Urina em Excesso e Vontade de urinar a toda hora

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 68 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

Um volume diário de urina muito grande ou uma vontade constante de urinar podem ser um dos primeiros sintomas de doenças do trato urinário. Se você não consome líquidos em excesso e ainda assim urina a toda hora, leia com atenção este artigo.

Nem todo excesso de urina é igual. Por exemplo, você pode urinar pouca quantidade de urina várias vezes por dia, muita quantidade de urina várias vezes por dia ou muita quantidade de urina somente em alguns períodos do dia.

A presença ou não sintomas associados também é importante. O excesso de urina pode vir acompanhado de dor para urinar, sangue na urina, urina espumosa, etc. Você também pode urinar demais e sentir muita sede ou urinar demais e não sentir sede alguma.

Neste artigo explicaremos quais são as principais doenças ou problemas que devem ser pensados quando o paciente refere urinar excessivamente.

Definições de urina em excesso

Como já referido na introdução do texto, nem todo paciente que se queixa de urina excessiva tem os mesmos sintomas. Antes de entrarmos em detalhes sobre as causas de urina em excesso, é importante diferenciar alguns conceitos.

Poliúria

Poliúria é o nome dado ao excesso de produção de urina ao longo de 24 horas, geralmente, quando o volume de urina é maior que 3 litros por dia.

A poliúria pode ser apropriada quando o paciente ingere muito líquido e precisa eliminá-lo. Nesse caso, faz todo o sentido urinar muito, já que o paciente bebe muitos líquidos. O excesso de urina é apenas uma resposta fisiológica natural.

A poliúria é chamada inapropriada quando o paciente urina demais, mesmo sem haver uma grande ingestão de líquidos ao longo do dia. Nesse caso, a perda excessiva de urina não é uma resposta natural e leva o paciente à desidratação.

O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal. Nosso organismo visa estar sempre em equilíbrio: se bebermos líquido demais, o excesso sai na urina; se estamos em um dia quente e perdemos muita água pelo suor, os rins diminuem a produção de urina de forma a impedir perdas excessivas de água.

Quando começamos a urinar demais sem estarmos consumindo muitos líquidos, é sinal que há algo de errado.

Polaciúria (polaquiúria)

Polaciúria (polaquiuria, em Portugal) é o nome dado à micção frequente, mas com o volume total de urina ao longo das 24 horas dentro da faixa da normalidade. Trata-se daquela pessoa que vai ao banheiro várias vezes, mas urina sempre pequenas quantidades.

Nictúria

Nictúria é o excesso de urina que ocorre durante a noite e faz com que o indivíduo acorde várias vezes para urinar. O excesso de urina só ocorre de noite, enquanto o paciente dorme.

Causas de poliúria

A principal causa de poliúria é o consumo excessivo de água. Se você bebe 3 litros de água por dia, irá urinar algo em torno de 3 litros de por dia (um pouco menos em dias quentes).

Às vezes, o consumo excessivo de água não é intencional, sendo este um sinal de doença psiquiátrica. O consumo patológico de água é chamado de polidipsia psicogênica. Algumas pessoas bebem tanta água, que chegam e a urinar mais de 10 litros por dia.

Diabetes mellitus

A principal causa de poliúria inapropriada é o diabetes mellitus. O diabetes é uma doença caracterizada por níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue. Toda vez que a taxa de glicose sanguínea ultrapassa 200 mg/dl, parte da glicose em excesso no sangue sai na urina, um sinal que chamamos de glicosúria.

Como nós não podemos urinar açúcar, essa glicose toda tem que ser diluída para ser eliminada. Quanto maior é a concentração de glicose que chega aos rins, mais água é necessária para sua diluição. O resultado é que, para podermos eliminar esse excesso de glicose, acabamos por ter que eliminar muita água junto. Por isso, o diabético urina muito. E como ele urina muito inapropriadamente, desidrata e sente muita sede.

Portanto, poliúria associada a excesso de sede é um sinal típico de diabetes mellitus.

Diabetes insipidus

Mas o diabetes mellitus não é a única causa de poliúria inapropriada. Existem algumas doenças dos túbulos renais que podem levar à perda excessiva de água na urina. A mais comum é outra forma de diabetes, chamada diabetes insipidus.

Apesar do nome ser parecido, as duas doenças são completamente distintas. A única semelhança é a produção excessiva e inapropriada de urina. O termo diabetes tem origem grega e significa, em uma tradução grosseira, “perda de água”. O termo mellitus tem a ver com mel, adocicado, enquanto insipidus, significa falta de gosto.

O diabetes insipidus é causado por um problema no hormônio antidiurético (ADH), uma substância produzida no cérebro, responsável por controlar a quantidade de água que o rim vai eliminar ou reabsorver.

Quando o ADH está em excesso no sangue, urinamos pouco; quando o ADH está em falta, urinamos muito. O Diabetes Insipidus ocorre quando o cérebro produz pouco ADH ou quando os rins ficam doentes e perdem a capacidade de responder ao ADH presente no sangue.

Para entender melhor o diabetes insipidus, leia: Diabetes insipidus: causas, sintomas e tratamento.

Consumo excessivo de álcool

Todo mundo que consome bebidas alcoólicas já notou que depois do 2 ou 3º copo de cerveja ou vinho começamos a ter vontade urinar a toda hora.

O excesso de urina não ocorre só pelo consumo da bebida, mas sim porque o álcool age no sistema nervoso central inibindo a produção do hormônio ADH. Por isso urinamos muito sempre que ingerimos bebidas alcoólicas (leia: O que é a ressaca? para mais detalhes).

É uma ilusão achar que bebidas alcoólicas servem para hidratar em dia de forte calor. O efeito é exatamente o oposto. Como o álcool é uma causa transitória de diabetes insipidus, o resultado é uma desidratação pelo excesso de urina eliminado.

Diuréticos

Outra origem comum para um excesso de urina é o uso de diuréticos. Em geral, a causa é óbvia, basta perguntar ao paciente que remédios ele toma para saber se há algum diurético envolvido.

Todavia, nem sempre o paciente consome substâncias diuréticas conscientemente. Algumas “fórmulas mágicas” para emagrecer ou remédios ditos naturais apresentam substâncias diuréticas escondidas em suas formulações. O paciente começa a tomar o medicamento, perde peso e acha que emagreceu. Na verdade, ele apenas perdeu água pelo efeito do diurético escondido na fórmula.

Cafeína

A cafeína é uma substância com efeito diurético.  Se for consumida em excesso pode levar ao aumento do volume urinário diário. A cafeína não está presente só no café, mas também em chás, refrigerantes e energéticos.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica em fases avançadas pode levar a um aumento da produção de urina pela perda da capacidade do rim em reter água. Ao contrário do que se imagina, muitas vezes, o primeiro sinal perceptível de doença nos rins não é uma redução na produção urina, mas sim o oposto (leia: Insuficiência renal crônica).

Causas de polaciúria

A polaciúria, como já explicado, é a vontade frequente de urinar, mas sempre em pequenas quantidades. Enquanto a polaciúria é um sintoma relacionado aos frequentemente aos rins, que produzem urina em excesso, a polaciúria é geralmente causada por problemas no trato urinário inferior, isto é, próstata, bexiga ou uretra.

Infecção urinária

A polaciúria é um sintoma clássico da cistite, nome que damos à infecção da bexiga (leia: Cistite: o que é, sintomas e tratamento).

A bexiga quando está inflamada não consegue reter grandes quantidades de líquido, por isso, pequenos volumes de urina já provocam vontade de ir ao banheiro. O paciente urina várias vezes por dias, sempre em pequenas quantidades. É muito comum o paciente esvaziar toda a bexiga, mas ainda permanecer com vontade de urinar.

A polaciúria causada pela infecção urinária vem frequentemente acompanhada de disúria, que é a dor ou ardência na hora de urinar.

Doenças da próstata

A polaciúria também pode ser causada por doenças da próstata. A próstata aumentada atrapalha a saída da urina, dificultando o esvaziamento completo da bexiga. Como a bexiga está sempre com algum volume residual, ela se enche mais rapidamente e a vontade de urinar ocorre com mais frequência (leia: Sintomas da próstata).

Gravidez

A gravidez é uma causa comum tanto de polaciúria quanto de poliúria (leia: Sintomas de gravidez).

Nictúria

Indivíduos com nictúria são aqueles que se levantam pelo menos duas vezes por noite para urinar.  Todas as doenças e alterações que provocam polaciúria ou poliúria podem também causar nictúria.

Nos homens mais velhos, a nictúria é um sinal típico de doença da próstata.

Porém, muitas vezes a causa da nictúria é mais simples. Basta reduzir o consumo de líquidos a partir do fim da tarde para que a nictúria não seja tão intensa. Se o paciente toma diuréticos, o ideal é que o horário da última dose seja antes das 18 horas.

Doentes com insuficiência cardíaca, cirrose ou qualquer outra doença que cause edema (inchaço) nas pernas, pode apresentar nictúria. Ao deitar, a tendência é que o edema seja reabsorvido para o sangue e esse excesso de água é então eliminado pelos rins.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


68 respostas para “Urina em Excesso e Vontade de urinar a toda hora”

  1. Daniel
    Boa noite tenho 49 anos e fui diagnosticado por acaso em um acidente diabetes tipo 2 estou indo muito a noite fazer xixi aparência clara mas espuma o que pode ser e quem devo procurar desde já obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Primeiro você deve começar a ser acompanhado por um endocrinologista para começar a tratar o diabetes. Depois, se já houver sinais de nefropatia diabética, o endocrinologista lhe referenciará a um nefrologista.
  2. Sinia Tomas Halage
    Gostei. Obrigada.
  3. George Cardoso

    Dr. boa noite. Por gentileza: quem tem prostatite crônica + HBP tende a urinar muito?Eu tenho 59 anos e urino ao longo do dia perto de 2,5 .A noite sempre em torno de 1,3 l. Minha osmolalidade sempre bate na balize de normalidade. Alias eu começo a achar que prostatite crônica não tem cura!? O q1ue já busquei de urologistas!Affe. Agora estou indo ao nefrologista que me pediu que levantasse a quantidade de urina manhã e noite por 15 dias.Enfim…escusas pela quase catarse!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      As doenças da próstata fazem o paciente urinar mais vezes, mas não em maior quantidade. O volume de urina ao longo do dia tende a ser igual, você só precisa ir mais vezes ao banheiro porque não consegue esvaziar a bexiga adequadamente a cada micção. Mas a produção de urina pelos rins não se altera.
  4. Nádia Gonçalves

    Artigo interessante. Pesquiso sobre isso porque meu filho , hoje com 35 anos , desde três ou quatro anos de idade tem necessidade de urinar com frequência, o que até se torna inconveniente, às vezes.

    Ele toma água conforme a sede . Tem o hábito da garrafa de água mas não é excessivo. Nunca foi investigado qualquer problema renal. Isso é normal crianças ou seria necessário alguma investigação ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se ele acha que urina mais do que seria suposto, não custa nada ir a uma consulta com nefrologista só para ter certeza de que está tudo bem.
  5. Ana Maria do Nascimento Silva

    Muito obrigada pelo texto com termos de fácil compreensão e ,por isso mesmo, bastante esclarecedor.

  6. Taysa

    Texto maravilhoso! Me esclareceu muita coisa! Tenho sentido vontade frequente de urinar, às vezes é pouco, às vezes é muito, e acontece isso de eu continuar sentindo vontade de urinar mesmo depois de ter urinado. Estou investigando as possíveis causas.

  7. Paula

    Bebo cerca de 2 litros de água por dia e urino cerca de 20 vezes por dia. Não tenho diabetes e não consumo bebidas alcoólicas. Porque será que isto poderá estar a acontecer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Você bebe 2 litros de água, mas e quanto aos outros líquidos? Qual é o total de líquidos e alimentos pastosos (sorvete, iogurte, sopas, gelatina…) que você consome por dia?
  8. Adriano Pereira da Silva

    B.noite minha dúvida e pq estou urinando a cada 30 minutos só hj já bebi 4 litro de água

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Você já bebeu 4 litros porque está tendo muita sede?
  9. Sandro

    Eu vou várias vezes ao banheiro durante o dia e a noite para urinar, isso me incomoda demais, toda hora vou ao banheiro, eu não sou diabético, não bebo bebidas alcoólicas, não bebe água frequentemente, estou preocupado com isso!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Você não bebe água, mas bebe outros líquidos? Toma muito café, chá ou qualquer outra bebida que tenha efeito diurético? Sugiro que você meça o volume de urina ao longo de 24 horas. Se for maior que 3 litros, procure um nefrologista.
  10. Marcelo
    Bom dia doutor, 10 em 10 minutos eu vou urinar é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não Marcelo, não é normal urinar de 10 em 10 minutos.
  11. Suellen Fernandes Netto
    Hj comecei a urinar demais sera que pode ser por causa do remédio prednisolona
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode ser.
  12. Nilceia Dau Manoel Dias
    Bebo muita agua,as vezes acabo de beber agua minha boca fica seca e durante a noite levanto mais de seis vezes para fazer xixi
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se você bebe muita água é normal urinar muito. A questão é saber por que você tem tanta sede.
  13. sem nome
    obrigado ppr tirar essa duvida que tinha a 15 dias. estou me arrumando agora mesmo para ir no medico e melhorar minha saude
  14. Luciana Silva
    Muito esclarecedor seu artigo, doutor.
    Obrigada!😊⚘
  15. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro
    Sim, pode.
  16. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro
    O nome disso é enurese noturna. Existem várias causas, desde estresse psicológico a diabetes e problemas na anatomia urinária. Procure um urologista.
  17. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro
    O poder diurético da cafeína é proporcional a sua quantidade ingerida.
    Pequenas quantidades tem pequeno poder diurético. Agora a resposta varia de pessoa para pessoa. O que pode ser muito para alguns, pode ser pouco para outros.
  18. Francielle
    Olá !
    Eu estou tomando remédio pra infecção , a dor melhorou mais a vontade de urinar direto ainda não , isso é normal ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Deve melhorar em 48 a 72 horas.
  19. Roberto Giuliano Silva Dias
    Boa noite! Bebo em média de 4 a 5 litros de líquidos (água, café, sucos…) por dia, e urino de 10 a 12 vezes por dia, sendo 2 ou 3 vezes durante a madrugada. Pergunto ao Dr. isso e normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se você bebe muita água, vai acabar urinando muito mesmo. Se você reduzir o consumo de líquidos pela metade, vai urinar bem menos.
  20. suele
    boa noite! gostaria de saber se beber 2 litors de agua pra fazer exame faz mal pros rins??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
      1. suele
        obrigada!
  21. Andreia Brito
    Eu não aguento mais, é só me deitar a noite e vou umas 30 vezes ao banheiro, o que devo fazer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Tem que procurar um médico para identificar o motivo. Não é normal urinar tantas vezes assim.
  22. Natalia
    Dr eu tenho 17 anos e estou indo frequentemente ao banheiro pela noite, pode ser nicturia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se você precisa acordar durante a noite para urinar com frequência, isso é nicturia.
  23. Paulo Corrêa
    Dr. boa tarde;

    Quando sinto frio ou nervoso (agora nos jogos do Brasil na Copa, por exemplo), aumenta muito minha produção de urina. Urino de 20 em 20 minutos uma quantidade grande e clara. Depois de umas 7 idas ao banheiro volto a urinar normalmente de 03 em 03 horas. Bebo água razoavelmente durante todo o dia, mas essa vontade de urinar repetidamente só quando sinto frio ou estou nervoso.

  24. hellen
    Infeccao urinaria pega no banheiro
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  25. frederico
    Dr. Estou com uma constante vontade de urinar. A noite isso se acentua, porem já fiz exames de próstata, vias urinarias, cultura de urina, diabetes e deu tudo dentro da normalidade tenho hemorroida e um quadro de ansiedade alta inclusive me trato com ansiolítico. Sei que devo procurar um medico. Queria saber se tem algo que possa aliviar esse incomodo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tem primeiro que descobrir a causa. Senão, fica difícil indicar um tratamento efetivo.
  26. Italo Guilherme
    Tô indo no banheiro toa hora ; será que estou com infecçao urinária?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É uma das possibilidades.
  27. Fabiana Cunha
    Olá fiz uma nefrectomia a quase 60 dias, estou urinando a cada 2 horas ou 3 , a urina está clara e uma quantidade razoavel, será que é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se você bebe líquidos frequentemente, urinar a cada 3 horas é perfeitamente normal.
  28. susana
    ingeri bastante liquido ontem e tinha dor ao urinar mais urinava pouco e não seguidamente,na madrugada urinava bastante e com frequência de 20 a 30 minutos, e pela manhã continuei urinando nessa mesma frequência, hoje estou sem nenhuma dor, mas com tontura e suando muito.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Tem que descartar infecção urinária.
  29. fabiana
    sou lesbica e a minha namorada saiu 3 x da sala para urinar muito eu estou preocupada com ela ajudem-me ela tem 32 anos e eu 28
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Isso não pode ser infecção urinária?
  30. Adauto Fuad Corifeu Haddad
    Doutor minha mulher vai por demais ao banheiro para urinar, o dia todo só de falar em sair para algum lugar ela antes tem que ir ao banheiro e o grande problema é que a noite também e percebi que ela tem um sono pesado e por isso acaba não acordando para urinar fazendo na cama, mesmo usando absorvente chega as vezes á vazar na cama por ser grande a quantidade de urina. Sei também que ela não consome tanta água diariamente tem apenas o costume de tomar uma xícara de capuchino á noite e como pude observar a cafeína faz a gente urinar com mais frequência. Devo procurar qual especialista no assunto ?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Comece com o nefrologista.
  31. Leonardo
    Ola Dr
    Dr estamos com um problema temos uma pessoa em nossa família que esta se urinando toda hora e não consegue se segurar urinando nas roupas esta pessoa é diabética e possui 68 anos de idade e também esta com problemas psicológicos depressão.
  32. Ednor messias.
    Boa noite caro Dr,
    Tenho 76 anos e faço todo ano o PSA e ´toque´ e meu urologista diz que estou bem. Atualmente percebo que urino umas 8 vezes durante a noite ( pouco e tranquilamente) ,e até mais durante o dia. Isto é normal? lembro que tomo um copo d´água de manhã e outro à noite e poucas vezes ao dia.
    Muito grato.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Urinar 8x durante a noite não é normal.
  33. Rafael
    Olá doutor, faz uma semana que estou começando a urinar mais do que o normal, as vezes são 5 vezes por dia em grande quantidade.
    Não tenho muita cede, isso é normal?
    Agradeço desde já uma resposta.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      5x por dia não é tanto assim. Mas se você acha que está estranho, procure a orientação e um médico.
  34. artemutua23
    muito boa a sua escrita. Bem esclarecedora. Obrigada.
  35. adan da silva brandao
    doutor estou mijando com sangue, o q eu faço?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Procure um médico.
  36. Cátia Almeida
    obrigada pelo artigo muito bom mesmo!
  37. salete scheffer
    Obrigada pelo artigo, bastante esclarecedor.
  38. Rickcap99
    Parabéns informações  importantes e esclarecedoras
  39. Perlaefer
    adorei o blog muito explicatorio espero que jamais saia da rede pois e muito importante vou acessa-lo tds os dias? um abraço fernando e perla . matao sp 
  40. carla
    Dr. estou com uma constante vontade de urinar, por vezes vou a casa de banho de 5 em 5 minutos, ja fiz analise a urina e esta tudo bem.
    Entretanto descobri que estou com uma lesao intraepital de alto grau, sera que a vontade vem desse problema ?
    Obrigada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pouco provável.