Rubéola: sintomas, diagnóstico e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 49 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é rubéola?

A rubéola é uma infecção viral, altamente contagiosa, que costuma surgir na infância. A infecção tem habitualmente um curso benigno, mas quando adquirida durante a gravidez pode causar sérias complicações para o feto em formação.

A rubéola costuma causar febre e manchas avermelhadas pelo corpo, chamadas de rash. O ser humano é o único hospedeiro desse tipo de vírus.

Felizmente, a rubéola vem se tornando cada vez menos comum, principalmente após a intensificação das campanhas de vacinação nos últimos anos. No Brasil, não há casos notificados desde 2009.

Formas de transmissão

A rubéola é transmitida pelas vias aéreas, através de perdigotos (gotículas de saliva), como a maioria das infecções virais de transmissão aérea. O vírus é altamente contagioso e costuma ser transmitido por espirros, tosse, beijos, talheres, ou mesmo através de conversas, caso haja tempo e proximidade suficientes para contato com perdigotos.

O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas, é em média de 14 a 18 dias. Entretanto, o individuo contaminado já torna-se contagioso entre uma a duas semanas antes da infecção se tornar clinicamente aparente. Isso significa que poucos dias depois de ter sido contaminado, e antes de qualquer sintoma, o paciente já é capaz de passar o vírus para outras pessoas.

Em muitos casos a infecção pela rubéola é tão fraca que passa despercebida, o que não impede, porém, que o paciente contamine outras pessoas. Por este motivo, muitos indivíduos com rubéola não conseguem identificar quem os contaminou.

O vírus habitualmente invade o organismo pelas vias aéreas, mas cinco a sete dias após a contaminação já se encontra espalhado por todo o corpo, podendo ser encontrado no sangue, urina, pulmão, liquor, pele, etc.

Após o aparecimento do rash, a taxa de transmissão começa a cair, deixando o paciente de ser contagioso 5 ou 7 dias depois.

Sintomas

Na maioria das pessoas, a rubéola apresenta poucos ou nenhum sintoma. Isto é particularmente verdadeiro nas crianças, que costumam ter uma infecção bem leve.

Naqueles que desenvolvem sintomas, estes surgem 2 a 3 semanas após terem sido contaminados. Os sintomas inicias são inespecíficos, semelhantes aos de qualquer virose, com febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e prostração. Um exame físico mais cuidadoso pode revelar linfonodos (ínguas) na nuca e atrás das orelhas, que são bem característicos da rubéola.

Após 1 a 3 dias de sintomas inespecíficos, surge o rash (exantema), que são pequenas manchas vermelhas difusas, discretamente elevadas, como nas fotos abaixo.

rash da rubéola
Rash da rubéola
Rubéola
Rubéola

O rash costuma começar na face e descer para o resto do corpo em questão de horas. Esse exantema dura em média três dias e depois desaparece. Além da pele, o rash também pode surgir no palato (céu da boca). Nesta fase, um quadro de dor nas articulações e conjuntivite também é comum.

O rash desaparece rápido, mas os linfonodos e as dores articulares podem durar ainda alguns dias. Crianças se recuperam mais rápido que adultos, que podem manter dores nas articulações por até um mês.

Como já dito, a maioria das pessoas não desenvolve sintomas após contato com o vírus. Mesmo aqueles que desenvolvem sintomas de rubéola, praticamente todos melhoram espontaneamente. Raramente, em média 1 a cada 6000 casos, o vírus pode acometer o cérebro, levando ao que chamamos de encefalite viral, um quadro gravíssimo e com alta mortalidade.

Crianças com sintomas ativos devem ficar em casa até o rash desaparecer completamente para evitar a contaminação dos colegas.

Como a rubéola é uma doença que está em vias de ser erradicada, todos os casos devem ser notificados à secretaria de saúde.

Diagnóstico

O diagnóstico é habitualmente feito através do quadro clínico.

Quatro dias após o aparecimento do rash, o corpo já possui anticorpos contra a rubéola, o que permite realizar sorologia para confirmar laboratorialmente a doença. Como nesta fase a maioria das pessoas já está curada ou em processo de cura, e como não há tratamento específico, sua confirmação laboratorial é geralmente desnecessária (exceto na gravidez. Explico mais abaixo).

Na sorologia existem dois tipos de anticorpos: anticorpos IgM e anticorpos IgG. O primeiro a aparecer é o IgM, que é o anticorpo que ataca o vírus. O IgM contra rubéola costuma já ser detectável no 4º dia de rash e permanece positivo por até 8 semanas.

Após a cura, surge o segundo tipo de anticorpo, o IgG contra rubéola. O IgG é um anticorpo que indica que o paciente teve a doença e agora encontra-se curado e imunizado. Portanto, quem está com rubéola apresenta IgM positivo. Quem já teve a doença ou foi vacinado apresenta IgG reagente.

Após a cura, os anticorpos IgG proporcionam uma imunização contra novos episódios de rubéola. Portanto, rubéola só se pega uma vez na vida. São raros e brandos os casos de reinfecção. O paciente pode ter contato novamente com o vírus, mas os títulos de IgG se elevam rapidamente, impedindo que o paciente desenvolva a doença uma segunda vez.

O diagnóstico diferencial deve ser feito com parvovirose e escarlatina, que apresentam um rash muito parecido.

Explicamos a interpretação da sorologia da rubéola com mais detalhes neste artigo: RUBÉOLA IGG E IGM – DIAGNÓSTICO DA RUBÉOLA NA GRAVIDEZ

Tratamento

Não existe tratamento para rubéola. Mas isso não é um problema já que mais de 99% dos pacientes se curam espontaneamente. Em geral, prescrevemos antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas até que o paciente esteja totalmente recuperado.

Síndrome da rubéola congênita

A grande preocupação em relação a rubéola está na contaminação de mulheres grávidas. Se em crianças e adultos a doença é branda, no feto em desenvolvimento ela pode ser catastrófica.

Se o vírus for adquirido durante o primeiro trimestre, o risco de mal formações é maior que 80%. Além dos defeitos morfológicos, 1 em cada 5 mulheres infectadas sofre aborto nesta fase.

A síndrome da rubéola congênita se caracteriza por catarata, surdez, defeitos cardíacos, alterações no fígado e lesão neurológica, inclusive com retardo do desenvolvimento mental. Em vários países do mundo, o aborto é permitido em casos de rubéola no primeiro trimestre.

Recém-nascidos com rubéola congênita podem transmitir o vírus por até um ano, sendo necessário evitar o seu contato com outras grávidas não imunizadas.

Infecções contraídas após a 20º semana trazem pouco risco de mal formações, porém ainda existe a chance de transmissão da virose para o feto. Normalmente estas crianças nascem com baixo peso, mas sem defeitos na formação.

Nas grávidas a sorologia ganha muita importância. Toda gestante deve ser testada para rubéola; caso seja IgG negativo, deve-se dobrar os cuidados em relação a contatos com pessoas com sintomas de virose.

Mulheres que sejam IgG reagente não correm risco de pegar rubéola durante a gravidez.

Vacina

A vacina contra rubéola é composta de vírus vivo atenuado, e portanto, é contraindicada na gravidez. Porém, em 2006 um trabalho do ministério da saúde mostrou que em 26000 mulheres vacinadas inadvertidamente por desconhecerem o fato de estarem grávidas, nenhuma apresentou caso de rubéola congênita. Logo, não se vacina mulheres sabidamente grávidas, mas se ocorrer a vacinação por engano, o risco de complicações é baixo (leia: VACINAS NA GRAVIDEZ).

Toda mulher em idade fértil deve realizar uma sorologia para saber seu estado imunológico contra rubéola. Naquelas com resultado negativo (IgG negativo), deve-se aplicar a vacina. Pacientes que tenham IgG positivo estão imunizadas e não correm risco de terem rubéola. Não é preciso vacinar pessoas que já tenham anticorpos IgG.

Não há problemas em receber a vacina durante a amamentação. Também não há problema em ser revacinado. Se durante uma campanha de vacinação a pessoa não lembra se já recebeu a vacina alguma vez na vida, ou se não sabe seu estado imunológico, ela pode ser vacinada. Esta orientação vale para homens e mulheres entre 20 e 39 anos.

Uma única dose da vacina é eficaz para criar imunização permanente em mais de 95% dos casos.

Como toda vacina com vírus vivo, ela também não deve ser tomada por pessoas imunodeprimidas ou com doença febril ativa.

Vale lembrar que a rubéola faz parte do atual calendário oficial de vacinação nas crianças (leia: VACINAS – Calendário, efeitos colaterais e contraindicações).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


49 respostas para “Rubéola: sintomas, diagnóstico e tratamento”

  1. Maria José

    Crianças que já estão vacinadas contra RUBÉOLA,Podem contrair a doença e como os sintomas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pessoas vacinadas podem contrair rubéola. É menos comum e o quadro tende a ser bem mais brando.

  2. Elisete

    Pretendia saber se os meninos também podem contrair rubéola ou se é uma doença só de meninas.
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qualquer pessoa pode contrair rubéola. Não importa o sexo.

  3. Carolina

    Boa noite Dr. fui diagnosticada com Rubéola a mais de 2 meses! E as manchas não saem, nem as dores nas articulações.. oq devo fazer? Isso é normal?
    Obrigada

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não é normal ficar assim tanto tempo. O ideal é que você procure um dermatologista.

  4. Simone Andrade

    Excelente site!
    Esclareceu todas as dúvidas que tinha em relação à Rubéola (a diferença entre IgG e IgM).
    Parabéns Dr. Pedro Pinheiro!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado.

  5. Gisele

    Uns 3 dias atrás tomei a vacina da Rubeola, e agora estou com algumas manchas vermelhas no pescoço e rosto, é possivel que tenha dado alguma reação da vacina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível.

  6. Cristiane

    boa noite, em 2008 tomei a vacina contra a Rubéola, uma vez que se toma a vacina, vc se torna imune para toda a vida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim. Mas Às vezes é preciso repetir a dose. O ideal é fazer uma sorologia para confirmar se você realmente ficou imunizada.

  7. Gabriellah Ffeitosa

    Boa Tarde Dr.Pedro… Bom! estou com todos os sintomas da Rubéola exceto a coriza..uns me dizem que tenho FEBRE DE CHICUNGUNHA e outros dizem QUE TENHO A RUBÉOLA MESMO…OBS: essas pintinhas vermelhas estão por todo meu corpo e coçam muito..isso tbm é referente a rubéola???…ou posso ter outra doença? me ajude por favor…não aguento mas ficar assim.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sem ver as lesões pessoalmente é difícil opinar. O ideal é que você vá a um dermatologista ou um infectologista para que possa receber o diagnóstico correto.

  8. Adenilson Dos Reis

    Muito bom o conteúdo de informações.

  9. lyah v

    olá dr Pedro, gostaria que me respondesse os seguintes exames, tomei a vacina da rubéola em 2010. estou tentando engravidar á + de 2 anos e não consigo, tenho nic I .

    fiz os seguintes exames:

    * CITOMEGALOVÍRUS, ANTICORPOS IgM não reagente tv 0,24 e igg reagente – IgG: Superior a 250,00 UA/ml.
    * RUBÉOLA, ANTICORPOS ANTI IgG : reagente – 51,20 UI/mL o laboratório não fez o igm.
    *TOXOPLASMOSE, ANTICORPOS IgM: não reagente tv 0,06 e igg reagente 55,90ul/ml.
    muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você tem IgG positivo para as 3 doenças. Isso significa que você tem imunidade contra elas.

  10. Simone

    Minha filha está com rubéola, estou gravida de 29 semanas, se eu pegar o que pode ocorrer com o nenê?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 29 semanas o risco de complicação é baixo. Mas o mais importante agora é saber qual é o seu estado de imunidade à rubéola. Dê uma lida neste artigo: https://www.mdsaude.com/2014/09/rubeola-igg.html

  11. Fabio Dluca

    Exame de Toxoplasmose igG deu 441,8

    Referencias – Negativo:menor que 1,00
    – indeterminado: maior ou igual a 1,00 / menor ou igual a 30,00
    – Reagente: maior que 30,00

    Toxoplasmose IgM resultado 0,21
    referencias: negativo: menor que 0,80
    indeterminado maior ou igual a 0,80/menor que 2,30
    reagente: maior ou igual a 2,30

    Ela esta gravida, ela esta infectada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      IgG positivo com IgM negativo indica apenas cicatriz imunológica. Isso é uma infecção antiga já curada, sem risco para o bebê.

  12. Giselle Reis

    Parabéns pelo texto, bastante esclarecedor.

  13. priscila

    Dr meu exame deu IgG 17.90 reagente logo estou imunizada ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se esse valor de 17,9 for acima do valor de referência do laboratório, sim.

  14. Gelson Antunes

    Doutor meu IgM deu 1,29 valor de referência 1,00 e o IgG deu 108,20 valor de referência 10,0 fiz o exame com 6 semanas ,já passei com o obstetra ele falou que estou com rubéola é isso mesmo? Dani

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O IgM estar positivo fala a favor de uma infecção muito recente.

  15. cristiane

    Meu resultado de exame, rubeola igg 84 ui/ml e igm 0,46 o que significa? Esyou gravida de 6 semanas aflita.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quais são os valores de referência do laboratório?

  16. Andressa Serruya

    Posso estar com rubeola sem ter os sintomas da febre, dor no corpo, somente as manchas no corpo, como na barriga, colo e pernas ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  17. Michelle

    Bom dia, já fui vacinada 4 vezes contra a rubéola, a mais recente foi em 2008. Em 2004 fiquei grávida e o resultado do meu exame foi IgG 70,4 reagente e IgM não reagente, o que significa imunidade. Hoje estou grávida do meu segundo filho e o resultado do meu exame foi IgG 441,6 (reagente) e IgM 2,78 (reagente), repeti o exame 15 dias depois e o resultado foi IgG 500 (reagente) e IgM 3,10 (reagente). O que isso significa? É possível perder a imunidade? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Uma vez que você tenha comprovado imunização com IgG positivo, não há indicação de ficar repetindo a sorologia toda gravidez, pois isso pode gerar situações confusas, como este seu caso. Após 2 doses de vacinação, a taxa de imunização efetiva e prolongada contra rubéola é acima de 99%. Se você não desenvolveu nenhum sintoma de rubéola, o mais provável que você apenas tenha sido exposta ao vírus recentemente, sem que isso necessariamente indique risco ao feto. De qualquer forma, a opinião de um infectologista para confirmar a benignidade do caso seria interessante.

      1. karina vasconcelos

        michelle estou no mesmo caso que vc,e ai o que que deu o seu? bjoos

  18. joao

    minha mae teve robéola quando estava na barriga dela,nasci um pouco surdo de um ouvido.. eu posso fazer filhos na minha mulher ? si minha mulher fica gravida o bebe nasci com a doença …

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, não há nenhum risco para o bebê.

  19. alice

    oi boa tarde,apareceu uns caroços em meu pescoço,tava cossando e tava sentindo minha pele grossa,agora esta desaparecendo,mais tou sentindo ainda minha pele grossa,e estou mim cossando,sera rubéola?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não me parece descrição de rubeola.

  20. GEISA

    Oi bom dia, tive Rubéola quando era criança e agora não consigo engravidar, tem algum problema com isso?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não. A causa da infertilidade deve ser outra.

  21. margarete

    oi estou gravida de dois meses o meu exame de rubéola deu igg positivo e igm negativo pode causar problemas com o bébé? me ajudem por favor.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso significa que você teve a doença no passado e agora está curada. Não há riscos para o bebê.

  22. rosane

    Dr. pq ela não precisa tomar a vacina ????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Porque a vacina serve para prevenir a doença e não para tratá-la.

  23. vilmo tiago

    outras pessoas que pegaran a doença viral e são imunes podem transmitir pra outras pessoas se tiverem contatos com pessoas com rubeula atual , se poden estes trasmitirem para outros como ospedeiros. att sr vilmo tiago.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Habitualmente só transmite quem está doente

  24. Bruna

    A pessoa pode ter rubéola mais de uma vez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas é raro.

  25. Larisalopes

    se  a mulher  contrair  rubeola  no  nono  mes  de  gestaçao  o  que    acontese?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      No 9ª mês não costuma ocorrer maiores problemas