Artrite reumatoide: o que é, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 41 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é artrite reumatoide?

A artrite reumatoide (CID-10 M05; CID-11 FA20) é uma doença inflamatória crônica, que acomete mais as mulheres adultas e pode atacar vários órgãos e tecidos do corpo, mas apresenta uma clara preferência pelas articulações, principalmente as dos membros superior e inferior.

O que é artrite?

Damos o nome de artrite à inflamação de uma ou mais articulações. Uma articulação com artrite se apresenta inchada, avermelhada, quente e extremamente dolorida.

Quando apenas uma articulação está inflamada, chamamos monoartrite. Quando ocorre inflamação de várias articulações estamos diante de uma poliartrite. A artrite pode ainda ser simétrica quando acomete simultaneamente duas articulações irmãs como joelhos, punhos, tornozelos, etc.

A articulação é a região onde há conexão de dois ou mais ossos distintos. Exemplos: joelhos, cotovelo, punhos, tornozelo, ombros, etc.

As articulações ao longo do corpo não são todas iguais. Algumas articulações são conectadas por um tecido fibroso, que cola um osso ao outro, tornando-os imóveis, como no caso dos ossos do crânio; outras são ligadas por cartilagens e permitem uma pequena mobilidade, como os discos vertebrais que unem as vértebras da coluna; há ainda as articulações móveis, que são normalmente ligadas por uma cartilagem e uma bolsa cheia de líquido (líquido sinovial) permitindo amplo movimento dos ossos com mínimo atrito entre eles, como nos casos dos joelhos, cotovelos, ombros, etc.

Quando a articulação se apresenta inflamada damos o nome de artrite. Quando a articulação se encontra dolorida, mas sem sinais clínicos de inflamação (inchaço, calor e rubor) dizemos que há uma artralgia. Para saber mais, leia: Diferenças entre artrite e artrose.

Articulações mais acometidas
Articulações mais acometidas

Várias outras doenças acometem as articulações, manifestando-se com quadros de artrite, fazendo parte do diagnóstico diferencial da artrite reumatoide, entre elas podemos citar:

Uma característica típica da inflamação articular da artrite reumatoide é o acometimento da sinóvia, tecido cheio de líquido que se localiza no centro das articulações, servindo para diminuir o atrito entre os ossos, como uma espécie de óleo lubrificante.

Não se sabe ainda o que causa a artrite reumatoide, mas fatores autoimunes estão presentes. (leia: Doenças autoimunes: causas, sintomas e tratamento). Por que o organismo passa a atacar as próprias articulações ainda é um mistério, mas o resultado é a destruição de tecidos pelo próprio sistema imune. Fatores genéticos parecem ser importantes e a presença de determinados genes está associada a um maior risco de se desenvolver a doença. Parentes de 1º grau de doentes, apresentam até três vezes mais chances de também apresentar AR.

A artrite reumatoide é mais comum em mulheres e em caucasianos (brancos). O pico de aparecimento da doença é entre 30 e 55 anos. Até 5% das mulheres acima de 65 anos apresentam AR.

O ato de fumar está associado a um maior risco de AR e a uma maior gravidade da doença. A nuliparidade (ausência de filhos) também parece ser outro fator de risco.

Sintomas

O quadro de artrite reumatoide costuma iniciar-se de forma insidiosa, com sintomas leves e pouco específicos como cansaço, dor muscular, perda de peso, febre baixa, formigamento nas mãos, e, por vezes, pequenas dores articulares. É muito comum haver um intervalo de meses entre o início dos sintomas e a procura por atendimento médico.

Artrite reumatoide nas mãos
Artrite reumatoide nas mãos

Quando o quadro de artrite se inicia ele é caracteristicamente uma poliartrite simétrica. As articulações das mãos são, em geral, as primeiras a serem acometidas.

Conforme a doença progride, mais articulações são acometidas. Punhos, ombros, joelhos, pés, tornozelos, coluna, articulação da mandíbula, quadril e outras podem ser atacadas pelo sistema imune. Os sintomas podem ser cíclicos, alternando-se períodos de melhora com momento de grande piora, ou contínuos. Se não houver tratamento, deformidades podem surgir ao longo do tempo.

Uma lesão típica da AR deformante é desvio lateral dos dedos associado a uma deformidade chamada pescoço de cisne.

O acometimento das articulações é típico, mas a artrite reumatoide é uma doença sistêmica que pode também se apresentar com inflamação do pericárdio (membrana que envolve o coração), inflamação do pulmão e da pleura, inflamações dos olhos, lesões nos nervos periféricos, aumento do baço, sinais de vasculite e formação de nódulos subcutâneos, principalmente na região do antebraço e cotovelo.

Pacientes com artrite reumatoide apresentam maior risco para infarto do miocárdio e para síndrome do túnel do carpo.

Artrite reumatoide mãos
Lesão em pescoço de cisne

Critérios diagnósticos

O Colégio Americano de Reumatologia estabeleceu critérios para AR. Para se fechar o diagnóstico o paciente precisa ter pelo menos 4 dos 7 critérios abaixo.

  • Rigidez matinal: rigidez das articulações ao acordar com duração de pelo menos 1 hora.
  • Artrite em pelo menos 3 articulações simultaneamente.
  • Artrite de mãos e punhos
  • Artrite simétrica
  • Nódulos subcutâneos
  • Fator reumatoide (FR) positivo em análise de sangue.
  • Alterações típicas de AR nas radiografias de mãos e punhos

Os critérios de 1 a 4 devem estar presentes por pelo menos 6 semanas. Esses critérios só servem para pacientes com doença plenamente estabelecida. Como já foi dito, no início do quadro, esses achados podem não estar presentes.

A artrocentese é a coleta de líquido sinovial através da punção com agulha de uma articulação inflamada. Este exame serve para se avaliar a composição do líquido sinovial e descartar outras causas de artrite. A artrocentese também pode ser usada para se injetar medicamentos para alívio da artrite.

Exames: pesquisa de autoanticorpos no sangue

Até 80% dos pacientes com artrite reumatoide apresentam pesquisa positiva do Fator Reumatoide (um autoanticorpo). Esse anticorpo sozinho, porém, não é suficiente para se estabelecer o diagnóstico. Outras doenças como lúpus, Sjögren e crioglobulinemia também podem apresentar fator reumatoide positivo. Além disso, até 10% da população saudável pode ter FR positivo sem isso indicar qualquer doença.

Um novo anticorpo foi descoberto recentemente. Trata-se do anti-CCP. Este anticorpo é mais específico para a artrite reumatoide que o Fator Reumatoide, sendo que até 95% dos pacientes com resultado positivo têm AR.

Quando os autoanticorpos estão presentes, há um maior risco de doença mais grave e deformante.

O FAN (fator antinuclear) pode estar positivo em até 40% dos casos. Este é um anticorpo que ajuda pouco no diagnóstico da artrite reumatoide, já que costuma estar positivo em várias outras doenças que cursam com artrite e, portanto, fazem parte do diagnóstico diferencial. No entanto, ele serve para se sugerir a presença de uma doença autoimune como causa dos sintomas.

Tratamento

Não existe cura para artrite reumatoide. O tratamento é voltado para redução dos processos inflamatórios e prevenção das deformidades.

O tratamento não medicamentoso inclui exercícios físicos controlados, fisioterapia e orientação nutricional para se evitar sobrepeso e controlar o colesterol. Não existe dieta específica para a AR.

A terapia com fármacos é o principal tratamento da artrite reumatoide. Existem 4 classes diferentes de medicamentos que podem ser usados conforme a gravidade do caso.

Anti-inflamatórios não esteroides (AINES)

Os anti-inflamatórios são fármacos que agem aliviando os sintomas da artrite. Os mais usados são o Ibuprofeno e o Naproxeno.

Os anti-inflamatórios demoram de 2 a 4 semanas para se alcançar o efeito máximo e apresentam muitos efeitos colaterais quando são usados a longo prazo. Além disso, eles não impedem que ocorram lesões deformantes nas articulações.

Drogas antirreumáticas modificadoras de doença (DMARD)

Este é o grupo de drogas capaz não só de diminuir o processo inflamatório das artrites, mas também de impedir a progressão para doença deformante.

As principais drogas deste grupo são a hidroxicloroquina, metotrexato, sais de ouro, penicilamina, sulfassalazina, azatioprina, leflunomide e ciclosporina.

Muitos desses medicamentos são drogas imunossupressoras e devem ser usadas sob estrito controle médico. Os efeitos dos DMARD só são sentidos após semanas/meses de tratamento.

Modificadores da resposta biológica

São o grupo mais novo de drogas para a artrite reumatoide. São medicamentos que agem diretamente nos mediadores inflamatórios e nas células envolvidas na artrite. Também têm efeito imunossupressor. Sua ação é mais rápida que dos DMARD, aparecendo já em 2 semanas.

No entanto, são drogas caríssimas cujo custo anual beira os 15.000 dólares. Por isso, são reservadas para os casos mais graves, não responsivos a terapia convencional. São todas drogas por via injetável, o que dificulta ainda mais o uso domiciliar.

As principais drogas desta categoria são:  

  • Etanercept (Enbrel®).
  • Infliximab (Remicade®).
  • Adalimumab (Humira®).
  • Anakinra (Kineret®).
  • Abatacept (Orencia®).
  • Rituximab (Rituxan®).

Corticoides

Glicocorticoides, como a prednisona, agem rapidamente reduzindo o processo inflamatório e aliviando os sintomas da artrite reumatoide. Podem ser tomadas por via oral ou injetadas diretamente nas articulações acometidas. Sua capacidade de prevenir deformidades é restrita e seus efeitos colaterais são inúmeros.

O seu uso é indicado no início do tratamento, normalmente junto com os AINES, para um rápido alívio dos sintomas enquanto se espera o efeito completo dos DMARD.

Medicina alternativa para artrite reumatoide

Até o momento nenhum dos tratamentos ditos alternativos conseguiu se mostrar superior ao efeito placebo.

Medicamentos do tipo colágeno ou cartilagem de tubarão não apresentam nenhuma evidência científica de que funcionem.

Todos os trabalhos com homeopatia e acupuntura não conseguiram evidenciar qualquer benefício com o uso destas modalidades terapêuticas.

Pulseiras magnéticas também não servem para nada.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


41 respostas para “Artrite reumatoide: o que é, sintomas e tratamento”

  1. Tatiane

    Bom dia, meu filho de 7 anos foi diagnosticado com artrite reumatóide. Baseado nos seguintes exames, fator reumatóide positivo, Waller rose positivo e anti CCP negativo, ele não apresenta nenhum sintoma e raio-x das mãos e punhos estão normais. Pode não ser artrite reumatóide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ele não apresenta sintomas, por que esses exames foram pedidos?

      1. Tatiane

        Doutor eu levei me filho com a queixa de desanimado e mto ansioso em alguns momentos, acreditando que ele estava sofrendo uma possível depressão, então, a pediatra decidiu fazer alguns exames como o vhs e FR e decidiu investigar um pouco mais

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Várias situações podem dar FR e VHS elevado. Se ele não tem sintoma algum de artrite reumatoide, acho que um reumatologista deveria opinar antes de fechar esse diagnóstico.

  2. Elly

    Como curar a artrite reumatoide inflamatória?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Elly, infelizmente, ainda não existe cura para artrite reumatoide.

  3. Adelaide wanuque

    Será que mulheres com 19anos podem ter artrite reumatóide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, podem.

  4. João Carlos

    Excelente texto Dr. Pedro. Qual é o melhor remédio para artrite reumatoide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O melhor tratamento depende de cada caso. Em geral, o fármaco mais utilizado é o metotrexate.

  5. Fátima

    Dr. qual é a diferença entre artrite reumatoide e fibromialgia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      São doenças totalmente diferentes. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória de origem autoimune que provoca destruição das articulações e tendões. Já a fibromialgia não provoca inflamação e cursa basicamente com dor pelo corpo, mas sem provocar destruição das estruturas osteoarticulares. Explicamos a fibromialgia no artigo: Fibromialgia: sintomas, pontos de dor e tratamento.

  6. Katia Regina

    Gostaria de saber qual a ligação entre síndrome de raynaud com artrite reumatóide ou vice versa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Todas as doenças do tecido conjuntivo, incluindo artrite reumatoide, lúpus e síndrome de Sjogren, podem provocar fenômeno de Raynaud.

      1. Katia Regina

        Bom dia, estou fazendo um trabalho sobre artrite reumatóide, e estou usando este site como fonte de pesquisa. Excelente, muito rico em informações. Parabéns.
        Muito obrigada.

  7. Katia Regina

    Parabéns!!!

  8. Juliana

    Dr. Pedro. O que me diz sobre medicina ortomolecular para tratamento da artrite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Medicina ortomolecular é não é baseada em evidências científicas. Não há estudos que demonstrem sua eficácia na artrite reumatoide.

  9. Jorg Rieckmann Deusinger

    Olá, boa noite,
    Estive lendo um pouco sobre a artrite reumatóide, estou com uma paciente tomando o metotrexato. Sou da área de nutrição esportiva fiquei procurando coisas a respeito de interação medicamentosa com alimentos e não achei nada, só Vi que normalmente estes pacientes tendem a desnutrir com elevação do colesterol. Ha alimentos restritos, que interajam com este medicamento?
    Att

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há nenhuma interação em especial.

  10. Henrique Falcão

    ola doutor, boa noite!
    Meu nome é luiz henrique e tenho 22 anos.
    A dois meses descobri que tenho uma doeça chamada poliomiosite gostaria que o senhor me explicasse um pouco dessa doença, e parece que ela e parecida com Artrite Reumatoide.
    obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Henrique, devo escrever um artigo sobre ela nos próximos dias.

  11. larissa botene

    Olá doutor,tenho 15 anos e tenho artrite reumatoide, uso metotrexato de sódio 6 comprimidos uma vez por semana, dois prednisona por dia, e um comprimido de calcio. Gostaria de saber se no meu caso, tem cura ?
    Obg desde já.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Artrite reumatoide não tem cura. O que tem é controle da doença.

  12. lucy

    Estou muito feliz por ter um site que esclarece o que parece ser complicado, estao de parabens

  13. Fatima

    0lá Dr. quem tem atrite artrose pode fazer algum tipo de atividade fisica.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas deve ser orientado pelo reumatologista.

      1. Juliana

        Não seria um educador físico, junto ao reumatologista?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Sim, mas antes de chegar ao educador físico, é preciso autorização do reumatologista.

  14. kelly

    quando a pessoa tem uma doênça auto imune, o surgirmento de outras é mais comum? por que?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim. Não se sabe bem por que, mas provavelmente por predisposição genética, ela fica mais susceptível a ter doenças autoimunes.

  15. Ef_ribeiro

    Pesquisa positiva do fator reumatoide, realizada antes do início do tratamento, pode se tornar negativa ao longo deste, conforme a remissão da doença? Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O valor do fator reumatoide não muda de acordo com o grau de atividade da doença.

  16. Antonia

    gostaria de saber se existe um remedio cazeiro pra artite reumatoide

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nada cientificamente comprovado.

  17. Thainara

    tratamento completo sem interromper , tomando os remedios nas horas certas sem parar durante o periodo em que o medico indicar voce vai melhorar

  18. Moriegna

    tenho 30 anos e convivo com artrite ha 10 anos tenho medo de um dia fica paralitica e a medicaçao nao fizer mais efeito ja sofri muito

     

  19. Framsena1

    realmente conviver ARé angustiante tenho medo de ficar paralizada estou sentindo fortes dores na coluna,tomo corticoide direto estou sentindo os efeitos colaterais,seria bom  os governantes olhasse mais para esta questao!

  20. Marilene Simplicio

    Tenho 46 anos e uma vida muito ativa, descobri que tinha artrite reumatoide ha uns 5 anos, de 3 para cá venho tomando o medicamento Etanercept (Embrel) 50 mg injetável, combinado com metotrexto 2,5mg  10 comprimidos uma vez por semana desde então não tenho mais os sintomas da artrite. Tenho receio apenas que esses medicamentos com o passar do tempo possam me trazer outras consequencias. Que Deus nos abençoe!

  21. roberta

    descobri que tenho esta jostra chamada artrite reumatica, foi otimo saber o que se passa e quais a s formas de tratamento, grata pelo esclarecimento, o medico disse que estou com doença de velho e é normal isto apenas com o começo de de meus 35 anos?? isso acho q não é muito comum? né?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A artrite reumatoide pode acometer jovens também, mas não é o mais comum