UROCULTURA: diagnóstico da infecção urinária

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 110 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é a urocultura?

A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária. É importante salientar, porém, que nem sempre a presença de bactérias indica uma infecção ativa. Algumas delas podem colonizar a uretra e a bexiga sem necessariamente causar doença.

A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura. Caso a urina contenha germes, em 48 horas será possível identificar a formação de colônias de bactérias, podendo, deste modo, identificarmos qual tipo de bactéria está presente e quais antibióticos são eficazes em combatê-las (antibiograma).

No resultado da urocultura normalmente estão presentes o tipo de bactéria, o número de colônias formadas pela mesma e a lista de antibióticos sensíveis e resistentes. Falarei dos resultados com detalhes mais à frente.

Urocultura no diagnóstico das infecções urinárias

O melhor e o mais indicado exame para o diagnóstico de uma infecção urinária, seja ela uma infecção de bexiga, chamada de cistite, ou uma infecção dos rins, chamada de pielonefrite, é a urocultura.

Um erro muito comum, inclusive para alguns médicos, é fechar o diagnóstico de infecção urinária baseado apenas nos resultados do EAS (exame comum de urina). Muitas vezes o paciente é desnecessariamente submetido a tratamentos com antibióticos apenas por ter leucócitos na urina ou apresentar discreta hematúria.

É importante salientar que o EAS (urina tipo I) é um exame de urina que ajuda muito no diagnóstico dos males urinários, porém, ele é muito inespecífico e sozinho não deve fechar nenhum diagnóstico. Por exemplo, uma infecção urinária costuma dar leucócitos e sangue na urina, porém, outras doenças também o fazem, como cálculos renais, algumas DST (doenças sexualmente transmissíveis) e nefrites, para ficarmos apenas em três exemplos.

A urocultura é o exame de urina que identifica a bactéria causadora da infecção urinária. De modo mais simples, podemos dizer que o EAS nos mostra as consequências de uma possível infecção urinária, enquanto a urocultura é capaz apenas de identificar o germe que está causando a infecção.

Para saber mais sobre o EAS, leia: EXAME DE URINA | EAS

Meu médico diagnosticou cistite sem pedir exame algum. Ele está errado?

Na verdade, não. Como a cistite é muito comum em mulheres e o resultado da urocultura pode levar até 3 dias para ficar disponível, se a paciente tiver um quadro clínico muito sugestivo de infecção urinária, o médico está autorizado a tentar um curso de antibióticos sem solicitar exames de urina.

Vantagens de se solicitar a urocultura

A urocultura é importante em alguns casos:

  • Quando, após a avaliação clínica, o médico ainda não está seguro de se tratar de uma infecção urinária.
  • Quando o primeiro curso de antibióticos não consegue eliminar a infecção.
  • Quando há suspeita de pielonefrite.
  • Nas mulheres grávidas.
  • Nos casos de infecções urinárias de repetição.
  • Nos casos de febre sem origem definida.
  • Antes de procedimentos urológicos.

Muitas vezes o médico tem certeza do diagnóstico de infecção urinária, mas pede a urocultura para ver o antibiograma e decidir qual o melhor antibiótico para o caso. Isto é muito comum naquelas mulheres com cistites de repetição que fizeram vários cursos de antibióticos ao longo da vida e já apresentam bactérias resistentes a algumas drogas.

Como colher

O primeiro ponto é fazer com que o paciente entenda que a coleta da urina deve ser estéril. É imprescindível impedir a contaminação da amostra de urina por bactérias que vivam no ambiente e em nossa pele. Para tal, alguns passos devem ser seguidos:

  1. Limpar bem a região genital, principalmente ao redor do meato uretral (saída da uretra). O ideal é usar gazes (compressas) estéreis para limpar e depois secar a região.
  2. O recipiente usado para colher a urina deve ser estéril.
  3. Na hora de urinar, deve se evitar o contato da urina com a pele ao redor, como grandes lábios ou o prepúcio do pênis.
  4. O primeiro jato de urina é sempre desprezado, pois este serve apenas para limpar as impurezas que ficam na uretra.
  5. A urocultura deve ser levada imediatamente para o laboratório após a sua coleta. Só é preciso refrigerá-la se o tempo entre a coleta e a entrega for muito longo.

A melhor urina para a urocultura é a primeira da manhã, pois durante a noite é quando a urina permanece por mais tempo na bexiga, favorecendo a multiplicação das bactérias. Entretanto, esta coleta de manhã nem sempre é possível pois o paciente costuma colhê-la logo após sair do consultório médico.

É bom salientar que o paciente não deve começar a tomar antibióticos antes da coleta da urina. Existe sempre a possibilidade do antibiótico não ser forte o suficiente para acabar com a infecção urinária, mas ser eficaz para impedir o crescimento das bactérias no meio de cultura, levando a um resultado falso-negativo da urocultura.

Resultados

Uma urocultura é considerada negativa quando, após 48-72 horas de incubação da urina em meio de cultura, não se observa crescimento de colônias de bactérias.

Uma urocultura é considerada positiva quando, após este mesmo tempo, é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, chamadas de unidades formadoras de colônias (UFC). Quando a urocultura é positiva, o resultado ainda apresenta o nome da bactéria que foi identificada, junto com os antibióticos que se mostraram eficazes em impedir seu crescimento, o chamado antibiograma.

O grande problema da urocultura está quando há crescimento de colônias de bactérias, mas estas estão em quantidade menor que as 100.000 UFC. Estes valores podem ser resultados de contaminação da amostra. Atualmente só se valorizam uroculturas entre 10.000 e 100.000 UFC quando também há piúria no EAS (leucócitos na urina) e sintomas clínicos sugestivos de infecção urinária.

Valores abaixo de 10.000 UFC são considerados contaminações por bactérias da região perineal.

Há, entretanto, algumas observações a serem feitas:

  •  Se o paciente estiver tomando antibióticos, estes podem inibir o crescimento das bactérias, e mesmo um resultado com menos de 100.000 UFC deve ser sempre valorizado.
  • Em homens, o risco de contaminação é menor, portanto, valores maiores que 10.000 UFC já devem ser valorizados.
  • Quando crescem bactérias da família Pseudomonas, Klebsiella, Enterobacter, Serratia ou Moraxella, o resultado deve ser levado em conta mesmo com contagens menores que 100.000 UFC

Conclusão

Como pôde ser visto, a urocultura deve, como qualquer análise, ser interpretadas por profissionais qualificados. É sempre bom lembrar que quem deve ser tratado é o paciente e não o resultado do exame.

Via de regra, se o paciente não tem queixas de infecção urinária, não há motivos para se pedir uma urocultura. O tratamento desnecessário de contaminações ou colonizações do trato urinário sem sinais de infecção, não traz nenhum benefício e ainda pode induzir a criação de bactérias resistentes.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


110 respostas para “UROCULTURA: diagnóstico da infecção urinária”

  1. Josefa

    Bom dia estou usando uma sonda de demora posso fazer esse exame ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas o ideal seria substituir a sonda logo antes da coleta para reduzir o risco de resultado falso positivo, já que sondas com muito tempo de uso podem estar colonizadas por bactérias.

  2. Rosália

    Bom dia, Dr. Pedro.

    Fiz uma urocultura em outubro de 22 e deu como resultado, 80.000 UFC/ML E – Escherichia Coli.

    Agora, em janeiro de 23, repeti o exame e deu como resultado 50.000 UFC/ML E – Escherichia Coli.

    Será necessário o uso de antibiótico?

    Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só se você tiver algum sintoma ou algum critério para tratar bacteriúria assintomática. Dê uma lida neste texto: Bacteriúria assintomática: devo tratar ou não?

  3. Vivi

    Tinha tomado monuril, 04 dias apos a tomada os sintomas de dor ao urinar pioraram e nao tive melhora, voltei ao medico e fiz o exame de urina que deu todos indicativos de infecção urinaria turva leocucitos incontaveis sangue na urina bastonetes gran negativos, mas a cultura deu negativa, isso pode acontecer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A fosfomicina (Monuril) pode ter influenciado no resultado da urocultura.

  4. Jane

    Minha duvida o exame do meu filho deu escherichia coli porem ele n sentem nenhum sitoma de infecção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ele não tem sintomas, por que foi feito o exame? Você sabe qual era o objetivo do médico?

  5. Ismenia Menezes Barcelos

    Doutor, minha Doutora pediu um exame chamado ANTIBIOGRAMA. Esse exame é o mesmo que urocultura ou Elementos anormais e sedimentoscopia? Obrigada e boa noite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Antibiograma faz parte da urocultura. Ele é um teste que mostra os padrões de resistência ou susceptibilidade, caso alguma bactéria seja isolada na urina. Serve para auxiliar na escolha do melhor antibiótico.

  6. Luana Sousa

    estou com infecção urinaria,tomei medição não melhorou! estou grávida tem algum risco gravidez??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, infecção urinária na gravidez traz riscos. Se não melhorou com o primeiro tratamento, é preciso voltar ao médico para ajustar a terapêutica.

  7. Thereza Carvalho

    Quando na cultura um dos antibióticos vem com um tracinho somente, outros R outros S . O que significa este tracinho

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que o antibiótico não foi testado.

  8. Ernesto Bizi Massuela

    Gostei. Sofro de ardências ao urinar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Então tem que investigar a causa. Não é normal sentir dor para urinar.

  9. Nádia.

    Bom dia. Pode acontecer do EAS não indicar infecção, dar nrgativo e na Cultura dar positivo pra alguma bacteria? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim. Mas é preciso ver se isso não é só uma bacteriúria assintomática. Dê uma lida nessa artigo: Bacteriúria assintomática: devo tratar ou não?

  10. Claudinei Aparecido Salvador

    Contagem de colônia <1000 UFC/ml, é infecção urinaria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for numa urocultura comum, não, é um valor muito baixo.

  11. Sandra

    Na cultura o R e S para os antibióticos querem dizer o que?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Essa parte é o antibiograma, que diz quais são os antibióticos que a bactéria é resistente (R) ou sensível (S).

  12. Maria

    Excelente dr suas informações, que Deus abençoe sempre. Obrigada por compartir

  13. Enio Roberto da Silva

    Ola Dr. Pedro, td bem? eu fiz um exame de urina a 15 dias atrás e deu infecçao ( Nitrito Positivo e Hemoglobina ) o medico me receitou Antibiótico, eu tomei por 7 dias e após 4 dias do tratamento voltou a ardência e repeti o exame ( Nitrito Negativo e Hemoglobina + ) é comum acontecer isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Infecção urinária em homens é pouco comum. Na maioria das vezes, dor para urinar nos homens é uretrite. Não se trata homens para infecção urinária baseado apenas no exame simples de urina. Você precisa fazer uma urocultura e investigar também uretrite.

  14. Gabriella

    Olá, bom dia! No meu exame de urina deu hemoglobina positiva ++ e urina turva, mais minha urinocultura deu negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Existem várias outras causas para sangue na urina além de infecção urinária. Colher o exame estando menstruada é uma delas, por exemplo. Você precisa repetir o exame pra confirmar que esse sangramento é persistente e depois procurar um Nefrologista.

  15. JULIO ASSUNÇÃO

    Nunca vi um medico ( se é que é ) dar consultas pela internet . Um bom profissional jamais faria este tipo de coisa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Concordo, por isso que eu não faço consultas pela Internet. Apenas ajudo a tirar dúvidas simples.

  16. Micheli de jesus sousa

    doutor meu exame deu q estou com bacilos gran negativos (++++)
    e a bacteria e Escherichia coli… isso e grave

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      90% das infecções urinárias são causadas por essa bactéria.

  17. Gisela Heitzmann

    Doutor, meu exame de Urina 1 está absolutamente normal, mas pelos meus sintomas, fiz o exame de Cultura. O resultado foie mais de 1.000.000 UFC de Klebsiella variicola. Não encontro muitas referencias sobre esta bactéria. Estou tratando com antibioticos. Mais algum cuidado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma espécie de bactéria reconhecida como causadora de doença nos humanos há poucos anos, por isso não há tantas referências. Você tem sintomas de infecção urinária?

  18. Adriana Perafam

    Doutor, fiz um exame de urocultura, e para minha surpresa ficou pronto em 24h. O resultado deu ausente, e 2 de leucócitos, apesar de eu estra tento constantemente muita cólica. Gostaria de saber se é possivel ficar pronto em 24, pois isso me passou descretido.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente o laboratório espera 48 horas para ver se há crescimento de alguma bactéria. Porém, se após 24 horas não houver sinal nenhum de bactéria, o laboratório pode liberar o resultado. Se a urina também apresenta apenas 2 leucócitos por campo, isso realmente fala contra infecção urinária.

  19. Camila Borges

    doutor, em quanto tempo fica pronto o exame de urocultura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      habitualmente, 2 a 4 dias.

  20. Camille Ribeiro Moreira

    doutor no meu exame de urina deu isso o que significa

    CULTURA DE URINA

    Material : urina jato médio

    N E G A T I V A

    NOTA: Quando a cultura é negativa, não é possível realizar o exame
    antibiograma.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Que o resultado foi negativo, não há bactérias na urina.

  21. Thiago

    Doutor o exame de urocultura é capaz de detectar dsts como a clamidia ou a gonorreia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Carlos Olivieer

        E Como se detecta?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Existem exames próprios para identificar gonorreia e clamidia. Tem que colher amostras da uretra.

  22. Flavio Eh Dorinete

    Fui no médico me passou antibióticos pra você infecção de urina,,e disse que após 5 dias era pra fazer urocultura pra saber se curo…mas não adiantou o remédio,, continuo com a dor de urina,, e a urocultura deu negativa..o que faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a urocultura foi negativa, mas você ainda tem sintomas, tem que investigar outras causas.

    2. Jaqueline

      procura um urologista. Meus exames de urina davam sempre negativo e nenhum médico descobria. depois de um ano e 3 meses descobri que era cistite intersticial (inflamaçao na bexiga).

  23. Juliana Zilli

    Boa Tarde, estou com medo de estar apresentando quadro de Pielonefrite. Como saber??
    meu exame deu as seguintes alterações:

    Bactérias isoladas: Escherichia coli
    Leucocitos 35 /uL Inferior a 25 /uL
    Observações: Bacterias ++
    Contagem de Colônias > 100 000 U.F.C./ml

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pielonefrite é uma caso grave, como febre alta, prostração, vômitos, dor abdominal… O simples fato de você ter uma urocultura positiva não faz diagnóstico de pielonefrite.

  24. Danilo Fava

    Na verdade o correto é tratar a infecção urinária após a realização da cultura com o antibiograma. Não tomem antibióticos apenas porque o médico receitou, realizem os exames antes!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nem sempre é preciso. Se o paciente for mulher e os sintomas de cistite forem muitos típicos, o diagnóstico pode ser feito clinicamente. Não são precisos exames complementares quando o diagnóstico é óbvio.

  25. Ana Clara

    Olá, Doutor
    Após tomar antibiótico quanto tempo depois tenho que esperar para fazer uma urocultura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente, 1 semana.

  26. JayCant

    urocultura negativa com hematúria microscópica assintomática (14 por campo), o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser muita coisa. Eu sugiro que você repita o exame de urina dentro de 1 semana. Se mantiver a hematúria microscópica, procure um nefrologista.

  27. Yago

    Urocultura detecta fungo ? Por exemplo de uma cistite causada por fungo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode detectar, mas não obrigatoriamente.

  28. Paula Costa

    fiz dois exames de urina rotina, um dia seguido do outro, no primeiro dia deu 40 piocitos e bacteria aumentada, no dia seguinte deu 02 piocitos e bacteria normal, o que pode ter acontecido??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É estranho. Provavelmente foi um aumento transitório da flora bacteriana ou erro do laboratório.

  29. Andrea F

    Dr. Pedro, tomo Ritalina.
    Pode interferir no resultado do exame de urocultura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não interfere.

  30. Vanessa Cassol

    Dr. Pedro, eu tomo Gardenal 100mg, será que dará algum erro no exame de Urocultura???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não interfere.

  31. Roseane Alves

    Boa tarde Dr. Pedro. Só o EAS é suficiente para detectar uma infecção urinária ou é também necessário fazer a Urocultura? Estou com alguns sintomas de infecção, como ardência, maior frequência em urinar, mas pelo EAS está tudo dentro do normal. Os leucócitos se aproximaram do max. com 23/mcl… Melhor realizar a Urocultura para confirmar ou com os resultados normais do EAS já elimina as chances de estar com infecção?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O EAS pode enganar, o exame mais confiável para infecção urinária é a urocultura.

  32. ines

    Tenho uma urucultura para fazer posso ter relações sexuais ate ao dia de fazer o exame???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é não tê-la na véspera.

  33. Geraldo

    Depois de tomar antibiótico , quanto tempo devo esperar para fazer exame de urina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1 semana.

  34. graciete da silva de jesus

    quala quantidade minina de urina devo coletar no exame de de urina 24 horas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem quantidade mínima, você tem que colher 100% da urina,não importa o volume total.

  35. Arineia Alves

    Oi doctor minha filha tem 19 anos e fez uma exame eas e o resultado foi leucócitos 10 por campo,cristais alguns de oxalato de calcio,bactérias moderadas, proteínas presente (+), e urocultura a contagem de colônias foi 10000.000 e escherichia coli o senhor pode me dizer
    algo sobre esse exame desde de ja te agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esses resultados são sugestivos de infecção urinária pela bactéria E.coli. Se ela tiver sintomas de infecção urinária, precisa ser tratada com antibióticos apropriados.

  36. Jaqueline Evellyn

    Dr meu exame de urina deu 19.000 leucocitos , mais mnha cultura deu negativa , eu estou gravida de 16 semanas meu medico nao quis me dar antibiotico , eu tinha tomado antibiotico 2 dias antes da cultura isso pode gerar um falso negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o antibiótico pode ter falseado o resultado.

  37. Bruna ♡

    Ola Dr. Estou grávida e estou com infeção urinária e me passaram o remédio “Nitrofurantoína”, mas não adianta sinto dor e me passaram o exame para fazer de UC + Antibiograma, por eu estar tomando o antibiótico, tem algum problema de não saber o tipo da bactéria? Obrigada

  38. Liana Jacinto

    Dr. Pedro, tenho muitas reincidências de infecção urinária, em uma das ocasiões não tratei logo e tive uma infecção renal séria. O que pode causar episódios reiterados de infecção urinária? Talvez fosse interessante o Sr. escrever um artigo que esclareça as causas dessa doença tão desconfortável.

    Meus Cumprimentos
    Liana Jacinto

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Planejo escrever sobre causas de infecção urinaria brevemente.

      1. Carolina Botton

        Existem inúmeros casos de infecções de repetição. E nesse caso, quando o paciente estiver sintomático, faz-se necessário realizar a urinocultura para verificar precisamente a bactéria que está causando a doença, e assim, tratar de modo eficaz.

  39. bruna

    Foi sempre feito após a toma total do antibiótico dr. Ate agora não tive mais sintomas nem queixas. Poderá ser outro problema?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O problema é que em vigência de antibiótico, a urocultura pode vir falsamente negativa. O exame tem que ser colhido antes de iniciar o antibiótico.

  40. bruna

    boa noite dr, tive três infecções urinárias num espaço de três meses, na segunda infecção fiz uma urocultura em que deu negativo. passado nem um mês, voltou (a terceira infecção que tive e última) passado 10 dias após a toma do antibiótico fiz novamente a urocultura e deu negativo. Além de ter feito uma ecografia aos rins e deu tudo normal. Posso confiar nos resultados?

    desde já Obrigada pela sua resposta
    e parabéns pelo exelente blog!
    cumprimentos,
    bruna

  41. Eduardo

    Dr Pedro minha filha teve uma infecção urinaria a pouco tempo, a pediatra receitou um antibiótico e a infecção passou, mas ele pediu um exame mais complementar “cultura”, fizemos o primeiro e medica se assustou com resultado, e pediu que fizesse mais um pra ter a confirmação em uma clinica mais especializada, se o sr puder me ajudar a entender o resultado, porque a pediatra esta viajando e não temos contato.
    O resultado foi dado com o laudo:
    CULTURA AUTOMATIZADA
    :
    NEGATIVA
    ANTIBIOGRAMA AUTOMATIZADO
    :
    NAO REALIZADO
    A interpretação dos resultados dos exames deve ser realizada pelo médico, considerando os dados clínicos e outros exames do paciente. Qualquer discrepância entre a evolução clínica, laboratorial ou radiológica deverá ser imediatamente e obrigatóriamente comunicada pelo médico assistente ao patologista para revisão e correlação clínica. Conclusões com os termos “compatível com” ou “sugestivo de” não são definitivos e demandam cuidadosa correlação clínica e eventuais investigações complementares pertinentes.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Urocultura negativa significa que não há bactérias urina.

  42. franciana gomes pinto

    Muito obrigado, me ajudou bastante.

  43. Sandro

    Dr. Pedro boa noite,

    Tenho dor ao urinar desde criança. Já fiz diversos tratamentos com antibióticos, o mais recente contra h-pulori, usando claritromicina e amoxilina. Tomei-os para o estomago, mas mesmo assim a dor ao urinar permanece. Fiz urocultura e esta deu negativa. Como pode? A dor só é aliviada em momentos que tomo analgésico (não especificamente relativo a dor ao urinar…). O que deve fazer?

  44. Valdirene Silva

    Boa Tarde Doutor …..

    Tenho infecção de urina por repetição , fiz um exame de urina constou 30.360 de leucocitos , porém no exame de urocultura deu Negativo , o que teria acontecido , em Setembro vou fazer um exame de Urodinâmico e não posso esta com infecção .

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Existem outras causas para leucócitos na urina que não infecção urinária.

  45. Glória Oliveira

    Boa Noite.
    Minha filha de dois anos e quatro meses, apresentou na cultura de urina as seguintes bactérias:
    1 – Pseudomonas aeruginosa 50%
    2 – Enterococcus faecalis 50%
    maior que 100.000 UFC/mL

    O Pediatra pediu que repetisse o exame, no entanto fiquei muito preocupada com as informações que li na internet sobre tais bactérias.
    Gostaria muito de um conselho e informações sobre o tratamento e se há sequelas para quem tem essas bactérias. Levei ela ao médico e pedi um exame de urina simplesmente porque ela aumentou muito a frequência que pede para fazer xixi. Sempre pergunto se dói e ela diz que não. A urina está amarela clara como sempre foi. Gostaria muito de uma orientação de um especialista. Agradeço muito desde já.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Glória, não posso consultar à distância.
      Se você quiser a opinião de um especialista, o indicado para o caso de infecção urinária da sua filha é o Nefrologista.

  46. Amanda Patrícia

    Por favor, poderia informar se em uma urocultura é possível identificar uma doença no rim? Estou sentindo dores no rim e fiz o exame fazem dois dias, mas fui no médico por outro motivo (cistite), mesmo assim é possível aparecer?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Urocultura só serve para diagnóstico de infecção urinária.

  47. delta

    ola, estou gravida de 33 semanas e estou com cistite, meu medico me receito,norfloxacino de 400mg .Depois de ler a sua matria estou com medo de continuar com o medicamento.o que vc me aconcelha.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pergunte ao seu médico porque ele prescreveu esta droga. Diga que você leu que ela não deve ser usada na gravidez e veja quais são os argumentos dele.

  48. pedro

    uma DST pode ser deter quitada com exame de urocultura
    ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Algumas podem, mas não é o melhor exame para isso. A cultura do corrimento é melhor.

  49. Fatimacardias

    mto bom…tua colocação e explicação sobre exame de urocultura..valeu

  50. Afranio

    tenho vontade de urinar toda hora, e não consigo segurar ,pode ser infecção urinària?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um dos sintomas…

  51. Eleniceferraz34

    meu sobrinho acabou de tomar antibiotico domingo ele podera fazer o exame na quarta -feira?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é esperar 1 semana.

  52. Mizzy

    Adorei o texto. Muito informativo e bem explicado!

  53. Lisandro Antunes

    Boa tarde Dr.Pedro, parabens pelo site. Gostaria apenas de saber quais são as poucas DSTS que a urocultura detecta?

    Muito obrigado.
    Lisandro

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A urocultura geralmente não detecta DST, pois são germes que não crescem habitualmente nos meios de cultura usados para identificar bactérias que causam infecção urinária.

  54. Rosana Cardoso Ferreira

    Gostei muito do artigo e te peço obrigada pelas informaçoes,o que vcs fazem mostra que a internet pode ser usada para coisas uteis.Eu estava cheia de dúvidas e agora estou entendendo a gravidade de uma infecção urinária.Que Deus os ilumine e guarde.

  55. elessandra

    estou tomando a medicação faz 4 dias ainda sinto dor nauses e fraqueza a medica disse q é ITU. por quanto  tempo  ainda vou continua me sentindo assim.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nas infecções urinárias o tratamento costuma mostrar resultado já com 48 horas.

  56. Vania Prioli

    O exame de urocultura se descobre o tipo de bacteria.Só que fazer o exame depois de ter tomado o antibiotico ,as vezes não aparece.Pergunta então : Depois de quanto tempo então vai aparecer no exame de urocultura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso estar pelo menos 48-72 horas sem antibióticos.

  57. Noiseka

    Muito esclarecedor e com uma linguagem fácil para pessoas não ligadas a área da saúde.