira, mas não vou desistir! Enfim, agora que entendi essa lógica sei que não voltarei a engordar, pois pretendo manter a atividade física diária e manter a R.A (Reeducação Alimentar) o resto da vida… Tenho 1,68 e pretendo chegar aos 70kg, faltam 35 kg, mas não tenho pressa, devagar e sempre! Força pessoal! =D

    1. Gisele Brenner

      Muito bom Raitisa! Boa sorte na sua dieta! vc vai conseguir! beijos

  51. debora

    Olá! Eu estou com 52 kilos, e minha altura é de 1,53. E a gordura corporal está em 22 por cento. Estou com dificuldade de reduzir a gordura corporal, pois a dieta já está no nível” passando fome” mesmo com saladas e legumes, que não aguento mais rsrs. Será que só com atividades físicas eu consigo o objetivo?
    Obrigada ;)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, atividade física é essencial para quem quer perder peso. Só dieta não costuma ser suficiente.

      1. Amanda De Luca

        eu tbm não aguento mais essa vida passo fome demais

  52. Monica Nascimento

    Por favor, aonde posso encontrar dicas de dieta para doentes renais obesos que ainda não estão precisando de hemodialise?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O paciente insuficiente renal crônico precisa de uma dieta muito particular, principalmente para controlar o fósforo e o potássio. Eu encaminho todos os meus pacientes para um nutricionista, pois é difícil estabelecer uma dieta adequada nestes casos sem ser um profissional da área.

  53. Elisangela

    Boa tarde, tenho 72 kilos e tenho 1,56 de altura qual a melhor dieta para mim

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A melhor dieta não depende só do peso e da altura. São dezenas de fatores que devem ser considerados. Sugiro que você peça a opinião de um nutricionista.

  54. Zainne Rodriguês

    Olá doutor, eu tenho 13 anos, tenho 1,58 de altura e a ultima vez que me pesei estava com 65kg. Qual é o meu peso ideal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 62 kg,você fica com IMC de 25, que é o limite do normal. Dê uma olhada nesse artigo: https://www.mdsaude.com/2014/10/imc-indice-de-massa-corporal.html

  55. Daiane Jacinto

    Bom dia
    Gostaria de saber o porque da dificuldade de perca de peso.
    pelo calculo sugerido no total eu tenho um gasto de 2604,00 por pesar 70 kilos 1,58,e 24 anos e fazer atividade fisica 6 vezes por semana. Faço acompanhamento com personal e nutricionaista ( dieta de 1400 calorias) e durante 3 meses eu perdi apenas 5 kilos, nao que estaja infeliz, perdi 5 kilos já é uma vitoria , mas pelo tanto de atividade e dietas que faço, a minha perca de peso deveria ser bem maior nao??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você perdeu quase 10% do seu peso em apenas 3 meses. É um bom resultado. Não tenha pressa. Você também não está assim tão acima do peso. Nesse ritmo, em 6 meses você alcança o seu IMC ideal.

  56. Simone Schiavo

    Olá Dr. Tenho 28 anos, peso 75kg e tenho um 1,63 de altura. Qual seria meu peso ideal?
    A 6 semanas comecei a fazer musculação, vou fazer minha segunda avaliação na oitava semana, mas não perdi nada de peso até agora, antes da musculação ainda faço 40 minutos de caminhada na esteira. Minha alimentação é irregular, mas não sou de comer besteiras, como muita fruta, iogurte e as vezes me permito ter o “dia do lixo”. O que posso fazer para perder peso mais rápido?

    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você precisa chegar a 64-65 kg para ter um IMC de 25, que é o limite do normal. O ideal é não ter pressa. Faça exercícios e alimente-se bem, que com o tempo você vai perder peso. Não se cobre muito antes de 3 a 6 meses de mudanças de hábito de vida.

  57. mara lucia

    boa tarde tenho 47 ano 1,59 de altura e peso 117,00 kl preciso emagrecer já fiz centenas de dieta mas não emagrecer o que fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você tem feito exercícios físicos a sério, ou fica só na dieta?

  58. Sarah Moreira Utzig

    Bem, há um semana comecei a monitorar a minha alimentação e gasto calórico; tenho 28 anos, 1,80m e estou com 80kg. Nesse período eu consumi em média 1.600kcal/dia e fiz no mínimo 60 minutos de bicicleta por 6 dias (alguns dias foram 90 minutos), que dá um gasto entre 1.000kcal 1.500kcal/dia. Porém eu não perdi absolutamente nada de peso, pelo contrário, eu ainda ganhei 0,5kg. Eu pratico exercícios regularmente há muito tempo, apenas não monitorava minha alimentação, mesmo ela sendo bem balanceada. Com base naquilo que estou comendo nessa última semana eu sei que meu consumo diário nos últimos meses não deve ter excedido 2.000kcal, e durante algumas dietas que fiz nesse período o consumo diário deve ter sido consideravelmente menor.

    Mas apesar de tudo isso eu simplesmente não consigo perder peso! Quando chego nos 77kg o meu corpo não perde mais nada, mesmo com uma dieta rigorosa. O que pode estar errado? Eu sei que tenho pouca gordura no corpo e meu peso se deve mais a massa muscular, mas de qualquer forma a matemática consumo kcal – ingestão de kcal deveria funcionar certo? Desculpe o post longo, mas isso é algo que tem me atormentado há muito tempo e gostaria de ter pelo menos uma opinião. Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Quantos % de gordura corporal você tem? Qual é a sua massa magra e a massa gorda? Já fez essa avaliação? Você tem sido seguida por um nutricionista? Perder peso é matemática simples. Se você não está emagrecendo mais é porque há algum dado incorreto na sua avaliação.

      1. Sarah Moreira Utzig

        Realmente não sei o percentual de gordura, mas recentemente fiz uma abdominoplastia com lipoescultura, e o médico achou bem pouca gordura, o que tenho muito é excesso de pele (fui obesa da infância até meus 24 anos, e já pesei mais de 130kg). Também já fiz várias dietas por indicação de nutricionistas e nenhuma deu o resultado que eu esperava; chego nos 77kg e simplesmente empaco. Essa matemática simples realmente não está funcionando comigo, é um mistério. Mas obrigada pela resposta.

  59. laura

    Oii Eu tenho 18 anos 1,64 e peso 83 quilos ja estou na obesidade 1 quero e preciso emagrecer! Vc tem uma dieta que pode me passar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é procurar um nutricionista. Ele é o profissional mais adequado para indicar dietas.

  60. Atd

    olá dr, boa tarde!
    Me chamo Ana, estou pesando 81,75 kg e tenho 27 anos, e a minha altura é 1,66… Qual seria o peso ideal pra mim? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Entre 55 kg e 68 kg você fica com IMC dentro da faixa nomal

      1. Atd

        ok doutor,,, obrigada!

  61. Camila

    Olá Dr! tenho 30 anos, 158 cm de altura, 64 kg, estou amamentando meu bebê de 2 meses. Quantas calorias devo ter na minha dieta para poder emagrecer? sem afetar a amamentação? Sou sedentária.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Camila, acho que agora não é hora de fazer dieta. A própria amamentação vai fazer você perder peso. Você acabou de ter um bebê, basta não fazer uma dieta muito rica em frituras e carboidratos que o seu peso vai cair gradativamente. O melhor agora é deixar de ser sedentária.

  62. cegonha02

    faço musculação 4x na semana intercalado com 40 minutos de bicicleta ergométrica a 1 anos e 4 meses…
    tenho 25 anos, 1,76, 90 kilos (o mínimo que cheguei foi a 87).
    a nutricionista me passou uma dieta de 2000kcal e eu comecei a ganhar peso… como proceder?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que ver se o peso não é massa muscular.
      Você é homem ou mulher?

      1. cegonha02

        homem… mas seria possível ganhar massa muscular com uma dieta de pouca caloria assim?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Se ela for rica em proteínas, sim. Agora, é importante confirmar se a sua dieta realmente é só de 2000 calorias. Pelo o seu peso e pelas sua carga de atividade física, o seu gasto calórico diário deveria ser maior que 2000 calorias. Por isso, não faz sentido você engordar. Há algo de errado nesta história.

  63. Beatriz Helena Aquino

    Muito boa a máteria, tenho 34 anos 1,70 e estou pesando 75kg , venho fazendo uma dieta de 1300 calorias diarias e exercicios fisicos todos os dias, com isso já consegui eliminar 3 kg em 40 dias estou muito feliz com os resultados.

  64. Paula

    Doutor Pedro, tenho 23 anos e estou com 88 quilos.

    Eu fiz o calculo acima e deu um total de 1800,12 calorias.
    Gostaria de pesar 70 quilos, perder 1quilo por semana teria que consumir apenas 800 calorias por dia. Estou certa? Quais alimentos entre frutas e verduras o senhor me indica?
    Como quero perder rápido estes quilos estou disposta a fazer
    esse sacrifício, pois no momento estou sem tempo para fazer atividade física. Preciso de ajuda, por favor, me oriente.
    Desde já agradeço pelas dicas.
    No aguardo.

  65. franciele

    oi dr: Pedro tenho 1,62 de altura e 77 kilos gostaria de saber quants calorias devo ingerir por dia???
    sendo que caminho, e as veses pulo no jump… obrigada

  66. Arnaldo Antunes Filho

    Olá, bom dia dr. Pedro!
    Meu amigo, tenho 27 anos, estou meio sedentário, mas costumo ir ao trabalho de bike… não me considero gordo, 1,65 de altura e 66 kg, entretanto tenho uma “barriguinha saliente”. Quero saber como devo proceder para perder, ou diminuir essa gordura que já está me incomodando.

    Não posso deixar de frisar que sou hipertenso e tomo remédio todo dia :(
    Desde já obrigado pela atenção, grande abraço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O modo mais fácil é deixar de ser sedentário. Não tem mistério ou fórmula milagrosa, para emagrecer você tem que gastar mais calorias do que consome.

  67. Serra

    Boa tarde por favor me tire uma duvida eu tenho 31 anos tenho 1,59 e estou aflita estou pessando 79kl e sou sedentaria quantas calorias eu devo consumir para perder pesso ja fiz varias dietas e nao consigo perder
    Tb tenho sop serar por causa disso a minha dificuldade dr. Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Fórmula: Sexo masculino, 31 a 60 anos = (0.0484 x peso em kg + 3.6534) x 240

      Gasto basal de aproximadamente 1800 kcal x 1,3 para sedentários = 2340 kcal

      Você deve consumir no máximo 1800 kcal por dia.

      A fórmula acima é apenas uma estimativa. O ideal é você procurar um nutricionista e um endocrinologista para ter uma indicação personalizada. Lembre-se que perder peso sem aumentar a atividade física é muito mais difícil.

  68. Lia Cabral

    Bom dia! tenho dificuldade em perder peso,e estou fora de forma a algum tempo… se considerarmos minha altura por peso,preciso emagrecer urgente! Tenho 1.72 de altura,37 anos e peso 76.400 kg,faço caminhada diariamente uma hora por dia,passei ter a paranoia de contar as calorias de tudo que eu como…e já consegui reduzi-las para 1.200 calorias dia,também consegui perder quase oito quilos,mas agora parece ter ficado tudo mais difícil,não consigo perder com a mesma facilidade. O que estou fazendo de errado Dr.Pedro Pinheiro?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Tente fazer exercícios que levem a ganho de massa muscular. Além de gastar calorias malhando, o músculo em repouso consome muito mais calorias. 1200 calorias já é muito baixo, tá na hora de você se concentrar mais no gasto de calorias do que no seu consumo.

  69. ÉRICA

    boa tarde!
    tenho 19 anos e peso 83 quilos, se eu consumir 1500 calorias diarias, devo gastar essa quantidade e mais 500 em atividade fisica ? essa é minha duvida.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se você for sedentária, seu gasto basal é por volta de 2200 calorias por dia. Se você passar a gastar mais 500 calorias por dia em atividades, vai ter gasto cerca de 2700 calorias por dia. Se a dieta tiver 1500 calorias, você conseguirá perder cerca de 1200 calorias por dia. Se fizer isso por vários dias, você pode conseguir perder cerca de um quilo por semana. Em 3 meses terá perdido 12 a 15 quilos. Procure um nutricionista para te orientar na dieta. Com 19 anos e força de vontade, é planamente possível perder bastante peso.

      1. ÉRICA

        ENTENDI PERFEITAMENTE, MUITO OBRIGADA!

  70. marlene

    Boa tarde tenho uma duvida enorme ,talvez o dr possa me ajudar nesta resposta ,ha 3 anos faco dieta ,ja conseguir perder muito Peso mas de um tempo para ca nao consigo perder nada,o que devo fazer para continuar a perder Peso ,e como se eu tivesse me bloqueado,tenho 43 anos ,1.66 altura e Peso 86 quilos me ajude por favor,desde de ja agradeco pela resposta atenciosamente marlene

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Talvez só dieta não seja suficiente. Você tem aumentado suas atividades físicas?

      1. Micaela Bernardino

        Dr Pedro desculpe incomodar. Poderia me aconselhar? Sou rapariga tenho 1,61 peso 69kg. Tenho 21 anos. Comecei a fazer uma dieta não orientada, apenas pelo que aprendi atraves de pesquisas. Comecei à 2 semanas e penso ter perdido 3 kg estava anteriormente com 72,800. Estou muito satisfeita com o resultado. Tenho ingerido talvez 600 calorias por dia talvez ou pouco maisou menos. Nao faço exercicio. O que me aconselha? Será que é saudavel e estou a ir bem? Obrigado. Agradeco muito uma resposta.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          você está fazendo uma restrição calórica muito severa, isso não é saudável.

      2. Cuca

        Ola. Eu tenho 43 anos, peso 67 e tenho 1,59 de altura. sou mulher. Qual seria o meu peso ideal?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se você chegar aos 62 kg, o seu IMC normaliza. Dê uma lida neste artigo: https://www.mdsaude.com/2014/10/imc-indice-de-massa-corporal.html

  71. Maria josé mario maciel

    Dr Pedro tenho uma cirurgia bariatrica a fazer a de capella mas estou com duas hernia no abdomem do lado direito e já tenho uma tela no umbigo é aconselhavel fazer esta cirurgia .

    Att
    Maria josé mario maciel