Hemograma completo

Dr. Pedro Pinheiro

comment 121 Comentários


O que é o hemograma?

Hemograma é o exame utilizado para avaliar as três principais linhagens de células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. Ele é utilizado para o diagnóstico de várias doenças, incluindo anemia, infecções e leucemia.

Apesar de ser extremamente comum, esse é um exame que ainda causa muita confusão na população e até nos meios de comunicação. Algumas pessoas julgam que todo exame de sangue é um hemograma, como se ambos os termos fossem sinônimos. Isso é um equívoco.

O exame de sangue não funciona como o antivírus do seu computador que faz automaticamente um rastreamento em toda a máquina à procura de algo errado. Quando o médico solicita uma coleta de sangue, ele precisa dizer para o laboratório o que pretende que seja analisado na amostra.

No sangue circulam várias substâncias que podem ser dosadas ou pesquisadas, tais como proteínas, anticorpos, células, eletrólitos (potássio, sódio, cálcio, magnésio, etc.), colesterol, hormônios, drogas e até bactérias ou vírus, em caso de infecção.

Se o médico quiser saber como andam os níveis de colesterol, ele precisa escrever no pedido que deseja uma dosagem do colesterol; se o objetivo for saber se a glicose do sangue anda controlada, ele solicita a dosagem da glicose sanguínea. O hemograma é solicitado quando o objetivo é ter informações sobre as células do sangue.

Portanto, em um hemograma não é possível obter dados sobre o nível de colesterol, taxa de glicose, pesquisa de bactérias, pesquisa de drogas, teste para HIV, etc. O que se pesquisa são apenas dados sobre as três linhagens de células do sangue. E isso já é bastante coisa, como veremos a seguir.

Para que serve o hemograma?

No nosso sangue circulam três tipos básicos de células produzidas na medula óssea. São estas células que estudamos através do hemograma:

  • Hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos).
  • Leucócitos (glóbulos brancos).
  • Plaquetas.

Qual é a diferença entre hemograma e hemograma completo?

Chamamos hemograma completo o hemograma que contém resultados das três linhagens de células. Na verdade, o termo hemograma completo é um pleonasmo, visto que não existe hemograma incompleto. A palavra hemograma já engloba a dosagem das hemácias, leucócitos e plaquetas.

Se por algum motivo o médico desejar apenas o resultado da contagem de hemácias, ele deve solicitar um eritrograma. Se quiser os resultados apenas dos leucócitos, o exame a ser pedido é o leucograma. Caso ele só se interesse pelas plaquetas, deve solicitar um plaquetograma.

Quando o médico pede um hemograma, está implícito que ele quer o resultado completo, com a avaliação das hemácias, leucócitos e plaquetas.

Entendendo os resultados do hemograma

Os atuais valores de referência do hemograma foram estabelecidos na década de 1960, após observação de vários indivíduos sem doenças. O considerado normal é, na verdade, os valores que ocorrem em 95% da população sadia. 5% das pessoas sem problemas médicos podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência (2,5% um pouco abaixo e outros 2,5% um pouco acima).

Portanto, pequenas variações para mais ou para menos não necessariamente indicam alguma doença. Obviamente, quanto mais afastado um resultado se encontra do valor de referência, maior é a chance disso verdadeiramente representar alguma patologia.

Não me aterei muito a valores específicos, dado que os laboratórios atualmente fazem essa contagem automaticamente por meio de máquinas, e os valores de referência vêm sempre impressos nos resultados. Cada laboratório tem o seu valor de referência próprio e, em geral, são todos muito semelhantes.

Eritrograma

O eritrograma é a primeira parte do hemograma. É o estudo dos eritrócitos, que também podem ser chamados hemácias, glóbulos vermelhos ou células vermelhas. É através da avaliação do eritrograma que podemos saber se um paciente tem anemia (leia também: Anemia: o que é, causas e sintomas).

Vejam esse exemplo fictício abaixo. Lembre-se que os valores de referência podem variar entre os laboratórios.

hemograma
Exemplo de eritrograma.

Hematócrito e hemoglobina

Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.

O hematócrito é o percentual do sangue ocupado pelas hemácias. Um hematócrito de 45% significa que 45% do sangue é composto por hemácias. Os outros 55% são basicamente água e todas as outras substâncias diluídas. Pode-se notar, portanto, que praticamente metade do nosso sangue é composto por células vermelhas.

Se por um lado a falta de hemácias prejudica o transporte de oxigênio, por outro, células vermelhas em excesso deixam o sangue muito espesso, atrapalhando seu fluxo e favorecendo a formação de coágulos.

A hemoglobina é uma molécula que fica dentro da hemácia. É a responsável pelo transporte de oxigênio. Na prática, a dosagem de hemoglobina acaba sendo a mais precisa na avaliação de uma anemia.

Portanto, uma hemoglobina baixa e um hematócrito baixo são indicadores de anemia.

O que são VCM, HCM, CHCM e RDW?

O volume globular médio (VGM) ou volume corpuscular médio (VCM), mede o tamanho das hemácias.

Um VCM elevado indica hemácias macrocíticas, ou seja, hemácias grandes. VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído. Esse dado ajuda a diferenciar os vários tipos de anemia.

Por exemplo, anemias por carência de ácido fólico cursam com hemácias grandes, enquanto anemias por falta de ferro se apresentam com hemácias pequenas. Existem também as anemias com hemácias de tamanho normal.

Alcoolismo é uma causa de VCM aumentado (macrocitose) sem anemia.

O CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) ou CHGM (concentração de hemoglobina globular média) avalia a concentração de hemoglobina dentro da hemácia.

O HCM (hemoglobina corpuscular média) ou HGM (hemoglobina globular média) é o peso da hemoglobina dentro das hemácias.

Os dois valores indicam basicamente o mesmo, a quantidade de hemoglobina nas hemácias. Quando as hemácias têm poucas hemoglobinas, elas são ditas hipocrômicas. Quando têm muitas, são hipercrômicas.

Semelhantemente ao VCM, o HCM e o CHCM também são usados para diferenciar os vários tipos de anemia.

Dois exemplos práticos:

  • Pacientes com anemia por carência de ferro costumam apresentar anemia microcítica e hipocrômica, ou seja, uma contagem baixa de hemácias, com VCM e CHCM baixos.
  • Já um paciente com anemia por carência de ácido fólico ou vitamina B12 costumam apresentar anemia macrocítica e hipercrômica, ou seja, uma contagem baixa de hemácias, com VCM e CHCM elevados.

RDW

O RDW é um índice que avalia a diferença de tamanho entre as hemácias. Quando este está elevado significa que existem muitas hemácias de tamanhos diferentes circulando. Isso pode indicar hemácias com problemas na sua morfologia. É muito comum RDW elevado, por exemplo, na carência de ferro, onde a falta deste elemento impede a formação da hemoglobina normal, levando à formação de uma hemácia de tamanho reduzido.

Algumas causas de RDW alto são:

  • Deficiência de ferro: a anemia por deficiência de ferro pode levar a um aumento no RDW, com os glóbulos vermelhos apresentando tamanhos variados.
  • Deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico: anemias megaloblásticas, resultantes da deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, podem causar glóbulos vermelhos maiores, contribuindo para um RDW elevado.
  • Doenças hemolíticas: condições em que há destruição aumentada de glóbulos vermelhos, como anemia hemolítica, podem levar a um RDW elevado.
  • Hemorragias recentes: se houve uma hemorragia recente, a liberação de glóbulos vermelhos jovens na corrente sanguínea pode aumentar o RDW temporariamente.
  • Anemia de doenças crônicas: algumas condições crônicas, como artrite reumatoide, podem causar anemia de doenças crônicas, afetando o RDW.
  • Talassemias: distúrbios genéticos como as talassemias podem resultar em uma variação no tamanho dos glóbulos vermelhos, contribuindo para um RDW elevado.

Um RDW baixo geralmente não é motivo de preocupação e não está associado a nenhum tipo específico de anemia.

Anisocitose

Anisocitose é um termo utilizado para descrever a variação no tamanho das células sanguíneas, principalmente dos glóbulos vermelhos. Essa variação pode ser observada ao analisar um esfregaço sanguíneo sob um microscópio, que costuma ser uma avaliação complementar ao hemograma.

A anisocitose pode ser classificada em:

  1. Anisocitose leve: variação discreta no tamanho das hemácias.
  2. Anisocitose moderada: variação moderada no tamanho das hemácias.
  3. Anisocitose acentuada: variação significativa no tamanho das hemácias.

A presença de anisocitose pode indicar diferentes condições médicas, incluindo anemias, deficiências nutricionais, distúrbios da medula óssea, entre outros.

Existe uma relação direta entre anisocitose e RDW. Quanto mais intensa for a anisocitose, maior será o RDW.

Excetuando-se o hematócrito e a hemoglobina, que são de fácil entendimento, os outros índices do eritrograma são mais complexos, e pessoas sem formação médica dificilmente conseguirão interpretá-los corretamente. É preciso conhecer bem todos os tipos de anemia para que esses dados possam ser úteis.

Leucograma

O leucograma é a parte do hemograma que avalia os leucócitos, conhecidos também como células brancas ou glóbulos brancos.

Os leucócitos são as células de defesa responsáveis por combater agentes invasores. Na verdade, os leucócitos não são um tipo único de célula, mas sim um grupo de diferentes células, com diferentes funções no sistema imune. Alguns leucócitos atacam diretamente o invasor, outros produzem anticorpos e alguns apenas fazem a identificação do microrganismo invasor.

O valor normal dos leucócitos varia entre 4.000 a 11.000 células por microlitro (ou milímetros cúbicos).

Quando os leucócitos estão aumentados, damos o nome de leucocitose. Quando estão diminuídos chamamos leucopenia.

Quando notamos aumento ou redução dos valores dos leucócitos, é importante ver qual das seis linhagens descritas mais abaixo é a responsável por essa alteração. Como neutrófilos e linfócitos são os tipos mais comuns de leucócitos, estes geralmente são os responsáveis pelo aumento ou diminuição da concentração total dos leucócitos.

Grandes elevações podem ocorrer nas leucemias, que nada mais é que o câncer dos leucócitos. Enquanto processos infecciosos podem elevar os leucócitos até 20.000 ou 30.000 células/mm³, na leucemia, esses valores ultrapassam facilmente as 50.000 cel/mm³.

As leucopenias ocorrem normalmente por lesões na medula óssea. Podem ser por quimioterapia, por drogas, por invasão de células cancerígenas ou por invasão por micro-organismos.

Existem seis tipos de leucócitos, cada um com suas particularidades, a saber:

1. Neutrófilos

O neutrófilo é o tipo de leucócito mais comum. Representa, em média, de 45% a 75% dos leucócitos circulantes. Os neutrófilos são especializados no combate a bactérias. Quando há uma infecção bacteriana, a medula óssea aumenta a sua produção, fazendo com que sua concentração sanguínea se eleve. Portanto, quando temos um aumento do número de leucócitos totais, causado basicamente pela elevação dos neutrófilos, estamos diante de um provável quadro infeccioso bacteriano.

Os neutrófilos têm um tempo de vida de aproximadamente 24 a 48 horas. Por isso, assim que o processo infeccioso é controlado, a medula reduz a produção de novas células e seus níveis sanguíneos retornam rapidamente aos valores basais.

  • Neutrofilia: termo usado quando há um aumento do número de neutrófilos.
  • Neutropenia: termo usado quando há uma redução do número de neutrófilos.

Explicamos a leucocitose com neutrofilia com mais detalhes no artigo: O que significam leucocitose e neutrofilia?

2. Bastões e segmentados

Os bastões são os neutrófilos jovens. Quando estamos infectados, a medula óssea aumenta rapidamente a produção de leucócitos e acaba por lançar na corrente sanguínea neutrófilos jovens recém-produzidos. A infecção deve ser controlada rapidamente, por isso, não há tempo para esperar que essas células fiquem maduras antes de lançá-las ao combate. Em uma guerra o exército não manda só os seus soldados mais experientes, ele manda aqueles que estão disponíveis.

Normalmente, apenas 4% a 5% dos neutrófilos circulantes são bastões. A presença de um percentual maior de células jovens é uma dica de que possa haver um processo infeccioso em curso.

No meio médico, quando o hemograma apresenta muitos bastões chamamos este achado de “desvio à esquerda”. Esta denominação deriva do fato dos laboratórios fazerem a listagem dos diferentes tipos de leucócitos colocando seus valores um ao lado do outro. Como os bastões costumam estar à esquerda na lista, quando há um aumento do seu número diz-se que há um desvio para a esquerda no hemograma.

Portanto, se você ouvir o termo desvio à esquerda, significa apenas que há um aumento da produção de neutrófilos jovens.

Causas comuns de desvio à esquerda no hemograma são:

  • Infecções bacterianas: em casos de infecções bacterianas, especialmente aquelas que provocam uma resposta imunológica intensa, como na sepse, pode ocorrer um aumento nos bastões.
  • Inflamações graves: qualquer condição inflamatória aguda intensa, como traumas graves ou inflamações agudas de órgãos, pode resultar no desvio à esquerda.
  • Hemorragia aguda: em alguns casos de hemorragia aguda, a medula óssea pode liberar bastões na corrente sanguínea como parte da resposta imunológica.
  • Reações a medicamentos: alguns medicamentos ou tratamentos médicos, como a administração de corticosteroides, podem influenciar a produção de bastões.

Já os segmentados são os neutrófilos maduros. Quando o paciente não está doente ou já está em fase final de doença, praticamente todos os neutrófilos são segmentados, ou seja, células maduras. Em muitas situações temos simultaneamente aumento dos bastões e dos segmentados.

Algumas causas comuns de segmentados elevados (neutrofilia) são:

  • Infecções bacterianas agudas: a neutrofilia é comum em resposta a infecções bacterianas, pois os neutrófilos são células do sistema imunológico envolvidas na defesa contra bactérias.
  • Inflamações agudas: qualquer condição inflamatória aguda, como apendicite, pancreatite ou lesões traumáticas, pode levar a um aumento temporário nos neutrófilos.
  • Estresse físico: situações de estresse físico, incluindo cirurgias, grandes queimaduras ou traumas, podem resultar em aumento dos segmentados.
  • Infarto agudo do miocárdio: o infarto agudo do miocárdio pode estar associado a um aumento temporário nos neutrófilos.
  • Medicamentos: alguns medicamentos, como corticosteroides, podem causar neutrofilia como efeito colateral.
  • Doenças infecciosas crônicas: algumas infecções crônicas, como tuberculose, podem estar associadas a um aumento persistente nos neutrófilos.
  • Doenças inflamatórias crônicas: doenças autoimunes, como artrite reumatoide, e outras condições inflamatórias crônicas podem levar a níveis elevados de neutrófilos.
  • Síndromes mieloproliferativas: algumas condições, como a leucemia mieloide crônica, podem causar uma produção excessiva de neutrófilos.

3. Linfócitos

Os linfócitos são o segundo tipo mais comum de glóbulos brancos. Representam de 15 a 45% dos leucócitos no sangue.

Os linfócitos são as principais linhas de defesa contra infecções por vírus e contra o surgimento de tumores. São eles também os responsáveis pela produção dos anticorpos.

Quando temos um processo viral em curso, é comum que o número de linfócitos aumente, às vezes, ultrapassando o número de neutrófilos e tornando-se o tipo de leucócito mais presente na circulação.

Os linfócitos são as células que fazem o reconhecimento de organismos estranhos, iniciando o processo de ativação do sistema imune. Os linfócitos são, por exemplo, as células que iniciam o processo de rejeição nos transplantes de órgãos.

Os linfócitos também são as células atacadas pelo vírus HIV. Este é um dos motivos da AIDS (SIDA) causar imunossupressão e levar a quadros de infecções oportunistas.

  • Linfocitose: é o termo usado quando há um aumento do número de linfócitos.
  • Linfopenia: é o termo usado quando há redução do número de linfócitos.

Nota: linfócitos atípicos são um grupo de linfócitos com morfologia diferente, que podem ser encontrados no sangue. Geralmente surgem nos quadros de infecções por vírus, como mononucleose, gripe, dengue, catapora, etc. Além das infecções, algumas drogas e doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide e síndrome de Guillain-Barré, também podem estimular o aparecimento de linfócitos atípicos. Atenção, linfócitos atípicos não têm nada a ver com câncer.

4. Monócitos

Os monócitos representam normalmente de 3 a 10% dos leucócitos circulantes. São ativados tanto em processos virais quanto bacterianos. Quando um tecido está sendo invadido por algum germe, o sistema imune encaminha os monócitos para o local infectado. Este se ativa, transformando-se em macrófago, uma célula capaz de “comer” micro-organismos invasores.

  • Monocitose: termo usado quando há aumento do número de monócitos.
  • Monocitopenia: termo usado quando há redução do número de monócitos.

Os monócitos tipicamente se elevam nos casos de infecções, principalmente naquelas mais crônicas, como a tuberculose.

Algumas das causas mais comuns de monócitos altos incluem:

  • Infecções bacterianas ou virais: infecções, especialmente crônicas, podem levar a um aumento nos monócitos. Exemplos incluem tuberculose, endocardite infecciosa, mononucleose infecciosa, entre outras.
  • Doenças autoimunes: algumas condições autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, podem causar monocitose.
  • Doenças inflamatórias crônicas: distúrbios inflamatórios crônicos, como doença inflamatória intestinal, sarcoidose e vasculites, podem estar associados à monocitose.
  • Distúrbios hematológicos: algumas condições relacionadas ao sangue, como leucemia mieloide crônica, podem causar monocitose.
  • Reações a medicamentos: certos medicamentos podem levar a alterações nos níveis de monócitos, tais como corticosteroides, interferon, lítio, procainamida e alguns anticonvulsivantes.
  • Distúrbios mieloproliferativos: condições como síndrome mielodisplásica podem causar aumento nos monócitos.
  • Recuperação pós-quimioterapia ou radioterapia: após tratamentos como quimioterapia ou radioterapia, pode ocorrer uma resposta de recuperação com aumento dos monócitos.
  • Stress ou trauma: situações de estresse ou trauma, como cirurgias ou lesões graves, podem levar a uma resposta inflamatória com monocitose.

5. Eosinófilos

Os eosinófilos são os leucócitos responsáveis pelo combate de parasitos e pelo mecanismo da alergia. Apenas de 1 a 5% dos leucócitos circulantes são eosinófilos.

O aumento de eosinófilos ocorre em pessoas alérgicas, asmáticas ou em casos de infecção intestinal por parasitas.

  • Eosinofilia: é o termo usado quando há aumento do número de eosinófilos.
  • Eosinopenia: é o termo usado quando há redução do número de eosinófilos.

6. Basófilos

Os basófilos são o tipo menos comum de leucócitos no sangue. Representam de 0 a 2% dos glóbulos brancos.

Elevação dos basófilos ocorre habitualmente em reações alérgicas, hipotiroidismo, estados de inflamação crônica ou leucemia.

Já a presença de basófilos baixos pode ser um sinal de reação alérgica, infecção, uso prolongado de corticoides ou hipertiroidismo.

  • Basocitose: refere-se ao aumento do número de basófilos no sangue (também chamado de basofilia).
  • Basopenia: refere-se à redução do número de basófilos no sangue.

É importante destacar que todo resultado fora da faixa de normalidade do hemograma deve ser interpretado no contexto dos sintomas e da história clínica do paciente. Um discreto aumento na contagem de basófilos, eosinófilos, monócitos, etc. não necessariamente indica algum problema sério de saúde. Muitas vezes, essas alterações são transitórias e irrelevantes.

Plaquetas

As plaquetas são fragmentos de células responsáveis pelo início do processo de coagulação. Quando um tecido de qualquer vaso sanguíneo é lesado, o organismo rapidamente encaminha as plaquetas ao local da lesão. As plaquetas se agrupam e formam um trombo, uma espécie de rolha ou tampão, que imediatamente estanca o sangramento. Graças à ação das plaquetas, o organismo tem tempo de reparar os tecidos lesados sem haver muita perda de sangue.

O valor normal das plaquetas varia entre 150.000 a 450.000 por microlitro (uL). Porém, até valores próximos de 50.000, o organismo não apresenta dificuldades em iniciar a coagulação.

Quando esses valores se encontram abaixo das 10.000 plaquetas/uL há risco de morte, visto que pode haver sangramentos espontâneos.

  • Trombocitopenia: redução, abaixo dos valores de referência, do número de plaquetas no sangue.
  • Trombocitose: aumento, acima dos valores de referência, do número de plaquetas no sangue.

A dosagem de plaquetas é importante antes de cirurgias, para saber se o paciente não se encontra sob elevado risco de sangramento, e na investigação dos pacientes com quadros de hemorragia ou com frequentes equimoses (manchas roxas na pele).

Bicitopenia e pancitopenia

Conforme já explicado, quando o paciente tem redução do número de apenas uma das linhagens das células, nós descrevemos o problema com um termo específico para cada linhagem. A redução do número de hemácias é chamada anemia, a redução do número de leucócitos chama-se leucopenia e a redução do número de plaquetas é chamada trombocitopenia.

Quando temos redução de duas das três linhagens de células do sangue, como no paciente com anemia e leucopenia, dizemos que ele tem bicitopenia. Já o paciente com as três linhagens de células do sangue abaixo dos valores de referência é dito como portador de pancitopenia.

Tanto a pancitopenia quanto a bicitopenia costumam surgir em pacientes com algum problema na médula óssea. De modo geral, a redução de mais de uma linhagem das células do sangue pode ser causada por um ou mais dos seguintes mecanismos:

  • Infiltração da medula óssea: neoplasias hematológicas (por exemplo: leucemia, linfoma, mieloma múltiplo ou síndrome mielodisplásica), câncer metastático, mielofibrose e doenças infecciosas (por exemplo: tuberculose ou infecções fúngicas) podem invadir a medula óssea e ocupar o local de produção das células sanguíneas.
  • Aplasia da medula óssea: carências nutricionais (por exemplo: deficiência de vitamina B12 ou folato), anemia aplástica, doenças infecciosas (por exemplo: HIV, hepatite viral, parvovírus B19), doenças autoimunes e certos tipos de medicamentos podem afetar as células-tronco da medula óssea, impedindo a produção de novas células sanguíneas.
  • Destruição das células sanguíneas circulantes: a destruição antes do tempo das células sanguíneas circulantes também pode causar bi ou pancitopenia. As principais causas são: coagulação intravascular disseminada, púrpura trombocitopênica trombótica, síndromes mielodisplásicas, distúrbios megaloblásticos e hiperesplenismo (destruição excessiva de células no baço, que pode ocorrer nos casos de cirrose hepática, linfoma ou doenças autoimunes).

É preciso algum preparo para fazer o hemograma?

Não é necessário fazer nenhum preparo para coleta de sangue do hemograma.

Alguns laboratórios sugerem jejum de pelo menos 4 horas antes do hemograma, mas, na prática, comer antes da coleta influencia muito poucos nos resultados. Portanto, se você puder fazer jejum, melhor; se não puder, não vale a pena atrasar ou remarcar a coleta só por conta disso.

Se você tomar medicamentos de manhã, pode tomá-los normalmente antes do exame. Não é preciso suspender nenhum fármaco antes do hemograma.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


121 respostas para “Hemograma completo”

  1. Priscila Rossi Rosa Soares

    Excelente conteúdo! Para um conhecimento geral sobre hemograma está perfeito e com uma linguagem simples e com bastante exemplos. Muito didático… Parabéns, dr Pedro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Priscila.

  2. Eli

    Está de parabéns…
    excelente explicação..

  3. Luiz Cláudio G. Oliveira

    Olá!
    Parabéns pela excelente explanação, a respeito do assunto relacionado!

    Dr., tenho uma dúvida que me tortura respeito do meu tipo de sangue.
    Quando incorporei no exército fiz exames e, constatou-se que meu tipo sanguíneo era “A+”.
    Anos depois, após exames de rotina, o resultado foi “A-”
    refiz o exame e agora deu como “O+”. Sinceramente, não sei mais em que, ou quem acreditar…
    Essa mudança é realmente possível, ou será erro do laboratório?

    Quando jovem, até os meus 30 anos, sempre fui doador de sangue, regularmente duas vezes por ano. Mas, após não pude mais doar por ter adquirido HIV. Tem relação com o caso?
    Estou mais perdido do que cego no meio de um tiroteio! Podes me dar uma Luz?
    Agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O sangue não muda de tipo espontaneamente, nem após infecção por HIV.

  4. Doracy

    Parabéns, dr. Excelente explicação sobre o hemograma. Sua exposição foi didática, completa e de fácil entendimento. Grata pela colaboração.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Doracy.

  5. Carlos Henrique de oliveira Figueiredo

    Prezado colega, boa tarde

    Vi seus comentários sobre aplasia de medula, bem destruição da célula sanguíneas, por sinal bem elaborados.

    Tenho uma dúvida um paciente com bicitopenia por tratar em local com produtos químicos

    Grato

    dr. Carlos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Olá Carlos, não entendi a pergunta. Pode reformular, por favor.

  6. Teresa

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro, obrigado pelas informações partilhadas.

    Peço a Deus que te abençoe.

  7. Kesia laiany

    Se posso tá grávida quando o basofilos da 0%

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Uma coisa não tem relação nenhuma com a outra.

  8. João Francisco da Silva Gomes

    Muito Bom está de parabéns

  9. Rui Manabu Monteiro Sasaki

    Todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. Fico portanto, muito tranquilo e agradecido.

  10. Sandra Regina

    o que quer dizer mancha de Gumprecht?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Manchas de Gumprecht (ou sombras de Gumprecht) é um achado no esfregaço do sangue periférico (quando o patologista olha o sangue diretamente no microscópio). Ele significa restos de linfócitos destruídos, geralmente observados na leucemia linfocítica crônica.

  11. Daluér Luciano

    qual é o codigo no testes de urina que explica a idade do gravidez

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não existe nenhum teste de urina que indique o tempo de gravidez. A idade gestacional é estimada pela data da última menstruação ou pela ultrassonografia obstétrica.

  12. EDISON DONATO da SILVA

    Bom DIA Dr Pedro primeiro parabéns pelo.excelente trabalho desse belíssimo site, agora minha duvida:
    Tenho leucopenia confirmada 2900 (No último exame em dezembro), quando o mínimo é 4000…existem tratamento para aumentar os leucócitos ou um implante de medula óssea é o recomendado..
    Forte abraço fique com Deus..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que investigar qual é a causa da leucopenia. Não há como indicar um tratamento sem saber a causa.

  13. Gleison

    Quando o médico pede um exame pede hemograma completo la tinha umas siglas qual e o significado de TTU

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não me lembro de já ter visto essa sigla TTU em hemogramas. Em que parte isso está?

  14. Maria Antonieta

    Adorei a publicação. Bem explicado

  15. Raquel

    Parabéns!!!! Adorei sua publicação 👏🏼👏🏼

  16. Rosana

    Gostaria de saber como aparece no exame quando se tem hipoglicemia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Hemograma não serve para ver hipoglicemia. O exame de sangue para isso é dosagem da glicemia (glicose sanguínea).

  17. Lourenço Mateus

    Dr. Pedro Pinheiro sou estudante d Enfermagem em Angola, tenho lido todos os poste neste blog e nos outros mas nunca vi um mais explícito q o vosso! vocês são um professor pra mim muito obrigado e parabéns…

  18. diego

    o numero de hemacias em uma pessoa saudave e em uma doente qualto é o volor ? hemograma completo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Por que você quer saber sobre a contagem de hemácias. A gente geralmente só usa o hematócrito e a hemoglobina.

  19. Bruna

    Eu não consegui entende meu resultado como fasso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Bruna, você não é obrigada a entender os seus resultados. Quem tem que entender e decidir o que fazer com eles é o seu médico.

  20. JULIANA

    obrigada pelas explicações! excelente!

  21. ana margarida santos

    Excelente as explicações. Só não entendi Qdo os valores são abaixo dos normais. Ex: Meus Bastões de 0 0. Não sei o isso significa,porque as explicações são sempre sobre valores maiores. E os menores?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se todos os outros resultados do leucograma estiverem normais, ter bastões baixos não tem relevância nenhuma.

  22. Roberto Vilheno Ribeiro

    Parabéns Doutor Pedro, suas explicações são aulas, principalmente para pessoas leigas no assunto como eu. Só tenho que lhe agradecer pela sua boa vontade. Obrigado.
    Roberto Vilheno

  23. Elvia Pereira dos Santos

    Adoro este site MD SAÚDE,maravilhoso,parabéns,
    nota mil,para o Doutor Pedro.
    Elvia

  24. Angela Alves

    Simplesmente parabéns pela clareza das suas explicações !

  25. Angelica

    Amei as explicações. Me ajudaram bastante.

  26. Waldir Reigota

    Esplêndido seu site! Não tenho palavras para explicar a magnitude do seu trabalho. Quem ensina, aprende mais.
    No Brasil, entre as lamas da corrupção encontramos valiosos diamantes e entre estes esta você. Parabéns! Colhemos os frutos que plantamos. Continue assim.

  27. SIMONE APARECIDA GALVAO COSTA

    Nossa que explicação mais boa, aprendi tudo que ha anos procuro entender e não conseguia ,explicação super clara e simples, perfeito Dr. abraço e muito obrigada.

  28. Jorge Luiz Mendes

    Parabéns Doutor, melhor explicação que já li na internet.

  29. Monique

    Olá, no meu hemograma, ao final consta *bastonados abaixo de 5%. O que isso representa? O restante dos valores estão normais.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      São os bastões. É normal estar abaixo de 5%.

  30. VANIA

    Olá. Onde vejo no hemograma se estou com infecção?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      No número de leucócitos. Nas infecções, os leucócitos costumam estar aumentados.

  31. Luciene Rodrigues da Silva

    Conteúdo muito bem explicado!

  32. Adriana Vendramin

    doutor meu leucocitos deu 9.250/mm isso pode ser leocemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      9250 é um valor normal.

  33. Luis Cesar Tairum

    Parabéns Dr. Pedro!! Todos os elogios ainda são poucos. Deus o abençoe. Muito obrigado.

  34. Ana Farat

    leucocitose, leucócitos entre 12.000 e 16.000, é somente infecção ou pode ser leucemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não são valores muito elevados. Na maioria dos casos isso indica infecção.

  35. Paty Alves

    Boa tarde, Dr.

    O meu caso trata-se de uma cachorrinha que tive, e no hemograma os Leucócitos totais deram: 8.700/mm³
    Mas os Linfócitos deram 5%.
    Sei que vc não interpreta hemogramas a distancia, mas não é muito estranho? Quando o mínimo de referencia é de 30 a 48. E a cachorrinha, tinha apenas 900 g.

    Fico no aguardo da Resposta. Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não sou veterinário, não faço a menor ideia do que é esperado em um hemograma canino.

  36. BETH

    Parabéns Dr. eu amei esse site .. e o Sr. não sabe como é bonito essa sua atitude de ser tão simples nos informando com precisão e clareza…Obrigada

  37. Vivi

    ótima explicação!

  38. André

    Um texto “traduzido”, simples e prático. Ao final compreendi perfeitamente as informações. Que Deus abençoe você, Dr. Pinheiro. Foi de um valor inestimável sua aula.

  39. Carlos Eduardo

    Meus parabéns pelo trabalho e lendo os comentários é fácil entender o alcançe que conseguimos aplicando termos “entendíveis” para aqueles que não são da área. Sou hidrogeólogo e consegui entender/assimilar muito bem o texto em função da sua clareza. Muito bom… Costumo muito falar que “QUEM SABE EXPLICA… QUEM NÃO SABE COMPLICA…”

  40. Diego silva

    Meu exame de sangue deu leucócitos deu 11.100 mm3 isso e alto?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É o limite superior da normalidade.

  41. Angélica Avelar

    Dr no meu exame os leucócitos deram 78000 mm³ pode ser leucemia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, valores tão altos assim podem indicar leucemia.

  42. sheila alves coelho

    Parabéns, suas explicações são diretas e precisas! Amei o site

  43. Ony Soares

    Parabéns,a melhor explicação sobre o assunto que li na internet!

  44. Rosymeire Ribeiro

    Dr porque as hemácias e hematócritos baixam na tuberculose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem baixar em qualquer infecção.

  45. Rosymeire Ribeiro

    Excelente o site Dr. Parabéns.

  46. Luiz Carlos Pimentel Pereira

    Doutor, fiz exame de sangue e deu eosinofilos alto (8.5 % e 417). Qual especialista devo consultar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é um valor assim tão relevante. Basta retornar ao médico que solicitou o hemograma.

  47. Carlos Eduardo Bueno Silva

    Doutor, porque tem que fazer exame de sangue em jejum de 12 horas? Se for menos ou mais que 12 horas dá divergência?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hemograma não precisa de jejum. Só exames que medem substâncias no sangue que podem se alterar quando consumidas recentemente, como a glicose, por exemplo.

  48. Olá doutor, tomar sulfato ferroso na noite anterior ao hemograma(o exame foi feito 14 hrs) interfere nos resultados?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  49. domingos

    como tratar a eosinofilia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que tratar a causa da eosinofilia. O aumento dos eosinófilos é só um sinal, não é o problema em si.

  50. Barbara Vasconcelos

    Parabéns pelo site.

  51. Paulo Dinis

    Olá, tava pesquisando sobre os termos que tem nos exames de sangue e conheci esse site. Parabéns, muito bem explicado.

  52. Carol S Bidutti

    Minha filha de um ano fez exame de sangue e deu anemia, hemacias em alvo, neutropenia, plaquetose, fiquei preocupada. Ela não tem nenhuma infecção. Meu filho mais velho tem traço talassemico, será que tem alguma coisa haver??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hemácias em alvo pode ocorrer na talassemia. O ideal é ela ser vista por um hematologista.

  53. ondina ayong

    adori as explicações, excelente aula, muito obrigado

  54. Denise

    Parabéns D.r Pedro Pinheiro pelo exelente trabalho. Sua explicação é bem precisa. Grata. Deus continue te abençoando. Denise Oliveira

  55. Altair

    Eu fis um hemograma e esqueci de falar para o médico que estava tomando diclofenaco sódico tem algum problema

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O diclofenaco não altera em nada o hemograma.

  56. Dennisbb Ja7

    Dr., fiz alguns exames laboratoriais e o laboratorio errou ao colocar meu Sexo. Sou homem mas colocaram sexo feminino. Tem algum problema, pois ha valores de referencia diferenciados para homem e mulher??? Isso pode levar um Médico no meu diagnóstico?
    Grato!!!
    Denilson o Santos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, não tem problema.

  57. gerusa

    boa tarde o que e neutrofilia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Um aumento da contagem dos neutrófilos. Costuma ser sinal de infecção bacteriana.

  58. Mônica da silva araujo

    Eu fiz o hemograma completo e a conclusão foi a seguinte : serie vermelha, dentro dos parâmetros normais : serie plaquetaria, aparentemente normal ao exame do esfregaço: e a serie branca, leucócitos morfologicamente conservados . Gostaria de saber o que significa .Obrigada pela atenção

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tudo normal.

  59. Leonardo Terra Kerchiner

    Parabéns pelas explicações, sou Agente Comunitário de Saúde e utilizo o syte para estudar. Abraço.

  60. Andrea Lima

    Doutor, leucócitos no sangue 28.600 e na urina 30.000 pode ser somente infecção urinária? Ou este valor de leucocitos (uma criança de 4 anos) pode indicar leucemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser só da infecção. Tem que curar a infecção e depois ver se os leucócitos voltam ao normal.

  61. Alex

    Boa tarde,

    Os valores neste texto estão por mililitro mas penso que deveriam estar em milimetro cubico não?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem razão, na parte dos leucócitos, onde está escrito mililitro deveria estar microlitro (ou mm3). Já corrigi, obrigado.

  62. fabiano

    Parabéns a todos os responsáveis pelo conteúdo e principalmente ao doutor Pedro Pinheiro pela atenção dedicada aos leitores, desejo-lhe muito sucesso.
    aqui ficam minhas duvidas:
    1. gama glutamiltransferase: em 20 u/l é um valor normal?
    2. Glicemia em jejum: 89 mg/dl é um valor que apresenta riscos? (o exame apresenta referência de 99 mg/dl)
    3. Plaquetas: 176.000/ ul não é um valor baixo?

    desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- sim
      2- não
      3- acima de 150.000 não tem problemas.

  63. Artur Ferreira

    Boa noite.

    Tenho 24 anos e em meu hemograma, os seguintes valores fora dos padrões foram apresentados:

    Eritrograma
    Glóbulos vermelhos: 4,41 (padrão 4,50)
    Hematócrito: 39,9% (padrão 41,0%)

    Leucograma
    Leucócitos totais: 14,100 (padrão 5.000 a 10.000)
    Segmentados: 11.280 (padrão 1.800 a 10.000)

    Linfócitos: 987 (padrão 1.000)
    Monócitos: 1.410 (padrão 80 a 1.200)

    Quanto ao Eritrograma, estou com anemia?

    Ademais, quanto ao Leucograma, estou com a garganta infeccionada. Seria esse o motivo dos valores alterados?

    Att. Artur.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Hematócrito de 40 é normal.
      2- Faz sentido.

  64. rafael

    da pra sabe meu tipo de sangue pelo hemograma

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o hemograma não fornece o tipo de sangue. Para isso, tem que fazer uma tipagem sanguínea.

  65. lauro fontes

    Boa tarde gostaria de saber se pode fazer um hemograma completo no laboratorio sem receita medica? att.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Laboratório particular costuma não exigir pedido médico. Mas acho que você não deve fazer análises sem indicação médica, até porque você não vai saber interpretá-las.

  66. Ester

    Boa tarde … quando os bastonetes e segmentados estão bastante diminuidos … o que isto quer dizer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como estão os valores de leucócitos e neutrófilos?

  67. Jussara Pereira Piccinato

    estou trabalhando em um laboratório clinico de animais (pet) e uma das veterinárias me deu uma tarefa de casa… entender o hemograma e todos os índices VGM HGM etc….
    seu site esta me ajudando muito alem de ser esclarecedor também é muitíssimo didático!!!!
    vou recomendar para meus colegas da veterinaria!!!!

    obrigada de coração
    Jussara

  68. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Está levemente reduzido.

  69. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Um pouco baixo. O limite inferior costuma ser 4000.

  70. Djanilton Rego

    Parabéns aos organizadores e colaboradores do site!

  71. Luciana Tavares P Ageu

    muito bom ,amei estas explicaçoes sobre estes exames que fazemos ,

  72. Claudenir

    Valeu pelas informações, a população precisa desses esclarecimentos básicos, claro que somente um profissional pode dar um diagnósticos, mas o conhecimento tem que ser difundido.

  73. ERIKA SILVA

    cara ,é tudo de bom esse blog agente aprende do jeito mais facil estou estudando enfermagem e encomtrei tudo sobre hemograma.valeu, amei, agora vou esta sempre conectada. abracos para voçês.

  74. Izabele

    Excelente!!!

  75. elaine

    continuem assim,são ótimas as explicacões…me ajudou bastante. nota dez d`pedro pinheiro

  76. Monique

    O lá Dr.Pedro.Obrigada pelo site.Muito informativo e relevante,me esclareceu algumas dúvidas já que sou leiga no assunto.Mas tenho uma pergunta:um processo inflamatório no colo do útero(com moderada reacão leucocitária) pode alterar as taxas normais de um hemograma?
    E existe algo a ser feito para se elevar as taxas dos eosinófilos?Pela alimentacão é possível aumentar a imunidade?Pois meu hemograma apresentou taxa de eosinófilos de 1,0(/79 ml).As outras taxas me parecem estar dentro do normal.
    Desde já,grata pelo auxílio e aguardo resposta.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      1- Sim
      2- Não.
      3- Não.

  77. vania barbieri

    quero parabenizar Dr. Pedro, pela utilidade prestada, clareza, inteligencia, responsabilidade etc…. de bom.
    maravilhoso. adorei. nunca vi informações tão completas, de fácil compreensão. muito legal!

  78. BRUNNA

    Aaaain adorei, como tudo foi explicado de forma bem clara e didática, Parabêns ao criador do conteúdo!
    Sucesso!

  79. denise

    parabéns aos responsáveis pela página , interessante , útil de linguagem fácil, com temas que antes nunca li em nenhum outro site ou programa de tv , interessante !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  80. carla

    muito simples… facil de entender… parabens.

  81. Aline Vaz

    Parabéns Drº, excelente matéria!!!

    É de fácil entendimento, e por meio dela vi que não estou tão mal assim. (rs). ;)

  82. Aline

    Parabéns pelo texto extremamente elucidativo. Jamais vi uma explicação clara e objetiva. Muito obrigada!

  83. Dayane

    Parabéns pela linguagem e conteúdo!