Antidepressivos: escitalopram, fluoxetina, sertralina

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 110 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

O que é um antidepressivo?

O antidepressivo é um medicamento de origem psiquiátrica indicada no tratamento dos transtornos do estado do ânimo e do humor.

Ao contrário do que o seu nome sugere, os antidepressivos não servem apenas para tratar a depressão; eles também podem ser usados em outros distúrbios psiquiátricos, tais como transtorno bipolar, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático, e até em doenças orgânicas, como a fibromialgia e tensão pré-menstrual.

Existem 6 grandes classes de antidepressivos:

  • Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).
  • Inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN ou SNRI).
  • Antidepressivos tricíclicos.
  • Antidepressivos tetracíclicos.
  • Inibidores da MAO.
  • Antidepressivos atípicos.

Os primeiros antidepressivos foram descobertos na metade do século XX. Com o passar do tempo, novas classes de antidepressivos foram sendo desenvolvidas, e com a diminuição dos efeitos colaterais, o seu uso se popularizou. Em países da Europa cerca de 3 a 7% da população usam corriqueiramente algum tipo de antidepressivo entre as dezenas de drogas diferentes que se encaixam neste grupo.

Não se sabe exatamente as causas da depressão, mas a concentração cerebral de algumas substâncias químicas, chamadas de neurotransmissores, estão envolvidas neste processo. As principais são a serotonina, a noradrenalina e a dopamina. A ação dos diferentes antidepressivos passam pela regulação dessas substâncias.

O que são os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)?

Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) são uma classe de medicamentos antidepressivos presentes no mercado desde o final da década de 1980.

Os principais fármacos que fazem parte desta classe são

  • Fluoxetina (Prozac®, Daforin®, Prozen®, Psipax®).
  • Sertralina (Zoloft®, Assert®, Serpax®).
  • Paroxetina (Seroxat®, Dropax®, Paxil®, Benepax®, Pondera®, Parox®).
  • Citalopram (Celexa®, Cipramil®, Cipram® Città®, Procimax®).
  • Escitalopram (Cipralex®, Lexapro®).

Os ISRS são a classe de antidepressivos mais prescrita no mundo. São drogas relativamente novas, seguras mesmo em doses elevadas, bem toleradas e com perfil de efeitos colaterais leves.

O primeiro medicamento desta classe a ser comercializado foi a fluoxetina, o famoso Prozac®, em 1987.

Como agem os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)?

A serotonina é um um neurotransmissor, uma substância envolvida na comunicação dos neurônios, associada a regulação do humor, emoções, sono e apetite.

Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina agem impedindo a retirada da serotonina da fenda sináptica, local onde esse neurotransmissor exerce suas ações. Deste modo, a serotonina permanece disponível por mais tempo, causando melhora no humor dos pacientes.

Como qualquer droga antidepressiva, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina demoram pelo menos 2 semanas para começar a fazer efeito e até 8 semanas para atingir seu potencial máximo.

O principal efeito adverso da classe são as disfunções sexuais, nomeadamente diminuição da libido e dificuldades em se atingir o orgasmo, motivo pelo qual esses fármacos também podem ser usadas no tratamento da ejaculação precoce. Outros efeitos colaterais comuns incluem náuseas e insônia.

O uso dessa classe de antidepressivos deve ser feito com cuidado em jovens abaixo dos 24 anos devido a uma maior incidência de pensamentos suicidas nas primeiras semanas de tratamento.

Também existe um maior risco de pequenos sagramentos, o que torna a associação com anticoagulantes, como varfarina, e com anti-agregantes plaquetários, como aspirina e clopidogrel, indesejável.

Nunca se deve usar nenhum antidepressivo ISRS junto com os antidepressivos inibidores da MAO. É preciso sempre haver um espaço de no mínimo 14 dias entre o uso de um e outro. Esta associação pode ser fatal.

Fluoxetina (Prozac®, Daforin®, Prozen®, Psipax®)

A fluoxetina foi o primeiro ISRS lançado no mercado. A sua fácil posologia de um comprimido por dia e o seu perfil de efeitos adversos leves, principalmente quando comparado às drogas existente na época, tornaram-na rapidamente a segunda droga mais vendida nos EUA durante o início da década de 90 e o principal antidepressivo no mundo.

A dose efetiva da fluoxetina é 20 mg por dia, quantidade capaz de manter até 80% da serotonina cerebral atuando por mais tempo.

É importante lembrar que seu efeito clínico só começa a ser relevante a partir da 3º semana de uso. Pacientes que não respondem até 6 semanas podem ter sua dose elevada progressivamente até o máximo de 80 mg/dia.

Quando suspensa, a fluoxetina ainda permanece viável na circulação por mais 4 a 6 dias, sendo a droga desta classe com maior meia-vida.

Os efeitos colaterais mais frequentes da fluoxetina são náuseas, insônia, redução da libido, retardo na ejaculação, tremores, redução do apetite, astenia e ansiedade. Em geral são efeitos que surgem no início do tratamento e desaparecem com o tempo. Se as alterações sexuais não melhorarem, a associação com bupropiona ou buspirona costuma resolver o problema.

Medicamentos que não devem ser usados junto com fluoxetina (e outros ISRS) sem autorização médica explícita:

  • Álcool.
  • Analgésicos opioides
  • Varfarina.
  • Carbamazepina.
  • Anti-inflamatórios.
  • Sibutramina.
  • Tamoxifeno.
  • Tramadol.
  • Fenitoína.
  • Outros antidepressivos.

Temos um artigo específico sobre a fluoxetina que pode ser acessado através do seguinte link: Cloridrato de fluoxetina | Indicações e efeitos

Sertralina (Zoloft®, Assert®, Serpax®)

A sertralina é um antidepressivo presente no mercado desde 1992.

Sua dose efetiva é de 50 mg/dia podendo ser aumentada até 200 mg/dia.

O perfil da sertralina é muito semelhante ao da fluoxetina, por isso vou me ater somente as diferenças significativas.

Os efeitos colaterais são semelhantes, porém, as queixas de náuseas costumam ser mais frequentes com a sertralina do que com outros antidepressivos ISRS.

A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

Paroxetina (Seroxat®, Dropax®, Paxil®, Benepax®, Pondera®, Parox®)

A paroxetina foi lançada logo após a sertralina, em 1993.

Sua dosagem varia entre 20 mg/dia a 50 mg/dia.

Ao contrário da fluoxetina e da sertralina que podem causar ansiedade e agitação, a paroxetina mais frequentemente causa sonolência.

A disfunção sexual parece ser mais frequente com a paroxetina quando comparado com os outros ISRS. Sintomas de boca seca e ganho de peso também são mais comuns com esta droga.

Apesar do pior perfil de efeitos adversos, a paroxetina parece ser o antidepressivo mais eficaz desta classe.

Citalopram (Celexa®, Cipramil®, Cipram® Città®, Procimax®)

O citalopram apresenta como principal característica o fato de ser o ISRS com menos efeitos colaterais de ordem sexual. Também parece ser o melhor antidepressivo desta classe para pacientes com quadros de ansiedade associado.

A dose indicada de citalopram é 20 mg/dia, podendo chegar até 60 mg/dia.

Escitalopram (Cipralex®, Lexapro®)

Lançado em 2001, o escitalopram é um derivado do citalopram com maior poder de ação. 10 mg de escitalopram apresentam a mesma eficácia de 40 mg de citalopram. A sua dose indicada varia entre 10 mg/dia e 20 mg/dia.

Porém, quando tomados em dose equivalentes, o escitalopram apresenta a mesma eficácia e perfil de efeitos colaterais do citalopram.


Referências bibliográficas


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


110 respostas para “Antidepressivos: escitalopram, fluoxetina, sertralina”

  1. Rosa

    Estou tomando fluoxetina acho que não está fazendo efeito, posso trocar pela sertralina, estou num quadro de depressão, ansiedade

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não faça trocas no esquema terapêutico sem falar com o psiquiatra antes.

  2. Sirney Rezende

    A Mexapran pode ser substituído por Sertralina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Citalopram e a sertralina fazem parte da mesma família de fármacos. Se você não se adaptou ao citalopram, o seu médico testar a troca pela sertralina. Não tem problema.

  3. Cristiane da Silva

    Escitalopram ele faz mal há saúde?

    Ele pertence à classe dos tricíclicos? vc poderia explicar um pouco.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1- Não faz mal.
      2- Não, escitalopram não pertence à classe dos antidepressivos tricíclicos, ele é da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).

  4. Oliveira, e Eliane

    Parabéns pelos esclarecimentos claros e compreensíveis a nós. Leigos. Obrigadinha.

  5. Prazeres Geralda dos anjos sobrinho

    Posso tomar escitalopram.de 10mg.com a fluoxetina de 20mg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sâo dois medicamentos da mesma classe. Não faz sentido essa associação.

      1. Marise da Silva de abreu

        Estava tomando escitalopram, troquei por fluoxetina. Tem algum problema?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          A troca só deve ser feita com orientação médica, pois pode haver diferença na eficácia do tratamento. Nem todos os antidepressivos agem igualmente nos pacientes.

  6. Teresinha da Conceição dos Santos

    O escitalopram causa dependência? E se parar de tomar quanto tempo ainda continua o efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não causa dependência propriamente dita, mas se o paciente tomar o medicamento por muito tempo, na hora que for retirar é preciso fazer um desmame lento, pois podem surgir sintomas de abstinência se a retirada for abrupta.

  7. Carlaa

    Parabéns pela matéria ! Comecei tomar oxalato de escitalopram 10 mg Faz 33 dias e estou com insônia. E normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Insônia é um dos efeitos colaterais possíveis do escitalopram.

  8. Julya Paes de Souza

    Bom dia doutor! Faço tratamento com sertralina, mas acabei me esquecendo de marcar retorno e agora estou sem medicamento. Estou tendo muitas crises de ansiedade, então minha psicóloga mencionou a possibilidade de tomar citalopram no lugar, porque meus pais tomam e tenho acesso em casa. É um alternativa viável? Só consegui consulta para o próximo mês.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, mas como é uma troca de medicamento, pode levar alguns dias até que o novo faça efeito pleno. Mas é melhor do que ficar 1 mês inteiro sem estar medicada.

  9. Gustavo

    Pode fazer tratamento de fluoxetina 20mg juntamento com Puran 50? Pode ter contraindicação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é contraindicada essa associação.

  10. Marcelo campos

    Doutor, comecei a tomar oxalato de escitalopram a 10 dias mas achei o preço muito inacessível, posso trocar para fluoxetina de um dia para o outro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não é a mesma coisa. Pode é conversar com o seu médico de forma que ele arranje um tratamento economicamente mais acessível.

  11. Fernanda Barros

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo artigo, muito esclarecedor.
    Gostaria de saber se o Oxalato de escitalopram é a mesma coisa que o escitalopram (apenas).

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  12. Susana Magalhães

    e a venlafaxina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É outra classe de antidepressivo.

  13. Olivia Ribeiro

    Ótimo artigo,
    Nunca tomei medicamento para ansiedade, sou bem tranquila no dia a dia, mas estou tirando habilitação e ja fui reprovada duas vezes por causa do nervosismo e ansiedade na hora da prova, não consigo me controlar fico muito nervosa. Seria o caso de tomar um remédio para ficar tranquila? O Citalopram ajuda para controlar a ansiedade? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, você pode tomar algum medicamento para ficar mais calma, mas os antidepressivos não são a melhor opção, principalmente se você não está acostumada a tomá-lo e vai dirigir.

  14. ERINEIDE

    ótimo o artigo,
    As vezes consigo controlar a minha ansiedade sem medicamento, ressalvo que nunca tomei nenhum medicamento para ansiedade, como estou estudando muito para concurso o meu corpo todo fica tremulo durante o dia inteiro, pois quando durmo muitas das vezes não descanso completamente o médico passou o citalopram, mas estou insegura, poque, tenho receio de ficar dependente.
    Dr Pedro, o citalopram traz dependência?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não vai criar dependência, ainda mais se for por pouco tempo.

  15. Alex Maximo

    Doutor, antecipadamente agradeço o artigo, bem escrito, esclarecedor. Gostaria de saber, se, o medicamento ( no caso o escitalopram) , ao diminuir os efeitos compulsivos/obcessivos, ajuda no emagrecimento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ajudar.

  16. Claudio C. Francisco

    Muito esclarecedor o artigo. Sanou todas as minhas dúvidas. Grato por esse texto!

  17. Renato

    Bom dia Dr. Me passaram um comentário que não podemos usar o PURAN T4 , para hipotireoidismo, junto com a Sertralina, isso é verdade e o que pode acontecer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A sertralina pode diminuir um pouco o efeito da levotiroxina, mas não é contraindicada a associação, basta ajustar a dose.

  18. Romulo de Freitas

    Dr. qual o risco te associar um tratamento dentario com anestesia para quem usa paroxetina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  19. marcelomax84

    O escitalopram Pode me deixar impotente? Ele diminui muito a libido? Tenho 15 Anos e estou com medo de ficar broxa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A taxa de impotência é de 2 a 3% apenas. E, caso aconteça, ela é reversível com a suspensão da droga.

  20. cesar Augusto calderaro

    Eu sei que a pergunta não é pertinente no momento, mas gostaria de saber qual a real incidência de disfunção sexual provocada pela duloxetina. Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Entre 3 e 5%.

  21. elisabete

    Dr.Pedro eu fiz um exame de sangue pra saber o meu grau de serotonina será que fui enganada ? pelo exme de sangue não dá pra medir o quanto eu produzo de serotonina ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu desconheço a utilidade da dosagem da serotonina sanguínea antes do uso de antidepressivos.

  22. Ricardo

    E o Cloridrato de Bupropiona, porque não foi citado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu só falei dos Inibidores seletivos da recaptura de serotonina. A bupropiona é de outra classe de antidepressivo. Devo escrever um texto exclusivo sobre essa droga brevemente.

  23. TVJ

    posso passar de fluoxetina para sertralina e vice versa, tem algum problema???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não são medicamentos iguais. Não pode fazer uso intercalado como se fossem a mesma coisa. Pode até trocar um pelo outro de forma pontual, mas repetidamente, não.

  24. Gabriela

    Gostaria de saber se o escitalopram corta o efeito do anti concepcional Diane 35! Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  25. Maria José

    Boa tarde Dr. Pedro pinheiro,Sou Maria José tenho 46 anos e tenho síndrome do pânico a mais de dez anos, faz dois meses que mudei minha medicação, estou tomando Sertralina e continuo sentindo muitas reações dores de cabeça,mal estar,pés gelados… Estou angustiada,mas tenha medo de parar a medicação ou procurar outro psiquiatra e começar tudo de novo. Estou desesperada sem caber o que fazer.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que avisar ao psiquiatra que você está tendo efeitos colaterais do medicamento.

  26. Jhulian

    Doutor, qual a diferença entre Sindrome do Panico e Transtorno de Ansiedade? Fui em dois psiquiatras e um falou que eu tinha TAG e o outro que era pânico. Estou na duvida. Existe cura para elas ou só um controle da doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade. Não tem cura, mas há tratamento efetivo.

    2. Thorgal

      Sindrome do panico tem cura sim. Medicamento ansiolitico ajuda na fase aguda e terapia trabalha a causa. Tente a terapia da linha do tempo. Vc vai conseguir! Abs

  27. marcos bruno

    em quanto tempo começa de verdade os efeitos do Bromidrato de Citalopram??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que esperar, pelo menos, 1 a 2 semanas.

  28. Will Ferreira

    Quantos pacientes poli-queixosos aqui, esse Dr Pedro deve ter uma paciência de monge tibetano! rsrs

    1. Lelolol

      Quase todos flgados. Praticamente ninguem agradeceu a boa vontade do cara em escrever esse textão.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        Obrigado.

  29. Maria Lima

    Dr. Pedro seu blog sempre esclarecedor parabéns!! Porque a serotonina não é dosada nos exames de rotina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Porque o valor sanguíneo não apresenta relação direta com nenhuma patologia

  30. Eliane Santos

    Olá Dr.Existe diferença entre o oxalato de escitalopran e o cloridrato de escitalopran?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu só conheço o oxalato, mas acredito que não haja diferenças relevantes.

  31. Ana Emilia

    Boa tarde Dr.Pedro, gostei do seu texto, estou escrevendo o meu TCC e gostaria de ter as referências bibliográficas no que se diz a respeito de Inibidor de Recaptação da Serotonina e Escitalopram. Se puder me ajudar nisso eu agradeceria!
    Ana Emília.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Me manda um e-mail com esse pedido. O endereço tá lá no pé da página.

  32. sandra veronica

    Dr.PEDRO , O EXUDUS,(oxalatos de escitalopram) é a mesma coisa que o escitalopram ? o medico me passou o exudos ,mas nao estou me sentindo melhor.faz um mes e meio.foi um clinico que passou, mas nao confiei muito nele. to insegura…. obg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é igual.

  33. Janaina_at

    muito bom ,gostei ,vai ajudar muitas a tirar sua duvidas .

  34. Gloria Leal

    Parabéns, Dr. Pedro Pinheiro!
    O senhor demonstra, neste artigo: conhecimento de Psiquiatria, poder de síntese e uso de linguagem acessível ao público leigo.
    Também sou médica e concordo que seja às vezes muito difícil descobrir causas da depressão.
    Não gosto, a menos q haja uma real necessidade, de medicação “prá toda a vida”.
    Sou psicanalista, porque gosto de chegar às causas dos sintomas e, se possível, eliminá-los..
    Minha pergunta é ; o senhor indica a Psicanálise ou em terapias para seus pacientes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, com frequência.

  35. Augusto

    Doutor gostaria de saber se Lexapro pode causar retenção urinária.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é um efeito colateral comum.

  36. Janekely

    como usar o medicamento chamado de fluoxetina

  37. Universittas

    Bom dia. Se a Fluoxetina é indicada para os distúrbios de ansiedade como se explica como efeito adverso do seu uso a ansiedade? Obrigada. 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É por isso que o nome dessa reação é efeito paradoxal. Isso é uma reação que ocorre apenas em poucos usuários do medicamento.

  38. Arthur

    Olá Dr,
    Faltaram explicações no meu entendimento. Quanto aos receptores pós-sinápticos; se todos estiverem ocupados no momento, de que adianta ter mais serotonina na fenda sináptica?
    Arthur

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Este é um site voltados para leigos. Este tipo de detalhamento não é o nosso objetivo

  39. Ztrindade

    gostaria de saber se tem algum problema de tomar citalopram e tomar umas cervejinhas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O alcool potencializa os efeitos do remédio.

  40. Leo

    Dr. Tomei escitalopram por um período de 4 meses (10mg). Nesse tempo minha libido foi a zero. Eu parecia indiferente a tudo. Pegunto, o citalopram tem os mesmos efeitos colaterais do escitalopram (principalmente no que se refere a libido)?
    Outra pergunta: o escitalopram pode ser partido para tomar apenas 5mg ao dia, e essa dosagem pode ter resultado positivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer antidepressivo pode ter efeitos na libido. A dose ideal é aquela indicada pelo psiquiatra.

  41. Fábio Negrão Balby

    Gostaria de ressaltar que a Fluoxetina ( Prozac ) foi responsável pelos piores anos da minha vida. Tenho TOC e me tratava com tricíclicos, quando o médico resolveu me mudar para a “pílula da felicidade”. Progressivamente minha ansiedade foi aumentando, ao ponto de ter ataques de ansiedade mais e mais frequentes, que algumas vezes evoluiram para o pânico, e também muita depressão. Passei pouco mais de três anos no inferno e hoje acho curioso como o profissional não percebeu. Sei que o objetivo do site é ajudar, mas vamos dourar menos as pílulas, esse trabalho é dos departamentos de marketing da multibilionária indústria farmaceutica. Pacientes QUESTIONEM seus médicos, eles podem ser os melhores e mais respeitados do mundo, MAS NINGUEM sabe melhor da tua dor que você.

  42. Júlia Lessa

    Bem explicada a diferença entre os medicamentos da mesma classe!

  43. AP

    boa noite dr

    a minha avó toma hidantina ha quase 35 anos, oje foi lhe receitado anti depressivo sertralina. Ha algum problema de tomar os 2 medicamentos em conjunto?

    AP

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não

  44. AilTon Pereira

    dr. bom dia! eu sou ailton  e gostaria de saber se omeprasol é uma das substancias que contem no anti-depressivo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  45. Person_7675

    Dr. Pedro bom dia (ou boa noite) tenho problemas com ejaculação precose como devo fazer? Devo comprar medicamentos aqui citados, devo procurar um especialista o que faço aguqrdo retorno desde ja agradeço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um urologista.

  46. Fatimatrotta

    Dr Pedro, meu filho comecou a tomar 1compr.e 1/2 de fluoxetina de 20 mg em 2009. Atualmente toma 1/2 comprimido. Gostaria de saber se esse medicamento cria dependencia ? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  47. Jmjorge35

    Dr. Pedro, tomo diariamente maleato de enalapril(10 mg) para controlar a pressão arterial, e pondera no periodo da noite (10 mg), além de omeprazol 40 mg( pela manhã e a noite), esses medicamentos podem ser tomados juntos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem.

  48. Amanda

    Dr. Pedro tomo omeprazol e comecei a tomar escitalopram existe algum risco utilizar esses dois juntos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  49. Marcio

    Prezado Dr. Pedro, gostaria de saber se o uso prolongado
    de Citalopram pode causar dano ao fígado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Normalmente não.

  50. Adn oliveira

    Muito bom o post!
    Abraço!

  51. Re_bds

     olcadil interage com puran t4?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      não

  52. Mel

    Olá, eu tomo escitalopram e comecei a tomar + fluoxetina a pouco tempo. Gostaria de saber o que pode acontecer se eu beber alcool (a curto e longo prazo)? Se pode ocorrer perda de memória, ect..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode haver aumento dos efeitos do álcool e dos remédios.

  53. Alessandra

    Pode associar antidepressivos da mesma classe? Por ex. fluoxetina com escitalopram?  Alessandra-SP

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não faz muito sentido.