Interações entre remédios e anticoncepcionais

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 96 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

Introdução

O anticoncepcional oral, popularmente conhecido como pílula anticoncepcional, é um método de controle de natalidade muito difundido, usado em larga escala pela população feminina há várias décadas. Se usado corretamente, sua taxa de sucesso chega aos 99,9%. Entretanto, na vida real, quase 8% das mulheres que usam anticoncepcionais acabam engravidando, devido a erros no modo de tomar o medicamento.

Além da forma correta de tomar o anticoncepcional, é importante ter em mente que algumas drogas interagem com a pílula, modificando seus efeitos e sua eficácia.

Há muitos mitos e muita confusão em relação à interação dos anticoncepcionais com alimentos e medicamentos. Neste artigo tentaremos esclarecer um pouco este assunto, abordando os riscos do uso da pílula anticoncepcional com os seguintes fármacos:

  • Antibióticos.
  • Álcool.
  • Anticonvulsivantes.
  • Anti-hipertensivos.
  • Erva de São João.
  • Outros medicamentos frequentemente prescritos.

Interação entre anticoncepcionais e antibióticos

Para boa parte da população, o grande vilão dos anticoncepcionais são os antibióticos. A ideia de que os antibióticos cortam o efeito da pílula é muito difundida, e durante muito tempo, a própria classe médica atuou de forma a propagar essa informação. Sempre houve relatos esporádicos de falhas do contraceptivo hormonal após uso de antibióticos, o que servia para dar uma suposta sustentação científica para o fato.

Porém, na última década, vários estudos foram conduzidos para avaliar a real interação entre anticoncepcionais e antibióticos. Os resultados foram, de certo modo, surpreendentes.

Os únicos antibióticos que realmente cortam o efeito da pílula são a Rifampicina e o seu derivado rifabutina, drogas usadas habitualmente contra a tuberculose, hanseníase (lepra) e na profilaxia da meningite. A rifampicina reduz os níveis sanguíneos de Etinil estradiol e Progestina, as formas sintéticas do estrogênio e da progesterona presentes nos anticoncepcionais, fazendo com a eficácia da pílula fique reduzida. Mulheres que precisam usar esta droga devem escolher um método contraceptivo não hormonal, como preservativos.

Em relação às outras classes de antibióticos, NÃO houve comprovação científica de que qualquer uma delas possa ter efeitos na eficácia da pílula.

Até alguns anos atrás, recomendava-se cautela na associação de anticoncepcionais e antibióticos, como as tetraciclinas, metronidazol e os derivados da penicilina, como amoxicilina e cefalosporinas, pois existiam relatos esporádicos de anulação do efeito da pílula por esses antibióticos. Todavia, como já dito, estudos mais recentes não conseguiram comprovar esta relação. Por isso, atualmente, não se recomenda nenhum tipo de cuidado para as mulheres que usam antibióticos e anticoncepcionais ao mesmo tempo (exceto, claro, no caso da rifampicina).

Para não restar dúvida, não há nenhuma prova científica de que os seguintes antibióticos cortem o efeito da pílula anticoncepcional:

É importante salientar que, apesar do texto falar muito em pílula anticoncepcional, nenhum dos anticoncepcionais hormonais, sejam eles sob a forma de pílula, injeção, adesivo ou implantes têm sua eficácia reduzida pelos antibióticos.

Portanto, a difundida ideia de que antibióticos cortam o efeito dos anticoncepcionais é falsa na imensa maioria dos casos.

Se você quiser se aprofundar no assunto, leia: Antibióticos Cortam o Efeito dos Anticoncepcionais?

Interação entre anticoncepcionais e álcool

O consumo regular de álcool (etanol) causa aumento dos níveis de estradiol, podendo potencializar os efeitos colaterais a longo prazo dos anticoncepcionais, como tromboses e neoplasia de mama. A taxa de metabolização do álcool também fica reduzida em quem toma esses hormônios, fazendo com que o mesmo circule no sangue por mais tempo.

Interação entre anticoncepcionais e anticonvulsivantes

Drogas usadas no tratamento da epilepsia e da convulsão podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais. Entre eles, podemos citar:

  • Fenitoína.
  • Fenobarbital.
  • Carbamazepina.
  • Primidona.
  • Topiramato.
  • Oxcarbazepina.

Felizmente, existem outras classes de anticonvulsivantes que podem ser usadas junto com os anticoncepcionais orais sem risco de interação. São eles:

  • Gabapentina.
  • Lamotrigina.
  • Levetiracetam.
  • Tiagabina.
  • Ácido valproico.

Leia também: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA | Sintomas e tratamento.

Interação entre anticoncepcionais e anti-hipertensivos

Não existem problemas maiores nesta associação, pois os anti-hipertensivos não cortam os efeitos da pílula.

Os pacientes que usam o diurético espironolactona ou os anti-hipertensivos da classe dos inibidores da ECA, como ramipril, enalapril e lisinopril, podem apresentar uma taxa um pouco maior de potássio no sangue. Em geral, uma correção da dose dos medicamentos é suficiente para controlar esta alteração.

Leia também: REMÉDIOS PARA PRESSÃO ALTA

Interação entre anticoncepcionais e Erva de São João

A Erva de São João é um medicamento natural usado para depressão (ainda sem eficácia clínica comprovada), que não deve ser usado junto com a pílula, pois reduz a eficácia dos anticoncepcionais.

Outras interações dos anticoncepcionais

Não há evidências de que o Orlistat (Xenical®) diminua os efeitos dos anticoncepcionais.

Derivados do ácido retinoico, como a isotretinoína (Roacutan) podem reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional, principalmente aquelas com progestinas, como as minipílulas. Pacientes sob tratamento com Roacutan devem usar, além da pílula, um método contraceptivo complementar, como a camisinha.

O antifúngico Fluconazol não interfere na eficácia da pílula, mas ele aumenta os níveis sanguíneos de estrogênio quando usado junto com anticoncepcionais orais.

A associação de anticoncepcionais com o anticoagulante Varfarina deve ser feita com cuidado, pois a pílula diminui o efeito desta droga.

Corticoides, como a prednisona e a prednisolona, não cortam o efeito, mas podem ter seus efeitos colaterais potencializados pela associação com a pílula anticoncepcional.

Antirretrovirais usados no tratamento da aids, como Nelfinavir, Nevirapine, Ritonavir, podem cortar a eficácia dos anticoncepcionais. De qualquer modo, por motivos óbvios, os paciente portadores do HIV não devem ter relações sexuais sem o uso de preservativos, o que de certo modo atenua o risco de gravidez por falha da pílula.

Os seguintes fármacos também NÃO apresentam evidências de redução da eficácia dos anticoncepcionais hormonais:


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


96 respostas para “Interações entre remédios e anticoncepcionais”

  1. Cristina
    Olá, gostaria de saber se o antidepressivo donaren (trazodona) altera a eficiência do anticoncepcional Iumi.
    Obrigada
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A trazodona não costuma interferir na eficácia de nenhum contraceptivo hormonal.
  2. Hellen
    Ola bom dia gostaria de saber se as vacinas em geral interfere na eficácia da pílula anticoncecional ,como antitetanica ,vacina da meningite c ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, não interferem.
  3. Iasmim
    O remédio belfactrim corta o efeito do anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  4. Giovanna Ferreira

    Como assim Roacutan corta o efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Os derivados de ácido retinoico podem diminuir o efeito terapêutico das progestinas. As pílulas que também contém estrogênio sofrem menos interferência, mas as pílulas apenas com progesterona são insuficientes. Vou atualizar o texto para que isso fique mais claro.
  5. Maria Eduarda

    Boa noite

    O medicamento resfenol pode interferir no efeito do anticoncepcional?

    (Parecetamol 400mg/ maleato de clorfeniramina 4mg / cloridrato de fenilefrina4mg)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, não interfere.
  6. Natalia

    Dr, levofloxacino hemi hidratado 750mg pode cortar ou diminuir o efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não interfere.
  7. Bruna
    Bom dia, estou fazendo o uso do colírio antibiótico Vigadexa, pode cortar o efeito do anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  8. Laura
    Oi, gostaria de saber se o antidepressivo desvenlafaxina corta o efeito do meu anticoncepcional trimestral (depoprovera) e também gostaria saber se o omeprazol tira o efeito pois tomei um ontem.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não e não.
  9. Shirley
    Gostaria de saber se o aceclofenaco e Ciprofloxacino cortam o efeito da injeção trimestral.
    Gostaria de saber também se as vitaminas para crescimento de cabelo interferem também.
    Desde já agradeço!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não, não e não.
  10. Maecela
    Norfloxacino corta o efeito do anticoncepcional Qlaira?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  11. Paula
    Posso tomar tetraciclina tomando Elani 28?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se for indicação médica, sim.
  12. Mari
    Cimelide, dipirona, neosaldina e narix (neosoro) cortam o efeito do anticoncepcional level?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  13. guilherme m
    O colorio Zilet, contém o antibiotico Tobramicina, o mesmo corta o efeito do anticoncepcional Yaz 24+4 ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  14. Renata
    Remédios para verme como Albendazol, interfere no efeito no anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  15. ane
    Acido retinoico para melasma cortam ou diminuem a pilula anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  16. Nat
    Boa noite! Há risco de interferência do colírio ofloxacina 3mg/ml no efeito do anticoncepcional elani 28?
    Obrigada!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  17. Li
    O Celestamine tira o efeito do anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não costuma, mas a pílula pode potencializar os efeitos colaterais da betametasona.
  18. thalyta
    Olá,
    A fruta desidratada Goji Berry pode inibir o efeito de anticoncepcionais?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não encontrei relatos sobre isso.
  19. Jamus
    Bom dia
    Gostaria mto de vossa ajuda Dr.
    Minha namorada toma o anticoncepcional Selene e precisou tomar norfloxacino. Tivemos uma relação sem preservativo e agora estou em dúvida se o norfloxacino corta o efeito do Selene.
    Me ajuda por favor.
    Grato
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não corta.
  20. Willian
    Estimado Dr. Pedro,
    Primeiramente meus cumprimentos pelo trabalho. Vi por aqui que várias perguntas e respostas suas afirmando que não há interferência de antibióticos no efeito do anticonceptivo. Minha parceria e eu tivemos relações e ela estava fazendo o uso de azitromicina do sexto ao décimo terceiro dia do ciclo. Ela faz o uso do anticonceptivo oral Minima, regularmente. A menstruação era pra ter ocorrido há cinco dias e até o momento não aconteceu. Esse atraso é condizente com o stress de uma infecção e uso do antibiótico ou devo atentar para uma possível gravidez? Muito obrigado. Att
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode ser só do estresse. É comum a menstruação atrasar em casos de infecção. Mas é importante lembrar que, com ou sem antibiótico, apesar de muito eficaz, a pílula não é infalível. Se a menstruação atrasar mais que uma semana, o ideal é fazer um teste de gravidez.
  21. Gabriel
    Olá, Dr. Pedro. Eu e minha namorada gostaríamos de tirar uma dúvida:

    Recentemente, durante o ato sexual, receamos que sêmen tenha vazado da camisinha. Ao mesmo tempo, ela se encontrava “em dia” com sua pilulas anticoncepcionais e tomava um antibiótico chamado “Cloridrato de doxiciclina”, o qual contém/é uma tetraciclina. Há interferência no efeito da pílula? Se não, por que a bula diz que…

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não interfere. Eu acabei de ler duas bulas diferentes de doxiciclina (uma brasileira e outra americana) e nenhuma delas fala em risco de cortar efeito da pílula.
  22. cristiane
    Boa tarde doutor gostaria de saber se corticoides alteram a eficácia do FEMINA
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não.
  23. gleice
    Uma pergunta simples, agradeço desde ja… drogas ilicitas cortam o efeito das pílulas anticoncepcionais?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      De que drogas exatamente você quer saber?
  24. fernanda soares
    Tomo pilula anticoncepcional, e estou ingerindo vitamina C 2mg,isso pode interferir na eficacia do anticoncepcional?
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Não.
  25. Vinni
    Penicilina ingetável, usada pra tratamento de infecção respirátória, usada cocomitantemente com anticoncepcional, reduz seu efeito?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  26. zu
    Boa noite!cloridrato de tetraciclina corta o efeito do anticoncepcional se for tomado na pausa? Obrigada..
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  27. Ta
    Azitromicina corta efeito do anticoncepcional? Estou confusa pois tem ginecologistas dizem que cortam 3% da eficácia,outros dizem que não há nenhuma interação..
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não corta.
  28. larissa fernandes
    Ola, as pomadas vaginais metronidazol e miconazol interferem no efeito do anticoncepcional iumi? obrigado
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  29. Olá! Por favor, poderia me responder se suplementos, como vitaminas, bcaa, whey, termogenico, colageno e omega3 diminuem o efeito do anticoncepcional!??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  30. Gabih Garrido
    Benzetacil intefere no efeito do anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  31. Verônica
    Boa tarde Dr Pedro!

    li sua matéria e vários comentários, até te enviei um email por não estar conseguindo postar, mas agora finalmente eu consegui.
    Não vi nenhuma pergunta que se assemelha à minha dúvida, então lá vai: gostaria de tomar maca peruana e gostaria de saber se corta o efeito contraceptivo do remédio que uso (diclin). Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A princípio, não, mas eu não consegui encontrar nenhuma fonte confiável sobre o assunto. Esse é o problema dos medicamentos dito naturais, eles não precisam ser extensamente estudados antes de serem lançados no mercado. Por isso, a gente acaba não tendo total certeza do perfil de efeitos colaterais, contra-indicações e interações medicamentosas.
  32. Joohh
    Boa tarde Dr. Tomar o antibiotico Ranitidina corta o efeito do anticoncepcional messegina??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Ranitidina não é antibiótico. É um medicamento para controlar a acidez estomacal. Não corta o efeito do anticoncepcional.
  33. Bruna
    Boa noite Dr. Estou utilizando um medicamento tópico para foliculite que contém tretinoina e clindamicina em noites alternadas.. isso pode reduzir o efeito da pilula? Obrigada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode haver alguma redução. O ideal é usar camisinha junto.
  34. Sarah
    A Rosuvastatina Calcica interagem com Yaz podendo diminuir ou cortar sua eficácia contraceptiva?
    Fui em uma ginecologista e a mesma disse que com certeza a rosuvastatina corta o efeito do yaz! Fiquei preocupada!
    Li isso em um artigo, mas não entendi! O que significa?

    “Contraceptivo oral/terapêutica hormonal de substituição (THS): O uso concomitante de Crestor e

    um contraceptivo oral resultou num aumento da AUC de etinilestradiol e norgestrel de 26% e 34%,

    respectivamente. Deve ter-se em consideração este aumento dos níveis plasmáticos na escolha da dose do

    contraceptivo oral. Não existem dados farmacocinéticos disponíveis em indivíduos a tomar

    concomitantemente Crestor e THS mas um efeito similar não pode ser excluído. Contudo, em estudos

    clínicos, esta associação foi extensamente utilizada em mulheres e foi bem tolerada.”

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Significa que na prática não há problemas nesta associação.
  35. Caterine
    Bom dia!!!Existe alguma relação da anestesia do dentista com o efeito da pílula anticoncepcional???
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  36. Micaella
    Boa tarde, gostaria de saber se o Extrato de Própolis, que é considerado um antibiótico e anti-inflamatório natural, interfere no efeito do Anticoncepcional Tâmisa 20?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Acredito que não, mas não encontrei nenhum trabalho que tivesse estudado diretamente a ação do própolis sobre os anticoncepcionais hormonais. Por isso, não posso afirmar com 100% de certeza.
  37. ALINE
    Bom dia doutor! Gostaria de saber se a Ranitidina 150mg corta o efeito da pilula Femina?!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  38. Carlos
    Boa noite doutor, minha namorada utiliza o adesivo anticoncepcional evra, e a cerca de pouco mais de 21 dias atrás, ela estava com amigdalite e tomou o antibiótico injetável benzetacil, como o médico disse que este remédio faz efeito por 30 dias, eu tenho duas dúvidas: Esse antibiótico realmente NÃO corta o efeito do anticoncepcional? Nesse tempo do benzetacil atuando no corpo dela, ela teve menstruação, e assim iniciou um novo ciclo normalmente… 3 dias depois de posto o primeiro adesivo do ciclo tivemos relações, o adesivo já estava agindo normalmente sem interferência desse antibiótico? Muito obrigado pela ajuda.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não corta.
  39. Lucia
    Olá Dr. Preciso saber se o Albendazol, remédio para verme corta o efeito do anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  40. Aline Siqueira
    Olá doutor. Tomo o Hidantal e faço uso do anticoncepcional Tâmisa 20. Tem algum problema?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tem, a fenitoína interfere na ação da pílula.
  41. Jéssica
    Utilizei a erva de são joão por 10 dias mesmo usando a depo provera, a erva pode ter afetado o efeito do anticoncepcional?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode.
  42. Camila
    Olá Dr. Pinheiro, não fui direta na última pergunta.. Tomei ciprofloxacino por cinco dias e faço uso do anticoncepcional comprimido Gracial (40mcg). Tive relações do quarto dia do cipro em diante. Posso ficar tranquila quanto a eficácia da pilula? Muito obrigado.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, pode.
  43. Flávia Silva
    Doutor, vi que a última das perguntas respondidas é idêntica à que eu iria fazer. Ou seja, o Norfloxacino 400mg não compromete a eficácia da pílula Yasmin, independente do tempo de tratamento? Tomo 2x ao dia, num período que durará 14 dias. Obrigada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não interfere, não importa o tempo de uso.
  44. Anne
    Bom dia! Gostaria de saber se quando o Dr se refere a algum remédio como “sem nenhum estudo que mostra a interação” isso significa que não foram testados ou que não deram resultado positivo?
    Minha outra pergunta: O norfloxacino 400mg interfere no anticoncepcional Yaz?
    Obrigada pela atenção
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      1- Pode significar um ou outro. Na maioria dos casos significa que os estudos existentes não demonstraram interação. Mas, em casos selecionados, pode ser que ainda não haja estudos suficientes para se afirmar.
      2- Não.
  45. DEISE
    Desculpe o incomodo Dr mas tenho uma duvida pilulas anticoncepcionais são consideradas drogas? ou são só medicamentos? obrigada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Medicamento e droga são sinônimos. Por isso que as farmácias também podem ser chamadas de drogaria. Drogas, remédios, fármacos, medicamentos é tudo a mesma coisa. O termo droga não se refere somente às drogas ilícitas.
  46. DEISE
    oi. gostaria d saber se Diazepam 10mg tomado todos os dias diminui ou corta o efeito do microvlar? e se deve ter uma pausa no horario das tomadas entre eles? obrigada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não há interação entre as duas drogas.
  47. Cristina
    aciclovir (200mg) tomado durante 4 dias, corta o efeito da pílula?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  48. Ni cordeiro
    Dr. Gostaria de saber se há algum artigo científico publicado sobre o caso dos anticoncepcionais e antibióticos… Postaria o link ou o nome do pesquisador?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Há dezenas. Procure no Google por “oral contraceptives and antibiotics”.