Infarto fulminante: causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 100 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

O que é um infarto fulminante?

O infarto fulminante é uma das principais causas de morte súbita.

Chamamos de infarto fulminante aquele que causa o óbito do paciente antes que haja tempo de um atendimento médico, ou seja, o paciente morre antes de chegar ao hospital. Cerca de 15% dos infartos se manifestam com morte súbita, não dando chance ao paciente. Felizmente, os outros 85% conseguem chegar a tempo ao hospital.

O infarto pode causar morte súbita de duas formas: o coração pode parar funcionar por ter sofrido necrose em uma extensa área do seu músculo ou por ter surgido uma arritmia maligna.

Em ambos os casos, o coração torna-se incapaz de bombear o sangue adequadamente, levando o paciente ao colapso circulatório, que é uma situação na qual os órgãos e tecidos do corpo não recebem sangue adequadamente.

Neste texto explicaremos como surge um infarto fulminante, o que é uma arritmia cardíaca maligna e por que algumas pessoas têm infarto cardíaco e conseguem chegar a tempo ao hospital, enquanto outras apresentam um quadro de infarto com morte súbita.

Se você procura informações sobre outras causas de morte súbita, além do infarto fulminante, leia: Causas de morte súbita – Adultos, atletas e bebês.

Como surge

Comecemos pelo básico. Qualquer célula do nosso corpo precisa de sangue para viver; quando uma artéria sofre uma súbita obstrução do fluxo sanguíneo, os tecidos nutridos pela mesma sofrem isquemia e necrose. A esta morte de um tecido damos o nome de infarto.

Um infarto pode ocorrer no cérebro, rim, pulmão ou qualquer outro órgão do corpo. Infarto do coração, ou infarto do miocárdio, portanto, significa morte das células musculares do coração (chamadas de miocárdio), por falta de suprimento sanguíneo.

As artérias que levam sangue aos tecidos do coração se chamam artérias coronárias. Nosso coração possui duas grandes artérias responsáveis pelo suprimento sanguíneo cardíaco: artéria coronária esquerda, que nutre o lado esquerdo do coração, e artéria coronária direita, que nutre o lado direito do coração. Para que todo o tecido cardíaco receba sangue, essas artérias coronárias precisam se ramificar, formando uma grande teia de vasos sanguíneos ao redor de todo o coração.

Quanto maior for a área infartada, ou seja, quanto mais extensa for a região muscular que sofreu necrose por falta de nutrição sanguínea, maior será a gravidade do infarto. Reparem na ilustração abaixo, o exemplo de 3 localizações diferentes para uma obstrução das artérias coronárias e suas respectivas consequências.

Infarto do miocárdio

É possível notar que quanto mais próximo do nascimento das artérias coronárias ocorre a obstrução, maior é a área afetada. Não é difícil entender por que a obstrução na terceira figura é muito mais grave que na primeira. Todo aquele músculo necrosado torna-se inútil e incapaz de contrair para bombear o sangue. Quando subitamente perdemos a nossa bomba de sangue, entramos em colapso, que é chamado choque circulatório.

Além do choque circulatório, chamado neste caso específico de choque cardiogênico por ter origem no coração, existe outra importante causa para um óbito rápido após um infarto: arritmias cardíacas. O tecido cardíaco que sofre infarto não consegue mais transmitir os impulsos elétricos normais do coração, causando distúrbios na condução elétrica, o que favorece o aparecimento de arritmias cardíacas graves. São as arritmias malignas as principais responsáveis pela morte súbita de origem cardíaca. Mais de 70% destas ocorrem devido à doença isquêmica do músculo cardíaco.

Na verdade, um extenso infarto é um grande risco, mas não é a única causa para uma parada cardíaca. Vários pequenos infartos acumulados durante anos ou uma isquemia única, mesmo que não muito extensa, mas localizada caprichosamente em uma área nobre da geração e transmissão dos impulsos elétricos do coração também podem desencadear arritmias malignas, levando à parada cardíaca. Portanto, dois fatores são importantes no prognóstico de um infarto: tamanho e localização da área afetada.

Sugerimos também a leitura do texto: Infarto do miocárdio – Causas e prevenção

O que caracteriza uma arritmia maligna?

Chamamos de arritmia maligna aquela que não produz os impulsos elétricos necessários para o correto batimento cardíaco. O coração funciona de modo muito sincronizado. Se os impulsos elétricos não surgirem no momento certo e não forem transmitidos da forma devida, o coração não conseguirá se contrair e bombear o sangue adequadamente.

A principal arritmia responsável pela morte de origem cardíaca é a fibrilação ventricular. Durante uma fibrilação ventricular, os estímulos elétricos se tornam caóticos, sendo incapazes de gerar uma contração do músculo cardíaco de forma sincronizada; o coração simplesmente começa a tremer e já não consegue mais bombear sangue para o resto do corpo. Um coração em fibrilação ventricular é basicamente um coração parado, sujeito a uma tempestade de impulsos elétricos inúteis.

Depois de alguns minutos em fibrilação ventricular, os tecidos do resto do corpo começam a morrer, incluindo o cérebro. Uma pessoa em fibrilação ventricular está tecnicamente morta e precisa ser ressuscitada imediatamente, antes que o cérebro morra por falta de circulação sanguínea. Se não revertida prontamente com um desfibrilador (choque elétrico), o paciente vai ao óbito em questão de minutos.

Quando o paciente está em fibrilação ventricular, apenas a massagem cardíaca não é suficiente para salvar a sua vida. Por isso, nos últimos anos, aeroportos, aviões, casas de shows, shopping centers e outros locais com grande movimentação de público têm disponibilizado desfibriladores elétricos para o eventual caso de uma súbita parada cardíaca em seus estabelecimentos.

Sugerimos também a leitura do texto: Palpitações, taquicardia e arritmias cardíacas.

Sintomas do infarto fulminante

O paciente normalmente inicia um quadro de cansaço, sudorese e dor no peito, exatamente como em qualquer outro infarto.

Se a área cardíaca afetada for muito grande, o coração entra em colapso, e paciente evolui rapidamente para um quadro de choque cardiogênico, que se caracteriza por hipotensão arterial e intensa falta de ar.

No caso de arritmia maligna, o paciente perde a consciência e para de respirar. O quadro é dramático, pois, como já dito, uma fibrilação ventricular é uma forma de parada cardíaca.

É importante frisar que a arritmia pode surgir a qualquer momento. Em alguns pacientes ela surge logo após o início dos sintomas; em outros, pode aparecer somente após algumas horas do início do infarto, muitas vezes com o paciente já dentro do hospital, o que, neste caso, aumenta muito as chances de reversão do quadro.

Todo paciente com quadro súbito de dor no peito deve ser avaliado por um médico. É impossível, sem avaliação médica, prever qual infarto evoluirá bem ou mal, apenas baseado nos primeiros sintomas.

Há como prever um infarto cardíaco fulminante antes dele surgir?

Nem sempre é possível prever com grande antecedência quem está sob risco de infarto fulminante. Os principais fatores de risco são os mesmos para qualquer infarto:

Quanto mais fatores de risco uma pessoa tiver, maior será a chance dela ter doença nas suas coronárias, aumentando o risco de um infarto mais extenso. Pacientes com muitos fatores de risco, principalmente se forem homens acima dos 50 anos, devem ser avaliados por um cardiologista.

Prevenção do infarto do miocárdio

Quando a obstrução das coronárias vai se dando de modo lento e pregressivo, o paciente começa a sentir os sintomas de uma diminuição do aporte de sangue ao coração. É a chamada angina, uma dor no peito que surge ao esforço ou em períodos de estresse, e desaparece em repouso.

A angina é uma isquemia transitória causada por uma obstrução parcial das artérias coronárias. O sangue chega ao músculo cardíaco em menor quantidade, mas não se reduz tanto ao ponto de provocar uma necrose.

Os pacientes com angina normalmente procuram atendimento médico antes que haja obstrução completa das coronárias, conseguindo através do cateterismo cardíaco identificar e corrigir as obstruções a tempo, antes de terem um infarto

Para saber mais sobre angina, sugiro a leitura do texto: Angina estável e instável.

Através do cateterismo, chamada também de angiografia coronariana, é possível mapear todos os vasos do coração. Se o médico encontra, por exemplo, uma artéria com 80% ou 90% de obstrução, já sabemos de antemão que este paciente está à beira de um infarto.

Essa obstrução precisa ser corrigida através de uma angioplastia. Alguns pacientes apresentam lesões tão graves nas coronárias que precisam de uma cirurgia, a chamada ponte de safena, para substituir as artérias doentes.

Explicamos o cateterismo cardíaco com mais detalhes no artigo: Cateterismo cardíaco.

Prevenção da arritmia maligna

Pacientes que já apresentaram infartos prévios, possuindo várias pequenas áreas de tecido cardíaco necrosado ou insuficiência cardíaca, apresentam grande risco para arritmias malignas. Por meio de estudos da atividade elétrica do coração, o médico pode reconhecer quem são os pacientes com risco elevado de arritmia maligna.

Nestes casos, o cardiologista pode indicar a colocação de um desfibrilador implantável, que é um pequeno aparelho, semelhante a um marca-passo, capaz de reconhecer o surgimento de uma arritmia cardíaca. Quando o paciente entra em arritmia maligna, o desfibrilador reconhece o problema e salva a sua vida, liberando imediatamente uma descarga elétrica capaz de abortar a arritmia.

Porém, nem todos os pacientes apresentam algum tipo de sintoma antes do infarto. Por isso, repito, a avaliação de um cardiologista é sempre necessária em pessoas com fatores de risco.

Qual é o tratamento para um infarto fulminante?

Se o paciente sofre uma isquemia cardíaca e evolui com uma arritmia maligna fora de um ambiente hospitalar, as chances de sobreviver são muito pequenas. A fibrilação ventricular precisa ser revertida com um desfibrilador em questão de minutos. Depois de 10 minutos de fibrilação, a maioria dos pacientes já não conseguirá mais ser salva, mesmo que o choque elétrico do desfibrilador venha a ser dado. Além disso, quanto mais tempo o paciente permanece em parada cardíaca sem atendimento médico, maior é o risco de lesões irreversíveis do cérebro. Enquanto o coração estiver parado, o cérebro estará sem receber sangue.

É devido a está urgência no tratamento das arritmias malignas que, como já dito, alguns locais públicos já dispõem de desfibriladores automáticos. Em geral, estas máquinas são de manuseio simples e podem ser operadas por pessoas leigas; basta conectar as pás ao peito do paciente conforme estará indicado, ligar a máquina e se afastar. O resto do trabalho ela fará sozinha.

Se o paciente já foi previamente avaliado por um cardiologista e tiver um desfibrilador implantável, provavelmente este salvará sua vida, pois o choque virá imediatamente após o início da arritmia.

É importante salientar que a reversão da arritmia é apenas o primeiro passo no tratamento do infarto grave. Este paciente não deixa de ter um infarto só porque a arritmia foi tratada; ele precisa ser internado e pode ainda vir a falecer por várias outras complicações do infarto, como uma insuficiência cardíaca grave.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


100 respostas para “Infarto fulminante: causas, sintomas e tratamento”

  1. Alencar Tirloni

    Por que a pessoa quando morre de infarto fica suando muito principalmente na cabeça, fica com o corpo quente e suando muito?, agradeço se puder me ajudar…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A sudorese pode ser pela dor, pelo estresse ou pela hipotensão arterial.

  2. Renato Cruz Leme

    Porque algumas pessoas sangram pelo nariz e boca quando tem infarto? ou isto nao é relacionado ao infarto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sangramento não é sintoma de infarto do miocárdio.

  3. Laissa Alves Ferreira

    Perdi meu pai com infarto fulminante. Ele tinha 59 anos, não fumava, bebia socialmente, exames laboratoriais todos normais, não era hipertenso nem diabético. Eu realmente fiquei sem intender. Será que pode ter sido fator genético? Ele perdeu dois irmãos da mesma forma, só que eles eram fumantes e hipertensos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode sim ter um fator genético envolvido.

  4. Hely Colo

    Bom dia!
    Ontem dia 23/04 minha mãe teve um infarto grande. Está respirando com ajuda de aparelhos. Há possibilidade dela voltar a viver? Será necessário transplante?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Hely, sem saber detalhes do caso é impossível eu conseguir opinar sobre o prognóstico dela. Depende da extensão do infarto, do número de vasos acometidos, do estado clínico dela atual, das doenças que ela já tinha… Eu nem sequer sei a idade dela. Lamento, mas o cardiologista dela é a única pessoa que tem condições de te dar essas informações.

  5. Letícia

    Minha mãe teve um infarto fulminante e foi fatal, ela era uma pessoa saudável, não tinha nenhum problema de saúde, peso ideal pra altura dela. No dia que passou mal, chegou caminhando ao hospital, mas lá caiu e faleceu. Até hoje não entendemos o porquê disso ter acontecido.

  6. DANIELLE

    Gostaria de saber se é possível um coração explodir devido a p.a muito alta após um infarto..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, coração não explode devido à hipertensão. Ele pode funcionar mal, mas explodir, não explode.

  7. Gabryella Alves Petrovick

    Olá Dr, gostaría de saber como detectar apenas com ECG e diferenciar um infarto fulminante de um infarto agudo e também de um infarto isquemico e qual a caractéristica principal para essa diferenciação.E qual exame complementar poderia ser feito .Pondo os 3 infartos como posso chegar em um resultado final.Agradeço desde já.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Todo infarto é isquêmico, e todo infarto fulminante é um infarto agudo. Você está confundindo os termos. Infarto fulminante é um infarto agudo, provocado por uma isquemia cardíaca, mas que é tão grave que leva o paciente ao óbito rapidamente, antes dele ter tempo de procurar atendimento médico.

  8. Ana Maria

    Por favor, sabem dizer-me se um ataque cardíaco pode fazer com que a pessoa entre em coma? Muito obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for grave, sim.

  9. cristiano kurth

    meu pai sofreu um infarto de miocardio, e os medicos vao tentar reconstruir a area afetada, o que eles irao fazer nao consegui entender? obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for uma cirurgia de revascularização, eles vão pegar uma pequena parte da veia safena ou mamária e vão colocá-la no lugar da artéria entupida que deu origem ao infarto.

      1. cristiano kurth

        muito obrigado…. qual tempo de recuperação para esse tipo de cirurgia ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Isso é muito variável. Se correr tudo bem, em poucos dias ele estará em casa.

  10. Sofia Antunes

    Boa Noite Dr. Quem tem Transtorno de Ansiedade, nomeadamente Sindrome do Panico é um factor de risco para infarto fulminante? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  11. valdirene

    meu namorado morreu de infarto fulminante com 29 anos, ele queixou de dor no peito e muito frio chegou em casa e do nada ele correu para o banheiro já vomitando e depois caiu,já sem pulso não deu tempo de chegar ao hospital.ele tava bem forte e do nada ele passou mal e morreu..não consigo acreditar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ele vai para autópsia? É importante para saber a causa.
      Meus pêsames.

  12. Arthur Giovelli

    Olá Dr! Tenho 16 anos, jogo futebol, e gostaria de saber por que alguns jogadores morrem ou morreram em campo numa partida, sendo que sempre jogaram normalmente e fizeram exames médicos nos seus clubes. Por exemplo, o caso do Everton Costa do Vasco(não houve morte),ele jogou a vida inteira e agora terá que por um marca-passo por conta de uma arritmia. PARABÉNS PELO TRABALHO!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O caso do Everton costa foi causado por uma miocardite de origem viral. É algo relativamente raro e imprevisível. Leia esse texto aqui que explica bem o caso dele: https://www.mdsaude.com/2014/04/miocardite.html

  13. Cris Silva

    Olá Dr!
    Parabéns e obrigada por compartilhar de seu conhecimento.
    Dr. gostaria de acrescentar que excesso de ferro no sangue também é um fator de risco, mas os médicos simplesmente ignoram o problema. Minha filha tem apenas 19 anos, não bebe, não fuma, é uma ótima filha e está com excesso de ferro no sangue(418ng/ml). Fiz pesquisa na internet e me assustei com esse problema. O médico dela, pouco se importou, disse para ela fazer uma ressonância, mas sem urgência, doar sangue, e ponto. Vi na internet que isso não é nada comum na idade dela e que o paciente pode falecer prematuramente… estou assustada porque ferritina não é um exame pedido com frequência na área médica. Um grande abraço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      418 de ferritina não é um valor assustador. A ferritina é uma proteína de fase aguda e pode elevar-se em várias situações, mesmo que os níveis de ferro estejam normais. A ferritina sozinha não faz diagnóstico da quantidade de ferro no organismo.

      1. Cris Silva

        Ela vivia passando mal, acharam que era gastrite, dengue, virose… até verem o fígado inchado, o ferro e pedir ressonância. Mas acho importante os médicos pedirem ferritina, já que é um problema silencioso e que tem consequências drásticas. Obrigada por sua atenção Dr. Grande abraço.

  14. rafinha souza

    Do no braco na coxa e no peito pode ser algun infarto

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dor no braço esquerdo e no peito são sintomas comuns do infarto. Já dor na coxa, não.

  15. Lilian

    Olá, ontem a minha tia faleceu após ter um infarto fulminante nem deu tempo de chegar ao hospital, mas ela era muito nova, tinha 37 anos, é uma pena :(

  16. raquel fernandes lopes

    Dr. Pedro queria saber se uma pessoa durante enquanto esta dormindo normalmente e derrepente sente sintomas de aperto tipo palpitações aceleradas ao lado do coração e falta de ar pode ser um infarto?pois estou preocupada com meu esposo ele está sentindo esses sintomas quase todas as noites o que fazer numa hora dessas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Uma dor no peito que acorda a pessoa pode ser algo importante. O ideal é ele marcar uma consulta com o cardiologista para ter certeza que de o coração está bem.

  17. Thiago de Assis

    Dr. Pedro, um infarto fulminante, desde seu início, pode ser remediado em até quanto tempo fora de um ambiente hospitalar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O infarto fulminante é aquele que leva o paciente a ter parada cardíaca em poucos minutos. Se não houver pronto atendimento, o risco de sobreviver é muito pequeno. Geralmente é preciso um cardio desfibrilador por perto para salvar o paciente.

  18. Suellen Santos

    Olá!Boa noite.
    Dr° eu fiz um Eco e nele acusou que eu tenho uma pequena arritimia cardíaca,mas o medico me disse q nao era pra eu me preocupar que nao é nada de mas.O que é “uma pequena arritimia cardiaca”?Tem algum tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem vários tipos de arritmia cardíaca. Sem saber detalhes não consigo opinar.

  19. RUBENS TANK

    Gostaria de tirar uma duvida pois estou muito triste pois pedi meu pais dia 11 de setembro de 2013 foi infarto fuminante, mais isso eu nao entendo ele tinha 65 anos nao fumante nao alcoolatra sempre caminhava e nunca reclamou de dor no coração ia ao medico fazer seu exames mas um dia de manha sentiu uma formigamento no pe a minha mae foi buscar agua quando chega ao quarto ele ja estava de espumando pela boca como pode isso uma pessoa com muita saude isso derrepende sera que os medicos que faziam seu checaup nao viram algum problema no coração. Agradeço desde ja pelo esclarecimento.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Primeiro é preciso confirmar que a causa da morte foi mesmo um infarto fulminante. Há outras causas para morte súbita. Nem sempre os exames detectam alterações. Infelizmente, ainda temos algumas limitações.

  20. felipe

    dr fiz eum ecg e deu ritmo de repolarização precoce, omedico pediu um TE e deu tudo ok, ele me disse q no meu caso a alteração no ecg, é normal devido a idade e como o TE deu tudo bom não se preocupasse. isso é verdade?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Repolarização precoce não é necessariamente um sinal de doença cardíaca. O teste de esforço é um exame mais confiável que o ECG em repouso.

  21. roberto p. júnior

    Dr, passei um pouco mal e fiz um ecg, lá o médico colocou no laudo, discreto supra discnivelamento do segmento st, fiquei preocupado ele fez um eco e disse q eu tinha pvm, mesmo assim pediu um TE, no ecg pré TE deu ritmo sinual, alterações difuas de repolarização ventricular tipo repolaruização precoce e já Teste ergométrico deu resposta cardio vascular normal ao exercício considerado máximo, me tire essa súvida o sinto é por causa so pvm, e o mesmo pode causar alaterações no ecg? por favor me tire essas dúvidas pq continuo sentindo pontadas no peite e agonais

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O PVM pode ser a causa dos sintomas e dos achados no ECG. Não sei se no seu caso particular realmente é, pois à distância não dá para opinar com segurança.

  22. Cristina

    Olá, já faz um tempinho que descobri por exames que tenho um discreto prolapso na valva mitral. Mesmo o médico me falando que não precisaria me preocupar, fiquei curiosa, será que não é nada mesmo

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Confie no médico.

      1. Cris Silva

        Confiar no médico? Desculpe Dr., se fosse você eu confiaria, porque vemos aqui um Sr. médico, digno de confiança, que demonstra que realmente quer ajudar e pensa no ser humano, que faz jus ao seu diploma, demonstra que ama o que faz. Mas infelizmente isso é uma minoria. Confiar, só depois de uma segunda opinião.

  23. michele

    ola venho a algumas semanas sentindo queimações no peito e fisgada abaixo no seio esquerdo e eu gostaria de saber se a motivo para me preocupar ?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se você tem sintomas já há tanto tempo, por que não procura ajuda médica? Na Internet você não vai encontrar solução para suas dores.

  24. bruna Carvalho

    olá! estou passando por a pior dor da minha vida, perdi minha mãe a poucos dias e gostaria de saber se pode morrer de infarto e não ficar roxa? Pois ela foi enterrada a mais de 24 hs e continuou perfeita.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, a pessoa que infartou não fica obrigatoriamente roxa.

  25. ana cristina

    oq acontece com a pessoa q tem infarto fuminante? e tem como salvar
    ?
    meu marido tinha acabado de fazer 26 anos, teriamos um filho q ele tanto somhou e em poucos minutos de dor ele se foi antes de chegar n hospital. como reagir a essa situação e como poder ajudar?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se acontecer fora do hospital é muito difícil de salvar. Só se houver um desfibrilador por perto.

  26. Vânia Assimos

    Doutor Pedro infarto acontece mais com as pessoas velhas ou também com as pessoas mais novas ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ocorrer em jovens, mas é muito mais comum nas pessoas mais velhas.

  27. Karen Silva

    Olá Doutor Pedro, o texto diz que, se o coração fibrilar, tiver arritmia maligna, é necessário uso do desfibrilador imediatamente. Se houver massagem cardíaca até que o socorro chegue, pode aumentar o tempo de 10 minutos para salvamento? Em que a massagem cardiaca pode ajudar em caso de fibrilação? Ou ela adianta só em casos de parada? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Na fibrilação ventricular a massagem cardíaca só serve para manter o paciente vivo até que o desfibrilador esteja presente. O coração em fibrilação não bombeia sangue e a masssagem serve para amenizar isso. Agora, quanto mais se demora para chegar o desfibrilador, menor é a chance do coração responder aos choques elétricos.

  28. Thabata Regina

    Dr. Pedro. Me considero uma pessoa bastante hipocondriaca, mas gostaria que levasse em consideração o que perguntarei já que tem meses que não durmo direito. Ultimamente aqui na minha cidade e cidades vizinhas venho escutado notícias que pessoas jovens, como eu, de 23 a 30 anos estão morrendo de Infarto e isso me preocupa. Sempre vou ao cardiologista, de 6 em 6 meses, tenho escape. Eles dizem que não é nada demais mas mesmo assim fico com um pé atrás. O que explica essas mortes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe nenhuma doença transmissível que cause infartos em jovens, que justifique várias pessoas com o quadro ao mesmo tempo. O único fator em comum que poderia explicar seria o uso de cocaína. Fora isso, ou é só coincidência ou os rumores são falsos.

  29. Joe

    Dr pedro passei a noite toda com dor no peito e falta de ar, pela manhã a dor era bem pouca e a falta de ar tabém. é um caso preocupante devo procurar ajuda médica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não se brinca com dor no peito, você deveria ter procurado ajuda durante a noite.

  30. Olimpio Paulo ''

    Infelizmente perdi meu amado avô em Outubro desse ano, ele sentiu uma “tristeza” profunda, deitou na cama e faleceu, o médico legista da funerária disse que foi um infarto fulminante, muito triste isso

  31. Butterfly Psicodelic

    Perdi uma amiga em outubro, no dia em que ela faleceu ela estava ”bem”, não havia se queixado de nada. Em questão de 3min ela entrou no quarto e ”desmaiou”, qdo o filho foi tentar socorrê-la avistou que a lingua havia enrolado, seus olhos estavam semi abertos e minutos depois quando estava sendo socorrida, urinou. O atestado de óbito acusou causa indeterminada, ela possuía válvulas e pressão alta, queixavasse regularmente de enjôos, dores de cabeça e suava frio e apresentava cansaço extremo. Havia tido um infarto aproximadamente 5 anos atrás, mas se recuperou bem. Desta vez foi fatal. Nesse quadro doutor, os sentidos seriam perdidos logo quando ela perdeu a respiração e no momento do infarto a dor seria mto forte e única? Se alegaram infarto fulminante, pq a causa foi constatada indeterminada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quadros assim geralmente são de arritmia cardíaca maligna. Um infarto fulminante pode ser a causa. Sem a autópsia não dá para afirmar nada, por isso a causa oficial fica como indeterminada.

  32. MARLENE P BRITO

    meu pai passou muito mal suava muito de pimgar de tanto suor a presão estava 21 por 15 dei um adalaiti e chanei m o sanu mais nâo teve geito o meu pai entrou em opito o nedico diz que foi un enfarto niocardio saiu de casas sem vida ne ne diz fiz a coisa serta ou nâo ele tinha 89 anos mais andava pra todos os lados e tinha diabetes

  33. beatriz

    Dr. Pedro, meu pai sofreu um infarto e nao resistiu. quando cheguei em casa o encontrei caído no chão gemendo, a cor da sua pele tava escura e espumando no canto da boca.gostaria de saber se esse quadro caracteriza o infarto fulminante e se, esse tipo de infarto provoca a mesma dor de quem tem um infarto normal ?ou a pessoa perde logo os sentidos e nao sente nada??

  34. Ana Souza

    Dr. Pedro

    Supõem-se que meu pai tenha falecido de Ataque Fulminante. Ele foi encontrado apos cinco dias à sua morte, totalmente inchado, vazando líquido de seu corpo. O colchão onde ele se encontrava estava completamente encharcado, com bolas de sangues.
    Saiu sangue de seu nariz, ouvidos.
    Isso é normal para este tipo de morte, após 5 dias de vulnerabilidade do corpo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não depende da causa da morte e sim do tempo que o corpo ficou exposto ao ambiente.

  35. Débora

    Olá,
    Gostaria de saber se quando a pessoa morre de infarto fulminante o corpo fica com a pele escurecida e por que isso acontece.

  36. Eli Félix Carvalho

    Dr. Pedro é o Eli Félix me esqueci de lhe informar a idade tenho 40 anos obrigado

  37. Eli Félix de Carvalho

    Dr.Pedro no dia 7 de setembro de 2012 brinquei com meu filho de luta mas ñ lembro de ele me bater no peito logo 1 dia ou 2 começou a doer o meu peito muito erguendo o braço curvando a coluna para frente e andando normal dói muito e dói quando eu apero entre o peito e a costela eu enfio a mão fui ao pronto socorro uns 10 dias depois o médico passou um medicamento injetavel um comprimido debaixo da linguá e diclofenaco durante uns 10 dias a pressão estava 14 por 9 melhorou a dor em meia hora um pouco mais mas a dor voltou logo que passou o efeito da injetavel hoje é di 28 de setembro de 2012 e dói ainda …moro em caceres mt aqui somos carente em médicos no ps… me ajuda muito obrigado.

  38. Daiane Veronica

    Doutor, qualquer dor no peito pode ser considerada problema no coração?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, de modo algum. Leia esse texto> https://www.mdsaude.com/2010/11/dor-no-peito.html

  39. Fernando

    Dr. Pedro,

    é verdade que extrato de pimenta caiena pode parar um infarto ?

    LINK REMOVIDO PELO AUTOR DO SITE

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conte com isso.
      obs: removi o link porque o texto é tão absurdo que não vale a pena fazer publicidade dele aqui.

  40. Luis Moretti

    Bom dia Dr. Pedro…..à 3 anos atrás tive um infarto, mas não senti dor nenhuma no peito, foi constado pelo exame de sangue…..fizeram um cateterismo e me disseram que não precisaria fazer nada…..que estava tudo em ordem….depois disso perdi 36 kilos caminho todos os dias, corro, e não sinto nada de falta de ar, inclusive tenho um desempenho melhor do que muita gente, faço check up todo ano e consegui ir até o estágio 5 no teste ergométrico……mas vivo com medo que me dê outro…..sinto um nó na garganta e uma apreensão muito grando….O sR. poderia me dar uma luz?

  41. Eliene

    b nt D,Pedro sera que a minha mae sentiu dor antes de falecer de infarto subito e rapido ou demora sentindo dor ela tinha diabetes pressao alta e nao sabia que tinha cardiopatia cronica ficamos sabendo no IML no seu obito

  42. Eliene

    minha mae faleceu e no obito apresentou cardiopatia cronica infarto subito, ela estava so no momento ela poderia ter sido salva se estivesse algm na hora?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Difícil saber.

  43. Alessandro Santos08

    oi doutor perdi minha sogra no dia 2de junho de 2012 de infarto só que antes ela foi tratada de bronquite derão a ela a medicação errada depois de meia hora ela começou a suar e muito e ficar palida eles colocarão em um balão de oxigenio ela teve duas para cardiaca ela mora no interior de campos o médico que atendeu e recém formado ele deveria ver na hora que ela estava infartando uma mulher de 53 anos com presão alta e diabete alto lendo seu depoimemto vejo que ele foi com certeza negligente ,é veja só recém formado.

  44. Aurineide Rodrigues

    Hoje está fazendo cinco dias que meu irmão morreu com infarto fulminante e pegou toda a família de surpresa e deixou todo mundo muito abalado.Ele começou num ronco desesperado para respirar e revirando os olhos em poucos minutos veio a falecer,ficou com um lado do corpo com uma mancha roxa e um lado do rosto também,queria tanto que aqui onde moro tivesse um atendimento rápido e profissionais capacitados para atender todo tipo de caso. 

  45. Diana Araújo

    Bom Dia! Tenho 27 anos, no momento as vezes sinto vontade de ficar em casa, derrepentemente estou no trabalho e dá aquele medo, medo de tudo medo de ficar só, medo do meu futuro, medo da faculdade medo do trabalho, medo que aconteça alguma coisa comigo. 

  46. Reginaldo Costa

    Bom dia Doutor. Tenho 33 anos e foi detectado que tenho a Síndrome do Pânico. O problema é que já todo tipo de exame possível (Holter, Eco, Eletro, Esteira, etc) e nenhum deles detectou algo. Só que, às vezes, acordo no meio da madrugada (ou mesmo durante o dia) com uma dor forte nas costas (lado direito e que sobe para o queixo. Quando tusso, a dor passa. Normalmente dura cerca de 10 a 15 minutos. Isto pode ser algum problema relacionado ao coração? Grato e no aguardo de seus comentários.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso pode ser só da sind. do pânico.

  47. Calteles

    Gostaria de saber quais edicações são usadas no caso de um infarto. Com relação a aspirina, se o paciente tiver alergia, quais podem ser usadas em substituição?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Clopidogrel

  48. Daninhag Rocha

    É possível ter um ataque fulminante, com 17 anos, alimentação saudável e sempre fazendo esportes? Um garoto foi diagnosticado com ataque fulminante, e tinha uma vida completamente saudável..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, geralmente isso é por algum problema cardíaco de nascimento.

  49. jacieli

    olá doutor minha mae tem 39 anos e se sente muito mal nos ultimos meses  tem muita dor no estomago e pressao alta vomito suor e dor no menbro esquerdo e estou preocupada pode ser começo de infarto .obrigado

  50. Yurigreger

    Ola Dr.
    Tenho 26 anos e perdi minha mae de 52 anos, fumante, ha 2 semanas atrás de infarto fulminante, algo realmente triste cujo o qual ainda me deixa abalado.

    Diante dessa questão venho com intêncidade procurando maiores informações quanto a esse problema, logo gostaria de lhe fazer algumas perguntas:

    1° Tenho 26 anos, apesar da minha idade posso ser vitima de tal ocorrência?

    2º Pratico exercício aérobico aprox 3 vezes por semana ha aprox 5 meses, meus batimentos cardiacos chegam a um pico de 175 BPM, pergunta:
    Exercício tende a ajudar no quadro de infarto, reduzindo assim sua probabilidade?
    Nivel de batimento cardiaco alto, como o meu informado acima, pode ser um problema ruim?

    Uma obs.: Meu peso x altura 1,62cm / 70kg. (acima do peso).

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1. Poder, pode. Mas é pouco provável.
      2. Sim, a prática regular de exercícios é benéfica e protege contra doenças cardiovasculares. Para sua idade o limite da FC é 200 bpm, mas o ideal é manter entre 150 e 170 bpm.

  51. Vania

    Dr Esta madrugada fui parar no hospital com sintomas preocupantes, tenho 32 anos, sou magra, nao fumo, naõ bebo e acordo meu ultimo exame de sangue, nao possuo mal colesterol, minha pressão é regulada, enfim gozo de uma boa saude. no entanto ha alguns dias ando sentindo dificuldade para dormir, pois qualquer jeito que fico na cama, sinto minha respiração muito fraca, e meu coração parece diminuir a frequencia. ontem foi insustentavel, tive que ir ao hospital. Me deram vitamina b12, dramim, diazepam na veia, para me acalmar. obvio que me derrubou, dormi, porem minha respiração continua ofegante, demorada. á 6 meses tomo muito chá diuretico o que consequentemente aumenta meu nivel de urina. quero saber se a eliminação do potassio do corpo em grande qtde, diminui a resistencia do coração. tomo omega 3 e Oleo de coco extra virgem todos os dias. Estou fazendo alguma coisa errada? obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, não faz sentido você tomar diuréticos.

  52. Maria Luíza

    Olá doutor! meu pai de 49 anos, teve um infarto fulminante. Ele era fumante á 30 anos, e durante 3 dias, antes de ocorrer o infarto ele sentiu dores atravessadas nas costas e no tórax. Eu queria saber se o senhor pode esclarecer minha dúvida. Ele morreu aos 49 anos, em seu 1º infarto numa para cardíaca, foi por que ele fumava?    Agradeço a atenção, e espero atenciosamente por sua resposta. 

                                            

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com certeza o cigarro colaborou.

  53. Juliana mello souza

    olá boa tarde doutor , gostaria que esclarecesse uma duvida . Meu pai com 57 anos foi vitima de infarto, e apos ir ao hospital e passar pelo eletrocardiograma, o que não detectou nada, aferiram a pressão que tb estava normal, apresentava dor no braço esquerdo, vomito e dor no peito, e a medica indicou duas seringas de buscopan composto, e recebeu alta. depois de duas horas ele veio a obto depois de deitar pra descansar. gostaria de saber se é possivel realmente o  infarto não ser detectado pelo eletro, qual deveria ter sido o procedimento correto, erro medico ou da maquina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é comum o eletrocardiograma não detectar o infarto, por isso é essencial solicitar as enzimas cardíacas quando há suspeitas.

  54. andrea dos santos setimi

    Dr. Boa noite..estava lendo a respeito do infarto, meu pai de 70 anos, com problemas coronarianos, colocou 7 stents no coração, tabagista de longa data, 3 maços de cigarro por dia, enfisema pulmonar, roncava á noite, chegava as vezes entrar em apneia, veio a falecer no dia 30/11/11. Ainda estou em estado de choque, pois conversei com ele no dia anterior e estava super bem, tomava as medicações certas, aspirina prevent, sevastatina, hidantal e acordei com ele caido na beira da cama, gelado, e o lado direito do rosto roxo, ele já havia tido 3 isquemias transitorias, crises convulsivas, mais se tratava com o cardiologista (acompanhamento), doutor, ele realmente teve um infarto do miocardio fulminante? pois não consegui salvá-lo…será que foi culpa minha, doutor? não escutei grito nehnhum..por favor..me tire dessa aflição..atenciosamente andrea (setimi@hotmail.com)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pelo o que você conta seu pai era muito doente e já era idoso. Assim é a vida, por mais que existam tratamentos médicos, uma hora chega ao fim. Você não tem porque se culpar.

  55. Vilma Souza oliveira Gastão

    sou hipertensa e faço tratamento para a pressão arterial já há 31 anos… Para mim foi muito interessante esta matéria pois venho de uma família que todos recebem de herança algum problema cardiovascular… No entanto é muito bom sempre estar bem informada… Obrigada 

  56. Giovanna

    minha tia rosa morreu de infarto fulminante aos 33 anos de idade vendo tv eu de 10 anos e ela,comecou a roncar eu pensei que ela estivesse dormindo entao a chamei mas ela nao respondeu entao chamei minha vo e ela jogou agua bateu no rosto mas ela nao respondeu entao chamei meu pai e ele foi para o hospital com ela mas ela morreu nao fizemos massagem cardica,ela ainda tinha ido ao medico mas ele nem desconfia ela estava reclamando de dor no peito.obrigada giovanna