Principais causas de urina com cheiro forte

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 33 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 3 minutos

Por que a urina tem cheiro forte?

A urina é um subproduto do nosso metabolismo produzido a partir da filtração do sangue pelos rins. Ela é composta basicamente por grande quantidade de água e um percentual pequeno de vários tipos de solutos presentes no sangue.

A urina apresenta um odor característico causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina malcheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia.

Tipicamente, em um litro de urina temos a seguinte composição:

  • Água: 950 ml.
  • Ureia: 9 a 23 g.
  • Cloro: 1,8 a 8,4 g.
  • Sódio: 1,2 a 4,4 g.
  • Potássio: 0,7 a 2,6 g.
  • Sulfatos: 0,2 a 2,2 g.
  • Creatinina: 0,6 a 2,1 g.
  • Fósforo: 0,4 a 1 g
  • Amônia: 0,2 a 0,7 g.
  • Ácido úrico: 0,04 a 0,6 g.
  • Bicarbonato: 0,02 a 0,5 g
  • Cálcio: 0,03 a 0,4 g.

Portanto, 95% da urina é formada de água. Essa quantidade pode variar para mais ou para menos conforme o estado de hidratação do indivíduo. Se está um dia quente e você não se hidrata adequadamente, a tendência dos rins é preservar água, diminuindo a sua eliminação na urina e aumentando a concentração dos solutos. Por outro lado, se você bebe abundantemente água, mais do que o necessário para o organismo, mais água será excretada e mais diluída ficará a urina.

Repare na ilustração abaixo. Quanto mais desidratado o paciente estiver, mais água os rins precisam preservar, o que leva à produção de urina concentrada, caracterizada pela coloração mais amarelada e um odor mais intenso.

Graus de hidratação da urina - Quanto mais concentrada, mais amarelada.

Sendo assim, o primeiro passo para que tem uma urina com cheiro forte é aumentar a ingestão de líquidos. Principalmente se a urina estiver com coloração amarelo forte. Não existe um número mágico, temos que beber líquidos até a urina ficar quase transparente. Às vezes, são necessários até três litros de água por dia (leia: Quantos litros de água devemos beber por dia?).

Ter uma urina mais diluída além de melhorar o seu odor também reduz o risco de formação de cálculos renais, conforme explicamos no artigo: Pedra nos rins: sintomas da cólica renal.

Falamos também sobre as diferentes cores da urina, incluindo urinas verdes, vermelhas e azuis, no texto: Alterações na cor da urina.

A urina concentrada é o principal motivo para um odor mais forte, mas não é o único. Uma urina malcheirosa também pode ser provocada por infecção urinária, substâncias presentes em certos alimentos ou determinados tipos de medicamentos, conforme veremos a seguir.

Mau cheiro na urina causado por bactérias

Se a urina já está bem diluída e ainda cheira mal, devemos pensar na presença de bactérias que metabolizam a ureia em amônia, substância que apresenta odor ainda mais forte que a própria ureia. Porém, nem todas as bactérias produzem odores e a maior parte dos quadros de infecção urinária não cursam com urina malcheirosa.

É importante salientar também que apesar de a urina ser normalmente estéril, a presença de pequena quantidade de bactérias não indica necessariamente que haja uma infecção urinária. Esse quadro é chamado de bacteriúria assintomática, ou seja, bactérias na urina sem existirem sintomas.

Para ser infecção urinária, o paciente tem que ter bactérias e sintomas compatíveis com infecção. Ter uma urina com cheiro ruim sem qualquer outro sintoma de infecção urinária não é indicação para o tratamento com antibióticos. A maior parte das bacteriúrias assintomáticas melhoram espontaneamente.

Além da presença de bactérias na urina, algumas uretrites (infecções da uretra), como a gonorreia, também podem ser a causa do mau cheiro. Um odor forte associado a um corrimento da uretra é muito indicativo de que a origem do cheiro seja uma uretrite.

Nas mulheres, o corrimento uretral não é tão fácil de ser percebido como no homem. Se não houver também corrimento vaginal, ele pode passar despercebido. Nesses casos, o mau cheiro na urina pode acabar sendo uma dica para o diagnóstico. Porém, é sempre importante ter certeza de que o suposto mau cheiro da urina não é na verdade um mau cheiro da vagina, causado por corrimentos vaginais. Uma consulta ao ginecologista pode descartar infecções vaginais e uretrites.

Outras causas de cheiro forte na urina

Existem medicamentos e alimentos que podem alterar o cheiro da urina. O aspargo talvez seja o alimento mais associado à produção de uma urina com cheiro forte. Não sabemos ainda exatamente qual é a substância responsável pelo cheiro sulfuroso da urina provocado pelo aspargo, mas ela costuma estar presente em mais de 90% dos casos.

Café, alho e suplementos vitamínicos, principalmente aqueles com vitamina B6, são outras causas possíveis de urina com cheiro forte. Alguns antibióticos, principalmente da família da penicilina, também podem ser responsáveis.

Às vezes, não conseguimos detectar a causa do mau cheiro, mas mudanças na dieta podem melhorar o quadro.

Doenças

O diabetes mellitus pode causar urina malcheirosa, mas em geral apresenta outros sintomas associados, como perda de peso, fraqueza, sede, excesso de urina (poliúria), etc. Dificilmente, a urina com cheiro ruim é o único sintoma do paciente com diabetes mellitus.

Em pessoas mais velhas, câncer de bexiga e fístula (ligação) da bexiga para o intestino podem ser a causa do cheiro ruim. O câncer de bexiga costuma surgir em fumantes e cursa com hematúria (presença de sangue na urina). A fístula da bexiga com o intestino causa um sintoma chamado pneumaturia, que é a saída de gases do intestino pela urina. São duas doenças que não devem ser pensadas em pessoas jovens, pois são muito raras nessa faixa etária.

Algumas doenças genéticas raras, tais como fenilcetonúria, doença da urina em xarope de ácer, cistinuria e trimetilaminúria também costumam provocar mau cheiro na urina.  Mas essas são doenças raras e o odor da urina é apenas um sintoma pouco importante no meio de tantos outros.

Tratamento para urina com cheiro forte

O melhor tratamento para uma urina malcheirosa é uma maior ingestão de líquidos. Antes de qualquer investigação, devemos nos certificar que a urina está bem diluída.

Se a causa da urina com cheiro forte for uma infecção urinária, uma uretrite ou uma vaginite, o odor melhora com o uso de antibióticos para tratar essas infecções. Se forem detectadas bactérias na urina, mas não existirem sintomas de infecção urinária, o tratamento com antibióticos não está recomendado. É preciso ter cuidado com o uso indiscriminado de antibióticos para evitar a ocorrências de bactérias resistentes.

Se o paciente usa suplementos de vitamina, o mau cheiro pode desaparecer após alguns dias sem essas substâncias.

Se o odor for algo que incomoda muito e ele não melhora após boa hidratação, o ideal é que o paciente procure um urologista ou ginecologista para elucidação do quadro.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


33 respostas para “Principais causas de urina com cheiro forte”

  1. Benjamin
    Boa noite, Dr. Pedro!
    Nos últimos dias notei que minha urina está com um odor de “queimado”, semelhante a um cabelo queimado. O que poderia ser? Relacionado a creatina que se encontra na composição da urina? Bebo muita água ao decorrer do dia, varia de dois a três litros diários, fora os alimentos que também possuem água. Obrigado!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Odor de queimado não é uma queixa comum, muito menos típica de nenhuma doença. Provavelmente está relacionado a algum alimento ou medicamento que você está tomando.
      Nota: a creatinina presente na urina não tem odor.
  2. Juliana
    Estou com a urina com o cheiro muito forte qual antibiótico mais recomendado para tomar
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Cheiro forte na urina não é indicação para fazer antibiótico.
  3. Jurema Rodrigues

    Mau cheiro na pode ser causado por sangue na urina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não costuma. Só se for um sangramento a ponto de fazer coágulos. Aí pode ter um cheiro de sangue misturado com urina.
  4. Quais são os sinais e sintomas de infecção urinária?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Os principais são dor para urinar, micção frequente e sangue na urina. Temos um artigo específico sobre sintomas da infecção urinária: https://www.mdsaude.com/nefrologia/infeccao-urinaria/sintomas-infeccao-urinaria/
  5. Alexsandro

    A minha urina está com cheiro forte e constantemente fico com ardência quando ejaculo após relação o que pode ser

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Isso não é normal. As causas possíveis são várias, incluindo inflamação da próstata, infecções, efeito colateral de medicamentos… O ideal é você procurar um urologista para ele fazer o diagnóstico correto.
  6. Magali

    Olá Dr. Durante o dia, faço a ingestão de água normalmente é minha urina também é normal, porém, pela manhã ela fica com a cor mais escura e com mal cheiro. Daí, durante o dia volto a ingerir água, e ela volta a ficar clara e sem cheiro, isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, de manhã a urina está sempre mais concentrada, pois você fica muitas horas sem se hidratar.

  7. Márcia
    Muito bom esclarecedor!!
  8. Roselane
    Minha urina tá muito amarelada e com um cheiro horrível. Parece que está podre. O que pode ser?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Pode ser desidratação. Alguns alimentos também podem deixar a urina com cheiro forte.
  9. bitch
    É normal urinar pouco mesmo sem inchaços pelo corpo e bebendo muita agua?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não. A não ser que você perca água de outra forma, como através do suor ou por diarreia, se realmente bebe muita água, o esperado é que você urine bastante.
      1. bitch
        O fato da urina está saindo muito espumosa pode ter relação?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Urina espumosa pode indicar perda de proteína. Dê uma lida nesse artigo: https://www.mdsaude.com/2008/11/proteinria-urina-espumosa-e-sndrome.html
  10. Verdão Octo-campeão
    É normal acordar 2 vezes a noite para urinar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não. Ou você está bebendo muita água de noite ou há algum problema.
  11. jaqueline
    Que remedio toma para urina com odor forte?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Água.
  12. val
    Tomar dramim todos os dias faz mal aos rins?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não.
  13. adelaide rossini de jesus
    Li as respostas dadas às outras pessoas e acho que vou resolver meu problema: tomar mais água durante o dia. Urina laranja e com cheiro forte.
    Obrigada.
    Adelaide
  14. Camila vieira
    Bom dia Dr,
    Você sabe me dizer se no exame de sangue ou de urina tem como ver se está grávida ou não?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Depende de que exame de urina ou de sangue você se refere. Se for a dosagem do BhCG, sim.
  15. talita
    Oi Dr. Pedro, minha urina está com um cheiro muito forte e tenho dores na bexiga..também percebi que estou soltando gases pelo canal da urina, isto é muito ruim?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Gases pelo canal da urina pode indicar fístula entre o intestino e a bexiga. Procure um médico, isso não é normal.
  16. Vowas
    obrigado pelo gesto, pro acaso quando bebo muto agua a urina fica limpa e nao chera mais, contudo quando bebo muita agua vou sempre urinar, e fiz uma cirurgia de amputacoa de testiculo vou acompanhao se havera melhorias
  17. katia
    Bom tirei minhas duvidas, mais tenho mesmo que ir no ginecologista. Pois eu bebo muito liquido que ate me incomoda, e minha urina nao limpa e nao acaba o mal cheiro.
  18. andressa
    muitoo bom tirei minhas duvidas e estou com um serio problema pois minha urina é forte e o cheiro tambem o jeito é beber liquidos então vamos la:D