Vitaminas: mitos, carência e superdosagem

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 19 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que são as vitaminas?

Chamamos de vitaminas o grupo de compostos químicos orgânicos que são essenciais à vida, mas que o nosso organismo não consegue sintetizar em quantidades suficientes, sendo necessária a sua obtenção através de alimentos, de origem animal ou vegetal.

As vitaminas são necessárias em pequenas quantidades para o metabolismo normal do corpo. Tanto a carência de vitaminas quanto o seu excesso costumam ser prejudicais à nossa saúde.

O que é considerado vitamina para algumas espécies, pode não ser para outras. Por exemplo, répteis e algumas aves conseguem produzir todo o ácido ascórbico (vitamina C) que precisam a partir dos rins, não sendo esse composto, portanto, considerado uma vitamina para essas espécies.

Nos mamíferos, o gene responsável pela produção de ácido ascórbico sofreu mutações ao longo do processo evolutivo e perdeu essa capacidade. Porque nós não produzimos a vitamina C, mas precisamos ir buscá-la nos alimentos para sobreviver, ela é considerada uma vitamina.

Como os seres humanos não sintetizam vitaminas (exceto alguma quantidade de vitamina D e vitamina B7), nós dependemos exclusivamente da alimentação para conseguir os níveis necessários.

Quais são as vitaminas?

Cada vitamina tem estrutura e função diferente no organismo. São 13 as vitaminas:

  • A – Retinol.
  • B1 – Tiamina.
  • B2 – Riboflavina.
  • B3 – Niacina.
  • B5 – Ácido pantotênico.
  • B6 – Piridoxina.
  • B7 – Biotina.
  • B9 – Ácido fólico.
  • B12 – Cianocobalamina.
  • C – Ácido ascórbico.
  • D – Calciferol.
  • E – Tocoferol.
  • K – Filoquinona.

Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis

As vitaminas são divididas em dois grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis.

As lipossolúveis são armazenadas no tecido gorduroso (adiposo) para que o organismo possa usá-las quando necessitar. Praticamente não há excreção dessas vitaminas, tudo que é ingerido e não aproveitado no momento, é estocado para momentos de escassez.

São vitaminas lipossolúveis as A,D,E e K.

As hidrossolúveis como o próprio nome indica, diluem-se na água e são facilmente excretadas na urina. Praticamente não há armazenamento destas no organismo e todo o excesso é eliminado.

São vitaminas hidrossolúveis a família da vitamina B e a vitamina C.

Se por um lado as vitaminas lipossolúveis têm a vantagem de poderem ser armazenadas, por outro, como não são eliminadas pela urina, uma ingestão em excesso pode levar a um quadro de hipervitaminose, que é um tipo de intoxicação que pode até levar à morte.

A deficiência de vitaminas pode ocorrer por falta de ingestão adequada ou por algum distúrbio que impeça a sua absorção e utilização, ocasionando sua eliminação nas fezes.

Vitamina A

Fontes: encontrada em cenouras, ovos, leite, peixes, frutas amarelas, brócolis, espinafre e fígado.

Deficiência: causa cegueira, lesões de pele e alterações no crescimento ósseo.

Intoxicação: provoca náuseas, vômitos, distúrbios neurológicos, hepatite, queda de cabelo.

Suplementação excessiva de vitamina A parece estar relacionada ao aumento da incidência de alguns cânceres, como o de pulmão em fumantes.

Recomendações: não há indicações para suplementação de vitamina A a não ser que haja evidências de sua deficiência ou doenças que predisponham a mesma como fibrose cística, doença de Crohn, insuficiência pancreática e doença celíaca.

Vitamina D

Fontes: Peixes, leite, ovos, fígado e através da exposição ao sol.

Deficiência: provoca osteomalácia (ossos fracos) nos adultos e raquitismo nas crianças.

Intoxicação: causa excesso de cálcio sanguíneo, lesão renal, lesão óssea.

Recomendações: Como a principal fonte de vitamina D é produção pela pele através do estímulo da luz solar, é comum que idosos e pessoas com pouca exposição solar apresentam deficiência de vitamina D.

Nos pacientes com deficiência de vitamina D indicam-se doses de até 800 UI dia. Através de análises de sangue é possível monitorar os níveis e acertar a dose e o tempo de correção.

A vitamina D é produzida na pele mas é ativada pelos rins. Pacientes com insuficiência renal grave necessitam de suplementos da forma ativada. A forma vendida nos multivitamínicos é a inativa e só funciona em pessoas com rins saudáveis.

Para saber detalhes sobre a vitamina D, leia: VITAMINA D | Deficiência e suplementos.

Vitamina E

Fontes: óleos vegetais, nozes, castanha, avelã, espinafre, leite, arroz, pão, massas.

Deficiência: provoca alterações musculares, neurológica e morte prematura dos glóbulos vermelho (hemácias).

Intoxicação: não existe nenhuma síndrome bem caracterizada pela excesso de vitamina E. Porém, alguns trabalhos demonstraram uma maior mortalidade em pacientes que faziam complementação com vitamina E. Não há nenhuma causa específica de morte, nos estudos, as pessoas simplesmente viviam menos tempo que o grupo sem suplementação.

Recomendações: a vitamina E é das vitaminas mais facilmente encontrada em alimentos, por isso sua deficiência é rara. Só indica-se suplementação naqueles com doenças que impedem a absorção da vitamina ingerida, tais como fibrose cística, doença de Crohn, insuficiência pancreática ou doença celíaca.

A vitamina E parece estimular a produção de espermatozoides e pode ser indicada no tratamento de infertilidade masculina.

Vitamina K

Fontes: folhas verdes, queijos, chocolate, frutas

Deficiência: a vitamina K é um importante fator da cascata da coagulação e sua deficiência causa hematomas, equimoses e hemorragias. Excesso de vitamina A e E podem inativar a vitamina K

Intoxicação: provoca lesão no fígado e anemia.

Recomendações: a deficiência de vitamina K em adultos é rara e está relacionado a longos cursos de antibióticos e às doenças que impedem a absorção das vitaminas lipossolúveis já descritas acima.

Pacientes anticoagulados com varfarina que apresentam sangramentos podem ser tratados com doses de vitamina K.

Vitamina C

A família das vitaminas B e a vitamina C são hidrossolúveis e não acumulam no organismo. Por isso, é muito raro quadros de intoxicação.

Como não são estocadas no corpo, precisamos sempre estar consumido esses tipos de vitamina. Porém, por estarem presentes em vários alimentos, sua deficiência é rara e ocorre principalmente em pessoas desnutridas, alcoólatras ou toxicodependentes.

A doença provocada pela carência de vitamina C chama-se escorbuto e foi muito comum na época dos descobrimentos, quando os viajantes passavam vários meses no mar.

O escorbuto manifesta-se com hemorragias gengivais, alterações na cicatrização, lesões de pele e dores articulares.

Nos pacientes com alimentação normal, não há risco de carência. A sua suplementação não está indicada e consumo em excesso está associado a uma maior incidência de cálculos renais.

Não há comprovação científica de que a vitamina C previna gripes ou resfriados.

Falamos especificamente sobre a vitamina C em um artigo à parte: VITAMINA C – Importância, efeitos e alimentos ricos.

Vitamina B

Antigamente, achávamos que a vitamina B fosse um única substância. Porém, hoje sabemos que se trata de uma família de vitaminas, que podem estar presentes em vários alimentos.

As vitaminas do complexo B são:

  • B1 – Tiamina.
  • B2 – Riboflavina.
  • B3 – Niacina.
  • B5 – Ácido pantotênico.
  • B6 – Piridoxina.
  • B7 – Biotina.
  • B9 – Ácido fólico.
  • B12 – Cobalamina.

Doenças provocadas por carência de vitamina B

Mitos

Os benefícios das vitaminas são muito superestimados. Elas são necessárias para se ter saúde, mas doses acima do recomendado não trazem nenhum benefício, pelo contrário.

Os multi vitamínicos costumam ter doses baixas de cada vitamina. No final, não fazem mal, mas também não trazem nenhum benefício. São praticamente placebos.

Uma dieta normal provém quantidades suficientes de vitaminas, com a vantagem de também proporcionar outros nutrientes como proteínas, carboidratos, fibras, etc.

Muitas pessoas confundem os benefícios das vitaminas com os das proteínas, e acham que podem engordar ou ficarem mais fortes aumentando o consumo das mesmas.

Na verdade, as vitaminas não funcionam para nenhuma das indicações abaixo:

  • Não dão “energia” ou “força”.
  • Não combatem o estresse.
  • Não previnem gripe.
  • Não estimulam o apetite sexual.
  • Não estimulam o cérebro.
  • Não combatem o colesterol.
  • Não melhoram cansaço físico ou mental.
  • Não previnem doenças além daquelas causadas pela sua carência.
  • Não melhoram o apetite.
  • Não substituem exercícios físicos.
  • Não engordam ou emagrecem.
  • Não substituem uma refeição.
  • Não melhoram a visão (a não ser que o problema visual seja provocado carência vitamínica).

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


19 respostas para “Vitaminas: mitos, carência e superdosagem”

  1. Carlos Eduardo Callegaris Dovi
    A questão hoje é que vamos ao consultório, o doutor ou doutora presunçosos, não perguntam nada além de: “o que voce está sentindo” ou “em que posso ajudar”. E logo após está pergunta já te da um medicamento que ganhou do laboratório X e pronto. “Próximo paciente”. Estudar é bom adquire conhecimento e tal, mas o “dom” mesmo para a medicina é para poucos mesmo.
  2. Carlos Eduardo Callegaris Dovi
    Boa noite. O site de vocês é muito útil! Mas, lendo este artigo sobre as vitaminas tenho que discordar completamente! A medicina sozinha não é “dona da verdade”, e toda ciencia, tem que ter consciência disto. As “bases” e os argumentos que hoje fazem sentido logo desaparecem, e não passam a penas de teorias. Uma vez fui num pronto atendimento e a dr. olhando pra minha cara, após eu relatar o que estava sentindo disse com uma pergunta: “O que será que você tem?” Fiquei pasmo! Antigamente, os médicos eram mais humanos, era menos teoria e mais sensibilidade, tato, experiencia prática. Ele te analisava e praticamente já sabia o diagnóstico. Na minha humilde opinião uma alimentação saudavel, rica em vitaminas e nutrientes, nos trazer vários beneficios sim! No tempo dos meus avós não tinha este arsenal de drogas, e eles viveram muito e com qualidade.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Carlos, você está confundido conhecimento científico com relação médico paciente. São coisas completamente diferentes.

      O texto em momento algum diz que vitaminas não são necessárias. Em momento algum eu faço qualquer apologia contra alimentação saudável. O objetivo do texto é apenas esclarecer o real papel das vitaminas, mostrando o que é mito e o que é real. VItamina não faz ganhar peso, não cura infecção e não melhora o humor. Isso são fatos comprovados por estudos, não são opiniões pessoais.

      No tempo dos seus avós a expectativa de vida era muito menor e as pessoas padeciam de doenças que hoje são facilmente tratadas. E a piora na qualidade da alimentação da população é uma consequência do modelo de sociedade que vivemos hoje, não tem nada a ver com a medicina.

      Abs.

  3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Não interfere na glicemia.
  4. Fernando Buta
    Este artigo deve ter sido publicado por um médico incompetente, vitaminas emagrecem e são essenciais para o organismo, quanto mais melhor
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Em vez de apenas ofender, seria muito mais útil à discussão se você apresentasse os estudos científicos que corroboram com a sua afirmação. Em uma discussão civilidade e madura, a gente debate com base em argumentos e evidências, não precisa agredir verbalmente o argumentador só porque você não concorda com ele, ok? Fica a dica.
  5. Carlinha M. Ângela Neilson Aqu
    Prezado,
    Não vejo nenhum artigo ou especialista, falando sobre necessidade maior de quem tem corpo maior. Minha saude em todos os exames clínicos é ótima. Pois a obesidade é por sedentarismo e n por alimentação errada. Ex.: Tenho 124kg 1,63mt 33 anos e mais importante…, amamentando uma bebê de 8 meses q agora TB come comidinhas e etc. Então por mais que perquise ou consulte especialistas, na consigo informações sobre maior necessidade de vitaminas e minerais. Então tomo por conta própria. Na gestação n comia quase nada por enjôos fortes. Mesmo assim n emagreci, só q o obstetra n passou nenhum tipo de suplemento, por mais q explicasse a situação. Então veio a anemia pos parto. E é sempre assim pelo tamanho do meu corpo como pouco e de maneira saudável, e mesmo assim me sinto fraca, sonolenta e com pele frágil… Então apelo para suplementação.
  6. Rodrigo
    Discordo completamente sobre algumas coisas, trabalho no ramo da musculação. imunidade melhora demais com certos polivitaminicos de qualidade tal qual OPTI MEN!! E melhoram visivelmente algumas outras funções, sem contar que quem pratica atividades físicas tem uma necessidade maior de algumas vitaminas, homens e mulheres também tem necessidades diferentes
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Você pode nos fornecer os estudos clínicos que evidenciam que polivitamínicos são superiores a uma dieta minimamente equilibrada em relação à prática de exercícios físicos ou à imunidade?

      Obs: o Opti Men não é só vitamina, tem enzimas, aminoácidos, ácidos graxos e dezenas de outras substâncias, muitas delas complemente desnecessárias como complemento, pois estão amplamente presentes na nossa dieta.

  7. milca
    porque um poli vitamínico não substitui as refeições?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Porque o corpo necessita de muito mais nutrientes do que vitaminas. Vitaminas são apenas uma pequena parte das nossas necessidades.
  8. humorjean
    A vitamina E também não é um antioxidante, mais potente ainda do que a vitamina C?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É antioxidante, sim. Não sei dizer se ele é superior à vitamina C.
  9. humorjean
    Dr. Pedro, em relação à vitamina A, tenho uma dúvida indireta. Um dos seus derivados, a isotretionoína, vendida no Brasil com o nome da marca Roacutan, possui seu uso ainda desaconselhado pelos médicos, para pacientes com o estado de saúde normal( apresentando somente acne) e fora do grupo de risco, ou já existe um novo consenso?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Jean, eu tenho um artigo sobre o roacutan: https://www.mdsaude.com/2013/09/roacutan-isotretinoina.html
  10. Jornal Vejaqui
    É muito bom encotrar pessoas que se preocupam com o bem estar das outras que nem conhece. Obrigado Dr. Pedro Pinheiro pelas informações que encontrei aqui
    Att.
    Carlos Leal
  11. alinepatel
    meu marido toma Marevan ele pode tomar polivitaminico?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não, pois tem vitamina K, que pode inativar o marevan.
  12. Nay Cristiane
    interessante   essas  coisas  sobre  as  vitaminas  …  muito  show….